Revisão do criador do Asrock trx40 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas do ASRock TRX40 Creator
- Desembalagem
- Design e características exteriores
- VRM e fases de energia
- Soquete, chipset e memória RAM
- Slots de armazenamento e PCIe
- Link de rede triplo e placa de som topo de linha
- Portas de E / S e conexões internas
- Banco de ensaio
- BIOS
- Overclock
- Palavras finais e conclusão sobre o ASRock TRX40 Creator
- ASRock TRX40 Creator
- COMPONENTES - 82%
- REFRIGERAÇÃO - 85%
- BIOS - 83%
- EXTRAS - 85%
- PREÇO - 80%
- 83%
A ASRock também apresentou suas soluções para a nova plataforma AMD que está sendo lançada, e tivemos acesso ao ASRock TRX40 Creator. Um prato que junto com o Taichi serão as referências da marca, cada uma em seu campo, criação ou jogo. Este Criador possui um VRM real de 90 A em 8 fases com refrigeração ativa, link de rede Wi-Fi 6 e 10 Gbps, três slots M.2 PCI 4.0 e muito mais que veremos aqui.
Como você acha que ele se comportará com o AMD Ryzen Threadripper 3960X que analisamos? A concorrência com a Asus e a AORUS será dura, portanto veremos seu ASRock seguir essa tendência de alta, como já fazia com o chipset X570.
Porém, antes de prosseguirmos, apreciamos a confiança da ASRock em nós, emprestando-nos este quadro para nossa análise.
Características técnicas do ASRock TRX40 Creator
Desembalagem
Este ASRock TRX40 Creator chegou até nós em uma apresentação profissional, com uma caixa principal do tipo maleta com alça na parte superior. É feito de papelão rígido e todas as suas faces externas usam uma impressão de vinil azul com uma descrição traseira bastante detalhada de suas principais características.
No interior, podemos ver mais ou menos o mesmo de sempre, uma distribuição em um piso duplo, graças a uma segunda caixa semi-aberta. No primeiro, temos a placa de base em um molde feito de espuma de polietileno e, como sempre, fixado com clipes para impedir que ele se mova. Enquanto isso, no segundo andar, temos os acessórios.
O pacote configurável neste caso consiste nos seguintes elementos:
- Guia de instalação da placa-mãe ASRock TRX40 Creator CD de suporte Cabos SATA 4x 6Gbps Adaptador SLI para Nvidia MultiGPU Parafusos de antena Wi-Fi para parafusos de antena Wi-Fi MultiGPU da Nvidia para placas de proteção do painel traseiro de 3 slots M.2
Não é uma apresentação tão completa quanto as placas topo de linha, mas como sempre, a ASRock fornece os detalhes de uma ponte SLI, caso usemos GPUs duplas. Algo que chama mais a nossa atenção é o fato de não integrar a placa de proteção do painel de E / S, mesmo que ele tenha um protetor EMI em toda a área. Consideramos um passo atrás.
Design e características exteriores
A série à qual o ASRock TRX40 Creator pertence não aposta tanto em uma estética de jogo quanto, por exemplo, o Taichi, e isso é algo que vemos claramente em todo o quadro. Com um corte muito mais profissional, usando a cor preta fosca para os dissipadores de calor de PCB e alumínio prateado, destacando assim a cor natural deste metal. Além disso, não temos iluminação RGB integrada, embora tenhamos cabeçalhos para conectá-la.
Começando com a parte do chipset, encontramos um sistema de dissipação composto pelo próprio bloco de chipset, que possui um ventilador axial claramente exposto e sem proteção superior. Além disso, e felizmente de forma independente, temos os três dissipadores de calor passivos nos slots M.2. Dessa forma, podemos instalar o SSD sem remover o restante dos dissipadores de calor, como acontece em muitas outras placas atuais.
Continuando em direção ao topo, encontramos outra solução curiosa para extrair o calor gerado pelo VRM. Consiste em um dissipador de calor de alumínio de tamanho XXL, fornecido com outro ventilador axial vertical. Este bloco é anexado a um segundo localizado sob o protetor EMI graças a um tubo de calor de cobre. Além disso, um dissipador de calor separado foi usado para o chip de rede Wi-Fi que desta vez é visível para o usuário e fora do painel de E / S.
A área traseira é completamente vazia e não possui nenhum protetor de metal, deixando visível todo o sistema de trilhos elétricos de superfície e o grande número de capacitores utilizados nas principais áreas de energia. Algo que, por exemplo, não vimos em outras placas, especialmente o VRM, é muito nutrido por esses elementos porque possui MOSFETS de 90A.
Em geral, o ASRock TRX40 Creator tem um design que poderíamos dizer que é básico para o que os fabricantes atuais nos acostumaram. Discreto, profissional e sem frescuras.
VRM e fases de energia
Começamos com a descrição detalhada deste ASRock TRX40 Creator, como sempre dando uma olhada no VRM. Nesse caso, o fabricante instalou um sistema que consiste em 8 fases reais para o V_Core, enquanto o sistema de energia SoC (RAM) foi separado por 4 fases de energia mais baixas, duas nos DIMMs certos e outras duas na DIMMs esquerdos.
Todo esse sistema é alimentado por dois conectores de CPU completos de 8 pinos, construídos em metal sólido. Não temos conectores extras, como PCIe ou Molex, para suportar os slots de expansão. Além disso, pode ser curioso que esses dois conectores estejam cada um de um lado da placa; portanto, precisaremos distribuir mais cabos por todo o chassi.
Portanto, o sistema desta vez consiste em três zonas de energia diferentes, sendo a principal gerenciada por um controlador PWM Renesas ISL69247 com 8 saídas, uma para cada fase. Enquanto isso, em cada conjunto de fases da memória RAM, temos controladores independentes Renesas Intersill ISL69144 PWM que gerenciarão seus MOSFETS correspondentes.
Falando em MOSFETS, temos 8 DrMOS de não menos que 90A, que são os que compõem o V_core. Junto com eles, temos os choques 90A correspondentes para cada fase e os capacitores Supreme 12K para o último estágio de potência. Como vemos, não é um VRM com muitas fases, mas elas aumentam para 90A, enquanto em outras placas atingem 60 ou 70A. Isso foi motivo suficiente para adotar uma solução de resfriamento ativa para ela.
O fabricante fornece em sua descrição que a placa é construída em um total de 4 camadas de cobre condutoras, juntamente com uma malha de fibra de vidro para separar cada uma. Isso deve garantir a estabilidade de todo o sistema de energia, juntamente com sua proteção contra sobretensão Full Spike Protection.
Soquete, chipset e memória RAM
Este ASRock TRX40 Creator é uma das novas placas que atendem às necessidades da nova plataforma entusiasta da AMD, a Threadrippers de 3ª geração, composta de apenas dois modelos até agora, o 3960X e o 3970X com 24 e 32 núcleos, respectivamente. Isso significa que cada uma das placas que veremos, como é o caso, dificilmente cairá abaixo de 500 euros, pois é uma plataforma entusiasmada.
É claro que temos o enorme soquete AMD LGA sTRX4, que é fisicamente o mesmo que o TR4, com seus 4096 contatos. A atualização vem de dentro, para suportar as 64 pistas PCIe 4.0 desses CPUs e a interface de comunicação entre o chipset e a CPU de 8 pistas PCIe 4.0 em vez de 4, aumentando assim o link do tronco para 16 GB / s para cima e para baixo. Não é preciso lembrar que essas placas só serão compatíveis com os estripadores de 3ª geração, pois possuem uma configuração de energia diferente em seus pinos.
Juntamente com esse soquete, também temos a estreia do chipset AMD TRX40, alterando completamente a nomenclatura usada até agora com o X399. No entanto, continua a oferecer 24 pistas PCIe 4.0, das quais 8 são dedicadas à comunicação com a CPU. Os 16 restantes podem ser abordados conforme cada marca considerar apropriada, distribuídos entre os slots M.2, normalmente um deles portas PCIe 4.0 x4, SATA, em um total de 8 e, é claro, conectividade de alta velocidade para periféricos USB 3.2, suportando 8 Portas USB 3.2 Gen2 e 4 2.0.
Finalmente, sua capacidade de instalar RAM é de 256 GB, algo normal com a existência de módulos de 32 GB, graças à atualização da matriz pelos principais fabricantes. Temos um total de 8 slots DIMM de 288 pinos para o padrão DDR4 em execução no Quad Channel. Ele suporta perfis XMP com velocidades de até 4666 MHz, embora a AMD recomende seu Ryzen 3600 MHz. Ter um VRM independente dedicado a esses slots pode nos dar vantagens de desempenho nesse sentido.
Slots de armazenamento e PCIe
Vejamos agora a capacidade de armazenamento e os slots do ASRock TRX40 Creator, que desta vez o fabricante não fornece muitos detalhes sobre a distribuição das linhas PCI, mas que podemos deduzir facilmente.
Começando pelos slots de expansão, temos um total de 4 PCIe 4.0 x16 e nenhum x1 nesse caso. Todos eles têm reforço de aço para poder suportar placas pesadas, como GPUs. Para esta placa, temos boas notícias, pois suporta configurações paralelas de várias GPUs AMD CrossFireX 2, 3 e até 4 vias e também Nvidia Quad-GPU SLI 2, 3 e 4 vias, ou seja, 4 placas gráficas em paralelo.
Graças ao grande número de linhas PCIe que possuem essa plataforma, temos a seguinte operação:
- 2 slots PCIe funcionarão em x16 e serão conectados à CPU (será o primeiro e o terceiro slots) 2 slots PCIe funcionarão em x8 e também serão conectados à CPU (serão o segundo e o quarto)
Como em outros casos, esta será a operação fixa neles, não podendo alterar em nenhum caso os trilhos de cada slot. Com isso, temos um total de 48 faixas de CPU ocupadas, ainda há 8 disponíveis, além de 8 dedicadas ao link do chipset da CPU.
Agora, vamos agora à configuração de armazenamento, composta por 8 portas SATA III de 6 Gbps e 3 slots M.2 PCIe 4.0 / 3.0 x4, que fornecem uma largura de banda de 64 Gb / s ou o que é o mesmo, 8 GB / s. Não temos um chip ASMedia instalado para expandir a capacidade SATA, nem o vemos como muito necessário.
A distribuição das faixas e a operação dos slots M.2 serão as seguintes:
- O primeiro slot M.2 (M2_1) suporta os tamanhos 2260 e 2280 e é conectado à CPU com 4 pistas. O segundo slot M.2 (M2_2) suporta os tamanhos 2260 e 2280 e é conectado novamente à CPU com 4 pistas. E o terceiro slot M.2 (M2_3) está conectado ao chipset e suporta os tamanhos 2230, 2242, 2260, 2280 e 22110. Os 8 SATAs também estão conectados ao chipset e não compartilham um barramento com mais nada.
Link de rede triplo e placa de som topo de linha
É aqui que o ASRock TRX40 Creator ostenta seu distinto criador, oferecendo-nos conectividade de rede de alta velocidade completa, ideal para equipamentos orientados ao design e como estações de servidor.
Em relação à rede local com fio, temos uma conexão dupla usando o RJ-45. O mais poderoso oferece uma largura de banda de 10 Gbps, graças a um chip Aquantia AQC107 instalado em um slot M.2 PCIe 4.0 x1, exatamente onde vemos o dissipador de calor independente. A segunda conexão oferece uma largura de 2, 5 Gbps, graças a um chip Realtek Dragon RTL8125AG que não vemos porque está sob o protetor EMI. Por fim, outra pista TRX40 é responsável por endereçar o chip Intel AX200 Wi-Fi 6 instalado, com uma largura de banda de 2, 4 Gbps a 5 GHz e 733 Mbps a 2, 4 GHz, e que implementa o Bluetooth 5.0.
E o encarregado de gerenciar todo o som é composto pelo codec Realtek ALC4050H de nova geração, juntamente com o conhecido Realtek 1220-VB. Eles nos fornecem qualidade de áudio 7.1 em alta definição, com suporte para áudio premium Blu-Ray e Purity Sound 4, graças aos capacitores Nichicon Fine Gold de alta qualidade. Mas também inclui um amplificador NA5532 Premium, um DAC especialmente dedicado a fones de ouvido com impedância de entrada de até 600 Ω.
Portas de E / S e conexões internas
Finalmente, veremos a configuração de portas internas e externas para periféricos deste ASRock TRX40 Creator.
Começando com o painel de E / S, temos:
- Botão Flashback do BIOS Botão Limpar CMOS Conector do teclado / mouse PS2 2x saídas de antena Wi-Fi USB Tipo-C 3, 2 Gen2x2 (20 Gb / s) 2x USB 3, 2 Gen2 Tipo A (azul) 4x USB 3, 2 Gen1 Tipo A (azul) 2x RJ-455x Porta S / PDIF de 3, 5 mm de áudio
Como sempre acontece no ASRock X299 Taichi, o fabricante usou um chip ASMedia ASM3242 para dobrar a velocidade da porta USB Tipo C que instalamos no painel traseiro. Digamos que seja uma solução da ASRock para melhorar essa porta sem realmente usar o Thunderbolt 3, pois é uma plataforma AMD. Gostaríamos de ter mais portas USB Gen2, com um melhor uso das pistas PCIe, embora estas estejam ocupadas com toda a conexão de rede e USB-C de desempenho duplo.
A distribuição das portas internas é a seguinte:
- Cabeçalhos 5x para ventiladores e bombas de resfriamento 4x cabeçalhos LED (2 RGB endereçável e 2 RGB) 2x conectores de áudio frontais 1x USB 3.2 Gen2 Tipo-C2x USB 3.2 Gen11x USB 2.0TPTPM Botões de gerenciamento de placa Switch CPUM Xtreme OC
A variedade de conexões internas é considerada bastante padrão e semelhante às placas X570. Destacamos aquele botão ou comutador com o qual podemos ativar manualmente um modo de overclock para a placa-mãe e a CPU. De qualquer forma, preferimos fazê-lo da maneira antiga e, portanto, temos o controle da energia fornecida à CPU.
Também não faltam botões correspondentes, externos e internos, para interagir com o BIOS e o sistema de inicialização do ASRock TRX40 Creator. Continuamos com a seção de testes deste quadro.
Banco de ensaio
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Threadripper 3960X |
Placa de base: |
ASRock TRX40 Creator |
Memória: |
G-Skill Royal X de 32 GB a 3200 MHz |
Dissipador de calor |
Noctua NH-U14S TR4-SP3 |
Disco rígido |
Kingston SKC400 |
Placa gráfica |
Nvidia RTX 2060 FE |
Fonte de energia |
Corsair RM1000 |
Como podemos ver, optamos por um equipamento de teste de última geração. Gostaríamos de montar nosso Corsair H100i V2 tradicional, mas como não possuímos o suporte oficial do microprocessador AMD (o conseguimos de outras formas), escolhemos montar um excelente NH-U14S Tr4 do prestigiado fabricante Noctua, que está no altura de qualquer líquido AIO.
A placa gráfica escolhida é o RTX 2060 em sua versão de referência. Acreditamos que é uma boa opção, pois é acessível para muitos mortais e é a que usamos em todos os nossos testes. Para 2020, optaremos por montar um gráfico mais alto, para ver se temos um RTX 2080 SUPER.
BIOS
Um BIOS clássico no ASRock, com menus fáceis e muito intuitivos. Talvez não seja o ideal para usuários experientes, pois temos muitas opções para fazer overclock e aproveitar ao máximo nossos componentes. É um dos mais estáveis nesta linha de entusiastas da AMD.
Overclock
Embora não gostemos do seu sistema de refrigeração, porque ele usa duas ventoinhas muito pequenas, é verdade que é um sistema eficiente que dificilmente esquenta. Tivemos picos de 44 ºC, mas é sempre em torno de 41 ºC constante em sua zona mais crítica. Enquanto as fases estão sempre abaixo de 40 ºC.
Em relação ao overclock, ele teve o pior desempenho. Tivemos que deixar o nosso AMD Threadripper 3960X em 4, 3 GHz. Frequência mais baixa do que outras placas-mãe TRX40 que analisamos hoje e outras que serão lançadas nos próximos dias na web.
Palavras finais e conclusão sobre o ASRock TRX40 Creator
A ASRock é clara com o ASRock TRX40 Creator: placa - mãe com uma estética minimalista e sem muitas luzes coloridas, mas com componentes de qualidade. Talvez o uso de dois pequenos fãs seja sua grande desvantagem. Desde quando eles quebram, teremos que mudar isso, e isso deve ser levado em consideração, porque no restante das placas-mãe, no máximo, tenho uma no chipset.
Com esta placa - mãe, podemos instalar um total de 256 GB de RAM a uma velocidade de 4666 MHz, com overclock. Também podemos instalar um sistema SLI de 4 vias ou CrossFire, temos 8 conexões SATA e três conexões M.2 PCI Express 4.0 disponíveis para SSDs NVMe de alta velocidade.
Recomendamos que você leia as melhores placas-mãe
Em conectividade, estamos mais do que servidos! Temos uma conexão de 10 Gigabit assinada pela Aquantia, outra conexão, mas 2, 5 Gigabit e um combo Wifi 6 + Bluetooth 5.0. Em nossos testes, conseguimos elevar o processador para 4, 3 GHz com uma voltagem de 1, 45v. Embora não seja ruim, outras placas-mãe conseguiram até 4, 4 GHz.
Seu preço no mercado oscilará 500 euros. Achamos que é uma das alternativas mais baratas e interessantes para o soquete TRX40. Com esta análise, já sabemos os prós e contras desta placa-mãe. O que você acha do ASRock TRX40 Creator? Para nós é muito
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DESIGN MINIMALISTA |
- ESPERAMOS FAZER MAIS SOBRECLOCO |
+ CONECTOR USB TIPO-C COM VELOCIDADE MAIS ALTA DO QUE PADRÃO | |
+ REFRIGERAÇÃO EM FASES E M.2 NVME |
|
+ 10G CONECTIVIDADE E WIFI 6 |
|
+ BIOS ESTÁVEL |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:
ASRock TRX40 Creator
COMPONENTES - 82%
REFRIGERAÇÃO - 85%
BIOS - 83%
EXTRAS - 85%
PREÇO - 80%
83%
Revisão do criador Msi p75 em espanhol (análise completa)
Revisão do laptop de design MSI P75 Creator 8SE. Projeto, características técnicas, tela de 17,3, RTX 2060 e Core i7-8750H
Revisão do Trx40 aorus xtreme em espanhol (análise completa)
Revisão da placa-mãe TRX40 AORUS XTREME. Novo chipset e nova plataforma para o Threadripper 3000, o modelo mais brutal da AORUS
Revisão do criador do Msi x299 em espanhol (análise completa)
Revisão da placa-mãe MSI X299 Creator. Características técnicas, desempenho, temperaturas, software, BIOS e preço,