Revisão de amd ryzen threadripper 2950x em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 2950X
- Desembalagem
- Design exterior e encapsulado
- Características e arquitetura
- Banco de ensaio e teste de desempenho
- Benchmarks e testes sintéticos
- Teste de jogo
- Consumo e temperaturas
- Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen Threadripper 2950X
- AMD Ryzen Threadripper 2950X
- RENDIMENTO RENDIMENTO - 91%
- DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 95%
- SOBRECARGA - 85%
- PREÇO - 75%
- 87%
Estamos nos portões da nova geração da CPU AMD Workstration e devemos primeiro remover um espinho que travamos na forma de uma revisão pendente. É nada menos que a análise do AMD Ryzen Threadripper 2950X, o processador de nível entusiasta mais equilibrado do fabricante. Um monstro de baixo soquete TR4 de 16 núcleos e 32 núcleos e 12 nm TR4 de segunda geração, ideal para equipes de mega-tarefas e orientado para o design e a renderização, graças a uma melhoria na latência da memória cache e da RAM, além de uma maior capacidade de gerenciamento de seus núcleos.
Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 2950X
Além disso, será uma boa maneira de testar o que esse imenso processador é capaz de fazer junto com uma placa, como no Asus Prime X399-A versus o 12C / 24T AMD Ryzen 3900X analisado por nós em sua saída. Com isso, poderemos entrar totalmente na Threadripper da terceira geração que esperamos ter conosco em breve.
Desembalagem
Bem, um hardware como esse AMD Ryzen Threadripper 2950X não merece nada, então a AMD fez todo o esforço em uma apresentação requintada, quase exagerada, diríamos. E é que na versão com apenas a CPU temos uma caixa construída em plástico flexível transparente para as tampas e uma estrutura de cortiça de poliestireno expandido para o formato da caixa.
Enfim, teríamos preferido uma caixa de papelão para usar e é isso, mas é um pacote bastante forte em termos de aparência. Por sua vez, o processador é colocado dentro de uma caixa de plástico rígido junto com uma âncora para instalar os dissipadores de calor e o manual de instruções.
Saiba que não existe uma versão que inclua um dissipador de calor, pelo menos não pelo fabricante AMD. A Cooler Master, em colaboração com a AMD , construiu um dissipador de calor do tipo torre passivo para essas CPUs de tamanho astronômico, chamadas Wraith Ripper, mas, no nosso caso, vamos testá-lo com refrigeração líquida, como deveria ser.
Design exterior e encapsulado
Bem, começamos a olhar mais de perto essa peça monstruosa chamada AMD Ryzen Threadripper 2950X, que nunca nos cansamos de ver, pois é tão diferente do resto. Não há dissipador de calor que use mais pasta térmica do que isso e com uma extensão brutal.
Na face superior, um imenso IHS de cobre e alumínio foi instalado com a serigrafia distintiva do modelo, que será responsável por fazer contato com o dissipador de calor. Certamente você está se perguntando se um dissipador de calor normal irá cobrir essa área ampla, e a resposta na maioria deles será não. Um exemplo claro são os sistemas de refrigeração líquida, que possuem um bloco frio limitado no espaço e que cobrirá apenas a área central da CPU, que por outro lado é onde os DIE estão realmente localizados. Cada um desses DIE ou CCX será soldado ao substrato na forma de uma malha, como veremos mais adiante na arquitetura.
A cobertura da área central, em princípio, fornecerá resultados satisfatórios em operação normal, mas se planejamos fazer overclock ou realizar trabalhos pesados continuamente, é melhor optar por uma solução que cubra completamente o IHS. Lembre-se de que este pacote será soldado diretamente aos DIEs que compõem a CPU com Indio, um metal com alta condutividade térmica. Nesse caso, haverá duas matrizes funcionais CCX e duas matrizes com o objetivo simples de melhorar a dissipação de calor da montagem e proporcionar maior contato no IHS.
Se nos colocarmos do lado oposto, o que temos é uma matriz de contatos do tipo LGA que apenas a AMD usou nesta plataforma devido ao enorme número de pontos necessários. Lembre-se de que o restante da CPU AMD usou o tipo PGA cujos pinos estão instalados diretamente na CPU. LGA é o sistema que a Intel usa há mais de 10 anos em todos os seus processadores.
O AMD Ryzen Threadripper 2950X é o AMD Workstation mais equilibrado da nova geração, com uma contagem de 16 núcleos e 32 threads de processamento, apenas metade do incrível 2990WX, ao qual é adicionado o distinto "W" para indicar que o chip é orientado para estações de trabalho. Lembre-se também de que todos os processadores Threadripper de 2ª geração são compatíveis com a plataforma X399. Isso é importante para usar a funcionalidade Precision Boost Overdrive do 2950X para alcançar frequências de processamento mais altas, se necessário.
Características e arquitetura
Agora, vamos dar uma olhada na arquitetura usada por esses AMD Threadrippers de segunda geração. Nunca é demais explicar um pouco sobre sua estrutura interna básica para entender como eles funcionam.
Nesta representação, podemos ver que teremos dois dados Zeppelin em vez dos quatro que o 2990WX possuía, não devemos esquecer que, neste caso, são 16 núcleos e não precisaremos desses dois extras para dobrar a capacidade. Nesse caso, os dois elementos sombreados existem, mas apenas para que o IHS possa distribuir o calor com mais eficiência.
A funcionalidade básica desses dois Zeppelin é semelhante aos outros modelos Threadripper, cada um deles possui dois controladores de memória para gerar o Quad Channel que suporta a CPU com memórias DDR4 de 3200 MHz. O complexo PCIe I / O também está conectado a esses dois dados, e tudo isso passará pelo barramento Infinity Fabric. O aspecto positivo de não ter quatro matrizes como o 2990WX é que no AMD Ryzen Threadripper 2950X a velocidade do barramento aumenta para os 50 GB / s disponíveis. Lembre-se de que esse processador possui nada menos que 64 pistas PCIe 3.0, uma potência bruta orientada para a estação de trabalho em um computador desktop.
Para ver um pouco a estrutura, vamos falar sobre características internas. Neste processador, temos uma contagem de 16 núcleos e 32 threads de processamento que funcionam a uma frequência base de 3, 5 GHz e 4, 4 GHz no modo turbo. É o mesmo número de núcleos que, por exemplo, o atual Ryzen 3950X e que também já o excede em desempenho, imagine até que ponto essa terceira geração chegou. É claro que isso implica que temos a tecnologia SMT multiencadeada e ainda é um processador mais orientado a renderização e mega-tarefa, com um TDP de 180W.
Esta segunda geração do Threadripper Zen + possui transistores FinFET de 12 nm fabricados pela Global Foundries. As melhorias feitas no barramento interno o tornam uma CPU com latências de memória e cache muito mais baixas do que a geração anterior, um dos maiores problemas que ele teve. Desta vez, temos um cache L3 de 32 MB, sendo dois dados, 8 em cada um, divididos em grupos de quatro núcleos. Continuamos com um cache L2 de 8 MB, com 512 KB para cada núcleo e, finalmente, um L1 de 1, 5 MB dividido em L1D de 64 KB e L1I de 32 KB. O controlador de memória principal suporta um total de 128 GB de canal quádruplo DDR4-2933, embora, dependendo da placa, ele suporte configurações de até 3600 MHz.
Como nos outros processadores desta plataforma, a AMD implementou a tecnologia XFR2 ou Extended Frequency Range 2. 2. Com ela, a velocidade dos núcleos pode ser aumentada sempre que a temperatura interna permitir. Nesse caso, temos um TjMax de apenas 68 ⁰C. Da mesma forma, temos a outra tecnologia Precision Boost Overdrive disponível que basicamente elimina as limitações do TDP para aumentar o desempenho. É mais ou menos um overclock controlado, mas seu uso anula a garantia do produto. Então tenha cuidado.
Banco de ensaio e teste de desempenho
Continuamos a executar todos os testes de desempenho relevantes neste AMD Ryzen Threadripper 2950X, exceto o overclock. O motivo é simples: aumentaríamos o relógio apenas para aproximadamente 4, 1 GHz, portanto não é considerado um overclock. Também não é uma CPU orientada a jogos, portanto, não se espera que essa prática seja necessária em um ambiente real.
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen Threadripper 2950X |
Placa de base: |
Asys X399 Prime-A |
Memória: |
32GB Corsair Dominator Platinum 3200 MHz |
Dissipador de calor |
Asus Ryuo 240 |
Disco rígido |
ADATA SU750 |
Placa gráfica |
Edição de fundadores da Nvidia RTX 2060 |
Fonte de energia |
Cooler Master V850 Dourado |
Também verificaremos a estabilidade do processador nos valores de estoque. A placa-mãe destacamos com o Prime 95 Large e um resfriamento líquido de 240 mm. O gráfico que usamos é uma Nvidia RTX 2060 Founders Edition, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes.
Benchmarks e testes sintéticos
Vamos ver como esta CPU se comportou com uma configuração de memória no Quad Channel de 32 GB a 3200 MHz. Os testes que iremos realizar serão estes:
- Cinebench R15 e R20 (Pontuação da CPU).Aida64 (RAM) 3DMARKVRMARKPCMark 8Blender RobotWprime 32M
Teste de jogo
Testamos esse AMD Ryzen Threadripper 2950X com os 6 jogos que utilizamos há algum tempo, para ter uma referência com o restante dos modelos analisados.
NOTA: É importante saber que, nos testes de FPS nos jogos, usamos uma configuração de 16 GB de RAM de canal duplo a 3600 MHz, uma vez que fornece melhores resultados do que o Quad Channel anterior. Os módulos são o G-Skill Trident Z NEO RGB
Esta é a configuração gráfica usada
- Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 DOOM, Ultra, TAA, Open GL 4.5 Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 12 Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, Êxodo direto do DirectX 12, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT)
Os Threadrippers não são processadores para jogos, e isso é demonstrado nos resultados obtidos. Você verá que, em todos os casos, estamos abaixo dos processadores de desktop por excelência. Só vencemos o discreto Ryzen 5 3400G em 1080p, a resolução mais amplamente usada.
Se formos para resoluções mais exigentes, é verdade que os registros melhoram e são iguais aos demais processadores que testamos com este RTX 2060. Mas a verdade é que hoje, esse processador não faz sentido para jogos, para desempenho e pelo preço, especialmente.
Consumo e temperaturas
Usamos o Prime95 em sua versão grande para testar temperaturas e consumo. Todas as leituras de Watts foram medidas a partir da tomada de parede e de todo o conjunto, exceto o monitor.
Apesar de ser um processador de 12 nm da geração anterior, ainda possui melhores registros de consumo do que, por exemplo, o Ryzen 3900X. Também é devido a uma temperatura mais baixa e menor frequência do relógio. Se enfatizarmos o conjunto completo com a GPU, obteremos registros de 410W.
Em temperatura, mais ou menos a mesma coisa acontece, temperaturas melhores que um processador de 12 núcleos, embora, é claro, seu TjMax seja muito mais baixo, com apenas 68⁰C.
Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen Threadripper 2950X
Chegamos ao final desta revisão tardia deste processador 16/32 com soquete TR4. O saldo geral é positivo, não poderia ser diferente com esse monstro, mas processadores como o Ryzen 9 3950X e o Ryzen 9 3900X já superam o Threadripper em capacidade de processamento e têm um preço mais barato.
Esperamos muito da terceira geração desses processadores WorkStation, especialmente dos supostos 64/128 que poderiam aparecer. Enquanto isso, esses Zen + são processadores perfeitos para renderizar equipes e, especialmente, mega tarefas em equipes de trabalho. Aqui, uma configuração de canal quádruplo faz a diferença.
Vale a pena avaliar os resultados obtidos no processamento puro, com valores próximos a 3900X no Cinebench, Blender ou WPrime, onde são observadas as melhorias do barramento Infinity Fabric e os 50 GB / s de capacidade. Em relação aos jogos, não é uma opção viável, já que seu desempenho é discreto e o preço da plataforma muito alto, por isso não vale a pena, talvez seja uma boa opção se tirarmos proveito de suas 64 pistas PCIe para mineração com multiGPU.
Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.
Como sempre, as temperaturas são boas desde que tenhamos refrigeração líquida ou falha no dissipador de calor Wraith Ripper da Cooler Master. Se você estiver sob cargas pesadas, recomendamos um bloco frio que leve todo o IHS para uma melhor eficiência, em vez de blocos redondos típicos como o do Asus Ryuo 240 que usamos.
Não tocamos no aspecto do overclock, pois, neste momento, e para o que esse processador é orientado, acreditamos que não faz sentido tentar aumentar alguns MHz para que eles nem atinjam o máximo disponível.
Finalmente, o AMD Ryzen Threadripper 2950X atualmente pode ser encontrado em cerca de 880 euros em nosso país, um número bastante alto se considerarmos também a compra de uma placa de refrigeração e uma placa X399. E temos uma Ryzen 9 3900X a cerca de 547 euros, com um dissipador de calor incluído e desempenho superior. Moral? Hoje, essa CPU não vale a pena, a menos que passemos a usar sua capacidade de quatro canais em mega tarefas.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
- ADEQUADO PARA TAREFA MEGA E USO COM CANAL QUAD |
- EXISTEM ATUALMENTE MAIS PODEROS PROCESSADORES AMD RYZEN 3000 |
- ALTA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO PURO | - É UMA PLATAFORMA MUITO CARA |
- OS BENEFÍCIOS DE TER 64 LANÇAS DE PCIE PARA MULTIGPU | - TEMOS QUE COMPRAR CALOR DE ALTO DESEMPENHO |
A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:
AMD Ryzen Threadripper 2950X
RENDIMENTO RENDIMENTO - 91%
DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 95%
SOBRECARGA - 85%
PREÇO - 75%
87%
Revisão de amd ryzen threadripper 2990wx em espanhol (análise completa)
Revisão do processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX: características técnicas, design ?, Desempenho, benchmark, consumo e temperaturas.
Revisão de amd ryzen threadripper 3960x em espanhol (análise completa)
Revisão do processador: AMD Ryzen Threadripper 3960X, 24 núcleos físicos, 48 núcleos lógicos ✅ e com clock de 4,5 GHz. Desempenho e preço
Revisão de amd ryzen threadripper 3970x em espanhol (análise completa)
Revisão do processador: AMD Ryzen Threadripper 3970X, 32 núcleos físicos, 64 núcleos lógicos ✅ e com clock de 4,5 GHz. Desempenho e preço