Tutoriais

Como clonar seu disco rígido para um ssd

Índice:

Anonim

A instalação de um disco SSD é um dos maiores sucessos que todo usuário de laptop ou computador de mesa pode fazer; as vantagens desse tipo de armazenamento são inegáveis ​​em comparação com os discos mecânicos tradicionais. Uma das dificuldades desse processo é que certamente não queremos perder os dados que temos no disco rígido atual; para corrigi-lo, podemos clonar o conteúdo no novo SSD para que, uma vez instalado, tudo continue como antes. Como clonar seu disco rígido em um SSD.

Tudo o que você precisa saber para clonar seu disco rígido passo a passo

A clonagem do disco rígido é um processo que podemos definir como fazer uma cópia exata de seu conteúdo em um novo disco, assim, depois de substituir o disco antigo pelo novo, tudo permanecerá o mesmo, como se não tivéssemos tocado nada. Economizamos a necessidade de reinstalar o Windows e mantemos todo o conteúdo.

A primeira coisa que precisamos levar em consideração para clonar seu disco rígido é que o novo disco deve ter uma capacidade pelo menos igual à do disco rígido antigo, dessa forma não teremos nenhum problema de espaço ao clonar

O próximo passo para clonar seu disco rígido seria verificar nosso disco rígido atual. Antes de clonar, é recomendável garantir que tudo esteja no lugar e excluir tudo o que não queremos manter para economizar espaço no novo SSD. Também devemos desfragmentar o disco, se for mecânico e finalmente passar um antivírus atualizado. A desfragmentação deve ser o último passo

Em seguida, precisamos fazer um backup do nosso disco rígido atual; essa é uma medida de segurança que tomamos caso ocorra algum problema durante o processo, para não perder nenhum arquivo, caso o processo dê errado por qualquer motivo.. O importante é que esse backup seja armazenado em uma mídia de armazenamento externo, em uma unidade flash de grande capacidade ou em um disco rígido externo.

SSD vs HDD: tudo o que você precisa saber

Depois de tudo isso , estaremos prontos para clonar o disco no nosso novo SSD. Para esse processo, devemos usar software especializado como o Acronis True Image, o melhor de tudo, embora seja pago. Como alternativas gratuitas, temos o CloneZilla, o WinToHDD e o PartClone. Depois de instalar o software de clonagem, teremos que desligar o computador, conectar o novo SSD e ligá-lo novamente para prosseguir com a clonagem.

O processo de clonagem é diferente em cada aplicativo, embora todos sigam mais ou menos o mesmo padrão: escolha o disco de origem, escolha o disco de destino, defina as configurações para a clonagem, inicie o processo e aguarde.

Clone o disco rígido no SSD com o WinToHDD

Vamos detalhar o processo de clonagem do disco com o WinToHDD, escolhemos essa ferramenta, pois é a mais fácil de usar das três propostas gratuitas. Uma vez baixado, basta instalá-lo como qualquer outro programa.

Abrimos o programa e encontramos esta janela que indica as diferentes funções do programa, desta vez vamos usar o " sistema de clones ". Neste exemplo, o sistema já está instalado em um SSD e vamos cloná-lo em um HDD, caso ele fosse clonado de um HDD para um SSD, o processo seria o mesmo.

A próxima janela nos pedirá para escolher a partição que contém o sistema que queremos clonar; no nosso caso, é o Windows 8.1 que está no disco 2 e na partição 1.

O próximo passo é escolher o disco de destino no menu suspenso.

Uma vez escolhido o disco, temos que escolher as partições de destino para o sistema e o carregador de inicialização, recomendamos escolher o mesmo para ambos, a fim de evitar possíveis problemas.

Clique em Avançar, aceite a mensagem que aparecerá e deixe o sistema funcionar.

Quando a operação de clonagem do disco rígido estiver concluída, teremos o conteúdo do disco rígido clonado no novo SSD, a próxima etapa é configurar o BIOS para que o computador inicialize a partir do SSD por padrão. Para entrar no BIOS, precisamos desligar o computador, pressionar o botão liga / desliga e pressionar F8, F9, F10 ou similar no momento em que o computador inicia a inicialização. Uma vez dentro do BIOS, precisamos encontrar a ordem da sequência de inicialização e colocar o SSD primeiro. Salve as alterações e reinicie o computador.

Se tivermos feito tudo certo, o computador deve inicializar a partir do SSD, tudo continuará como antes, mas o sistema será muito mais rápido no que diz respeito à inicialização, desligamento, abertura de aplicativos e todos os tipos de tarefas.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button