A AMD confirma que o pcie 4.0 não chegará às placas-mãe x470 ou anteriores
Índice:
Um dos destaques da próxima geração do Ryzen 3000 é o suporte à nova interface de conexão PCIe 4.0. Como sucessora do PCIe 3.0, oferece o dobro da largura de banda e uma série de outras otimizações. A AMD, através de uma publicação no Reddit , esclareceu o suporte ao PCIe 4.0 nas placas-mãe X470 atuais e mais antigas.
AMD confirma não suporte para PCIe 4.0 em placas-mãe X470 ou mais antigas
Passar do PCIe 3.0 para o PCIe 4.0 em uma placa-mãe não é muito difícil. Para usar o PCIe 4.0, as diretrizes de conexão entre os slots da CPU e do PCIe devem ser seguidas. Se a placa-mãe PCIe 3.0 foi 'super projetada' em primeiro lugar, e ela suporta muito bem o PCIe 3.0, é possível que esses mesmos traços de conexão possam usar o PCIe 4.0 sem nenhum problema. O problema surge quando algumas placas-mãe podem ser bem-sucedidas no PCIe 4.0, enquanto outras não, pois mal suportam conexões PCIe 3.0.
Visite nosso guia sobre as melhores placas-mãe do mercado
As únicas placas-mãe que suportarão o PCIe 4.0 no futuro serão os chipsets da série 500, que atualmente estão apenas na faixa X570, embora a linha B550 deva chegar ainda este ano.
A decisão da AMD não é criar confusão no mercado, onde algumas placas-mãe podem suportar o PCIe 4.0 e outras não, fragmentando os usuários da plataforma AMD.
"As placas pré-X570 não suportam o PCIe 40. Não há garantia de que as placas-mãe mais antigas possam executar com segurança os mais rigorosos requisitos da Gen4, e simplesmente não podemos ter uma mistura de 'sim, não, talvez' no mercado".. O potencial de confusão é muito alto. Quando o BIOS final for lançado para a terceira geração Ryzen (AGESA 1000+), o Gen4 não será mais uma opção. Eu gostaria que pudéssemos ter feito isso de trás para frente, mas o risco é grande demais ".
A explicação parece bastante convincente e faz sentido, embora teria sido interessante, pelo menos, ter a opção em algumas placas-mãe topo de linha, pois isso forçaria muitos usuários a comprar novas placas-mãe X570 para aproveitar a nova tecnologia PCI Express 4.0..
Fonte AnandtechO Zen 2 não é compatível com versões anteriores devido a limitações da bios rom
No fórum msi, temos algumas histórias de representantes da empresa sobre como incluir o Zen 2 nas novas placas-mãe.
O Trx40 para o threadripper 3000 não seria compatível com os modelos anteriores
As próximas placas-mãe AMD TRX40 que hospedarão a plataforma Threadripper 3000 podem não ser compatíveis com TR Gen 1 e Gen 2.
Placas gráficas amd vega não chegará antes de 2017
Por fim, as placas gráficas baseadas no AMD Vega chegarão em 2017 com memória HBM2 e devem ser reproduzidas em resoluções muito altas.