Processadores

Mais detalhes da arquitetura do amd epyc roma design

Índice:

Anonim

A AMD continua a evoluir sua nova arquitetura Zen. Ontem, a empresa anunciou sua nova linha de processadores de servidor EPYC Rome, oferecendo até 64 núcleos e 128 threads. Isso abre a possibilidade de os clientes empresariais da AMD equiparem uma única placa-mãe de soquete duplo com até 128 núcleos e 256 threads.

AMD EPYC Rome são processadores com 9 matrizes

Os novos processadores são baseados na microarquitetura Zen 2 da AMD e apresentam um novo ecossistema revolucionário de “chiplet”, no qual uma matriz de E / S de 14nm fica no centro do processador, cercada por oito módulos de chiplet de CPU de 7nm. Os chiplets são interconectados com a matriz de E / S, através da arquitetura Infinity Fabric de segunda geração da AMD. Cada chiplet carrega até oito núcleos e 16 threads, de modo que os oito somam um total de 64 núcleos.

Recomendamos que você leia nosso artigo sobre a AMD que apresenta a CPU EPYC 'Rome' de 7nm com 64 núcleos e 128 threads

Os processadores EPYC Rome estão equipados com um controlador de memória DDR4 de oito canais, que agora está localizado na própria matriz de E / S. Graças a esse design aprimorado, é obtida uma arquitetura UMA e cada chiplet pode acessar a memória com a mesma latência. Eles também são os primeiros processadores a suportar o padrão PCIe 4.0 e têm até 128 linhas PCIe 4.0, tornando-os o companheiro ideal para os aceleradores Instinct MI60 e MI50 usando a interface PCIe 4.0 x16. No entanto, a AMD não especificou se o complexo PCIe reside dentro da matriz de E / S.

Isso torna os processadores EPYC Rome com nada menos que nove pastilhas de silicone, se a primeira geração do EPYC já impressionou com suas quatro pastilhas, elas o fazem ainda mais. Intel estava rindo que os EPYC foram quatro processadores colados juntos, a AMD optou por resolver os pontos fracos deste projeto, adicionando ainda mais módulos ao processador, veremos o rosto que resta para a Intel enquanto ela consegue superar seu Xeon monolítico.

A AMD não divulgou preços e disponibilidade para a linha EPYC Rome. No entanto, os processadores deverão ser lançados em 2019, assumindo que não haja grandes contratempos.

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button