Revisão de amd ryzen threadripper 3970x em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 3970X
- Desembalagem
- Design exterior
- Arquitetura e desempenho
- Aprofundando na arquitetura
- Banco de ensaio
- Benchmarks (testes sintéticos)
- Teste de jogo
- Software e overclocking AMD Ryzen Threadripper 3970X
- Consumo e temperatura
- Palavras e conclusão finais da AMD Ryzen Threadripper 3970X
- AMD Ryzen Threadripper 3970X
- RENDIMENTO RENDIMENTO - 86%
- DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 100%
- SOBRECARGA - 92%
- PREÇO - 90%
- 92%
Finalmente chegou a hora de rever para todos vocês o AMD Ryzen Threadripper 3970X. É o processador de desktop mais poderoso já construído, um silício que possui nada menos que 32 núcleos e 64 threads com uma arquitetura Zen 2 de 7 nm que simplesmente proporcionará um desempenho bruto impressionante.
A AMD é lançada e este 2019 é precisamente o ano em que atingiu a mesa, primeiro com o Ryzen de consumo geral e agora com sua gama entusiasta. Uma CPU feita para pouquíssimos bolsos e usuários que realmente precisam de capacidade de renderização e trabalham fora do comum. Já experimentamos o 3960X e ficamos impressionados.O que poderia acontecer com esse 3970X e um RTX 2080 Super ? vamos lá!
Mas, antes de continuar, agradecemos à AMD por confiar em nós para emprestar esse animal para análise.
Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 3970X
Desembalagem
As apresentações desses Threadrippers foram refinadas em comparação com a geração anterior, e agora a caixa de cortiça foi substituída por uma caixa de papelão apertada, de estilo smartphone, de pequenas dimensões. Nele podemos ver o AMD Ryzen Threadripper 3970X a partir de uma grande abertura em uma das partes laterais.
Mas é claro que estamos enfrentando uma CPU de desempenho colossal e a AMD a tratou como um troféu. Removemos esta primeira caixa e temos uma base de papelão onde repousa uma caixa de plástico ABS transparente e dentro de um segundo suporte com o processador em toda a sua glória instalado em sua habitual moldura laranja. Nossos parabéns à AMD por esta excelente apresentação, atendendo às expectativas.
Dentro do pacote , temos apenas a CPU, as informações de suporte, o adesivo corporativo correspondente e a ferramenta para instalar e apertar os parafusos do soquete. O que poderia ser incluído em um produto como este?
Design exterior
Visualmente, o AMD Ryzen Threadripper 3970X é uma CPU de tamanho e estrutura idênticos aos de seus antecessores. No topo, temos um grande IHS banhado a cobre e prata, no qual as informações de marca e modelo são impressas em tela. O encapsulamento é soldado diretamente aos 5 chiplets que instalamos no interior, de modo que a transferência de calor a partir deles é a mais eficaz possível para o exterior.
No nosso caso, usamos um sistema de ar Noctua NH-U14S TR4-SP3 para refrigeração, que é o dissipador de calor de torre única de melhor desempenho do prestigiado fabricante. Ele cobre quase toda a área de IHS, algo que consideramos essencial em uma CPU tão poderosa quanto esta. Dizemos isso porque muitos sistemas de refrigeração líquida tudo-em-um possuem blocos realmente pequenos que apenas ocupam a área central.
A estrutura de construção dos contatos do AMD Ryzen Threadripper 3970X não mudou nada. Apesar de estarmos instalados em um soquete diferente da geração anterior, o sTRX4, teremos os 4094 contatos que definem esse. Isso não implica que seja compatível com as gerações anteriores, pois esses pinos têm uma configuração de energia e dados diferente e não são adequados para Zen ou Zen +.
Esta é uma questão que enfureceu mais de um, já que são processadores muito caros (por volta de 2100 euros), também é necessário comprar uma nova placa, que custa pelo menos 600 euros. Portanto, a conta da atualização aumenta bastante. A AMD explica que isso foi necessário para melhorar a interface de comunicação entre CPU, RAM e chipset. Com a capacidade máxima de 88 linhas PCIe que teremos no conjunto CPU + Chipset
Essa matriz enorme e densa de contatos é do tipo LGA, com sua divisão peculiar ao meio que basicamente separa a complexa interface CCD e E / S em duas partes. Os contatos são banhados a ouro para melhorar a condutividade e sua instalação é extremamente simples, pois já inclui um soquete de instalação em torno da CPU. É apenas uma questão de abaixar o suporte e ver a ordem em que apertaremos os 3 parafusos.
Arquitetura e desempenho
Após a chegada do Ryzen 3000 para soquete AM4 no meio do ano, a AMD nos deu um esboço do que planejava para sua plataforma entusiasta até que ela se tornasse realidade. Temos o mesmo processo de fabricação com transistores FinFET de 7nm cujas pastilhas de silício são criadas pela TSMC. A vantagem de 7 nm é evidente: maior densidade de transistores no mesmo espaço, possibilidade de introdução de mais unidades funcionais e maior eficiência energética.
Neste AMD Ryzen Threadripper 3970X, temos uma configuração de 32 núcleos e 64 threads de processamento, sendo o processador com a maior potência bruta para desktops. Esse grande número de núcleos é capaz de operar a uma frequência base de 3, 7 GHz e com a possibilidade de uma frequência máxima de até 4, 5 GHz em overclock para um único núcleo. Para propósitos práticos e com sistemas de resfriamento convencionais, conseguimos alcançar a interessante figura de 4, 2 GHz a 1, 3 V nesta unidade em nosso banco de ensaios. Mais tarde, detalharemos o procedimento e o desempenho.
Em relação à memória cache, temos a incrível figura de 144 MB, dividida em 128 MB de cache L3, 16 MB de cache L2 e também 3 MB de cache L1, divididos como sempre nos cache L1I e L1D. Tudo isso faz com que o TDP da CPU aumente para 280W, uma figura que ainda é capaz de cobrir uma configuração de refrigeração a ar como esta ou sistemas AIO de 240 mm. E, como na geração anterior, a temperatura máxima admissível ou TjMAX será de 68 o C e suportará nativamente até 256 GB de RAM DDR4 de 3200 MHz no Quad Channel.
Aprofundando na arquitetura
Neste AMD Ryzen Threadripper 3970X e 3960X, a AMD lança sua nova arquitetura Castle Peak para processadores de alto desempenho em sua entusiasta plataforma de desktop. Para o aumento de núcleos, frequência e memória cache, ainda precisamos adicionar algumas coisas importantes em relação ao barramento interno, arquitetura baseada em chiplet e E / S.
Como no Ryzen 3000, nesta plataforma também temos uma arquitetura baseada em chiplets, ou seja, unidades de processamento construídas separadamente e instaladas no mesmo substrato e vinculadas pelo barramento Inifnity Fabric. Cada chiplet é chamado de complexo CCD (Core Chiplet DIE), e dentro dele temos dois CCX (Core Complex).
Cada CCX possui 4 núcleos e 8 threads de processamento, além de um cache L3 de 16 MB compartilhado entre os quatro núcleos. Além disso, há 1 MB de cache L2 para cada núcleo e 32 KB L1I e L1D. Neste AMD Ryzen Threadripper 3970X, por exemplo, temos 32 núcleos; portanto, teremos um total de 4 chiplets nos quais todos e cada um de seus núcleos estão ativos. Quando o 3990X vê a luz, teremos um complexo de 8 CCDs com 64 núcleos e 128 threads, impressionante.
Como no Ryzen 3000, temos o barramento Infinity Fabric interno encarregado de unir esses 4 chiplets com o quinto, que é o barramento de entrada / saída construído a 14 nm pela Global Foundries. Nele, houve uma melhoria notável nas latências na comunicação com a RAM e agora é oferecida compatibilidade com o PCIe 4.0, em que cada linha de dados tem uma largura de banda de 2 GB / s em upload e download.
A contagem de faixas é 88 PCIe 4.0 (CPU x64 + x24 TRX40). Dessas 88 pistas, temos 16 delas dedicadas à comunicação entre CPU e chipset. Portanto, temos 56 disponíveis na CPU, 48 deles são dedicados às faixas PCIe 4.0 dos slots de expansão e 8 para duas configurações Pick One, nas quais podemos alocá-los para mais slots PCIe, M.2 NVMe slots, placas de rede, Portas USB ou outros itens de E / S. Além disso, possui capacidade nativa de 4 USB 3.2 Gen2 e DDR4 Quad Channel.
Banco de ensaio
Nesta ocasião, nosso playground será o seguinte:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen Threadripper 3970X |
Placa de base: |
ASRock TRX40 Creator |
Memória RAM: |
Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti |
Dissipador de calor |
Noctua NH-U14S TR4-SP3 |
Disco rígido |
ADATA SU750 |
Placa gráfica |
Nvidia RTX 2080 Super / RTX 2060 |
Fonte de energia |
Cooler Master V850 Dourado |
Uma placa de alto desempenho da ASRock cuja operação já testamos com o TR 3960X e que é uma garantia de confiabilidade e desempenho. Para 2020, temos notícias de que você pediu muito, finalmente incorporando o Nvidia RTX 2080 Super para testes de jogos de referência.
Como sempre, para verificar a estabilidade do processador AMD Ryzen Threadripper 3970X nos valores de estoque, usamos o software Prime 95 Large para enfatizar os 32 núcleos. A solução da Noctua será suficiente para esses valores, oferecendo até excelente desempenho para overclocking.
Benchmarks (testes sintéticos)
Que números esse poderoso processador nos fornecerá no banco escolhido? Para isso, realizaremos os seguintes testes:
- Cinebench R15 (Pontuação da CPU) Cinebench R20 (Pontuação da CPU) Aida643DMARK Fire StrikeVRMARKPCMark 8Blender RobotWprime
Até agora, o teste de robô que usamos para o liquidificador nunca quebrou a barreira de 60 segundos e, com este AMD Ryzen Threadripper 3970X, testemunhamos esse feito. Não é o mais rápido no teste WPrime, nem nos benchmarks de jogos, mas observe quais números mostram os testes do Cinebench. Estamos simplesmente no nível do servidor quando se trata de poder de frutas.
Teste de jogo
Testaremos o conjunto de 6 jogos que usamos para comparar todos os processadores analisados este ano. Dessa forma, podemos ver quais são as diferenças com outras soluções. Introduzimos uma nova placa gráfica no banco, embora deixemos os dados de desempenho com o RTX 2060 e o RTX 2080 Super. Os jogos utilizados são os seguintes:
- Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 (24 núcleos ativos) DOOM, Ultra, TAA, Open GL 4.5 Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 11 Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT)
Se algo caracteriza o novo Ryzen é o seu bom desempenho nos jogos, e um núcleo de 32 núcleos como esse foi desenvolvido perfeitamente. Sabemos que poucos jogos são capazes de tirar proveito de um número tão grande de núcleos; na verdade, o mecanismo Dunia da Far Cry não suporta 32 núcleos e tivemos que reduzi-lo para 24 ferramentas.
Mas algo que favorece o desempenho dos jogos é a frequência de processamento, e os 3, 7-4, 5 GHz que esta CPU é capaz de atingir, será uma boa opção para os jogos. De fato, nos gráficos com o RTX 2060 anterior, ele está localizado em posições muito boas, ultrapassando os processadores que trabalham em frequências mais altas. E, na ausência de adicionar mais membros ao RTX 2080 Super, ele também está emergindo como um dos melhores do mercado, muito próximo ao 9900K e até superando em alguns casos.
Software e overclocking AMD Ryzen Threadripper 3970X
Usamos o Ryzen Master como o aplicativo preferido para o overclock deste processador. Um dos aplicativos mais úteis que temos para o AMD Ryzen e permitirá configurar o desempenho da CPU em diferentes perfis, como modo criador, perfis de jogos de OC, etc. Além disso, poderemos visualizar em todos os momentos o consumo de energia, a atividade dos núcleos, a ativação ou desativação destes e muito mais.
A freqüência de trabalho padrão é de 3, 7 GHz com uma tensão mais estreita que a 3960X e varia entre as da placa-mãe ASRock. Queríamos ver até onde ele pode ir, e o limite foi estabelecido em 4, 25 GHz em 1, 3V. Para ser uma CPU de 32 núcleos, temos uma boa voltagem, muito menor do que o seu irmão de 24 núcleos, e o resfriamento tem apoiado solventemente o processo de estresse. Nos aventuramos a 4, 3 GHz a 1.325 V, mas não alcançamos a estabilidade desejada, nem nesta nem em nenhuma outra voltagem. Talvez com o resfriamento líquido esses valores possam ser mantidos estáveis.
Depois de colocá-lo em 4, 25 GHz, os testes com o Cinebench R20 mostram um aumento de 1352 pontos no multi-core, o que é simplesmente espetacular. O SMT funciona perfeitamente nesta CPU, no entanto, o desempenho de um único núcleo foi comprometido, certamente devido às altas temperaturas e ficamos em 499 pontos.
Consumo e temperatura
Usamos o Prime95 em sua versão "Grande" para testar temperaturas e consumo. Todas as leituras de Watts foram medidas a partir da tomada de parede e de todo o conjunto, exceto o monitor.
Tanto em estoque quanto em overclock, mantivemos o dissipador de calor Noctua, e eles são resultados muito bons, especialmente quando enfatizamos com apenas 59 o C em média. A 4, 2 GHz, sua temperatura máxima é excedida por uma margem considerável e atingimos 84 ° C. Portanto, nesse sentido, o dissipador de calor fica um pouco aquém no caso de processos de estresse sustentado.
Em termos de consumo, temos valores altos, como você pode imaginar, excedendo 300W sob estresse na frequência de estoque. Com a GPU RTX 2060 sob estresse, estaremos em cerca de 473W, subindo cerca de 120-150w com o RTX 2080 Super. Quanto ao consumo em 4, 2 GHz, atingiremos 523W apenas enfatizando a CPU, deixando claro que uma fonte de 850-1000W aqui será a mais indicada se tivermos uma GPU poderosa.
Palavras e conclusão finais da AMD Ryzen Threadripper 3970X
Não é todo dia que você testa processadores de 32 e 64 segmentos, e o que é demonstrado neste 3970X é a sua força bruta. A AMD doou esses 7nm à perfeição com um barramento Infinity Fabric muito melhor, mais rápido e com melhor desempenho nesta plataforma entusiasta.
Talvez a arquitetura chiplet não seja a mais eficiente na comunicação RAM-CPU, mas é a que prevalecerá agora e no futuro para todos os processadores devido ao enorme número de núcleos. Escalabilidade muito melhor, design mais simples e a possibilidade de inserir grandes quantidades de cache, como as 128 MB L3 ou as 88 pistas PCIe 4.0 que a plataforma possui. Ideal para configurações de várias GPUs, mega-tarefas e aplicativos de renderização de chip único em larga escala.
O desempenho é sublime, espetacular e uma verdadeira experiência. Com 3, 7 GHz de estoque, já temos resultados muito superiores aos da Intel da plataforma entusiasta, e atingindo os 4, 25 GHz com refrigeração a ar, o aumento é extraordinário. Hoje não há nada como isso.
E, embora tenhamos observado resultados relativamente discretos nos benchmarks e que os atuais mecanismos gráficos não "saibam" como tirar proveito de um número tão grande de núcleos, vemos que o 3970X praticamente encabeça a tabela FPS em muitos casos. Embora, é claro, por 1600 euros a menos, tenhamos os processadores AM4 que, nesse sentido, oferecem quase o mesmo, variando de 1 a 5 FPS na maioria dos casos.
Recomendamos a leitura do nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
Pode ser uma desvantagem ter que investir em uma nova placa-mãe para o soquete sTRX4 e o chipset RTX40, mas os benefícios também serão bastante significativos. Além do PCIe 4.0, teremos uma melhor capacidade de rede com links para 10G e Wi-Fi 6, RAM de quatro canais até 256 GB DDR4, suporte nativo à CPU com 4 USB 3.2 Gen2 e vários slots M.2 NVMe PCIe 4.0 Do que mais precisamos?
Quanto a temperaturas e consumo, são obviamente valores altos. Ficamos surpresos com o fato de ela ter uma tensão muito menor que a 3960X, que parecia muito alta. A ASRock geralmente funciona muito bem nesse sentido com suas novas placas para a Ryzen, todas as analisadas no X570 servem como exemplo.
Embora o resfriamento a ar high-end seja suficiente para esta CPU, ele terá dificuldades em altas frequências, se pensarmos em overclock, recomendamos resfriamento líquido ou um dissipador de calor de bloco duplo para TR4
Teremos o AMD Ryzen Threadripper 3970X disponível por 2.189 euros, o que significa 650 euros a mais que o 3960X. O esforço extra vale a pena? Bem, apenas se queremos o melhor e precisamos de ainda mais "poder de fogo" para a Estação de Trabalho, já que a opção 24/48 é muito mais barata e não está muito longe dela. Claro que não é apenas uma opção jogar, mas criar e trabalhar, já que com um 3900X e menos ainda, o FPS será semelhante.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
- O MAIS PODEROSO PARA O DESKTOP |
- MUITO CARO EM RELAÇÃO AO 3960X |
- BOA TENSÃO E TEMPERATURAS | |
- FREQÜÊNCIAS REAIS, COM RL DE ALTA QUALIDADE, ATINGIRÃO 4, 5 GHZ | |
- DESEMPENHO BRUTO E DESEMPENHO DO JOGO |
|
- SOFTWARE DE MUITO BOM GERENCIAMENTO |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:
AMD Ryzen Threadripper 3970X
RENDIMENTO RENDIMENTO - 86%
DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 100%
SOBRECARGA - 92%
PREÇO - 90%
92%
Revisão de amd ryzen threadripper 2990wx em espanhol (análise completa)
Revisão do processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX: características técnicas, design ?, Desempenho, benchmark, consumo e temperaturas.
Revisão de amd ryzen threadripper 2950x em espanhol (análise completa)
Revisão detalhada do processador AMD Ryzen Threadripper 2950X: recursos, design, desempenho, consumo, temperaturas e preço
Revisão de amd ryzen threadripper 3960x em espanhol (análise completa)
Revisão do processador: AMD Ryzen Threadripper 3960X, 24 núcleos físicos, 48 núcleos lógicos ✅ e com clock de 4,5 GHz. Desempenho e preço