Tutoriais

→ Como saber a velocidade da minha memória ram [passo a passo]?

Índice:

Anonim

Continuamos com nossos pequenos tutoriais de hardware e, desta vez, vamos aprender a conhecer a velocidade da minha RAM. Apesar do fato de que a velocidade nos componentes de um PC é algo a ser levado em consideração, precisamente na memória RAM, é algo tão crítico. Outros elementos, como quantidade e configuração de canal, também são importantes quando se trata de conhecer as características da nossa RAM.

Índice de conteúdo

O que influencia a velocidade da RAM

Todos sabemos a importância da quantidade de memória RAM e como isso afeta o desempenho de nossos equipamentos. Para quem não sabe, a RAM é um tipo de memória de acesso aleatório responsável por armazenar temporariamente todos os processos e programas em execução no sistema operacional.

Isso nos permite permitir que o processador acesse as instruções que devem ser executadas a cada momento mais rapidamente. Se não havia RAM, a CPU deveria pegar os dados diretamente do disco rígido, imagine o enorme gargalo que entramos em nosso computador.

Também devemos saber que mais RAM não nos faz ter um computador mais rápido, vamos entender, queremos dizer mais memória livre. Se, por exemplo, tivermos 8 GB e ainda 3 GB não utilizados, apesar de introduzirmos outros 8 GB, eles serão gratuitos e não sofreremos melhorias na velocidade.

A velocidade é algo diferente, embora tenhamos que conhecer certas nuances em termos de gerenciamento de velocidade. Quanto mais rápida a memória RAM, mais rápido ela consegue lidar com os dados, tanto para "capturar" quanto para "soltar" na CPU. Na verdade, não estamos falando de melhorias significativas entre, por exemplo, uma RAM de 2133 MHz e uma de 4000 MHz, na maioria dos casos, mas algo sempre é perceptível. Vamos falar sobre essas nuances que discutimos.

Perfil XMP, overclock e o limite de nossa placa-mãe e CPU

Se já vimos as especificações de uma placa-mãe, veremos que ela define um limite em termos de frequência de RAM. Existem placas que suportam velocidades de até 4500 MHz de RAM. Se também visualizarmos as especificações do nosso processador, veremos que ele também nos oferece uma limitação em termos de velocidade da RAM. Nesse caso, os processadores normalmente têm um limite de 2666 MHz em suas especificações.

Neste ponto, poderíamos dizer por que queremos uma RAM de 4000 MHz se a CPU suporta apenas 2666? Esse limite não está totalmente correto, pois se instalarmos 4000 MHz em uma placa que os suporte, realmente perceberemos melhorias no desempenho. Podemos entender essa velocidade como uma adição extra à troca de dados da CPU, quanto mais velocidade tivermos, mais dados serão tratados em cada ciclo do processo.

Aqui entra em cena o chamado perfil XMP (Intel Extreme Performance Memory). O que este sistema faz é implementar perfis operacionais dos módulos de memória RAM extras, além do típico que será fornecido por padrão, que seria o perfil JEDEC 2133 MHz. O fabricante da memória RAM apresenta seus próprios perfis na memória, perfis OC (overcloking), em que a memória pode ser mais rápida e segura, testada pelo fabricante. Dessa forma, teremos a velocidade extra suportada pela placa-mãe e pelo chipset da nossa placa-mãe. Tudo isso pode ser gerenciado a partir do BIOS no equipamento do chipset que permite overclock.

Vemos que, escalando de 2133 MHz a 4000 MHz, não experimentamos muitas melhorias em geral, se considerarmos que a velocidade aumentou para o dobro. Em alguns títulos, é mais notável.

Frequência efetiva VS Frequência REAL

Ao analisar a frequência de uma memória RAM, vamos pular dúvidas bastante importantes. Dúvidas sobre por que obtemos um determinado valor se devemos obter um valor mais alto. É então quando falamos de frequência efetiva e frequência real.

  • Frequência real: será a frequência na qual o relógio da memória RAM realmente funciona. Encontraremos essa medida com o nome do perfil JEDEC, ou frequência DRAM. Frequência efetiva: as memórias RAM atuais são DDR, o que significa (Taxa de dados dupla). Isso significa que ele envia dados duas vezes para cada ciclo de clock, e é por isso que a frequência efetiva será duas vezes a do perfil JEDEC. Se tivéssemos, por exemplo, um perfil JEDEC de 1066 MHz de frequência real, teríamos uma frequência efetiva de 2133 MHz.

Como saber a velocidade da minha RAM

Após essa folha de teoria, que consideramos interessante, veremos a velocidade da RAM. Como sempre, teremos várias possibilidades à nossa disposição:

  • Fisicamente, observando as especificações do módulo de memória. Através do software, do nosso sistema operacional.

Identifique a velocidade da RAM na etiqueta

Para fazer isso, obviamente teremos que olhar fisicamente para o módulo de memória RAM do nosso computador. Este método será útil quando tivermos vários módulos instalados, e estes são diferentes. Isso não acontece com frequência, mas os aplicativos de memória são vistos às vezes por usuários inexperientes que não conhecem esses parâmetros.

Todo módulo de memória RAM possui informações sobre o produto em sua embalagem ou em seus chips. Tomemos, por exemplo, um G.Skill Trident Z Royal.

Na etiqueta, vemos as informações de: DDR4-3200 CL… Veja como é simples, o número atrás de DDR4 representa a frequência e, portanto, a velocidade efetiva da RAM. Como sabemos qual é esse número? Bem conhecendo a faixa de frequência disponível no mercado, que quase sempre tem 4 dígitos. Para memórias DDR4, esses números são: 2133, 2200, 2400, 2600, 2666, 2800, 2933, 3000, 3100, 3200, 3300, 3333, 3400, 3466, 3600, 3733, 3866, 4000, 4133, 4200, 4266, 4400, 4500, 4600 e 4800 MHz. Quase nada.

No restante das marcas, teremos exatamente os mesmos números, menos ou mais deles, mas os mesmos valores. Observe que esta informação é sobre a frequência efetiva da RAM.

Identifique a velocidade da RAM no Windows

Se estivermos com preguiça de desmontar nosso PC e observar os módulos fisicamente, o que precisaremos fazer é instalar um pequeno software em nosso computador para saber sua velocidade.

Um programa que é muito usado para analisar alguns parâmetros da CPU é precisamente a CPU-Z, e nele podemos encontrar tudo o que precisamos sobre a velocidade da nossa RAM. Vamos baixá-lo da sua página oficial e instalá-lo de uma maneira simples.

Vamos para a aba " memória ". Lá, encontraremos uma seção que diz " DRAM Frequency ", na qual a frequência real da memória RAM é mostrada. "NB Frequency" é a velocidade da memória em tempo real a cada momento, portanto, não devemos nos confundir.

Mas se quisermos saber a velocidade efetiva, teremos que ir para a seção " SPD ". Na área esquerda, teremos disponíveis todos os slots DIMM em nossa placa, escolhendo cada um deles, serão mostradas as informações relacionadas aos módulos instalados nele.

No nosso caso, as memórias são instaladas nos slots 2 e 4 para ativar o canal duplo. Vamos ver o que é mostrado para nós.

Na área inferior, temos informações sobre os perfis JEDEC de nossos módulos. Veremos que existem vários deles, até atingir o máximo de 1066 MHz. Com isso, já poderíamos saber a velocidade efetiva, que seria 2 X 1066 = 2132 MHz.

Se continuarmos no topo, veremos uma seção de " Largura de banda máxima " na qual a velocidade efetiva é mostrada. Qual efetivamente é 2133 MHz.

Conclusão sobre a velocidade da RAM

Conhecer a velocidade da minha RAM nos permite conhecer um dos aspectos que marcam o desempenho do nosso PC. Embora seja verdade que aumentar a velocidade não aumente significativamente o FPS, por exemplo, como já vimos nos gráficos mostrados acima.

É por isso que os parâmetros de quantidade de memória, sua arquitetura (DDR4) e a configuração em Dual Channel serão aspectos muito importantes quando se trata de melhorar o desempenho.

Visite o nosso guia para obter a melhor memória RAM do mercado, para descobrir o que os fabricantes nos oferecem.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários ou, se aplicável, poste-a em nosso fórum de hardware, onde toda a comunidade está pronta para ajudar.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button