Revisão de amd ryzen threadripper 3960x em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 3960X
- Desembalagem
- Design exterior
- Arquitetura e desempenho
- Aprofundando na arquitetura
- Bancada de testes e testes de desempenho
- Benchmarks (testes sintéticos)
- Teste de jogo
Sempre recomendamos que você use o aplicativo AMD Ryzen Master para monitorar e fazer overclock no seu processador Ryzen . A AMD mantém o design e os perfis. Primeiro, temos o modo normal, que é o padrão do processador, temos um segundo modo de criador para criadores de conteúdo, outro perfil para a maioria dos jogadores . O que realmente faz é desativar vários núcleos e jogar a toda velocidade. Além disso, temos dois perfis que podemos configurar à nossa vontade.
Como padrão, o processador suporta uma voltagem que varia de 1, 30 a 1, 36 v em todas as placas-mãe que analisamos. Queríamos elevar o nível ao TRX40 AORUS XTREME, aumentando a frequência para 4400 MHz e uma voltagem de 1.488v. Achamos que é muita tensão para a plataforma, mas, como foi para alguns testes e foi bem resfriada, isso nos ajuda a ver seu desempenho, mas nosso conselho é deixá-la em estoque ou procurar um ponto ideal.
Graças a esse aumento de frequência, conquistamos 329 pontos cb no Cinebench R15 . Nos jogos, notamos uma ligeira melhora, principalmente no FPS mínimo, mas acreditamos que isso não compensa. Este processador é bem compensado e acreditamos que é a melhor opção como padrão.
Consumo e temperatura
- Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen Threadripper 3960X
- AMD Ryzen Threadripper 3960X
- RENDIMENTO RENDIMENTO - 85%
- DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 100%
- SOBRECARGA - 90%
- PREÇO - 92%
- 92%
A AMD desde 2017 está pisando em seus processadores AMD Ryzen. Hoje, finalmente podemos trazer a você a revisão do núcleo AMD Ryzen Threadripper 3960X 24 e 48 threads. Um processador que estréia o novo soquete sTR4 e as novas placas-mãe com o chipset TRX40.
Pronto para ver nossa análise? O melhor de língua espanhola? Prepare-se um chocolate quente que começamos!
Recursos técnicos do AMD Ryzen Threadripper 3960X
Desembalagem
Embora não tenha chegado ao pacote oficial por ser uma amostra de engenharia, a apresentação foi renovada logicamente em relação à geração anterior. Agora, o que teríamos é uma caixa de plástico rígido com a CPU colocada em um pedestal que é claramente visível para nossa alegria.
Obviamente, não teremos dissipador de calor, pois esses processadores precisam de um resfriamento forte devido ao seu TDP e devemos comprá-lo separadamente. Portanto, recomendamos que você dê uma olhada no nosso guia para os melhores dissipadores de calor do mercado.
Design exterior
Desta vez, o design do AMD Ryzen Threadripper 3960X é praticamente o mesmo, se não idêntico, que seus antecessores. Temos um grande IHS de cobre e alumínio com a serigrafia correspondente, mostrando o modelo do processador e o emblema Ryzen Threadripper muito grande. Esse encapsulamento superior é soldado logicamente a cada um dos chiplets que compõem a CPU.
Você já pode imaginar que um dissipador de calor normal terá dificuldades para cobrir toda a área de IHS e, nessas novas CPUs, será importante devido à enorme potência que elas possuem. A maioria das refrigerações possui um bloco que cobre apenas a área central da embalagem, onde os chiplets estão efetivamente localizados, mas desperdiçando a capacidade máxima de dissipação.
Se mudarmos o que descobrimos também será bastante familiar, pois, apesar do fato de o soquete ter mudado, nem a distribuição nem o número de contatos nele. Dessa forma, temos um soquete sTRX4 do tipo LGA (Land Grid Array) com um total de 4094 contatos dourados para melhorar a transferência de energia. A zona é fisicamente dividida em duas partes como se fossem dois processadores independentes, embora os 5 chiplets estejam conectados via barramento de dados do Infinity Fabric.
Muitos criticaram essa decisão de alterar ou atualizar o soquete para esta nova geração de 7nm, o que implica que as gerações anteriores não poderão ser instaladas em placas com sTRX4 e o novo chipset AMD TRX40. A AMD explica que isso foi necessário para melhorar a interface de comunicação entre CPU, RAM e chipset. Com a capacidade máxima de 88 linhas PCIe que teremos no conjunto CPU + Chipset, parece que a construção interna foi modificada. Lembre-se de que agora essa comunicação é feita através de um barramento de 8 linhas PCIe 4.0 em vez de apenas 4 como a geração anterior, portanto a largura de banda é de no mínimo 16 GB / s para cima e para baixo.
Mas qual é o motivo das críticas? Bem, o simples fato de sermos obrigados a mudar também a placa-mãe se comprarmos um desses processadores caros. Além disso, existe o fato de que as novas memórias DDR4 e USB 4.0 estão à porta, e ninguém tem certeza de que a AMD atenda a essas necessidades com o sTRX4 e a próxima geração do Threadripper 4000, apesar de afirmar que a plataforma estará em vigor por um longo tempo.
Arquitetura e desempenho
O primeiro seria o Ryzen 3000, o primeiro processador a ser comercializado (para PCs desktop) com transistores FinFET de 7nm fabricados pela TSMC, obviamente ignorando os processadores móveis que já os possuem há algum tempo. E agora foi a vez deste AMD Ryzen Threadripper 3960X e 3970X, e o seguinte pode ser lançado, já que desta vez poderíamos ter até 64 núcleos físicos no mesmo CPU, impressionante.
Essa é precisamente uma das grandes vantagens de reduzir o tamanho dos transistores. Temos uma densidade mais alta no mesmo espaço, podendo introduzir mais componentes e unidades funcionais. Sendo menores, eles exigem menos energia para funcionar, embora, é claro, não seja um segredo que mais bolachas devam ser descartadas no processo de fabricação devido a defeitos de fabricação, pois são mais suscetíveis à miniaturização.
O que estamos analisando hoje é o modelo "menos poderoso". O AMD Ryzen Threadripper 3960X possui uma configuração de 24 núcleos e 48 threads de processamento, o número brutal que, por exemplo, possui o 2970WX anterior. Mas eles foram um pouco mais longe e agora podem operar com uma frequência base de 3, 8 GHz e uma frequência turbo de 4, 5 GHz, enquanto a referência na 1ª geração era de 3 / 4, 2 GHz. Além disso, neste caso, já prevíamos que não sofríamos com os problemas com os quais o Ryzen 3000 saiu, que não atingiram sua frequência máxima, sendo capazes de maximizar esse animal.
Em relação à memória cache, temos incríveis 140 MB, divididos em 128 MB de cache L3, 12 MB de cache L2 e também 2, 25 MB de cache L1, divididos como sempre nos cache L1I e L1D. Tudo isso faz com que o CPU TDP aumente para 280W, uma figura que ainda é capaz de cobrir uma configuração de refrigeração líquida de 240 mm. E, como na geração anterior, a temperatura máxima admissível ou TjMAX será de 68 o C e suportará nativamente até 256 GB de RAM DDR4 de 3200 MHz no Quad Channel.
Aprofundando na arquitetura
Com este AMD Ryzen Threadripper 3960X, a AMD lança sua nova arquitetura Castle Peak para processadores de alto desempenho em sua entusiasta plataforma de desktop. O aumento de núcleos, freqüência e memória cache ainda precisa adicionar algumas coisas importantes.
Como no Ryzen 3000, nesta plataforma também temos uma arquitetura baseada em chiplets, ou seja, unidades de processamento construídas separadamente e instaladas no mesmo substrato e vinculadas pelo barramento Inifnity Fabric. Cada chiplet é chamado de complexo CCD (Core Chiplet DIE), e dentro dele temos dois CCX (Core Complex). Como um desses CCX, ele possui 4 núcleos e 8 threads de processamento, juntamente com um cache L3 de 16 MB compartilhado entre 4 e 1 MB de cache L2 para cada núcleo. Neste AMD Ryzen Threadripper 3960X, por exemplo, temos 24 núcleos; portanto, teremos um total de 4 chiplets em que um núcleo foi desativado para cada CCX (3 * 8 = 24).
Como no Ryzen 3000, temos o barramento interno Infinity Fabric encarregado de unir esses 4 chiplets com o quinto, que é o barramento de entrada / saída construído em 14 nm. Quando tivermos mais detalhes sobre o funcionamento do Infinity Fabric nesses Threadrippers, atualizaremos as informações, mas o que sabemos é que houve uma melhoria notável nas latências de comunicação com a memória RAM e agora é oferecida compatibilidade com PCIe 4.0, onde cada linha de dados tem uma largura de banda de 2 GB / s para cima e para baixo.
O que também sabemos é a capacidade máxima das linhas PCIe que esses novos processadores possuem, que juntamente com o chipset serão 88 PCIe 4.0 (CPU x64 + x24 TRX40). Destas 88 LANES, temos que subtrair 16 delas porque são dedicadas à comunicação entre CPU e chipset, 8 em cada caso. E dos 56 que temos disponíveis na CPU, 48 deles são dedicados exclusivamente às faixas PCIe 4.0 dos slots de expansão e 8 para duas configurações Pick One, onde podemos alocá-los para mais slots PCIe, para o slot M.2. NVMe ou SATA. Além disso, possui capacidade nativa de 4 USB 3.2 Gen2 e DDR4 Quad Channel.
Bancada de testes e testes de desempenho
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen Threadripper 3960X |
Placa de base: |
TRX40 AORUS XTREME |
Memória RAM: |
Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti |
Dissipador de calor |
Noctua NH-U14S TR4-SP3 |
Disco rígido |
KC400 512 GB |
Placa gráfica |
Nvidia RTX 2060 Edição para Fundadores |
Fonte de energia |
Corsair RM1000X |
Para verificar a estabilidade do processador AMD Ryzen Threadripper 3960X nos valores de estoque. A placa-mãe destacamos com o Prime 95 Custom e o resfriamento a ar. O gráfico que usamos é um Nvidia RTX 2060 em sua versão de referência, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes.
Benchmarks (testes sintéticos)
Testamos o desempenho com a plataforma entusiasta e a geração anterior. Sua compra valerá a pena?
- Cinebench R15 (Pontuação da CPU) Cinebench R20 (Pontuação da CPU) Aida643dMARK Fire StrikeVRMARKPCMark 8Blender RobotWprime
Teste de jogo
Sempre recomendamos que você use o aplicativo AMD Ryzen Master para monitorar e fazer overclock no seu processador Ryzen. A AMD mantém o design e os perfis. Primeiro, temos o modo normal, que é o padrão do processador, temos um segundo modo de criador para criadores de conteúdo, outro perfil para a maioria dos jogadores. O que realmente faz é desativar vários núcleos e jogar a toda velocidade. Além disso, temos dois perfis que podemos configurar à nossa vontade.
Como padrão, o processador suporta uma voltagem que varia de 1, 30 a 1, 36 v em todas as placas-mãe que analisamos. Queríamos elevar o nível ao TRX40 AORUS XTREME, aumentando a frequência para 4400 MHz e uma voltagem de 1.488v. Achamos que é muita tensão para a plataforma, mas, como foi para alguns testes e foi bem resfriada, isso nos ajuda a ver seu desempenho, mas nosso conselho é deixá-la em estoque ou procurar um ponto ideal.
Graças a esse aumento de frequência, conquistamos 329 pontos cb no Cinebench R15. Nos jogos, notamos uma ligeira melhora, principalmente no FPS mínimo, mas acreditamos que isso não compensa. Este processador é bem compensado e acreditamos que é a melhor opção como padrão.
Consumo e temperatura
Lembre-se de que é o tempo todo com o coletor de estoque. As temperaturas em repouso são mais que boas com 33 ºC. Isso tem muito mérito, porque temos um processador com 48 núcleos lógicos.As temperaturas máximas de desempenho são muito boas com 53 ºC, em média, com o Prime95 no modo Grande por 12 horas contínuas.
Em relação ao consumo, utilizamos o mesmo critério que o das temperaturas. Obtemos um consumo de 83 W em repouso e 272 W com desempenho máximo. Que, quando enfatizamos também nossa placa de vídeo, obtemos 447W de consumo total de nossa bancada de testes. Sem dúvida, algumas métricas muito interessantes e que já nos dão algumas pistas de que precisaremos de uma fonte de alimentação de qualidade.
Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen Threadripper 3960X
Depois de testar a AMD Threadripper de primeira e segunda geração, finalmente vemos uma grande melhoria nesta entusiasta plataforma AMD. O AMD Ryzen Threadripper 3960X possui um total de 24 núcleos, 48 threads, 128 MB de cache L3, 12 MB de cache L2, 280 W de TDP e um design interno aprimorado.
A área é dividida em duas partes, com um total de 5 chiplets. Todos eles conectados pelo barramento Infinity Fabric. O bom trabalho da AMD é notável, pois alcançou um desempenho melhor do que a geração de 2000. Possui um total de 88 LANES, então agora não há problemas em conectar várias placas e SSDs M.2. Será muito difícil preencher todas as linhas.
Ele também suporta a conexão PCI Express 4.0 , conectividade WiFi 6, quatro conexões USB 3.2 Gen2 e DDR4 de quatro canais. Como padrão, o processador roda em 4.2 GHz, embora tenhamos conseguido aumentá-lo para 4.4 Ghz. E como puxa! Que maravilha!
Recomendamos a leitura do nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
Em nossos testes, alcançamos um ótimo desempenho. Nos jogos, ainda é perceptível que muitos núcleos não são usados, mas com um IPC melhor, vemos que ele é igualado à faixa principal. Embora o trabalho seja uma explosão real, podemos reproduzir vários títulos e editar um ou dois vídeos sem mexer.
Não ficamos surpresos com os resultados de temperaturas e consumo. Tudo muito bem cuidado e não podemos culpá-lo. Talvez sentimos falta de que ele incorpore um dissipador de calor como padrão, mas, e também o vemos como normal, já que essa linha de equipamento geralmente monta o resfriamento líquido ou um dissipador de calor do nível Noctua.
Em breve, veremos a lista nas lojas e seu preço oscilará em US $ 1.399, o que, como é habitual na Espanha, fará a conversão dólar / euro. Realmente vale a pena sua compra? Sim, se você tiver certeza de que tirará o máximo proveito do processador. Nós o vemos ideal para equipes de Workstation e que desejam jogar muito, muito, muito esporadicamente. Mas para os jogos existem melhores opções, como comentamos. Atualmente, temos o AMD Ryzen 3900X disponível com um preço muito atraente e, em breve, o 3950X chegará às lojas com um preço mais baixo que esse animal. O que você acha do desempenho deste AMD Ryzen Threadripper 3960X?
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
- DESEMPENHO FABULOSO |
- PLACAS BASE COM PREÇO MUITO ALTO |
- FREQÜÊNCIAS ANUNCIADAS SÃO REAIS. TAMBÉM PERMITE-NOS EXECUTAR O SOBRECLOCO | |
- BOM SOFTWARE | |
- TEMPERATURA E CONSUMO |
|
- O preço pode parecer alto, mas estamos finalmente 24/48 por um preço mortal |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:
AMD Ryzen Threadripper 3960X
RENDIMENTO RENDIMENTO - 85%
DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 100%
SOBRECARGA - 90%
PREÇO - 92%
92%
No processador TOP 2, entusiasta da AMD. Ideal para tarefas de design, renderização e tarefas extremamente exigentes do processador.
Revisão de amd ryzen threadripper 2990wx em espanhol (análise completa)
Revisão do processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX: características técnicas, design ?, Desempenho, benchmark, consumo e temperaturas.
Revisão de amd ryzen threadripper 2950x em espanhol (análise completa)
Revisão detalhada do processador AMD Ryzen Threadripper 2950X: recursos, design, desempenho, consumo, temperaturas e preço
Revisão de amd ryzen threadripper 3970x em espanhol (análise completa)
Revisão do processador: AMD Ryzen Threadripper 3970X, 32 núcleos físicos, 64 núcleos lógicos ✅ e com clock de 4,5 GHz. Desempenho e preço