▷ Como criar uma curva de ventilação em uma placa gráfica
Índice:
- Por que é importante um bom resfriamento da placa gráfica
- Aprenda a configurar uma curva de ventilação em uma placa gráfica com o MSI Afterburner
À medida que as placas gráficas se tornam mais poderosas, a necessidade de dissipar o calor com eficiência também aumenta para evitar superaquecimento. Enquanto os dissipadores de calor personalizados tendem a fazer bastante trabalho, os dissipadores de referência às vezes são muito rígidos no desempenho, tornando o gerenciamento de temperatura ao mesmo tempo em que tenta obter um overclock estável muito mais difícil. Como criar uma curva de ventilação em uma placa gráfica
Por que é importante um bom resfriamento da placa gráfica
Todas as placas gráficas precisam operar dentro de uma faixa de temperatura considerada segura pelo fabricante. No caso de a temperatura exceder esse limite, a placa gráfica diminuirá em frequências e desempenho para gerar menos calor e impedir que a temperatura continue aumentando. Isso é especialmente importante no caso da Nvidia, pois suas placas gráficas são capazes de aumentar sua frequência de operação além da velocidade turbo especificada, se a temperatura estiver baixa o suficiente. A maioria dos usuários tem como objetivo manter sua placa gráfica abaixo de 80ºC quando totalmente carregada, pois dessa maneira seu potencial pode ser totalmente explorado.
Recomendamos que você leia nossa publicação sobre a Nvidia RTX 2080 Ti Review em espanhol (análise completa)
Aprenda a configurar uma curva de ventilação em uma placa gráfica com o MSI Afterburner
Problemas como a regulação térmica ocorrem com mais frequência e dificultam seus esforços para obter FPS precioso para placas gráficas com resfriamento insuficiente. Tudo isso pode ser resolvido com muita facilidade, gerenciando a velocidade do seu ventilador e alcançando um melhor equilíbrio entre ruído e desempenho. Para isso, podemos tirar proveito das características do perfil do ventilador no utilitário MSI Afterburner.
O primeiro passo é baixar a versão mais recente do Afterburner no site da MSI. Depois que o aplicativo estiver instalado, você notará que a interface do usuário é bastante simples, mas se você clicar na pequena engrenagem, ela apresentará uma variedade de opções para mantê-lo ocupado por horas.
Antes de começar a configurar seu perfil de fã, recomendamos que você marque a opção para iniciar o Afterburner com o Windows. Não há nada mais irritante do que carregar um jogo para descobrir que seu fã não está se comportando como você esperava. Clique na aba " Fan " para começar.
O próximo passo é configurar a curva operacional dos ventiladores da placa gráfica. Os números verticais representam a velocidade do ventilador, enquanto os números horizontais representam a temperatura. A curva padrão possui uma proporção de 1: 1 que geralmente leva à constrição térmica, pois a velocidade do ventilador não aumenta com rapidez suficiente para dissipar o calor adicional. Simplesmente movendo os pontos um pouco para trás, podemos resolver qualquer problema regulatório em potencial. Ao clicar na curva, você pode adicionar um novo ponto a ser manipulado, permitindo fazer ajustes mais precisos.
É importante levar o tempo necessário com isso, pois você precisará manter o ventilador dentro dos níveis de ruído que considerar aceitáveis. Pode ser muito conveniente executar uma referência para verificar os níveis de ruído. Se a ventoinha ainda estiver muito alta, você pode marcar novamente o perfil um pouco. Quando estiver satisfeito com os níveis de temperatura e ruído da sua curva de ventilação, clique em "OK" e salve as configurações em um dos 5 perfis disponíveis mostrados no canto inferior direito da interface principal do usuário.
Recomendamos a leitura do nosso guia para as melhores placas gráficas do mercado
Isso encerra nosso tutorial sobre como criar uma curva de ventilação para uma placa de vídeo. Esperamos que você tenha achado útil aproveitar melhor sua placa. Lembre-se de que você pode compartilhá-lo nas redes sociais para ajudar mais usuários que precisam.
O que é e como funciona uma placa de vídeo ou placa gráfica?
Explicamos o que é e como funciona uma GPU ou placa gráfica que coexiste dentro do seu computador. História, modelos e suas funções em seu sistema.
Placa gráfica integrada ou placa gráfica dedicada?
Explicamos as diferenças entre uma placa gráfica integrada e uma placa gráfica dedicada. Além disso, mostramos seu desempenho em jogos em resolução HD, Full HD e que vale a pena por sua aquisição.
Placa gráfica externa vs placa gráfica interna?
Placa gráfica interna ou externa? É a grande dúvida que os usuários de laptops para jogos possuem, ou laptops simples. Dentro, a resposta.