Detalhes da arquitetura turing da nvidia aparecem
Índice:
Turing é a nova arquitetura gráfica da Nvidia que dá vida às placas gráficas da série GeForce RTX 2000, portanto, poucos detalhes dessa arquitetura são conhecidos no momento, embora o Videocardz tenha divulgado alguns dados bastante interessantes.
Turing oferece uma série de aprimoramentos de ponto flutuante e de compactação de memória
A arquitetura de Turing adiciona uma nova unidade de execução (INT32). Esta unidade permitirá que as GPUs da Turing executem processos de ponto flutuante e ponto não flutuante em paralelo. A Nvidia afirma que, em teoria, isso deve fornecer um desempenho adicional de 36% em todas as operações de ponto flutuante. Essa execução paralela será possibilitada pela nova arquitetura unificada para cache compartilhado de memória e textura L1. A Nvidia afirma que o design do núcleo INT32 / FP32 e outras alterações no novo multiprocessador de streaming oferecem uma melhoria de 50% no desempenho entregue pelo núcleo CUDA.
Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre O que é rasterização e qual a diferença com o Ray Tracing
A arquitetura de Turing também oferece novas técnicas de compactação de memória sem perdas. A Nvidia afirma que suas novas melhorias nos algoritmos de Pascal forneceram um aumento de 50% na largura de banda efetiva em Turing em comparação com Pascal. O Turing também possui um novo mecanismo de vídeo compatível com DisplayPort 1.4a, possibilitando o uso de resolução de 8K a 60Hz. As placas gráficas de Turing podem controlar dois monitores de 8K a 60Hz via DP ou USB-C. O novo mecanismo incorpora um codificador NVENC aprimorado que pode codificar o fluxo H.265 a 8K / 30 FPS e um novo decodificador NVDEC com HEV YUV444 10 / HDR de suporte 12b, H.264 8K e HDR VP9 10/12.
Por fim, o silício TU102 possui duas pistas NVLINK x8 de segunda geração, enquanto o TU104 é equipado com um único link x8. O silício TU106 não é compatível com NVLINK, portanto, várias configurações de placas não serão possíveis.
Fonte VideocardzNovos detalhes da arquitetura Vega aparecem
O site ve.ga revelou novas pistas para os gráficos vega que apontam para um desempenho e eficiência energética muito melhorados.
Amd whitehaven é o processador de 16 núcleos com arquitetura zen, novos detalhes
Whitehaven será o novo processador Zen da AMD, com uma configuração monstruosa de 16 núcleos e 32 threads de processamento.
Mais detalhes da arquitetura do amd epyc roma design
Os novos processadores EPYC Rome são baseados na microarquitetura Zen 2 da AMD e apresentam um novo ecossistema revolucionário de chiplets.