Notícia

Apple remove "adware doctor" da mac app store para coletar dados de navegação dos usuários

Índice:

Anonim

Na categoria utilitários, um dos aplicativos mais vendidos na Mac App Store foi removido da loja pela Apple. Aparentemente, esse aplicativo coletou o histórico de navegação dos usuários que o instalaram em seus computadores.

O Adware Doctor desaparece da Mac App Store, mas o problema já era conhecido

Já em 20 de agosto, a conta @ Privacyis1st publicou este vídeo em seu perfil do Twitter, mostrando como o aplicativo "Adware Doctor" rouba dados dos usuários. Mais recentemente, o pesquisador de segurança Patrick Wardle se aprofundou nesse assunto e compartilhou sua pesquisa na publicação TechCrunch .

Nas informações contidas pelo Adware Doctor na Mac App Store, diz-se que "manterá seu Mac seguro" e "eliminará anúncios pop-up irritantes". O aplicativo era tão popular que, nos Estados Unidos, era o número 5 no topo dos aplicativos pagos, superado apenas por aplicativos populares como o Notability e o próprio Final Cut Pro da Apple.

Wardle explica que o Adware Doctor apropria dados confidenciais do usuário, principalmente o histórico de navegação e pesquisa, e os envia para servidores localizados na China e gerenciados pelos próprios gerentes do aplicativo. Depois de publicar o vídeo mencionado acima, a Apple foi contatada há um mês, no entanto, o aplicativo permaneceu à venda na Mac App Store até que o escândalo eclodisse novamente.

É assim que o TechCrunch coleta as descobertas de Wardle:

Wardle descobriu que o aplicativo baixado pulava nos bastidores para ignorar os recursos de sandbox da Apple, que impedem os aplicativos de coletar dados no disco rígido e carregar o histórico de navegação de um usuário no Chrome, Firefox e Safari.

Wardle descobriu que o aplicativo, graças ao exame defeituoso da Apple, poderia solicitar acesso ao diretório inicial do usuário e seus arquivos. Isso não é incomum, diz Wardle, porque as ferramentas que se promovem como anti-malware ou anti-adware esperam ter acesso aos arquivos do usuário para procurar problemas. Quando um usuário permite esse acesso, o aplicativo pode detectar e limpar o adware, mas se for considerado malicioso, pode "coletar e filtrar todos os arquivos do usuário", disse Wardle.

Depois que os dados são coletados, eles são compactados em um arquivo e enviados para um domínio na China.

Wardle também observou que o Adware Doctor "filtra o histórico de navegação dos usuários, possivelmente há anos ". Por outro lado, ele também culpa a Apple pelos fatos, já que a empresa promove a Mac App Store como "o lugar mais seguro para baixar aplicativos para o seu Mac", o que geralmente é verdade. Mas, como o aplicativo viola inúmeras regras e diretrizes da loja de aplicativos, Wardle acredita que a Apple deve retirá-lo (o que já aconteceu) e reembolsar o dinheiro a todos os usuários afetados.

Por fim, o aplicativo Adblock Master, do mesmo desenvolvedor, também foi removido da Mac App Store.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button