Xbox

Chipset Intel: todas as informações que você precisa saber

Índice:

Anonim

Se você está procurando informações sobre o chipset Intel, está com sorte porque criamos um artigo para você. Deseja vê-lo?

O chipset das placas-mãe é muito importante porque, dependendo do chipset, podemos desfrutar de mais ou menos tecnologias. Nesse sentido, nos referimos apenas ao chipset Intel, porque encontramos muitos no mercado. Portanto, abaixo, você encontrará todas as informações sobre esses chipsets.

Qual é o chipset?

É um conjunto de circuitos projetados em coordenação com a arquitetura de um processador para que funcione com a placa-mãe. Sempre se disse que eles funcionam como uma ponte através da qual os vários componentes da placa-mãe se comunicam. Houve um SouthBridge e um Northbridge por toda a vida , mas agora está tudo em um chip.

Portanto, quando você lê "chipset Intel", não se trata do microprocessador, mas de um chip que funciona como uma ponte de comunicação e permite a compatibilidade do processador com a placa-mãe.

Chipsets Intel

Compilamos os chipsets mais recentes da Intel para que você os conheça mais profundamente e possa optar por um ou outro. Aqui estão todas as informações sobre o chipset Intel mais recente.

Intel H310

Este chipset foi lançado em meados de 2018 e está localizado na gama principal de processadores Intel. Seus recursos são muito mais leves e são usados ​​para configurações Intel de gama baixa ou média , como em alguns i3 ou i5.

Suporta até 6 pistas PCIe 2.0, 4 portas USB 3.1, 6 portas USB 2.0 e 4 portas SATA 3. As placas-mãe para este chipset não incluem a conexão M.2; portanto, acreditamos que só podemos usar esses discos rígidos via PCIe.

Por fim, ele não suporta SLI ou Crossfire.

Intel H370

A Intel queria adquirir certos chipsets como este e o B360 para oferecer placas - mãe acessíveis com tecnologia competente. Eles não suportam overclock, então o setor de jogos ou entusiastas é descartado.

Este H370 suporta até 8 portas USB 3.1 Gen 1 e 4 portas Gen 2. Ele também possui suporte para RAID Intel sobre PCIe.

Poderíamos classificar este chipset como um "caminho intermediário" entre o mid-range e o low-end, já que ele não possui todas as tecnologias disponíveis entre os chipsets Intel.

Intel B360

A solução da empresa para o mid-range foi o B360, um chipset lançado em meados de 2018 e que duraria apenas meio ano porque seria banido pelo B365. Sua compatibilidade com os processadores de última geração ainda é real, mas suas especificações pouco fazem sentido após o B365.

A teoria era alojar os processadores de gama média da Intel, mas a diferença entre um chipset e outro é insignificante. O B360 é para Coffee Lake e o B365 para Kaby Lake, o que significa que o último demorará um pouco mais para se aposentar.

Intel B365

Ele foi lançado no final de 2018 para substituir o B360, focado no Coffee Lake, embora também fosse compatível com o Coffe Lake-S e o Coffe Lake-R. No entanto, seu processo de fabricação é de 22 nm.

A Intel lançou este chipset porque todos os chips Coffee Lake foram fabricados a 14 nm, mas não esqueça que ele compartilha muito com o Intel H270 Express lançado com a geração Kaby Lake. Por esse motivo, vemos que eles têm funcionalidades em comum. Por exemplo:

  • Mesma velocidade de barramento, mesmo TDP. 2 DIMMs por canal. Mesma versão do PCIe, embora o B365 tenha mais linhas. Optane, compatibilidade de E / S…
RECOMENDAMOS O ML cria novas máquinas EUV para futuros nós de 7nm + e 5nm

Por fim, este chipset não suporta overclock.

Intel Z370

Lançado no final de 2017, fornecia às placas-mãe a mais recente tecnologia para a gama entusiasta. Até depois de um ano, seria o chipset de referência no segmento high-end da Intel. Entre outras especificações, encontramos o seguinte:

  • RAM DDR4 e overclock do processador. 3 configurações PCIe:
      • 1 × 16, 2 × 8, 1 × 8 + 2 × 4.
    Não possuía CNVi.Intel Optane. 14 USB, mas nenhum da geração 2. 24 pistas PCIe 3.0. Intel RST para armazenamento Intel PCIe.

Seria a ponte de comunicação dos i7 e i5 desbloqueados (aqueles com a letra "K"), mas também funcionaria para os i9s posteriores, apoiando também a 9a geração de processadores Intel.

Intel Z390

Ele também veio no final de 2018 e estava vindo para substituir o Z370. A novidade que veio com o Z390 foi a tecnologia CNVi, presente nos processadores Intel Core de última geração. É uma arquitetura de conectividade sem fio para dispositivos móveis. Sua principal função: custo muito menor.

Por outro lado, ele suporta conectividade USB 3.1 Gen 2 nativamente, para que os fabricantes de placas-mãe não precisem se preocupar com portas adicionais.

Este chipset é compatível com os processadores de oitava e nona geração, suporta memória DDR4, o overclock é desbloqueado e podemos ver até 3 telas independentes. Além disso, possui suporte RA I D do PCIe. Estamos diante do entusiasta chipset por excelência da Intel.

Até agora, esta compilação do mais recente chipset Intel. Espero que esta informação tenha sido útil para você. Como você sabe, se tiver alguma dúvida, informe-nos abaixo.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Qual chipset você tem? Você não acha que deveria haver mais chipsets desbloqueados para OC?

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button