Tutoriais

▷ Como saber quanta memória ram minha placa mãe suporta ✅

Índice:

Anonim

Como saber quanta RAM a minha placa-mãe suporta pode nos poupar mais do que um aborrecimento ao decidir expandir nosso hardware sem comprar o pacote completo, estamos falando de placa-mãe, processador (CPU) e RAM. Toda placa-mãe possui um limite de RAM instalável e também um limite na frequência com que essa RAM é capaz de funcionar. Neste artigo, tentaremos descobrir os valores máximos que nossa placa-mãe suporta.

Índice de conteúdo

E a verdade é que saber quanta memória a placa-mãe suporta é bastante simples, desde que conheçamos o modelo da placa-mãe que temos, o que quase sempre é a coisa mais problemática a descobrir. Então, vamos aos poucos e tente fazer todas as considerações possíveis.

Por que estamos interessados ​​em instalar mais memória RAM

Nós realmente precisamos de mais memória RAM do que a nossa? Esta é a primeira pergunta que devemos nos perguntar. A RAM é um dos principais componentes de hardware do nosso equipamento. Graças a ele, o sistema operacional pode carregar os programas que estão sendo usados ​​nele, seus processos e as instruções que serão executadas pelo processador.

Quanto mais memória RAM, maior número de programas e mais carga de trabalho podemos executar em nosso PC. É claro que teríamos que levar em consideração o poder do nosso processador, mas, ei, essa é uma pergunta diferente. De qualquer forma, depois que excedermos a memória usada pelo sistema, mais programas não obterão melhor desempenho, ou seja, se tivermos 8 GB e ainda tivermos bastante espaço, não haverá mais GB do que instalamos o PC..

Atualmente, se tivermos o Windows 10 instalado em nosso PC e em sua versão de 64 bits (esperamos que sim), é sempre recomendável ter mais de 4 GB de RAM. Especial nesta versão de 64 bits, será melhor ter pelo menos 8 GB, já que o sistema em meia carga geralmente ocupa muito espaço.

O que depende da memória máxima que podemos instalar

Cada placa-mãe possui um limite de RAM que pode ser instalado. E não apenas em quantidade, mas também no tipo de memória, por exemplo, se é DDR3, DDR4 ou qualquer outro DDR. Mas também teremos um limite em termos de frequência de memória, ou seja, se, por exemplo, instalarmos uma RAM de 4000 MHz e a placa suportar apenas 2400 MHz, nossa memória não funcionará na velocidade máxima.

Dessa maneira, os fatores que influenciam a quantidade, tipo e frequência de memória que podemos instalar serão os seguintes:

  • Fabricante e modelo da placa - mãe: no mercado existem muitos fabricantes de placas-mãe, e cada um deles cria um produto de acordo com o desempenho e o preço. O processador: a memória RAM se comunica diretamente com o processador. É verdade que o chipset na placa-mãe determinará qual processador instalar, mas, por sua vez, o processador determinará quanta RAM instalar, pois é o que aborda as células de memória disponíveis. Existem dois fabricantes de processadores no mercado: Intel e AMD. Cada um deles tem várias gerações de processadores e com diferentes poderes. Portanto, também precisaremos saber em detalhes quais processadores temos para saber quanta memória podemos instalar em nossa placa-mãe. O chipset: o chipset limita não a quantidade de memória, mas a velocidade na qual ele pode trabalhar usando perfis JEDEC. Embora isso seja melhor tratado em um artigo separado.

Nas especificações do processador, também é imposto um limite de velocidade para a RAM. Esse limite não implica que não possamos instalar memórias mais rápidas, pois esse limite "oficial" não é um obstáculo para obter melhor desempenho de um sistema com uma memória RAM de, por exemplo, 4000 MHz, apesar do processador suportar apenas 2666 Mhz.

Recursos genéricos por plataforma e chipset

Esta informação não pode ser preenchida à risca, porque, dependendo dos slots DIMM de cada placa, ela aceitará mais ou menos memória RAM. De qualquer forma, poderemos saber a quantidade máxima de memória, dependendo do soquete que instalamos em nosso PC.

Em todos os casos, serão memórias RAM DDR4:

Plataforma Intel

  • Soquete LGA 1151: (6a e 7a geração): 64 GB (4 slots DIMM) Soquete LGA 1151: (8a e 9a geração): 64 GB (4 slots DIMM) Soquete LGA 2066: 128 GB (8 slots DIMM) Soquete LGA 2011 V3: 128 GB (8 slots DIMM)

Plataforma AMD

  • Soquete AM4: 64 GB (8 slots DIMM) Soquete TR4: 128 GB (4 slots DIMM)

Como saber qual placa-mãe eu tenho (opção rápida)

Bem, a primeira coisa que precisamos fazer é saber qual placa-mãe instalamos em nosso computador. Se, no seu caso, você já conhece a marca e o modelo, não será necessário seguir este ponto.

Se esse não for o seu caso, você precisará descobrir qual modelo de placa-mãe possui, para que você também conheça o chipset que precisa instalar e, consequentemente, qual processador ele suporta e quanta memória você pode instalar. Você entendeu?

Neste ponto, teremos duas opções. O primeiro é tirar o pó da caixa da nossa placa-mãe (se comprarmos o PC por peças), em algum lugar o modelo da placa-mãe que conseguiremos. Espero que também tenhamos o manual do usuário no qual o tópico da RAM virá. A segunda opção é instalar um programa que nos diz qual hardware temos em nosso PC.

Vamos escolher essa segunda opção. Bem, o primeiro programa que vamos instalar é da família CCleaner, não entre em pânico! Nós não vamos fazer a limpeza do PC. Este programa é chamado Piriform Speccy. Sabemos que você está com preguiça de procurar, então clique aqui para fazer o download e instalar. De qualquer forma, existem muitos outros disponíveis na Internet, por exemplo, Aida 64, Everest, HWiNFO, CPU-Z, etc.

Na primeira tela de instalação, desative a opção para instalar o CCleaner. Uma vez instalado, vamos abri-lo e coletar automaticamente todas as informações sobre nossa equipe. vamos para a seção " Resumo " ou " Placa-mãe " para conhecer nossa placa-mãe.

Teremos informações extremamente importantes nessa tela. Em " fabricante " e " modelo ", teremos a marca e o modelo da chapa, é isso que queremos. Mas também podemos descobrir que tipo de chipset de CPU ele possui, o chipset " modelo Southbridge ", BIOS etc.

Também poderíamos ir para a seção "RAM" para descobrir quantos slots nossa placa possui.

O segundo programa que poderíamos usar é o CPU-Z, capaz de nos dar o nome da nossa placa e alguns outros recursos. É outro programa muito simples que nos fornece muita informação. Podemos baixá-lo em seu site oficial.

Temos informações sobre o soquete disponível e o número de slots que nossa placa possui, portanto já podemos procurar porque, com a pequena lista anterior, saberíamos quanto teremos disponível.

Em nosso exemplo, temos o seguinte quadro: Asus B150 Pro Gaming AURA e já sabemos com antecedência que sua capacidade é de 64 GB. De acordo com o soquete LGA 1151 e 4 slots de memória.

Qual processador eu tenho (por ser completista)

Já sabemos o nome da nossa placa-mãe, já podemos saber quanta RAM ela suporta, mas faremos bem as coisas e também saberemos quanto nossa CPU suporta. Se não estamos planejando comprar um novo processador, essas informações podem ser importantes.

Usamos esse mesmo software Speccy para descobrir qual é a nossa CPU. Vamos para a seção " CPU ".

Assim, conheceremos seu nome completo, número de núcleos, threads de tecnologia e a geração à qual ele pertence. Estamos interessados ​​no seu nome.

Também poderíamos ter usado o CPU-Z novamente, o que também nos dará tudo isso e mais informações. De fato, é especialista nesse tipo de informação.

No nosso exemplo, temos o seguinte processador: Intel Core i5-6500

Como saber quanta RAM minha placa-mãe suporta

Chegou a hora, já temos tudo, nome da placa e nome do processador. Agora, o mais sábio será usar nosso amigo da Internet. Não se trata de dizer quanta memória todas as CPUs ou todas as placas suportam, mas aprender a fazê-lo você mesmo e aplicá-lo a qualquer caso.

Memória máxima da placa-mãe

Vamos começar com a nossa placa-mãe. Vamos para o site oficial do fabricante da chapa. Ou coloque diretamente o nome inteiro no San-Google. As páginas dos fabricantes pesquisados ​​também podem fazer esse trabalho.

Veremos suas especificações. A lista de especificações é praticamente idêntica em todos os fabricantes. Identificaremos essas informações na seção de memória.

Vemos então que nossa placa-mãe possui 4 slots DIMM que suportam até 64 GB de RAM DDR4 a uma velocidade de 2133 MHz e em canal duplo. Já sabemos algo novo, nesta placa, atingiremos apenas uma velocidade de RAM de 2133 MHz.

Vejamos exemplos de outras grandes marcas:

Memória máxima do processador

Agora vamos ver as informações que o fabricante nos fornece sobre a memória que o processador suporta. Então, vamos à Intel ou AMD e procuramos nossa CPU.

Lá, temos as especificações da nossa 6ª geração i5-6500. Ele suporta um total de 64 GB de RAM DDR4 a 2133 MHz e também DRR3L (para laptops).

Para a AMD, você pode encontrar apenas a frequência e a versão da memória suportada. Portanto, para obter a capacidade máxima, ouviremos a própria placa-mãe.

De qualquer forma, temos as informações necessárias. Agora teremos que ver qual é a que mais limita a capacidade, se o processador ou a placa. Se o nosso PC estiver equilibrado, isso significa que a placa-mãe e a CPU suportam exatamente a mesma RAM, como é o nosso caso. Portanto, não faria sentido instalar módulos hipotéticos de 16 GB em cada slot, de fato, nem o detectaria. Com a velocidade, acontece o mesmo, este chipset + BIOS não suporta mais do que 2133 MHz de frequência; portanto , instalar mais não faz sentido.

E se já tivermos um laptop ou PC montado por uma marca?

Se tivermos um PC montado por um fabricante, no qual encontrarmos uma placa-mãe estranha e com um nome e modelo desconhecido, será melhor inserir diretamente o modelo do nosso PC no mecanismo de busca do fabricante para ver suas especificações. Nesse sentido, podemos até precisar do número do modelo específico, pois os fabricantes geralmente fazem várias especificações para cada família ou modelo que colocam no mercado.

Entretanto, o método CPU-Z ou Speccy funcionará para nós praticamente em todas as ocasiões.

Vejamos, por exemplo, um laptop não muito novo para ver quais informações podemos encontrar. Dell Latitude E5440.

Lá nós claramente temos suas especificações. Este modelo possui dois slots SO-DIMM que suportam memórias DDR3 e DDR3L a uma velocidade de 1600 MHz e um máximo de 16 GB. Assim, podemos comprar dois módulos de 8 GB no máximo.

Conclusão sobre como saber quanta RAM minha placa-mãe suporta

Acreditamos que listar chipsets e placas de memória genéricos que eles suportam aqui faz pouco sentido, e é por isso que fornecemos informações úteis para que todos conheçam seu hardware e possam obter informações sobre ele com a melhor ferramenta: Internet

Você entendeu tudo bem? Se você tiver alguma dúvida ou algum problema para obter as informações necessárias, deixe um comentário. Se preferir, entre no nosso Fórum de hardware e abra um tópico com suas perguntas para que todos possamos ajudar um ao outro.

Para completar o seu PC ideal, recomendamos estes guias:

Antes de partir, você pode conferir nossos guias de hardware em estrela, totalmente atualizados e com o melhor de cada categoria e faixa de preço.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button