Análise do Asrock fatal1ty x470 gaming k4 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
- Aparência e distribuição
- Armazenamento
- Expansão do cartão
- Conectividade frontal e traseira
- Som
- BIOS
- De software
- Overclock e temperaturas
- Palavras finais e conclusão ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
- ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
- COMPONENTES - 80%
- REFRIGERAÇÃO - 77%
- BIOS - 79%
- EXTRAS - 79%
- PREÇO - 81%
- 79%
A linha Fatality é um clássico da ASRock, talvez a atração do mítico jogador não seja mais o que era, mas a linha continua a oferecer uma série de recursos e benefícios que a tornaram um dos clássicos desta marca e um dos referências no mercado quando procuramos algo barato e bom para o nosso novo processador. Apresentamos a você o novo ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4.
Quer ver nossa análise? Não o perca!
Agradecemos à ASRock pelo empréstimo do produto para sua análise:
Características técnicas ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
Aparência e distribuição
Um dos elementos clássicos dessa linha da ASRock é a combinação de vermelho e preto em muitos aspectos do quadro. São as cores características da linha e são totalmente mantidas neste novo modelo.
PCB preto, detalhes em vermelho, suporte expandido para iluminação RGB em diferentes zonas e uma poderosa fonte de alimentação do processador que inclui 12 fases para o processador, com dois tipos diferentes de bobinas, para filtragem final mais fina e duas Fases de energia para todos os quatro bancos de memória com suporte para até 64 GB de RAM DDR4 de alta velocidade e dois canais com suporte para perfis Intel XMP.
Sua aparência e distribuição são as de uma placa-mãe simples, mas perfeitamente equipada e adaptada às necessidades de um PC de última geração. Gosto especialmente da limpeza e do posicionamento dos conectores, especialmente do slot M.2 acima do slot gráfico principal, que deixa bastante espaço para trabalhar com esses dois componentes importantes.
O resfriamento é simples, adaptado ao mínimo necessário dos chipsets mais recentes da AMD, com um dissipador de calor passivo para o chipset e dissipadores de calor de alumínio anodizado cinza para a zona de energia.
Temos muito espaço para dissipadores de calor, temos um bom acabamento na área de conectores traseiros e todos os conectores na placa estão onde esperamos que eles estejam. Portas SATA, elementos de monitoramento suficientes e bem posicionados e conectividade suficiente e de qualidade. É evidente que não é um dos modelos mais poderosos da marca, possui algumas deficiências, como veremos ao longo desta análise.
O bom trabalho realizado em seu PCB de camada dupla de cobre de 2 onças não está entre essas deficiências. Essa qualidade de fabricação também é encontrada nos reforços para os slots gráficos, com blindagem para reforçar sua resistência mecânica e com conectores com revestimento de ouro de 15 mícrons, o mesmo que foi usado para os contatos dos slots de memória.
O ASRock Fatality X470 Gaming K4 também inclui capacitores sólidos Nichicon 12k 105C japoneses, capacitores específicos para sistemas Hi-Fi em área dedicada da placa de circuito impresso à placa de som, quatro bobinas de 45A, etc.
Armazenamento
Como qualquer placa-mãe que se preze, sempre dentro dessa faixa de preço, este novo modelo da ASRock possui uma montagem de armazenamento que combina armazenamento tradicional com seis portas SATA de 6 Gbps, com capacidade RAID e duas portas M.2 que são capaz de desenvolver velocidades 4x PCI Express 3.0 4x, uma delas enquanto a outra é limitada às velocidades 2x2 PCI Express 2.0.
Em ambos os casos, um suporta 32 Gbps de largura de banda e o outro suporta até 10 Gbps de largura de banda. Curiosamente, ambos são soquetes do tipo M e também possuem conectividade SATA, que completa os 8 conectores SATA compatíveis com o chipset AMD X470. O principal, que podemos identificar por ter um dissipador de calor de tamanho completo, suporta unidades de até 110 mm de comprimento, enquanto o secundário permanece com 80 mm de comprimento.
O chipset X470 da AMD também suporta os modos RAID nos conectores M.2, adicionando ao RAID 0, 1 e 10 o suporte aos conectores SATA e também adiciona suporte à tecnologia StoreMI da AMD, que permite que os discos mecânicos tenham um sistema duplo de cache baseado em unidades SSD suportadas por até 2 GB de RAM, fazendo com que todo esse armazenamento se comporte como uma única unidade voltada para o Windows, mas com um sistema de cache que supera muitos outros que encontramos no mercado.
Obviamente, com o suporte desta placa-mãe, temos total compatibilidade com as unidades NVMe, que rodam nela com todo o seu potencial, com a possibilidade de inicializar perfeitamente o sistema operacional a partir delas.
Expansão do cartão
A ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4 é uma placa-mãe simples, sem grandes adições na forma de controladores integrados, mas também é uma boa placa-mãe para o crescimento de um computador inteiro.
Possui seis slots de expansão, quatro deles PCI Express 3.0 1x e dois PCI Express PCI Express 16X. Esses dois slots são reforçados com uma armadura de metal que aumenta sua resistência mecânica ao remover ou inserir placas ou suportar placas gráficas grandes e pesadas.
O primeiro dos slots é do tipo 16X e é capaz de desenvolver essas velocidades com qualquer processador ou gráfico que instalarmos; o segundo, se o usarmos em conjunto, limitará ambas as conexões a 8X e, nas APUs da AMD, o seu link máximo diminuirá. 8x a 4x. A placa suporta Crossfire e SLI para que possamos montar até duas placas gráficas em paralelo com um máximo de 4 GPUs entre os dois conectores.
A melhor coisa é que a separação de ambos os conectores é de dois slots, o que melhora a ventilação e permite o uso de gráficos ou dissipadores de calor superiores, e em nenhum dos casos abrange nenhum dos dois slots M.2 da placa-mãe.. Um design inteligente que torna tudo muito mais acessível e oferece melhor ventilação.
Conectividade frontal e traseira
A ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4 é uma placa-mãe muito completa, mas nesse aspecto, vemos uma das poucas deficiências. A parte frontal possui um bom número de conectores, mas não possui um conector USB 3.1 Gen2 de 10 Gbps, como os que podemos ver em modelos de outras marcas, e este, com preços um pouco mais altos. É verdade que não é um conector que muitas caixas integram hoje, mas isso não justifica sua falta, principalmente quando esse chipset tem suporte nativo para essa tecnologia e, de fato, como veremos agora, esta placa integra esse tipo de conector em sua painel traseiro.
O conjunto do conector frontal é composto por cinco portas USB 3.0 Gen1 de 5Gbps, quatro portas USB 2.0 tradicionais e a conectividade HD Audio que podemos encontrar em qualquer placa-mãe. O painel traseiro do conector é meio engraçado, porque tudo está muito concentrado no lado usual dos conectores de som, e parece que é uma configuração de conector esparsa, no entanto, é exatamente o oposto.
Inclui seis portas USB 3.1 Gen1, Gen1, dois conectores USB 3.1 Gen2 com velocidade de 10 Gbps, sendo um tipo A e outro tipo C, além de um conector PS2 e teclado herdado (para aqueles que você ainda usa seu teclado mecânico IBM antigo com duas teclas de final de função) e também algo incomum nas placas X470, como conectividade de vídeo.
O lamentável é que ele é apenas um conector HDMI do tipo 1.4A, para que você não possa tirar proveito do suporte ao HDMI 2.0 que as novas APUs AMD têm, mantendo uma resolução máxima de 4k a 30Hz. É verdade que esses gráficos não poderão mover jogos nessa resolução, mas em vídeo.
O sistema de conectividade Ethernet é assinado por um Intel I211A T com velocidade de 1Gigabit e latências muito baixas. É um ótimo chipset que nos garantirá um excelente desempenho, com consumo de CPU muito baixo e suporte para qualquer sistema operacional nativo. Uma excelente escolha da ASRock.
A conectividade também inclui algumas coisas interessantes, como conectores de ventilador especializados em dissipadores de calor oficiais da AMD com LEDs, um conector RGB padrão de 5 a 12v e também um conector "Endereçável RGB" para sistemas de efeitos de iluminação mais avançados.
Ele também possui um conector molex de quatro pinos, especializado em bombas de acionamento para sistemas de refrigeração líquida e mais três conectores para ventiladores bem distribuídos, localizados nas principais áreas da placa.
Som
A placa de som integrada neste modelo combina um DSP de qualidade comprovada, como o Realtek ALC1220, com uma taxa de ruído de 120dB SNR, onde foram utilizados componentes projetados especificamente para sistemas de som de alta qualidade, como capacitores sólidos japoneses.
Uma placa de circuito impresso separada e dedicada e uma proteção contra ruído eletromagnético, que atinge a área do conector traseiro da placa, combinam um suporte que fala muito sobre o envolvimento com o som que a ASRock também possui em seus médios.
A conectividade é do tipo 7.1, com conectores com detecção automática e banhados a ouro, adicionando também conectividade digital óptica SPDIF e vem equipada com o poderoso codec Sound Blaster Cinema5, uma das versões mais recentes de efeitos sonoros assinadas por um marca icônica no mundo dos PCs, como o Creative Labs.
A ASRock também montou um controlador de impedância automático na parte traseira “Line Out” e um amplificador NE5532 para o conector frontal da placa com suporte para fones de ouvido de até 600ohm.
BIOS
O ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4 possui uma BIOS UEFI onde podemos operar com teclado e mouse. Com um design minimalista, possui as opções básicas perfeitamente concentradas para que o usuário iniciante não precise quebrar a cabeça para fazer overclock ou tirar proveito de suas memórias de alta velocidade.
Ele também possui assistentes de atualização da BIOS, gerenciador de ventiladores com ambiente gráfico e calibrador automático, gerador de instalador de driver e também um gerenciador poderoso para processadores AMD que inclui um grande número de configurações avançadas que podem ser usadas se quisermos parametrizar o detalha a operação do sistema.
O overclock é fácil, contanto que tenhamos o resfriamento certo, e ele suporte todas as tecnologias de gerenciamento de energia e overclocking que a AMD oferece para sua linha Ryzen 1000 e Ryzen 2000.
De software
O conjunto de software ASRock é certamente um dos menos elaborados, mas possui os aplicativos certos e necessários, além de um dos gerenciadores de atualizações mais poderosos e capazes que testamos. Ele manterá nosso sistema atualizado, é fácil evitar "bloatware" e lida com utilitários e programas, além de atualizações de BIOS e de drivers.
Com o F-Stream, podemos controlar aspectos como a operação de nossos ventiladores ou overclock, além de monitorar o sistema. É um bom complemento para aqueles de nós que se acostumaram a usar o AMD Ryzen Master para "milimetrar" a configuração do nosso sistema.
O sistema RGB desta placa, em várias áreas, é controlado pela tecnologia ASRock Polychrome que permite a sincronização com outros sistemas compatíveis com RGB, de qualquer uma de suas portas, ou também sincroniza com os novos sistemas ARGB que permitem o controle independente de todas as os LEDs de um dispositivo com esta tecnologia integrada. Produz efeitos mais complexos e ricos.
No conjunto de programas, podemos encontrar utilitários para entrada direta na UEFI BIOS, ou o codec Sound 5 Blaster Cinema 5, o melhor que podemos encontrar no mercado, dando um novo significado à parametrização personalizada do som integrado.
Overclock e temperaturas
Não detectamos nesta placa-mãe nenhum tipo de melhoria ou problema no gerenciamento do overclock dos processadores que podemos montar no soquete AM4. Utilizamos para nossos testes um poderoso AMD Ryzen 2700X com um overclock sustentado de 4100MHz a 1, 34v, tensão moderada, mantendo o dissipador como padrão, o Wraith Prism que é totalmente compatível com esta placa-mãe, com um conector RGB precisamente dedicado a ele.
O suporte à memória de alta velocidade é excelente. Nossas memórias de teste funcionam a 3400MHz com Command Rate 1T, oferecendo 35GBps de largura de banda.
O dissipador de calor sempre foi mantido dentro de suas especificações para não produzir mais do que 40dBA com temperaturas controladas de 72 graus, que são perfeitamente suportadas por este processador, sem nenhuma oscilação ou oscilação de freqüência em nenhum dos seus oito núcleos.
Isso, combinado com um amplo suporte de memória, nos permitiu montar um sistema muito sólido, com excelente desempenho e bem equilibrado entre processador e memória. Nada mal, considerando que esta é uma placa-mãe X470 com custo abaixo de 175.
No estresse as temperaturas são mantidas corretamente. Usamos o dissipador de calor AMD original. O ruído é de cerca de 40dBA, que é o objetivo que a AMD estabeleceu para este dissipador de calor com esses processadores. O 4100MHz é sustentado em todos os núcleos, sem modo turbo.
Palavras finais e conclusão ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
É claro que esta não é a melhor placa-mãe X470 do catálogo da ASRock, ela possui algumas pequenas deficiências e não possui adições importantes, como suporte a Wi-Fi (existe outra variante deste modelo que a integra), mas é um bom exemplo de que podemos montar um novo processador Ryzen 2 com uma grande placa-mãe, que suporta o overclock moderado que desejamos para uso constante, sem ter que investir grandes quantias.
É uma placa-mãe que oferece bons níveis de qualidade, um conjunto interessante de software, sem muito alarde, e uma poderosa bios que oferece parametrização muito detalhada para especialistas, mas também simplicidade nos parâmetros básicos para aqueles com menos experiência. A ASRock continua na sua linha de fabricação de produtos competitivos a preços adequados.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ Bom preço |
- Sem conector USB 3.1 Gen2 frontal |
+ Excelente sistema de alimentação | - A porta HDMI não suporta 4k a 60Hz |
+ Slot Duplo M.2 |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de prata:
ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
COMPONENTES - 80%
REFRIGERAÇÃO - 77%
BIOS - 79%
EXTRAS - 79%
PREÇO - 81%
79%
Análise do Gigabyte aorus x470 gaming 7 wifi em espanhol (análise completa)
Análise da placa-mãe Gigabyte Aorus X470 Gaming 7 WiFi: características técnicas, design, componentes, fases de energia, sistema de refrigeração, overclock, disponibilidade e preço.
Análise de desempenho da Asrock fatal1ty h370 em espanhol (análise completa)
Analisamos a placa-mãe ASRock Fatal1ty H370 Performance: características técnicas, design, VRM, unboxing, iluminação RGB, estabilidade do BIOS, conexão Wifi, conexões M.2, sata, disponibilidade e preço na Espanha.
Análise do Asrock x470 taichi em espanhol (análise completa)
Analisamos a placa-mãe ASRock X470 Taichi: características técnicas, design, fases de potência, overclocking, desempenho, disponibilidade e preço