O Zen 2 não é compatível com versões anteriores devido a limitações da bios rom
Índice:
Hoje já podemos desfrutar dos processadores Ryzen 3000 e podemos combiná-los com 300, 400 e, é claro, as placas-mãe da série 500 . No entanto, um tópico no fórum da comunidade msi revela que a história para incluir o Zen 2 não era tão simples.
Limitações do BIOS no Zen 2
Os tópicos internos sobre seus componentes e software são frequentemente discutidos no fórum da comunidade msi . No caso desse segmento, um membro ativo e representante da empresa se aventurou a lançar alguma luz sobre a gestação das novas chapas.
Como eles mencionam: a capacidade do chip EIPROM flash SPI que armazena o firmware UEFI da placa-mãe é bastante limitada para o microcódigo AGESA ComboAM4 1.0.0.3a na maioria das placas.
Devido a isso, a empresa foi forçada a alterar o pacote UEFI BIOS que está circulando atualmente como uma atualização beta. As atualizações permitem que placas-mãe mais antigas suportem processadores Ryzen 3000 , mas em troca elas perdem o suporte para outras tecnologias.
Entre eles, perdemos:
- Suporte para processadores das séries A e Athlon com Bristol Ridge. Módulos RAID , quebrando o RAID SATA em muitas placas-mãe. BIOS 5 em troca de uma interface muito mais simples com menos recursos (GSE Lite). Felizmente, ele ainda mantém alguns recursos distintos do BIOS da msi, como A-XMP, Smart Fan e M-Flash.
Comparação de BIOS 5 com GSE Lite
O problema surge quando vemos que a maioria das marcas tem o mesmo armazenamento EEPROM de 16 MB . Se você deseja evitar o mesmo número de cortes, precisará manter o programa do BIOS muito leve.
Por outro lado, as placas- mãe X570 têm suporte para até 32MB de EEPROM, mas ainda perdem o suporte para os processadores Bristol Ridge, Summit Ridge e Raven Ridge.
A melhor recomendação que você pode tomar é atualizar o BIOS da placa-mãe das séries 300 ou 400 somente se você tiver uma Ryzen 3000 . Se não for esse o caso, você poderá sofrer de problemas de compatibilidade ou até perder algumas configurações que possuía anteriormente.
A melhor versão que você pode instalar é a última que não entrou na jurisdição do Ryzen 3000 , como o AGESA PinnaclePI 1.0.0.6.
O que você acha dos problemas que o AMD Zen 2 está tendo? Você acha que isso está afetando seriamente a empresa? Comente suas idéias abaixo.
Fonte TechPowerUpO Android p bloqueia aplicativos projetados para o Android 4.1 Jelly Bean e versões anteriores
O Android P bloqueia aplicativos projetados para o Android 4.1 Jelly Bean e versões anteriores. Saiba mais sobre as novas medidas que estão sendo tomadas com a nova versão do sistema operacional.
Como atualizar para o ubuntu 18.04 de diferentes versões anteriores
Tutorial em espanhol no qual explicamos de maneira muito simples como atualizar para o Ubuntu 18.04 a partir de versões anteriores.
O Trx40 para o threadripper 3000 não seria compatível com os modelos anteriores
As próximas placas-mãe AMD TRX40 que hospedarão a plataforma Threadripper 3000 podem não ser compatíveis com TR Gen 1 e Gen 2.