Tutoriais

▷ Como clonar o disco rígido no Windows 10 (passo a passo)

Índice:

Anonim

Neste novo passo a passo, trataremos de um tópico que você certamente gostará muito, e que é a possibilidade de clonar o disco rígido do Windows 10. Windows 10 e clone quente, do próprio Windows para um disco rígido diferente.

Índice de conteúdo

A clonagem do conteúdo de um disco rígido para outro é muito útil se queremos criar uma nova equipe e ter exatamente os mesmos arquivos em um e no outro. Ou também, se tivermos comprado um novo SSD e desejarmos mover todo o conteúdo do nosso disco rígido antigo para esta nova unidade de armazenamento.

Clone o disco rígido do Windows 10

O aplicativo que vamos usar para fazer isso é chamado de Assistente de Partição. É um aplicativo gratuito para que possamos baixá-lo da sua página oficial, sem nenhum custo.

Uma das grandes vantagens oferecidas por esse aplicativo é que podemos clonar nosso disco rígido diretamente do Windows com os dois discos funcionando. Não será necessário fazê-lo no modo de comando ou a partir de um disco ou imagem inicializável no início do computador.

O novo disco rígido não precisa ser maior que o atual. Só precisamos levar em consideração que o espaço ocupado é menor que a capacidade do novo disco rígido

Instalar o Assistente de Partição

Começamos com a instalação deste software. A primeira coisa que teremos que fazer é escolher o idioma de instalação, pois temos a opção de espanhol, porque escolhemos este.

Antes de prosseguir com a instalação, uma janela de publicidade será exibida, na qual teremos apenas que clicar em "Ir". O assistente finalmente começará.

O processo de instalação será tão fácil quanto escolher em todas as janelas "Avançar", exceto que queremos instalá-lo em um determinado diretório. Caso contrário, é típico e fácil.

Processo de clonagem

Depois que o programa estiver instalado, prosseguiremos para iniciá-lo. Dessa forma, podemos clonar o disco rígido do Windows 10 em um diferente. Vamos encontrar o seguinte:

Teremos um ambiente em que as opções estarão localizadas no lado esquerdo do programa. As unidades de armazenamento, por sua vez, estarão localizadas na área à direita. Podemos ver que temos três unidades de disco rígido, a unidade principal em que o Windows 10 instalado corresponde à unidade C: (representada como unidade 2)

Queremos clonar este disco rígido para um novo disco de 200 GB chamado Disco 3 ou unidade "F:".

A primeira coisa que teremos que fazer é ir ao menu lateral e selecionar a opção “Copiar do disco”. Aqui seremos apresentados com duas opções:

  • Com o primeiro, poderemos clonar o espaço usado no disco rígido principal, sem a necessidade de clonar os setores que não estão sendo usados no disco rígido. setores vazios.

No nosso caso, é melhor escolher a primeira opção, pois ela será mais rápida e não precisaremos clonar setores vazios ou aqueles com arquivos fragmentados e excluídos anteriormente. Clique no botão "Next".

Na próxima etapa , devemos selecionar o disco rígido que queremos clonar. Normalmente, isso será representado com a letra "C:". Se não tivermos certeza, será melhor examinar primeiro a capacidade de armazenamento de cada um. E mais tarde no modelo.

Depois que o disco rígido for escolhido, basta clicar em "Avançar"

Agora é hora de selecionar o disco de destino. Todos os arquivos no disco selecionado anteriormente irão para este novo disco. Como antes, localizamos isso por carta, capacidade ou modelo.

Logo abaixo desta janela, vemos uma opção para otimizar o desempenho se o novo disco rígido for do tipo SSD. Se sim, marcamos. Novamente clicamos em "Avançar".

Todos os arquivos no disco de destino serão removidos durante a clonagem.

Na próxima tela, podemos fazer alterações no disco rígido de destino. Isso é especialmente útil quando queremos clonar de um disco rígido menor ou de um disco maior ou vice-versa. Teremos opções diferentes:

  • Poderemos copiar o disco rígido sem redimensionar o novo, o que significa que o mesmo espaço será usado no novo disco rígido que o antigo. Isso significa que o restante do espaço pode ser usado para outra partição.Também podemos alocar automaticamente todo o espaço no novo disco para gravar os dados. Nesse caso, teremos um disco rígido completo para os dados despejados.A última opção oferece a possibilidade de redimensionar a partição onde os dados do disco de origem serão clonados. Deixando todo o resto livre para depois criar novas partições.

No nosso caso, como é um disco rígido maior, aproveitaremos a criação de outra partição que será destinada aos nossos documentos. Clique em "Next"

Essa será a última janela do assistente de clonagem. Aqui somos informados de que o novo disco rígido clonado pode não inicializar corretamente. Estudaremos isso mais tarde. Clicamos em "Avançar".

Voltaremos à janela principal do programa, onde teremos que aplicar "Apply" no canto superior esquerdo para iniciar a clonagem.

Somos informados de que, para executar o processo, nossa equipe será reiniciada. Nesse caso, clicamos em "Continuar" e não fazemos nada até o assistente terminar. Se não tivermos RAID, deixaremos a opção marcada na janela pop-up exibida.

Quando o processo de clonagem estiver concluído, o computador será reiniciado automaticamente e novamente estaremos no Windows localizado na antiga Unidade C:

Agora, vamos fazer alguns procedimentos para deixar o disco pronto para inicializar em outro computador.

Crie uma partição

Durante o processo anterior, deixamos um pedaço do novo disco rígido para fazer uma partição para nossos documentos. Nesse caso, vamos terminar de prepará-lo com o mesmo programa.

Para fazer isso, iniciamos o programa novamente e selecionamos a partição representada em branco em nosso disco rígido recém-clonado. Então vamos dar "Criar partição"

Nada mais, só aceitamos as ações a serem tomadas caso não desejemos tocar em nada. O próximo passo será dar a opção de "Aplicar" para aplicar as alterações feitas. A partição estará pronta para uso.

Alinhamento de partição (opção de pagamento)

Outra coisa que precisamos fazer é garantir que os dados no novo disco rígido estejam alinhados corretamente com os setores do disco. Se o alinhamento não estiver correto, podemos encontrar um mau funcionamento do sistema e isso também seria prejudicial para o disco.

Nesse caso, o que faremos é selecionar a partição ou o disco rígido que clonamos. A seguir, procuraremos a opção no menu lateral de "Alinhamento de partição".

Os parâmetros que devemos estabelecer serão de um alinhamento para o "setor 1024". Então clicamos em "OK". Dessa maneira, nosso disco rígido estará alinhado e o desempenho será ótimo.

Inicializando o novo disco rígido clonado

O processo de clonagem envolve a instalação do setor de inicialização ou MBR no novo disco. Portanto, não será necessário reinstalar isso. Podemos encontrar dois cenários diferentes:

Se o disco rígido estiver direcionado para outro computador novo, será necessário instalá-lo apenas nele. A sequência de inicialização será detectada automaticamente na primeira partição que possui o MBR do Windows configurado.

Se o disco rígido permanecer no mesmo computador, teremos que atribuir o novo disco rígido como a primeira unidade de inicialização do BIOS. Para isso, a primeira coisa que devemos fazer é pressionar a tecla correspondente para acessar a configuração do BIOS apenas ao iniciar o computador.

  • Para descobrir qual é a tecla, procuraremos uma mensagem que diz: "Pressione para entrar na configuração ” ou algo semelhante. Dessa forma, acessaremos o BIOS.

Lembre-se de que o BIOS no exemplo não precisa ser o mesmo que o seu, embora todos eles tenham uma seção "Boot"

  • Agora vamos com as teclas de navegação para a seção "Boot" e desdobramos as opções de "Hard Drive" (disco rígido). Nela, escolhemos a clonagem como o primeiro disco, para que possa iniciar. Em seguida, pressionamos "F10" salvar alterações e reiniciar o computador

Agora devemos poder inicializar a partir do nosso novo disco rígido. Se quisermos usar o antigo para armazenar arquivos, podemos formatá-lo a partir do próprio programa Partition Assistant ou do Windows.

Se você deseja ter certeza de que todos os arquivos do sistema estão corretos, recomendamos nosso tutorial sobre:

  • Como usar o CHKDSK Windows 10

Também um dos nossos guias mais valiosos:

Isso conclui nosso tutorial sobre a clonagem do disco rígido do Windows 10. Deixe-nos nos comentários que você pensa do procedimento. Se você comprou um novo disco rígido SSD, essa é uma das melhores opções para evitar a reinstalação do Windows 10 novamente.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button