Avaliações

Análise do Asrock x470 taichi em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Há alguns dias testamos uma das placas-mãe X470 mais interessantes do catálogo ASRock, a X470 Gaming K4 da linha Fatal1ty, hoje vamos além, testando um dos modelos mais avançados e caros da marca, a ASRock X470 Taichi..

Quer ver nossa análise? Não o perca!

Agradecemos à ASRock pelo empréstimo do produto para sua análise:

Características técnicas ASRock X470 Taichi

Apenas alguns dias atrás, tive a oportunidade de testar uma das placas-mãe com chipset X470 mais equilibradas do mercado: era a ASRock X470 Fatal1ty Gaming K4, hoje volto a esta plataforma, para outra descoberta interessante dessa mesma marca.

Outra placa-mãe com o mesmo chipset, da mesma marca e basicamente com a mesma funcionalidade, mas com a diferença de que esta é a placa-mãe ASRock definitiva para esse chipset, onde eles jogaram o resto, uma obra de arte com design PCB com o qual você deseja pendurá-lo na parede. Agora, nem tudo é imagem, então vamos testá-lo.

Aparência e distribuição

O ASRock X470 Taichi é em grande parte o complemento de tudo que eu poderia perder no Fatal1ty Gaming K4, integra mais tecnologias, potencializa ainda mais certos aspectos e é definitivamente melhor, mas também é visivelmente mais elaborado em seu design, de onde Os dissipadores de calor, direto para a placa de circuito impresso, combinam-se para obter um design que vale a pena mostrar.

Traga os acessórios habituais, incluindo um jumper SLI

Como você pode ver nas imagens, é uma placa-mãe que mantém a essência da linha Taichi com um design de PCB muito elaborado que mostra serigrafias diferentes que combinam e aprimoram o design de outros elementos na placa, mesmo componentes simples e comuns como Pode ser a bateria para o CMOS. O PCB é feito de fibra de vidro de alta densidade e dois Oz de cobre foram usados ​​para melhorar a condutividade e reduzir a temperatura da placa.

Na verdade, este é o epicentro de um design circular que abrange quase toda a placa, que se encaixa no dissipador de calor do chipset e termina em formas planas na área MosFETs, na placa de cobertura do conector e no isolamento do sistema de som. integrado. Preto, cinza e branco são combinados com um poderoso sistema RGB que suporta RGB clássico e o novo "RGB endereçável".

A ASRock não corre riscos com o tamanho e transformou a ASRock X470 Taichi em uma placa-mãe perfeitamente ajustada ao padrão ATX. A distribuição também é clássica, mas bem feita. Temos os conectores frontal e de origem onde esperamos encontrá-los, conectores rotativos de 90 graus para USB 3.0 e SATA e um arranjo de componentes que deixa muito espaço para grandes dissipadores de calor e boa capacidade para placas de expansão.

Possui 16 fases de energia digital com MosFETs de camada dupla e um sistema de energia premium composto por capacitores Nichicon pretos premium, Chokes com capacidade de corrente de até 60A. A memória também recebe capacidade extra de filtragem de sinal através de um sistema de energia de duas fases.

Os dissipadores de calor para os MosFETs, além do dissipador de calor do chipset, são feitos de alumínio de uma peça e combinados com a eficiência do sistema, além do baixo consumo dos chipsets AMD mais recentes, alcançam excelentes resultados.

Nele, podemos montar até 64 GB de memória DDR4, em canal duplo, é totalmente compatível com os perfis Intel XMP e a ASRock garante que ele possa suportar memórias de mais de 3466 MHz através de overclock. Nós o testamos com memórias dessa velocidade, com excelentes resultados e uma compatibilidade perfeita que garante excelente estabilidade.

Armazenamento

As placas de expansão compartilham espaço com os slots M.2 Socket 3 para unidades SSD. Possui dois desses conectores, apenas um deles com dissipador de calor em tamanho normal. Este também é mais longo, compatível com unidades de até 110 mm de comprimento. Este slot suporta unidades SATA de 6 GBps e também unidades PCI Express com suporte para conectividade PCI Express 3.0 4x com até 32 Gbps de largura de banda.

O conector secundário, que compartilha a conectividade com a porta PCI Express 5 da placa, é capaz de 4x links PCI Express 2.0, permitindo o desenvolvimento de larguras de banda de até 20 Gbps. Esta placa-mãe tem suporte oficial para as novas unidades Intel Optane 905P, embora elas sempre devam ser montadas no slot principal e tenham o dissipador de calor de corpo inteiro instalado para uma operação adequada.

A conectividade SATA tem até 8 conectores, mas nem todos são fornecidos pelo chipset X470. Dois deles são adicionados usando um controlador ASMedia dedicado. Esses dois conectores SATA não possuem o modo RAID, nem são suportados pelo sistema StoreMI da AMD, mas oferecem capacidade extra.

Os seis principais conectores SATA suportam modos RAID com modos como RAID 0, RAID 1 e RAID 10, que , como você sabe, é uma combinação dos dois anteriores para ter mais desempenho e segurança de dados combinados (requer um mínimo de quatro discos).

O slot principal M.2 possui um dissipador de calor de corpo inteiro compatível com unidades de até 110 mm de comprimento.

Expansão do cartão

Os cinco slots PCI Express são configurados da seguinte maneira: dois slots PCI Express 3.0 16x, que permitem trabalhar em SLI ou Crossfire com links de até 8x (16x se usarmos apenas uma placa), duas portas PCI Express 3.0 1x e uma porta PCI Express 3.0 4x. Este último compartilhou com o segundo slot M.2.

Gosto do espaço entre os slots principais, com espaço para as placas respirarem se montarmos dois, com o slot M.2 principal no topo do primeiro slot gráfico, para que tudo fique acessível. O último slot com tamanho PCI Express 16x não faz muito sentido, a verdade.

Eu já comentei que o ASRock X470 Taichi é certificado para SLI e Crossfire e, embora tenha apenas espaço para duas placas, podemos usar placas GPU duplas, embora já tenhamos passado algumas gerações sem ver esse tipo de placas no mercado doméstico. Se você ainda tem um por aí, pode usá-lo sem problemas nesta placa-mãe. Os dois conectores gráficos têm o sistema de reforço de slot “shell” de metal da ASRock. Isso adiciona um acréscimo de resistência mecânica para que nossa chapa esteja sempre em perfeitas condições.

Conectividade frontal e traseira

Este modelo inclui melhorias interessantes no nível conectivo, além de um grande número de conectores internos e externos. Na parte frontal, podemos encontrar uma melhoria importante, embora ainda não seja generalizada em caixas intermediárias, como um conector USB 3.1 Gen2 tipo C. Esse conector desenvolve até 10 Gbps de largura de banda e também melhora a capacidade de carga de até 15 w (5v-3A).

A conectividade frontal também é aprimorada por quatro conectores USB 3.1 Gen1 tipo A, todos localizados no lado direito da placa, a meia altura. Finalmente, também temos quatro portas USB 2.0 localizadas na extremidade inferior da placa, um local onde podemos usá-las facilmente para outros fins, além de servir para os conectores frontais da caixa.

Entre os conectores internos, também encontramos cinco conectores Molex para ventiladores, um especializado em ventilador de CPU e outro especializado em bombas de acionamento para sistemas de refrigeração líquida. Também podemos encontrar conectividade RGB para os fãs oficiais da AMD, conector RGB clássico com suporte para 5-12v e conectividade ARGB para os sistemas de iluminação mais modernos.

O conector frontal para áudio também foi tomado muito cuidado, como veremos mais adiante e também teremos um conector auxiliar de 12v duplo para CPU e um monitor POST com o qual é possível visualizar informações de diagnóstico na placa em tempo real.

O painel traseiro também não fica muito atrás e também possui conectividade de vídeo, algo incomum em uma placa-mãe dessa faixa, embora, graças a isso, também tenhamos suporte para as APUs de última geração da AMD com gráficos Vega. O lamentável é que o conector integrado é um HDMI 1.4b que suporta apenas resoluções de 4K a 30Hz de atualização vertical. Teria sido mais lógico tirar proveito da conectividade Displayport 1.4 desses processadores, que é perfeitamente conversível em HDMI, adicionaria suporte a 4K @ 120Hz e também pouparia à ASRock os royalties necessários para incluir conectividade HDMI em qualquer produto.

O painel traseiro do ASRock X470 Taichi também inclui seis portas 5Gbp USB 3.1 Gen1 Tipo A, conectividade herdada de teclado e mouse PS2, dois conectores de antena para conectividade sem fio integrada, conectividade Gigabit Ethernet, áudio comum e também dois conectores USB 3.1 Gen2 10Gbps na forma de um conector tipo A e também um conector tipo C com os mesmos benefícios.

A ASRock também inclui um botão de redefinição do CMOS que nos permitirá redefinir o BIOS para as configurações de fábrica sem precisar abrir o gabinete do computador. Uma adição fundamental a uma placa que sem dúvida foi projetada para aproveitar a baixa capacidade de overclock (pelo menos com o resfriamento acima da temperatura ambiente) dos processadores Ryzen.

Acesso a redes Ethernet e sem fio

A ASRock integrou um sistema de comunicação de rede completo ao ASRock X470 Taichi, incluindo chipsets separados da Intel. A Ethernet é um Intel I211AT, um chipset que a ASRock está usando em toda essa faixa, o que garante latências reduzidas, suporte nativo nos sistemas operacionais mais recentes e operação à prova de bomba. Atinge velocidades Gigabit, mas como você já sabe, também se adapta às frequências de trabalho mais baixas.

O chipset Wireless também é assinado pela Intel, mas é um pouco mais decepcionante que a versão Ethernet. Digo isso porque a versão usada é uma Intel Wireless-AC 3165 que possui uma velocidade máxima de transferência de 433mbps. Chipsets, como o AC7260 ou o AC7265, que são um pouco mais caros, atingem velocidades de até 867mbps com a mesma configuração de antena que esta placa-mãe montou.

O chipset Wireless também oferece suporte a banda dupla, para se adaptar a todos os tipos de redes, e também integra o suporte ao Bluetooth 4.2 para conectividade de periféricos e outros dispositivos.

Som

Nas faixas mais altas, como no caso do ASRock X470 Taichi, o ASRock leva o resto em termos de som. Nesse caso, possui a quarta geração do sistema Purity Sound da ASRock. Este sistema é suportado por um DSP de qualidade, como o Realtek ALC1220, que suporta um PCB isolado, onde também foram montados componentes para sistemas Hi-Fi, como os capacitores Nichicon Fine Gold Series. Também está incluído um conversor digital-analógico (DAC) com uma taxa de ruído de 120dB SNR.

Também monta um amplificador para a conectividade frontal de nossa placa-mãe, especificamente um NE5532 da Texas Instruments que suporta fones de ouvido com impedância de até 600ohm e que o ASRock se conecta à nossa placa-mãe com um conector frontal com pinos banhados a ouro para melhor condutividade. A placa também possui um circuito anti-pop e camadas em diferentes níveis para os canais esquerdo e direito.

Neste conector de saída de linha, teremos um detector de impedância automático, para que nossos fones de ouvido ou alto-falantes tenham sempre a configuração mais adequada para eles e o sistema de som seja equipado com um codec Soundblaster Connect além de ter também todos os seus conectores de áudio banhados a ouro e conectividade digital através de uma saída óptica do tipo SPDIF.

Bios

Exceto pela personalização de cores, este BIOS não difere dos outros que pudemos testar em outros modelos da marca. A principal característica dos bios ASRock UEFI é que eles são fáceis de usar, combinando o controle do mouse que exigimos dos bios mais modernos com muita agilidade do teclado com a qual estamos acostumados aos bios clássicos.

Este modelo possui um excelente nível de parametrização para processadores AMD da linha Ryzen 1000 e Ryzen 2000. Poderemos tirar o máximo proveito deles, com boa parametrização de tensões e com ótimo suporte para memórias de alta velocidade, tanto através de parametrização manual quanto com ajustes manuais muito específicos.

O BIOS possui utilitários para atualizar o BIOS online, para ajustar os ventiladores através de perfis ou manualmente, e excelente controle para sistemas de armazenamento e drivers necessários para sua instalação.

Não é uma das biografias mais estéticas do mercado, mas possui todas as opções que esperamos de uma placa de alto desempenho em um formato que possamos lidar rapidamente. A redefinição do CMOS, integrada no painel traseiro dos conectores da placa, é outra funcionalidade importante a ser combinada com a operação desta BIOS.

De software

A ASRock oferece um bom conjunto de programas, que podemos gerenciar graças à sua “App Store”, que não apenas atua como um mecanismo de pesquisa de atualização, incluindo atualizações de bios, mas também possui um catálogo de aplicativos próprios da marca, que eles podem realmente nos oferecer funcionalidade e outros que poderíamos considerar "bloatware", como navegadores, antivírus e outros, que não precisamos instalar se não quisermos.

Nas próprias aplicações deste ASRock, podemos encontrar o A-Tuning, que nos permite controlar aspectos como a operação de nossos ventiladores ou overclocking, além de monitorar o sistema. É um complemento interessante, embora sem dúvida a melhor aplicação para gerenciar nosso processador Ryzen seja através do aplicativo Ryzen Master da AMD. Com ele e com o A-Tuning, teremos acesso a toda a configuração do nosso PC diretamente do Windows. Como podemos ver, essa combinação nos ajudará a aproveitar ao máximo o nosso ASRock X470 Taichi.

O sistema RGB do ASRock X470 Taichi está equipado em várias zonas: especificamente, na zona da placa de som, no chipset e na cobertura do conector traseiro. Tudo é controlado pela tecnologia ASRock Polychrome, que permite a sincronização com outros sistemas compatíveis com RGB, de qualquer uma de suas portas, ou também sincroniza com os novos sistemas ARGB (Addressable RGB) que permitem o controle independente de todos os LEDs de um dispositivo com essa tecnologia integrada. Produz efeitos mais complexos e ricos e também está sendo padronizado rapidamente, para que possamos tirar proveito dele para controlar componentes de outras marcas, como memórias, sistemas de refrigeração líquida etc.

Overclock e temperaturas

Embora este modelo ofereça uma linha de energia muito mais estabilizada do que outros modelos da marca que testamos, a verdade é que parece que nosso processador não está aproveitando mais, não sem sistemas de refrigeração capazes de reduzir significativamente a temperatura de trabalho do processador e ao mesmo tempo permite aumentar substancialmente a voltagem do processador.

Isso significa que, embora tenhamos uma placa-mãe mais avançada, não conseguimos exceder as frequências que já tínhamos obtido com este processador. Permanecemos em 4100MHz estabilizados, sem redução, o que aumenta o desempenho deste processador, que só atinge essas frequências em modos turbo temporários, quase 20% de forma sustentada. Ótimo para este ASRock X470 Taichi !

É uma melhoria interessante, mas teremos que procurar em outros lugares, em relação a outros recursos adicionais, ou usar refrigeração de alta capacidade, para que possamos fazer sentido pagar mais por esta placa do que por outros modelos da marca com o mesmo chipset e preços mais baixos.

A temperatura média é de 75 graus, com picos atingindo 78 estressando a CPU.

O dissipador de calor AMD Wraith foi projetado para funcionar em 40dBA, que é um ruído muito adequado para um dissipador de calor que estará dentro do chassi. As temperaturas de trabalho são de 75 graus, com uma temperatura ambiente de 25, dentro das especificações do processador, e a estabilidade é total. A placa garante um bom desempenho extra neste processador de 8 e 16 fios, mantendo tudo nos parâmetros adequados para operação 24/7.

Palavras finais e conclusão ASRock X470 Taichi

As melhorias que a linha Taichi oferece em relação a outros modelos e faixas da ASRock geralmente são uma combinação de integração de mais controladores, mais capacidade conectiva e também projetos mais arriscados. Tudo o que encontramos no novo chipset ASRock X470 Taichi com X470 para processadores AMD Ryzen.

O que não encontramos é uma maior capacidade de overclock, pelo menos com o resfriamento convencional e com nosso processador (você sabe bem que a sorte em overclock também é um fator), por isso não encontramos razão para pagar mais por esse modelo se nosso objetivo é overclock moderado que podemos usar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

É verdade que oferece outros recursos adicionais, talvez o melhor para a melhoria de sua placa de som e sua conectividade de rede expandida, mas o resto não é muito diferente de outros modelos mais baratos da marca. Isso não acontece apenas com a ASRock, mas normalmente com todos os fabricantes, e é nosso dever, como consumidores, esclarecer se estamos dispostos a pagar mais por essas melhorias, para pensar que poderemos ter mais overclock com esse modelo, com meios convencionais, certamente levará à decepção.

De resto, parece-nos um modelo muito equilibrado, com um design moderno que combina formas 3D com formas 2D de serigrafia no PCB, como apenas a ASRock sabe fazer. Uma beleza muito completa e que, com seu preço de 244 Euros, a ASRock X470 Taichi continua sendo muito competitiva em relação aos modelos da mesma faixa de outros fabricantes.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ Perfeitamente equipado

- Não oferece mais overclocking com refrigeração convencional
+ Um design PCB espetacular - a placa sem fio é amplamente atualizável.

+ Suporte para os melhores drives SSD do mercado, incluindo o Optane 905

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

ASRock X470 Taichi

COMPONENTES - 85%

REFRIGERAÇÃO - 80%

BIOS - 79%

EXTRAS - 85%

PREÇO - 80%

82%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button