Tutoriais

Appimage: aplicativos Linux executados em diferentes distribuições

Índice:

Anonim

AppImage é um formato que permite fornecer pacotes Linux, com a capacidade de executar em diferentes distribuições, no modo portátil e sem a necessidade de permissões de instalação de superusuário (raiz). Este projeto nasceu em 2004 como um klik, desde então, está em desenvolvimento contínuo, em 2011 mudou seu nome em 2011 para PortableLinuxApps e 2013 é renomeado com seu nome atual.

O que é AppImage?

A idéia básica do formato é que um aplicativo AppImage seja igual a um arquivo e o mesmo contenha o aplicativo e todos os arquivos dos quais depende para sua operação. Em outras palavras, cada uma é autônoma, inclui todas as bibliotecas necessárias para a aplicação e que não fazem parte do sistema base.

O que é o AppImageKit?

AppImageKit é o conjunto de ferramentas que complementam o formato AppImage, o que facilita sua implementação adequada. O projeto é de código aberto e está localizado em um repositório do GitHub.

As principais ferramentas principais fornecidas pelo AppImageKit são:

  • create-appdir - Uma ferramenta de linha de comando em execução no Ubuntu que transforma o software empacotado em um diretório de aplicativo (AppDir), que pode ser usado como entrada no AppImageAssistant. Lembre-se de que, apesar de ter sido escrito para o Ubuntu, ele também deve funcionar no debian e pode ser portado para outras distribuições, usando os respectivos gerenciadores de pacotes. AppImageAssistant: é um aplicativo de interface gráfica do usuário que converte um AppDir em um AppImage. AppRun: o executável que encontra e executa o aplicativo contido no AppImage. runtime: o pequeno binário ELF incorporado no cabeçalho de cada AppImage.

Como executar / instalar uma AppImage?

Para executar uma AppImage, você só precisa baixar o aplicativo e seguimos estas duas etapas:

Torne executável:

chmod a + x exampleNameApp.AppImage

A correr:

./ampleExampleApp.AppImage

Algumas aplicações populares como: Atom, Arduino, Blender, Chromium, Firefox, LibreOffice, entre outras; eles já estão oferecendo a oportunidade de baixar um AppImage da página deles.

Recomendamos a leitura do Ubuntu 16.04 Xenial Xerus.

Vantagens e desvantagens do AppImage

As vantagens são óbvias: oferece aos usuários a simplicidade e a velocidade para baixar e executar um aplicativo sem ter muita experiência no uso do Linux; Sendo aplicativos autônomos, permite realocá-los e armazená-los sob seus próprios critérios. Por outro lado, fornece ao desenvolvedor a oportunidade de criar aplicativos que serão compatíveis com diferentes distribuições sem a necessidade de recompilar, o que é muito benéfico para os tempos de realização.

No entanto, uma desvantagem do AppImages seria ter redundância de biblioteca, desperdiçar espaço de armazenamento e também executar simultaneamente em alguns casos.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button