Tutoriais

Como criar uma unidade flash do Windows 8.1 no modo uefi

Anonim

Uma das coisas que mais me incomoda ao comprar um laptop ou qualquer outro computador de marca é ativá-lo pela primeira vez e encontrar todos os bloatware que o fabricante de plantão julgou conveniente instalar.

Portanto, o próximo passo que normalmente dou é reinstalar o Windows a partir do zero, formatando o disco rígido.

Pouco a pouco, por todos os fabricantes, a adoção do UEFI está ocorrendo, a nova especificação que substituirá o BIOS antigo; portanto, não é incomum que a maioria dos laptops e desktops moderadamente modernos já o tragam Eu entendo.

Esse fato se traduz em uma variação do processo de criação de uma memória USB para instalar o Windows que tradicionalmente realizamos para poder tirar proveito de todas as vantagens e benefícios oferecidos por esse novo “BIOS”, entre os quais um aumento significativo inicializando, melhorando o que vai do post até a inicialização do sistema operacional.

Neste ponto, a primeira coisa que surge é dois problemas:

  • Como usar nossa licença original do Windows 8.1 que acompanha o nosso PC Como obter uma cópia do Windows 8.1

Atualmente, isso não é um problema, a Microsoft facilita muito nossa tarefa e não é mais necessário pesquisar na Internet por ISO de origem duvidosa ou perder tempo com ativações por telefone ou lutar contra rachaduras e ativadores.

Os novos laptops com UEFI já têm a licença gravada diretamente nele, portanto, mesmo se formatarmos ou substituirmos o disco rígido ao instalar o Windows, ele será automaticamente ativado on-line assim que for conectado à Internet. Primeiro problema resolvido, vamos continuar.

O próximo passo é obter uma cópia do Windows 8.1, nada muito mais difícil, podemos baixá-lo oficialmente no site da Microsoft.

Clique no botão "Criar mídia" e execute o arquivo mediacreationtool.exe que baixamos.

Nós apenas temos que selecionar o idioma, a edição do Windows 8.1 que queremos e a arquitetura. Em seguida, marcaremos a opção Arquivo ISO para obter diretamente o arquivo e escolher o local onde queremos salvá-lo.

Depois de executar todas as etapas, resta apenas aguardar o download para o nosso computador, dependendo da sua conexão, e isso levará mais ou menos, pois você precisará baixar cerca de 3 GB de dados.

É importante lembrar que, para usar a ferramenta de criação de mídia de instalação do Windows, é necessário ter uma licença válida para a versão que estamos tentando baixar, pois o utilitário irá verificá-la e, se não for válida, ou tentar obter a iso de uma edição O PRO de uma edição normal solicitará uma série correspondente para essa versão.

Quando o download estiver concluído, ele verificará se todos os arquivos foram baixados corretamente e criará um arquivo ISO, e tudo o que resta é salvar a imagem na memória USB no modo UEFI. Nem todos os utilitários de criação de USB do Windows suportam o modo UEFI; na verdade, isso não é possível com a ferramenta de download de USB / DVD do Windows da Microsoft.

Lembre-se também de que é necessária uma memória USB mínima de 4 GB para gravar a iso do Windows 8.1.

No nosso caso, usaremos o Rufus para esse fim. O Rufus é um utilitário para formatar e criar unidades USB inicializáveis, como pen drives, cartões de memória etc. que também suportam partições GPT e sistemas UEFI.

RECOMENDAMOS AMD diz que Radeon VII em breve terá suporte para UEFI

Podemos baixar a versão mais recente de sua página oficial, versão 2.1, no momento da redação deste artigo:

Seu uso é muito simples e intuitivo, mas para a criação de um UEFi USB inicializável é muito importante selecionar primeiro o arquivo ISO e depois as opções, pois caso contrário, ao selecionar o ISO, poderá marcar outras opções e não criaremos o USB corretamente., criando um USB inicializável normal com o qual não conseguiremos obter todos os benefícios dos sistemas UEFI. Nas versões mais recentes, geralmente ele detecta e configura corretamente todas as opções, mas não é necessário seguir as etapas para o caso de:

  1. Selecione nosso tipo ISO de partição e sistema de destino do Windows 8.1 baixado anteriormente -> GPT para computador UEFI Sistema de arquivos -> Tamanho do cluster FAT32 -> 4096 bytes Clique em Iniciar.

Nesse momento, você nos avisará que todos os dados serão excluídos e o processo começará. Em alguns minutos, teremos nosso USB pronto para instalar o Windows 8.1 nos sistemas UEFI e poderemos usá-los para formatar nosso computador, liberando-nos dos odiosos bloatware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button