Avaliações

Revisão do Z390 aorus xtreme waterforce em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

É com satisfação que trazemos a você a revisão da inigualável nova Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce, uma placa-mãe com chipset Z390 com desempenho brutal. Começa com um design exterior impressionante que inclui um bloco completo de refrigeração líquida que inclui VRM e Chipset com iluminação RGB, juntamente com a conectividade CNVi Wi-Fi e as 10 principais Gigabit Ethernet. Além disso, inclui Thunderbolt 3, SLI e Crossfire e suporte para até 128 GB de RAM.

O preço desta placa é astronômico, mas não há nada semelhante no mercado que monte um chipset Z390 com benefícios tão brutais. Querendo ver o que essa fera nos oferece? Bem, vá em frente.

Agradecemos à AORUS por confiar em nós ao transferir este produto para análise.

Recursos técnicos do Z390 AORUS Xtreme WaterForce

Desembalagem e design

Um prato com características e exclusividade semelhantes deve trazer uma caixa para corresponder às circunstâncias e, de fato, sim. E não apenas teremos uma caixa de papelão grande e espessa, mas também será colocada dentro de uma caixa de maleta com um elegante design em preto fosco e um grande símbolo AORUS em seu exterior RGB.

As imagens coloridas para abrir a boca não esperam, para nos apresentar esta impressionante Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce, juntamente com os seguintes elementos que encontramos no interior:

  • Placa-mãe Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce Antenas Wifi Conjunto de cabos SATACables SLICons para organizar cabeamentoVário hardware para instalação de SSDsExtensores M.2 para o painel de controleManual, guia rápido e CD com driversBlock e seus acessórios para instalação.

Tudo isso vem perfeitamente isolado e bem armazenado em relação à placa para não danificá-la. Da mesma forma, o próprio prato vem em um saco antiestático grosso. Aorus teve o detalhe de incluir no pacote de compras o software Norton Internet Security na versão OEM, cFosSpeed ​​e Xplit Gamecaster + Broadcaster com uma licença de 12 meses. Por esse preço, menos de uma licença vitalícia… Também temos um hub que nos permite conectar até 8 fãs extras na placa.

Sem dúvida, é uma das placas mais bonitas às quais tivemos acesso e muito mais quando a vemos em todo o seu esplendor, com a completa iluminação RGB que possui. Tenha cuidado com o chassi que possuímos, pois, neste caso, estamos diante de uma placa-mãe com um fator de forma E-ATX com um tamanho de 305 mm de altura por 271 mm de largura, sendo ainda maior do que muitos dos que instalam os chipsets X299 e X399.

Apesar de seu preço e aparência, estamos diante de uma placa que monta um chipset Intel Z390 Express. É um grande detalhe encontrar placas impressionantes para processadores de soquete LGA 1151 e mais acessíveis pela maioria dos usuários que desejam fazer overclock com os processadores de jogos com melhor desempenho.

Se girarmos esta Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce e viramos a parte traseira, encontramos uma carcaça completa de nanocarbono que protege todos os conjuntos constituídos por PCB e sistema de refrigeração. Muito necessário nesta placa-mãe devido ao grande número de elementos que temos nela e à grande quantidade de hardware que esperamos montar nela. Também

Em toda a área lateral direita (com a placa vista de frente), instalamos um sistema de iluminação LED Gigabyte RGB Fusion, que será complementado com o que teremos ao longo do bloco de resfriamento e do painel de E / S.

Tão impressionante quanto o visual é o VRM que monta esta placa-mãe. Temos pelo menos 16 fases de potência com os chokes MOSFET de 60A IR PowIRstage, projetados especificamente para lidar suavemente com frequências de overclock acima de 5 GHz.

Porque certamente o processador que montamos será uma Intel de 8ª ou 9ª geração, como o novo i9-9900K que suporta overlocks fortes. Da mesma forma, teremos compatibilidade com todas as CPUs atualmente montadas no soquete LGA 1151, embora ninguém em sã consciência montaria um Celeron ou um Pentium G.

Este VRM vem completo com dois conectores de alimentação de 8 pinos, além do tradicional ATX de 24 pinos. Também teremos um conector PCIe de 6 pinos para fornecer energia extra a esses slots. A AORUS fez um trabalho de engenharia incrível com a PCB desta Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce. Você separou a energia principal em duas camadas de cobre para ter as faixas de sinal de dados do componente em duas outras camadas independentes.

Como não poderia ser de outra forma, uma das novidades a que devemos prestar mais atenção é o espetacular bloco de resfriamento líquido que percorre todo o VRM e o chipset. É um sistema All-In-One composto por um bloco de dissipação construído em cobre e alumínio que pode ser gerenciado com o software da marca, além de seu incrível sistema de iluminação LED RGB Fusion com 51 lâmpadas. Este bloco em conjunto com os dissipadores M.2 pesa 3, 1 kg.

Outra novidade que este Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce implementa é a presença de quatro slots DIMM DDR4 reforçados com placas de aço, embora neste caso tenhamos capacidade para cada slot de não menos que 32 GB, podendo instalar um total de 128 GB de 4400 MHz de canal duplo ECC e memória RAM não-ECC com suporte para o perfil XMP. Além desses slots, além de um botão para iniciar, temos outro para colocar a placa no modo de overclock e, assim, aproveitar melhor o Z390 e as LANES da CPU.

O Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce inclui muita conectividade que teremos que ver pouco a pouco. Começamos com três slots PCI-Express 3.0 x16 e outros dois slots PCI-Express 3.0 x1. Nos três em tamanho real, teremos reforço de aço na frente e na lateral para suportar o peso da colossal Nvidia RTX. Ele também suporta Nvidia SLI bidirecional (ou NVLink) e também AMD Crossfire 2/3 vias.

O primeiro slot funciona em x16 e será o indicado para conectar placas gráficas individuais. O segundo slot funciona em x8 e compartilha um barramento com o anterior, assim, se criarmos uma conexão dupla neles, ambos funcionarão em x8. Finalmente, o terceiro slot trabalha em x4 e compartilha um barramento com um dos slots M.2, o M2P; nesse caso, funcionará em x2 se esse slot for ocupado por um SSD PCIe. Vimos que, apesar de ser uma placa impressionante, teremos as limitações de um chipset Z390, mas isso não é possível devido a limitações de hardware.

Diretamente, veremos as possibilidades que teremos em termos de armazenamento nesta Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce. Temos um total de 6 conectores SATA III a 6 Gbps e também três slots M.2 capazes de trabalhar no modo PCIe x4 e dois deles também no SATA. Todos esses slots estão sob almofadas de dissipação de calor que fazem parte do bloco que atravessa completamente a placa. Para acessá-los, basta remover o parafuso de fixação no final de cada dissipador de calor e levantá-lo para instalar a unidade.

O primeiro drive M2M disponível suporta configurações 2242/2260/2280/22110 nas conexões SATA e PCIe x4. O segundo drive M2.2 M.2 suporta configurações 2260/2280/22110 também em SATA e PCIe. Por fim, o terceiro slot M.2 M2P suporta configurações de até 2280 e apenas no modo PCIe x4. Em todos os casos, podemos configurar um sistema de armazenamento com RAID 0, 1, 5 e 10.

Além disso, teremos um slot M.2 extra que está presente em muitas das placas high-end atuais destinadas à instalação de um chip Intel CNVi Wireless que desta vez o instalamos. Este chip fornece conectividade sem fio 802.11ac Wave2 em 2 × 2, atingindo um máximo de 1, 73 Gbps. No painel traseiro, teremos os dois conectores correspondentes para as antenas AORUS que ampliarão nosso alcance.

Além disso, o Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce é uma das poucas placas-mãe no mercado a incluir conectividade Ethernet de 10 Gbps. Nesse caso, instalamos um chip AQUANTIA AQC107 com um link 10 Base-T de 10 gigabit por segundo, orientado para conexões de alta velocidade para redes de e-sport e LAN. Também temos outro chip Intel GbE normal para uma segunda conexão LAN, que pode ser a Internet, por exemplo. Sem dúvida, credenciais impressionantes são apresentadas a nós.

Continuamos com a seção de som, na qual encontramos um chip Realtek ALC1220-VB de ponta para áudio digital com saída digital S / PDIF e capacidade Hi-Fi 7.1. O ESS SABRE 9018K2M DAC também é muito sofisticado, com chips independentes para os canais esquerdo e direito. Terminamos a seção com um amplificador OPA1622 e capacitores Nichicon Fine Gold

Com todo esse hardware em nossa placa, teremos uma qualidade de som do melhor nível que as placas atuais instalam, com filtro Anti-pop, impedância dinâmica e capacitores WIMA. Você só precisa reproduzir conteúdo de qualidade para aproveitar todas essas vantagens técnicas.

Agora, vimos o painel de E / S traseiro do Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce para conectar mais profundamente o que temos em mãos, e você não ficará desapontado.

  • 2x conectores de antena WiFi 2x Thunderbolt 3 portas no USB Type-C Gen2 4x USB 3.1 Gen22x USB 3.1 Gen12x USB 2.01x HDMI2x RJ455x conector de áudio de 3, 5 mm e microS / PDIF para áudio digital

Evidentemente, destaque a presença das duas portas Thunderbolt 3 compatíveis com DisplayPort e Daisy-chain para conectar até dois monitores 4K neles e velocidades de até 40 Gb / s

Outra conectividade interna Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce inclui:

  • 1 conector TPM 2 cabeçalhos RGB endereçáveis ​​2 cabeçalhos para faixas de iluminação RGB Botões de redefinição, alimentação e limpeza de CMOS 8 cabeçalhos para ventiladores PWM expansíveis para 1610 sensores de temperatura

Dizemos expansível para 16 ventiladores porque um Switch com 8 saídas extras também está incluído e também pode ser gerenciado pelo Smart Fan 5.

Após esse pacote de especificações, qual é mais bizarro, vamos ver os testes que submetemos à Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce.

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce

Placa de base:

Intel Core i7-8700K

Memória:

Corsair Dominator RGB de 32 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston KC500 480GB

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair RM1000X

BIOS

Com um BIOS renovado e um design muito atraente, a empresa apresenta esta placa-mãe. Ele nos permite executar um overclock muito rápido, monitoramento com um clique e uma maneira muito intuitiva de perder o medo do BIOS. Muito bom trabalho!

Overclock e temperaturas

Estamos diante de uma das melhores placas-mãe Z390, se não as melhores. Conseguimos manter o i7-8700k estável em 5, 2 GHz 24/7 com uma tensão de 1, 41 v com seus 6 núcleos e 12 threads. Achamos uma opção super interessante para os usuários que procuram qualidade / preço.

As temperaturas marcadas são durante 12 horas de estresse com o processador em estoque e o PRIME95 em seu longo programa de estresse. A zona das fases de alimentação chega a 40 ºC. Mostra quando passamos pela água um processador muito bom, com um fluido deslocado e resfriado pela água. Ótimo trabalho em Gigabyte!

Palavras finais e conclusão sobre o Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce

A Gigabyte decidiu lançar a placa-mãe mais poderosa e mais cara do chipset Z390. Um fornecimento animado de 16 fases, um design inovador, ótima iluminação RGB, um monobloco responsável pelo resfriamento do VRM, chipset e processador com um simples kit de resfriamento líquido que precisamos comprar separadamente.

Uma das grandes vantagens de comprar uma placa Aorus é que elas geralmente possuem uma placa de som integrada muito boa. Compatível com fones de ouvido de alta impedância, som cristalino e software altamente personalizável.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

No nível de desempenho, conseguimos tirar o máximo proveito do nosso i7-8700k até 5, 2 GHz. É verdade que é uma perna preta e que possui um DELID para melhorar ainda mais suas temperaturas. Não passamos 40 graus estressando o processador por 12 horas.

O seu preço é a sua grande desvantagem: 1079 euros. Entendemos que, ao montar um monobloco de refrigeração líquida personalizado e os melhores componentes do mercado, é mais caro que o normal. Mas como uma placa-mãe de consumidor atinge esse preço animado, estamos muito surpresos. Muito pouco você pode comprar essa maravilha. O que você acha do Z390 Aorus Xtreme Waterforce ?

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN

- MAIOR PREÇO
+ MONOBLOCO PERSONALIZADO

+ QUALIDADE DOS COMPONENTES

+ SOBRECARREGAMENTO

+ CONECTIVIDADE SOM E MELHORADA

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:

Z390 AORUS Xtreme WaterForce

COMPONENTES - 99%

REFRIGERAÇÃO - 99%

BIOS - 95%

EXTRAS - 99%

PREÇO - 70%

92%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button