Revisão do criador do Msi x299 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do MSI X299 Creator
- Desembalagem
- Design e recursos
- Cartões de expansão
- VRM e fases de energia
- Soquete, chipset e memória RAM
- Slots de armazenamento e PCIe
- Conectividade Wi-Fi 6 e LAN 10 Gbps
- Portas de E / S e conexões internas
- Banco de ensaio
- BIOS do criador do MSI X299
- Teste de temperatura VRM e overclock no MSI X299 Creator
- Palavras finais e conclusão sobre o MSI X299 Creator
- MSI X299 Creator
- COMPONENTES - 93%
- REFRIGERAÇÃO - 90%
- BIOS - 89%
- EXTRAS - 95%
- PREÇO - 87%
- 91%
Continuamos preenchendo o novo lote de placas-mãe da entusiasta plataforma da Intel e hoje vamos analisar o MSI X299 Creator. É a aposta mais alta do fabricante para que não falte nada ao seu Core i9-10980XE, com um design exterior requintado e a mais recente conectividade. Possui 3 slots M.2, capacidade para instalar até 4 placas gráficas em paralelo, conectividade Wi-Fi axe um link de 10 Gbps. Ele incorpora um link USB-C a 20 Gbps hoje amplamente utilizado.
E é que ao lado dele está incluído um pacote orientado aos criadores de conteúdo, com nada menos que uma placa de expansão PCIe 3.0 x4 com duas saídas DisplayPort e outras duas Thunderbolt 3 e um segundo x16 com 4 slots M.2 para expandir o armazenamento.
Mas antes de iniciar esta revisão, devemos agradecer à MSI por sempre confiar em nós e nos fornecer esta placa-mãe para nossa revisão.
Recursos técnicos do MSI X299 Creator
Desembalagem
Vamos começar esta revisão do MSI X299 Creator como sempre por seu Unboxing. E, nessa ocasião, a MSI exibe sua marca Creator e nos fornece o prato em uma caixa de papelão espessa na cor branca pura com estética impecável e uma alça de transporte. Na parte de trás é onde encontramos a espessura das informações e notícias que esse hardware traz.
Agora abriremos a caixa da maneira tradicional para encontrar os dois andares correspondentes que são responsáveis por manter todos os componentes. No primeiro, temos como sempre o prato muito bem protegido, enquanto no segundo temos todo o resto, principalmente dentro de sacos plásticos.
Este pacote é composto dos seguintes elementos:
- Manual do usuário da MSI X299 Creator Board e Guia de instalação rápida Unidade USB com drivers e drivers necessários 4x cabos SATA de 6 Gbps 2x cabos Corsair RGB e A-RGB juntamente com um divisor Y Y 1 x termistor de temperatura1x termistor de temperatura1x cabo Thunderbolt 3 x cabo Thunderbolt 3Antena Wi-FiStickers para cabos de sinalização3x parafusos de montagem do cartão M.2 M.2 Expander-AERO GEN4 Thunderbolt 3 card
A MSI sempre nos fornece pacotes muito completos para suas placas de topo de gama, e este é o exemplo claro. Além disso, possui placas de expansão tão úteis quanto o armazenamento e o Thunderbolt para expandir a conectividade e a um preço competitivo.
Design e recursos
Vamos nos concentrar primeiro no design do MSI X299 Creator, uma placa com um ótimo trabalho por trás, mas de certa forma, não no nível de excelência de seus rivais top de linha por ser uma placa sem placa traseira e dissipadores de calor menos potentes.
Começando com a face principal, temos algo que realmente gostamos, e é um dissipador de calor que ocupa chipset e slots M.2 chamados Shield FROZR, mas não em um bloco integral. Com isso, evitaremos desmontar meia placa para instalar um simples M.2, pois os três dissipadores de calor de alumínio são fixados com dois parafusos. Neles, há também uma almofada térmica de silicone correspondente.
Nesse caso, não temos nenhum tipo de resfriamento ativo para VRM ou Chipset; mais tarde veremos se foi bem-sucedido ou não pelo fabricante, com suas 12 fases de 90A. De fato, o dissipador de calor do VRM é um bloco de alumínio não muito grande, embora esteja conectado por um heatpipe a outro sob o protetor EMI do painel de E / S.
E, é claro, precisamos falar sobre iluminação, porque esse MSI X299 Creator possui um total de três zonas disponíveis, sendo uma parte do dissipador de calor do chipset, outra no protetor EMI e sob a placa de alumínio da placa de som. Os dois primeiros são compatíveis com o Mystic Light e seu gerenciamento por meio de software. Não é uma placa traseira com iluminação de fundo, ao contrário dos outros modelos X299 do fabricante.
Quanto às soluções interessantes de cada um para a refrigeração e gerenciamento, temos o suficiente. Por exemplo, uma cabeça para medir o fluxo de água, 8 cabeças para conectar ventiladores, 7 sensores de temperatura e uma cabeça para um termistor de temperatura. Tudo isso será controlado através do BIOS, com funções de histerese, DC ou PWM para controlar sempre seu RPM de maneira inteligente.
Também não faltam soluções de suporte para o estado da placa, como o LED Debug do BIOS para postar seu status e o painel EZ Debug LED para indicar as etapas de inicialização nos diferentes dispositivos. No painel traseiro, temos o botão correspondente para a função Flash BIOS que é capaz de atualizar o BIOS a partir do USB sem precisar ter a CPU ou memória RAM montada.
E se finalmente formos para a área traseira veremos que não há proteção na forma de placas de alumínio ou metal. Podemos considerar uma pequena desvantagem diante da proteção extra que esses elementos nos dão e, em um prato tão caro quanto esses, acreditamos que teria sido consistente. Em vez disso, temos o revestimento protetor típico para impedir o contato com trilhos elétricos.
Cartões de expansão
Primeiro de tudo, temos um cartão para expandir a conectividade de armazenamento em 4 slots M.2 extras. Este M.2 Expander-AERO GEN4 possui uma interface PCIe 3.0 x16 (4 pistas para cada slot M.2).
Além disso, é compatível com o conector Intel VROC, que basicamente permite criar configurações RAID sem a necessidade de conectar controladores dedicados. Esta é uma solução própria da Intel, que, juntamente com a Intel Optane Memory, pode obter transferências de dados verdadeiramente altas.
Em segundo lugar, temos uma placa de expansão PCIe 3.0 x4 para integrar a conectividade Thunderbolt 3 ao nosso MSI X299 Creator. Você só precisa conectar a placa ao slot e o conector J1 de 4 pinos à placa. Esta placa possui dois conectores USB Type-C 3.2 Gen2 com Thunderbolt 3 a 40 Gbps e DisplayPort 1.4.
VRM e fases de energia
Agora, vamos entrar em detalhes sobre os componentes e características desta placa MSI X299 Creator. E, é claro, começamos com o VRM, que desta vez consiste em um total de 12 + 1 fases de energia, 12 para o V_Core e 1 para SoC, juntamente com diferentes MOSFETS que são distribuídos para os bancos de memória.
Como principal estágio de energia, temos 13 conversores DC-DC Renesas ISL99390 90A que desta vez serão gerenciados diretamente por uma EPU com controle digital PWM. Nenhum duplicador de sinal foi usado; portanto, são fases reais capazes de fornecer uma intensidade total teórica de 1170 A. Dessa forma, poderemos fazer overclock no novo Intel X e XE, cuja capacidade é muito ampla nesse sentido.
No segundo estágio, temos bobinas de 90A construídas em titânio na mesma quantidade de MOSFETS. E finalmente os capacitores sólidos correspondentes para a suavização do sinal que finalmente entrará na CPU. Também vemos a presença de capacitores SP para fornecer um aprimoramento extra de sinal, uma solução até agora pouco visível nas placas.
E para a entrada de energia, a MSI instalou nada menos que 3 conectores de CPU de 8 pinos e um conector MOLEX na parte inferior para dar estabilidade extra aos slots PCIe, caso colocemos várias GPUs em paralelo. Considere então que precisaremos de uma fonte de alimentação presumivelmente modular para atender às demandas da placa. De qualquer forma, não seria estritamente necessário usar todos os três, sendo que dois seriam suficientes, embora o link fosse mais limitado, gerando mais temperatura e proporcionando menos estabilidade na conexão em caso de overclock, principalmente.
Soquete, chipset e memória RAM
Vamos agora focar no que este MSI X299 Creator traz em termos de notícias da plataforma, que também não são muitas.
Começando com o soquete, não temos alterações em relação à sua configuração para processadores anteriores, algo que é apreciado sempre que houver uma atualização da arquitetura. Ainda é o LGA 2066 tradicional implementado a partir da arquitetura Skylake-X. Lembre-se de que esses processadores Intel de 10ª geração são mais uma iteração com transistores revisados de 14 nm otimizados para a nova arquitetura Cascade Lake-X ou CL-X. De fato, algo que teria sido consistente é já implementar o padrão PCIe 4.0 nesses processadores e placas, mas parece que a Intel não quis dar o passo, certamente devido a limitações no barramento interno de seus processadores.
Seu objetivo não é outro senão competir com a plataforma de estação de trabalho AMD ou, em primeira instância, com o 3900X e o 3950X. E não estará precisamente em potência bruta, exceto no topo da faixa, embora suas pistas PCIe aumentem para 48. Mas eles competirão em preço, com uma queda impressionante nos preços em comparação com o muito caro Kaby Lake-R, colocando, por exemplo, o 10980XE, o melhor de todos, por cerca de 1099 euros.
A capacidade da RAM também foi aprimorada, agora com suporte total a 256 GB de memória DDR4, graças aos 8 slots DIMM de 288 pinos, com suporte para configurações de canal quádruplo. Além disso, a compatibilidade com perfis XMP faz com que as frequências suportadas aumentem para 4266 MHz para o Intel Core i9 10000 X-Series e o Intel Core 9000 e 7000 X-Series.
O chipset continua sendo o Intel X299, com as mesmas 24 pistas PCIe. O que mudou foi o espaço para microcódigo dentro, algo que foi necessário para fornecer compatibilidade com os novos processadores de 10ª geração. Em outros modelos, chamando-o de X299X, mas é realmente o mesmo com essa otimização. Algo que em muitos casos não foi possível fazer nas placas já comercializadas devido a problemas de espaço e à perda de compatibilidade com plataformas anteriores.
Slots de armazenamento e PCIe
Vamos agora ver a conectividade de expansão e armazenamento de alta velocidade que temos no MSI X299 Creator, bem como a distribuição das linhas PCIe em cada caso.
Começando com os slots, temos um total de 4 slots PCIe 3.0 x16 nesta placa e nenhum com capacidade menor como x1 ou x4. Todos eles nos oferecem suporte para AMD CrossFireX de 4 vias e Nvidia Quad GPU SLI de 4 vias.
- Os 4 slots PCIe 3.0 x16 serão conectados diretamente à CPU. Embora o slot PCI_E4 compartilhe um barramento com o slot M.2_3. Quando instalamos uma CPU de 48 pistas (caso do i9-10000), elas funcionam em x16 / x0 / x16 / x8 ou x8 / x8 / x16 / x8. Se instalarmos uma CPU de 44 faixas (caso do i9-9000), elas funcionarão em x16 / x0 / x16 / x8 ou x8 / x8 / x16 / x8. Quando estiver ocupado, M.2_3 PCI_E4 passará para x4. E quando instalarmos uma CPU de 28 pistas (caso do i9-7800), eles funcionarão em x8 / x8 / x8 / x0 ou x16 / x0 / x8 / x0. Então, diretamente o PCI_E4 será desativado.
Só teremos o barramento completo com os novos processadores Intel de 10ª geração, já que esta placa deve ser usada com eles. O restante das faixas será destinado aos slots M.2, como veremos agora.
Portanto, chegamos à seção de armazenamento, onde temos um total de 3 slots PCIe 3.0 x4 M.2, dos quais apenas um deles também é compatível com unidades SATA. Além disso, temos um total de 8 portas SATA a 6 Gbps e optamos por outra conexão de alta velocidade, como uma porta U.2 que suporta PCIe 3.0 x4.
Vamos ver como suas faixas são distribuídas
- O primeiro slot M.2 PCIe x4 (M.2_1) é aquele localizado na parte superior da placa. Ele suporta os tamanhos 2242, 2260, 2280 e 22110 e está conectado ao chipset sem compartilhar um barramento com ninguém.O segundo slot PCIe x4 M.2 (M.2_2) M.2 é o meio. Suporta os tamanhos 2242, 2260, 2280 e 22110 e está conectado à CPU, sem compartilhar um barramento com ninguém.O terceiro slot M.2 PCIe x4 (M.2_3) suporta os tamanhos 2242, 2260, 2280 e 22110 e é conectado à CPU. Nesse caso, ele permanecerá desativado com processadores de 28 faixas e, com a CPU de 44 faixas, limitará o barramento PCI_E4 a x8.
Em todos os casos, o M.2 e o SATA terão suporte para a tecnologia Intel Rapid Storage e configurações RAID 0, 1, 5 e 10. Também oferece compatibilidade com a Intel Optane Memory e com o próprio conector VROC da Intel para configurações RAID. rápido.
Conectividade Wi-Fi 6 e LAN 10 Gbps
Isso já se tornou praticamente um padrão em placas de gama média em plataformas entusiasmadas de todos os fabricantes. Esse MSI X299 Creator não poderia ser menor, então vamos ver o que ele oferece.
Quanto à conectividade de rede, temos uma conectividade tripla para isso. O link com fio mais poderoso é de 10 Gbps, graças a um chip Aquantia AQC-107 soldado diretamente na placa. O segundo link fornece uma largura de banda de 1000 Mbps com o típico chip Intel I219-V. Finalmente, para conectividade sem fio, o chip Intel AX200 Wi-Fi 6 foi instalado, com uma largura de banda de 2, 4 Gbps a 5 GHz e 733 Mbps a 2, 4 GHz e Bluetooth 5.0. Extremamente completo e com a presença de links de alta velocidade, é praticamente o que nos torna estranhos e ver as portas de apenas 1 Gbps como principais nessas placas.
Em relação à configuração do som, temos um codec Realtek ALC1220, o chip de referência Realtek. Isso nos fornece uma sensibilidade máxima na entrada de 108 dB SNR e até 120 dB SNR na saída, com uma capacidade de 8 canais de áudio de alta definição. Dessa forma, temos suporte para reprodução de áudio de 32 bits a 192 kHz. Além disso, um DAC dedicado foi instalado, presumivelmente um SABRE que suporta fones de qualidade profissional de até 600Ω. Todo o sistema pode ser gerenciado graças ao software Nahimic 3, uma solução sempre usada pela marca para seu hardware e notebooks.
Portas de E / S e conexões internas
E alcançaremos o trecho final dos recursos com toda a conectividade periférica que temos no MSI X299 Creator.
Começando com o painel de E / S traseiro, temos:
- BIOS Botão Flash Botão Limpar CMOS 2x Saídas de antena 1x porta PS / 2 para teclado ou mouse 1x USB 3.2 Gen2x2 Tipo-C7x USB 3.2 Gen1 Tipo-A2x USB 2.02x RJ-45 S / PDIF jack óptico de 3, 5 mm
Nesse caso, é surpreendente que não tenhamos USB 3.1 Gen2 Tipo A, pois não resta espaço supostamente devido ao USB-C que nos fornece uma largura de banda de 20 Gbps e que é gerenciado por um chip ASMedia ASM3242. Em qualquer caso, poderíamos conectar um hub a ele e remover precisamente dois do tipo A a 10 Gbps.
As 7 portas 3.1 Gen1 serão gerenciadas por outro chip ASMedia ASM1074. Caso contrário, teremos uma conectividade muito boa, que será concluída com a placa x4 incluída, que nos fornece 2 DisplayPort e 2 Thunderbolt 3.
Como conectividade interna, encontramos:
- 2x USB 2.0 (até 4 portas USB) 2x USB 3.2 Gen1 (até 4 portas USB) 1x USB 3.2 Gen2 tipo C1x painel de áudio frontal 2x cabeçalhos de faixa de LED (1 ARGB e 1 RGB) 7x cabeçalhos de ventilador e bomba de água 1x cabeçalho para sensor de fluxo de água 2x conectores para termistores de temperatura cabeçalho PTM1x J1 para Thunderbolt 31x VROC
Já mencionamos no início a boa conectividade desta placa em termos de iluminação e ventilação; além disso, o pacote traz esses dois termistores de temperatura para que possamos usá-los onde acharmos apropriado.
Nesse caso, temos um driver ASMedia ASM3142 para o cabeçalho interno 3.2 Gen2 Tipo-C. O chipset é responsável por gerenciar as duas portas USB-A 3.2 Gen1 internas e todas as portas 2.0 instaladas interna e externamente.
Banco de ensaio
Para testar este MSI X299 Creator, usamos a seguinte configuração:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-10980XE |
Placa de base: |
MSI X299 Creator |
Memória: |
G-Skill Royal X de 32 GB a 3200 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair H100i V2 |
Disco rígido |
Samsung 860 EVO |
Placa gráfica |
Nvidia RTX 2060 FE |
Fonte de energia |
Corsair RM1000 |
Como podemos ver, optamos por um equipamento de teste de última geração. É claro que montamos o sistema de refrigeração líquida Corsair H100 V2 como em outros casos, mas para o teste de overclock, um sistema mais poderoso como o Asus Riujin 360 foi necessário .
A placa gráfica escolhida é o RTX 2060 em sua versão de referência. Acreditamos que é uma boa opção, pois é acessível para muitos mortais e é a que usamos em todos os nossos testes. Para 2020, optaremos por montar um gráfico mais alto, para ver se temos um RTX 2080 SUPER.
BIOS do criador do MSI X299
A MSI sempre cuida ao máximo da estética de seus componentes, especialmente os da linha Creator e Design, que vemos refletidos neste BIOS com elementos brancos na pele usual.
O MSI é um BIOS muito completo, um dos melhores em termos de gerenciamento avançado de componentes com o clique de um botão. Com apenas um botão, podemos ativar o XMP das memórias e, com outros, podemos fazer o overclock da CPU. Temos controle total da iluminação, ventilação e tudo o que tem a ver com as conexões da placa. Uma verdadeira maravilha.
Teste de temperatura VRM e overclock no MSI X299 Creator
Agora, trataremos de estressar o conjunto para ver as temperaturas do VRM e, em seguida, fazer o overclock desta CPU, que já possui algumas para as placas que estamos testando. Se tivéssemos dúvidas sobre o aquecimento desses MOSFETS 90A com um dissipador de calor relativamente pequeno, a MSI esclareceu as dúvidas com apenas 46 o C, o que é ótimo. Além disso, nas imagens térmicas, podemos observar as temperaturas atingidas com um i9-10980XE ativado por 12 horas de estresse. E o melhor é que tudo fica completamente silencioso, pois não possui ventilador.
No que diz respeito ao overclock, também obtivemos um desempenho sensacional e cumprimos o esperado no MSI X299 Creator. Conseguimos uma boa estabilidade deste CPU em 4, 9 GHz com 1, 3 V, sendo a mesma figura que a obtida na placa Asus. Tenha em mente que, se formos além de 4, 7 GHz, as temperaturas da CPU dispararão e, portanto, optamos por uma configuração de 360 mm. A capacidade e resistência desses processadores Intel são mais uma vez admiráveis, especialmente considerando que são 18C / 36T.
Palavras finais e conclusão sobre o MSI X299 Creator
Sem ter uma estética tão impressionante quanto seria de se esperar em uma gama superior, como o MSI X299 Creator, temos uma qualidade de construção superior. O VRM, composto por 12 + 3 fases com MOSFETS 90A e sem dobradores, oferece um desempenho espetacular tanto em temperaturas quanto em capacidade de overclock. Além disso, seu resfriamento é muito solvente sem a necessidade de ventiladores, bom trabalho da MSI.
Não estamos enfrentando uma nova plataforma, isso é evidente, mas o X299 adicionou um novo código para funcionar de maneira ideal com o novo lote de processadores Intel Core i9 Cascade-Lake. Sem se destacar, estão em seu excelente preço, como os 1000 euros do 10980XE, e em sua capacidade e dureza de overclock, que conseguimos elevar para 4, 9 GHz a 1, 3V sem grandes problemas, exceto a temperatura.
Recomendamos o nosso guia para as melhores pranchas do mercado
No que diz respeito à conectividade, temos todas as pistas PCIe ocupadas, por exemplo, com 4 PCIe x16s que suportam configurações de até 4 GPUs em paralelo com esses novos processadores. Seus 3 M.2 + 8 SATA + 1 U.2, ou as duas placas de expansão que ele inclui, com 4 conectividade M.2 extra e Thunderbolt 3. Se pedirmos mais, teremos, pois não há link para 10 Gigabit ou Wi-Fi 6.
Este prato estará disponível em breve para os poucos que podem pagar, embora ainda não saibamos o preço que terá nas lojas espanholas, mas em segundo lugar, acima de 700 euros. É uma placa destinada a um público entusiasmado, criadores de conteúdo que ganham a vida neste campo ou projetam em larga escala. Para eles e o mundo dos jogadores, temos tudo, apenas o preço é a desvantagem.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ PROJETO E CONSTRUÇÃO |
- SEM USB TIPO-A GEN2 NO PAINEL DE E / S |
+ VRM PODEROSO E EXCELENTES TEMPERATURAS | |
+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO COM TAMPA DE GAMA |
|
CONECTIVIDADE + 10G, WIFI 6, THUNDERBOLT E + 7 M.2 |
|
+ EXCELENTE GERENCIAMENTO DE BIOS E CONEXÕES |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:
MSI X299 Creator
COMPONENTES - 93%
REFRIGERAÇÃO - 90%
BIOS - 89%
EXTRAS - 95%
PREÇO - 87%
91%
Revisão do criador Msi p75 em espanhol (análise completa)
Revisão do laptop de design MSI P75 Creator 8SE. Projeto, características técnicas, tela de 17,3, RTX 2060 e Core i7-8750H
Revisão do criador do Asrock trx40 em espanhol (análise completa)
Revisão da placa-mãe ASRock TRX40 Creator. Chipset e nova plataforma entusiasta Threadripper 3000, recursos e testes
Revisão do msi x299 tomahawk ártico em espanhol (análise completa)
Analisamos a placa-mãe MSI X299 Tomahawk Arctic: características técnicas, PCB branca, som Audio Boost IV, BIOS, desempenho e preço dos jogos