Tutoriais

Como instalar vários sistemas operacionais funcionais em uma unidade flash

Índice:

Anonim

Os sistemas operacionais evoluíram muito desde alguns anos até os dias atuais, uma das novidades mais importantes que já podem ser instaladas em uma unidade flash USB, para que você possa sempre carregá-los conosco ou executá-los sem precisar gravar nada no disco rígido do computador. Neste tutorial, veremos como instalar vários sistemas operacionais funcionais em uma unidade flash usando ferramentas diferentes.

Aprenda a instalar vários sistemas operacionais funcionais em uma unidade flash

Tudo o que precisamos é de um pendrive e das imagens ISO dos sistemas operacionais que queremos instalar; nesse caso, usaremos as distribuições do Windows e do Linux. Antes de tudo, precisamos saber que a instalação do Windows em um pendrive pode ser muito lenta, dependendo da velocidade de gravação do pendrive usado, por isso recomendamos o uso de uma unidade bastante rápida.

A execução de um sistema operacional a partir de um pendrive tem várias vantagens, dentre as quais destacamos que podemos executar tarefas de manutenção quando não for possível acessar o sistema instalado no disco rígido do computador, isso se aplica ao Linux e ao Windows. Graças a isso, podemos resolver problemas de corrupção de arquivos, infecções por malware e muito mais.

WinSetupFromUSB é a melhor ferramenta que podemos encontrar

Para esta tarefa, instale vários sistemas operacionais funcionais em um pendrive.Vamos usar a ferramenta WinSetupFromUSB, um pequeno aplicativo gratuito que nos ajudará nas tarefas necessárias para preparar a unidade flash USB e copiar os arquivos do sistema operacional para ela. Antes de tudo, é altamente recomendável formatar o pendrive em nosso sistema operacional atual para evitar possíveis problemas durante o processo.

O WinSetupFromUSB é compatível com o Windows da versão 2000 e com sistemas baseados em Linux e BSD, razão pela qual é uma das melhores ferramentas, pois elas podem ser usadas com quase todos os sistemas operacionais atualmente. Para torná-lo ainda melhor, ele permite executar sistemas Windows, DOS e Linux e é compatível com UEFI e BIOS Legacy desde a versão 1.1. Sem dúvida, este programa é um dos pesos pesados ​​em sua categoria.

A primeira coisa que precisamos fazer para instalar vários sistemas operacionais funcionais em uma unidade flash é fazer o download em seu site oficial, basta clicar aqui. Após o download do aplicativo, sua instalação é extremamente simples e não oculta nenhum mistério.

Depois de executar o aplicativo, encontramos uma janela na qual temos acesso a um grande número de opções. A primeira coisa que precisamos fazer é escolher a unidade na qual queremos gravar os dados, ou seja, o Pendrive que queremos usar e que devemos conectar anteriormente ao equipamento para que o aplicativo possa detectá-lo. Esse aplicativo nos dá a opção de formatar automaticamente a unidade flash, mas podemos usá-la, como dissemos antes, recomendamos fazer manualmente antes de iniciar o processo para evitar qualquer problema.

Abaixo disso, temos as opções para adicionar os diferentes sistemas operacionais à nossa unidade flash, como podemos ver, temos uma seção para cada tipo de sistema, tornando-a uma ferramenta muito bem organizada. Quando escolhemos um sistema, veremos que o aplicativo nos dá a opção de modificar o nome que será mostrado no menu de seleção do sistema, podemos deixar o que vem por padrão sem problemas.

Antes de tudo, temos a opção de adicionar sistemas Windows 2000, 2003 e XP. O último pode ser o mais interessante dos três, pois é o mais recente e podemos nos encontrar na situação de ter que usar algum tipo de software que não é compatível com versões posteriores.

Em seguida, temos a opção para os sistemas Windows Vista, 7, 8, 10 e Windows Server. Aqui encontramos o Windows mais atual, 8 e 10, que certamente é muito útil para nós em mais de uma ocasião.

Saímos do território do Windows e encontramos o Linux e outros sistemas operacionais e / ou ferramentas muito menos conhecidos. Para isso, temos três seções diferentes, sem dúvida a mais importante é a penúltima que iremos usar para adicionar as distribuições Linux que nos interessam.

Na parte inferior do aplicativo, temos as opções para mostrar as configurações avançadas; aqui encontraremos muitas opções que não precisaremos usar normalmente; portanto, não devemos dar muita importância a essa opção. Existem também as opções para nos mostrar o progresso do aplicativo em um log e uma opção relacionada à máquina virtual QEMU da qual não precisamos prestar atenção, deixando todos eles desmarcados.

Quando tudo estiver pronto, pressionamos "Go" e deixamos o aplicativo funcionar. Todo o processo é automático, portanto, precisamos ter um pouco de paciência e aguardar o término.

Depois que o processo de instalação de vários sistemas operacionais funcionais em uma unidade flash for concluído, a seguinte mensagem será exibida.

Com isso , teremos nosso pendrive pronto para iniciar o computador com ele e sem a necessidade de acessar o sistema operacional instalado no disco rígido.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button