Revisão de amd ryzen threadripper 2990wx em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 2990WX
- Desembalagem e design
- Bancada de testes e testes de desempenho
- Benchmarks (testes sintéticos)
- Teste de jogo
- Overclock
- Consumo e temperatura
- Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen Threadripper 2990WX
- AMD Ryzen Threadripper 2990WX
- RENDIMENTO RENDIMENTO - 85%
- DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 99%
- SOBRECARGA - 90%
- PREÇO - 90%
- 91%
Finalmente, a espera acabou, hoje oferecemos a você uma análise completa do poderoso processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX, a nova ponta de lança da AMD com uma configuração de 32 núcleos e 64 threads de processamento, projetada para os criadores de conteúdo mais exigentes.
Pronto para ver o desempenho desta besta? Será compatível com os processadores Intel? Vamos ver como ele se comporta na nossa bancada de testes.
Antes de tudo, agradecemos à AMD Espanha pela confiança depositada em nos ceder o produto para análise.
Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 2990WX
Desembalagem e design
A AMD Ryzen Threadripper 2990WX chega até nós em uma caixa de um produto de luxo. A AMD está comprometida com uma apresentação espetacular dos seus mais poderosos processadores domésticos, dando uma lição sobre como apresentar um produto de alta qualidade. A caixa possui uma janela grande, na qual é possível ver o processador e tudo o que vem com ela.
Finalmente, abrimos a caixa e encontramos o seguinte pacote:
- Ferramenta de montagem da plataforma TR4 da documentação do processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX
O AMD Ryzen Threadripper 2990WX é um processador enorme, assim como os modelos de primeira geração. Não importa quantas vezes você tenha visto um desses processadores, seu tamanho é sempre impressionante aos olhos. No topo, vemos a tela IHS impressa, totalmente polida para um contato perfeito com a base do dissipador de calor.
Na parte inferior, vemos os pontos de contato dos pinos do soquete, com acabamento em ouro para evitar corrosão ao longo dos anos. A plataforma TR4 difere da AM4 por os pinos estarem na placa-mãe e não no processador; é a primeira plataforma da AMD a apostar nesse design, usado pela Intel há mais de dez anos em todos os seus processadores.
O processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX de 3 núcleos e 64 núcleos chamou a atenção de todos os usuários desde que sua existência foi anunciada há alguns meses. Este processador lança a nova tag AMD "W", que indica que é um chip para estações de trabalho e renderização de vídeo muito exigente. O Ryzen Threadripper 2990WX pertence à segunda geração de processadores Ryzen, o que significa que reduziu as latências de DRAM e cache e suporte de memória RAM um pouco mais rápido. Portanto, esse processador é baseado na arquitetura Zen + que usa o processo PL GlobalFoundries 12nm.Apesar de seus 32 núcleos, o AMD Ryzen Threadripper 2990WX é capaz de atingir uma frequência turbo de 4, 2 GHz, embora sua velocidade básica permaneça em 3, 2 GHz para manter um TDP de 250W, o que parece muito pior, não é para um chip como este. Seus recursos continuam com 64 MB de cache L3, 16 MB de cache L2 e um controlador de memória DDR4-2933 de quatro canais com suporte para até 128 GB.
O AMD Ryzen Threadripper 2990WX é um animal muito diferente do que qualquer outro oferecido pela AMD até agora. Este processador consiste em não duas matrizes Zeppelin, mas quatro, que permitem uma configuração de até 32 núcleos. No entanto, na plataforma X399, a AMD impôs algumas limitações para evitar a canibalização de suas CPUs EPYC de servidor.
A maior dessas limitações é que ainda existem apenas quatro controladores de memória. Embora existam dois dados adicionais sobre o Zeppelin. Os dois dados adicionais são dados de cálculo, nas palavras da AMD. Isso significa que eles não têm acesso local ao complexo PCIe ou RAM, portanto, eles devem se comunicar através do Infinity Fabric com o complexo de E / S. Com o dobro de matrizes, a largura de banda do Infinity Fabric também é cortada pela metade, então a taxa de transferência entre matrizes agora é de apenas 25 GBps, assumindo que a memória DDR4-3200 esteja sendo usada.
Devido a esse design de duas matrizes sem acesso direto à RAM, isso significa que, diferentemente de outros processadores Threadripper, o 2990WX usa exclusivamente a arquitetura de memória NUMA. A AMD diz que essa configuração quad-NUMA permitiu que eles criassem o primeiro processador consumidor de 32 núcleos do mundo e, o que é mais importante, permitiu que eles o fizessem, mantendo a compatibilidade com as placas-mãe TR4 existentes.
Em todos os outros processadores Threadripper, a memória pode ser configurada de duas maneiras. Usando UMA (Acesso Uniforme à Memória), que a AMD chama de modo "distribuído" em seu software Ryzen Master, o processador atua como uma única unidade e isso significa que os segmentos e as transações DRAM são distribuídos igualmente no chip para maximizar o largura de banda, mas ainda aumenta a latência, tornando-o ideal para tarefas como jogos. Também é possível ativar o NUMA (acesso não uniforme à memória), que a AMD chama de 'modo local' no software Ryzen Master. Eles chamam isso de modo local de operação, pois o processador é separado em dois domínios e tenta emparelhar núcleos ativos com a RAM local, em vez de acessar a memória através de um controlador em um dado separado que vem com uma penalidade de latência bastante forte.
Isso provavelmente tornará o AMD Ryzen Threadripper 2990WX um produto de nicho, sendo indicado apenas para usuários de aplicativos que se beneficiam de um grande número de núcleos e não são sensíveis à latência do acesso à memória e comunicação entre núcleos.
Bancada de testes e testes de desempenho
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen Threadripper 2990WX |
Placa de base: |
Gigabyte X399 Aorus Xtreme |
Memória RAM: |
Sniper de 32 GB G.Skill X 3400 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair H100i V2 |
Disco rígido |
Exemplo 850 EVO. |
Placa gráfica |
Nvidia GTX 1080 Ti |
Fonte de energia |
Corsair RM1000X |
Para verificar a estabilidade do processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX em estoque e com overclock. Todos os nossos testes estão sobrecarregando o processador com o AIDA64 e com o resfriamento a ar como padrão. O gráfico que usamos é a Nvidia GTX 1080 Ti, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes com um monitor de 1920 x 1080, 2560 x 1440 e 3840 x 2160.
Benchmarks (testes sintéticos)
- Cinebench R15 (CPU single-threaded e multi-threaded).Aida64.3DMARK Fire Strike.3DMark Time Spy.PCMark 8.VRMark.Wprime 32M7-ZipBlender
Teste de jogo
- Far Cry 5: Ultra TAADoom 2: Ultra TSSAA x 8Rise Of Tombr Raider Ultra Filters x 4DEUS EX Mankind Dividida Ultra com filtro x4Final Fantasy XV Benchmark
Overclock
Conseguimos elevar o processador para 4.050 MHz com uma voltagem de 1, 42 v. O AMD Ryzen Threadripper 2990WX deu uma pequena vantagem, mas em frequências tão altas em todos os seus núcleos é demais para um resfriamento de radiador duplo ser bastante justo. O seu está tentando encontrar frequências de 3900 MHz.
Como podemos ver, a melhoria não é muito grande. Tendo um aumento na física de 16.855 para 17.771 pontos. Repetimos, não é uma surpresa melhor, mas é um extra que pode nos ajudar a dar um pequeno salto na produtividade no trabalho diário.
Consumo e temperatura
Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen Threadripper 2990WX
O AMD Ryzen Threadripper 2990WX vem com 32 núcleos físicos, 64 núcleos lógicos a 12nm, um turbo de 3GHz até 4.2Ghz, cache de 64MB e um TDP de 250W.
Como vimos em nosso banco de testes, o desempenho nos jogos é bom, mas não tão bom quanto nos processadores AMD Ryzen ou nos da gigante azul. Enquanto o desempenho em aplicações sintéticas e de renderização é bestial. Partindo na maioria dos casos, cuecas para a competição.
Recomendamos a leitura do nosso guia para os melhores processadores do mercado
Perdemos esse desempenho extra no IPC, se você tiver outros processadores. Esperamos que a AMD, com o tempo, refine ainda mais seus processadores e possa nos oferecer as melhores CPUs de qualidade / preço.
Atualmente, podemos comprá-lo por um preço de 1859 euros. Deixando de lado o mero fato de valer a pena ou não em relação a uma GTX 1080 Ti (se você já a possui, é claro), acreditamos que é um preço de acordo com o high-end da geração anterior. Atualmente, está disponível em lojas on-line para venda e é uma compra recomendada para novas configurações.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ CORES |
- VOCÊ PODE APARECER SOBRECLOCAR. |
+ DESEMPENHO MULTI-ROSCA | - PERMANECE UMA PLATAFORMA COM PROBLEMAS COM MEMÓRIAS RÁPIDAS |
+ CONTEÚDO DO CONSUMO |
- IPC TEM MELHORIA DE SEUS RELÓGIOS |
+ BOAS TEMPERATURAS |
|
+ O PREÇO É BOM CONSIDERANDO TUDO QUE OFERECE |
A equipe de revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado.
AMD Ryzen Threadripper 2990WX
RENDIMENTO RENDIMENTO - 85%
DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 99%
SOBRECARGA - 90%
PREÇO - 90%
91%
Revisão de amd ryzen threadripper 2950x em espanhol (análise completa)
Revisão detalhada do processador AMD Ryzen Threadripper 2950X: recursos, design, desempenho, consumo, temperaturas e preço
Revisão de amd ryzen threadripper 3960x em espanhol (análise completa)
Revisão do processador: AMD Ryzen Threadripper 3960X, 24 núcleos físicos, 48 núcleos lógicos ✅ e com clock de 4,5 GHz. Desempenho e preço
Revisão de amd ryzen threadripper 3970x em espanhol (análise completa)
Revisão do processador: AMD Ryzen Threadripper 3970X, 32 núcleos físicos, 64 núcleos lógicos ✅ e com clock de 4,5 GHz. Desempenho e preço