Revisão do X299x aorus xtreme waterforce em espanhol (análise)
Índice:
- Recursos técnicos do X299X AORUS XTREME Waterforce
- Desembalagem
- Placa AORUS Gen4 AIC
- Design exterior
- Controle interno da placa e controlador RGB Fan Commander
- Bloco de resfriamento
- VRM e fases de energia
- Soquete, chipset e RAM
- Slots de armazenamento e PCIe
- Conectividade de rede com 10G e Wi-Fi 6
- Portas de E / S e conexões internas
- Banco de ensaio
- X299X AORUS XTREME Waterforce BIOS
- Teste de temperatura VRM e overclock no X299X AORUS XTREME Waterforce
- Palavras finais e conclusão sobre o X299X AORUS XTREME Waterforce
- X299X AORUS XTREME Waterforce
- COMPONENTES - 100%
- REFRIGERAÇÃO - 97%
- BIOS - 93%
- EXTRAS - 100%
- PREÇO - 87%
- 95%
O X299X AORUS XTREME Waterforce poderia muito bem ganhar o prêmio pelo prato com o melhor design do ano, porque se a versão Z390 já nos pareceu impressionante, isso é melhor em todos os aspectos. Uma placa cujo aspecto mais diferencial é incorporar um bloco de água que usa CPU, VRM, Chipset e M.2, para montar um resfriamento líquido personalizado nela.
Essa exibição e design leves são acompanhados por um poderoso VRM de 16 fases, uma placa de expansão para 4 M.2 e conectividade dupla Thunderbolt 3 no painel de E / S. A conectividade de rede inclui o Wi-Fi 6 e 10G e, para aqueles com chassi grande, um controlador de ventilador é um acessório extra. Deseja ver o que a placa mais extrema já construída pela AORUS nos oferece? Bem, vamos lá!
Mas, primeiro, agradecemos à AORUS por sua confiança em nós, fornecendo- nos este prato para análise.
Recursos técnicos do X299X AORUS XTREME Waterforce
Desembalagem
O pacote deste X299X AORUS XTREME Waterforce consiste em não menos de duas caixas de tamanho considerável. E há muito o que guardar, por isso usamos papelão grosso e rígido, coberto com tinta preta em estilo vinil, onde só vemos o logotipo da AORUS e o nome da placa.
Em uma das caixas, é claro, teremos a placa-mãe com alguns de seus acessórios, enquanto na outra caixa quase do mesmo tamanho o bloco de resfriamento e acessórios maiores, como a placa de expansão, foram armazenados.
O pacote configurável consiste nos seguintes elementos:
- X299X AORUS XTREME Waterforce Motherboard Unidade de flash USB com drivers Manual do Usuário Guia de Instalação Rápida 6x cabos SATA de 6 Gbps 2x antenas Wi-Fi G Conector AORUS2x cabos adaptadores para tiras RGB 1x sensor de ruído 2x termistores de temperatura Parafusos para instalar M.2 Placa de expansão AORUS Gen4 AIC do controlador de ventilador externo (GC-4XM2G4)
Devido à quantidade de fofocas, não podemos reclamar, pois temos praticamente tudo o que é necessário para nos divertir por algumas horas montando o quadro dos sonhos para muitos. Observe que falta apenas incluir um sensor de fluxo de água, embora em refrigerações personalizadas ele geralmente esteja incluído.
Placa AORUS Gen4 AIC
Começamos com a placa de expansão incluída neste X299X AORUS XTREME Waterforce, sendo o modelo GC-4XM2G4. Este é o incluído na versão TRX40, sendo uma placa PCIe 4.0, embora neste caso deva funcionar em 3.0, porque a plataforma Intel não implementa o novo padrão.
Este cartão é destinado a configurações entusiásticas e com orçamentos quase ilimitados para usuários que desejam montar, por exemplo, um RAID 0 de armazenamento sólido super-rápido. Dessa maneira, podemos obter um desempenho de leitura e gravação de cerca de 15.000 MB / s.
Para isso, possui um poderoso sistema de refrigeração composto por uma placa fria de cobre e um ventilador de turbina de 50 mm de diâmetro. Além disso, 8 sensores de temperatura controlam e continuamos os SSDs instalados. Uma grande vantagem é que a energia fornecida pela interface PCIe é suficiente, portanto você não precisa de conectores PCI extras.
Design exterior
Bem, vamos analisar completamente o design desse X299X AORUS XTREME Waterforce. Durante a revisão, veremos muitas das imagens com o bloco de água desmontado, a fim de apreciar completamente sua arquitetura.
Na ausência de montagem do bloco de água, a aparência da placa é praticamente a mesma do TRX40 AORUS EXTREME, que já analisamos há alguns dias. Exceto por toda a área central que está vazia esperando seu bloco de água, praticamente toda a placa é coberta com elementos de alumínio. Na área esquerda, temos o protetor EMI de alumínio correspondente com iluminação integrada, cuja tampa se estende por toda a área da placa de som e o espaço entre o PCIX_2 e 3, onde não há nada.
Mais interessante é a área certa, que também é completamente coberta, exceto pela parte superior, devido aos conectores de energia. Nele, vemos que todos os conectores SATA, ATX e outros são colocados em 90 ⁰ para facilitar as conexões no chassi e, assim, evitar a curvatura típica dos cabos. Toda a borda lateral embaixo é coberta por uma faixa de iluminação LED RGB Fusion 2.0. O design das placas é cada vez mais trabalhado, e integrar essa iluminação é sem dúvida o caminho a percorrer.
A parte traseira possui uma capa de metal e NanoCarbon de alta qualidade. Isso protege o PCB de choques e cargas eletrostáticas.
Controle interno da placa e controlador RGB Fan Commander
Quanto aos elementos de interação do usuário neste X299X AORUS XTREME Waterforce, temos duas zonas bastante identificáveis, a primeira no canto superior direito e a segunda abaixo na área de conectores. Nelas podemos ver o seguinte:
- Botão liga / desliga e overclock rápido (acima) Botão OC Ignition (acima): esse botão peculiar que mantém a energia na placa e nos componentes enquanto o sistema é desligado. Deve ser usado em conjunto com o Power. Redefinir e limpar os comutadores BIOS_SW e BIOS_SW internos do CMOS (inferior): para alternar entre o uso do BIOS primário ou secundário.
Da mesma forma, temos nada menos que 10 sensores de temperatura distribuídos em toda a placa e no bloco de resfriamento e 8 cabeçalhos para ventiladores que podem ser expandidos com o Fan Commander. O controle do ventilador pode ser feito a partir do BIOS ou do software Smart Fan 5.
Falando um pouco mais sobre esse controlador, ele possui 8 conectores híbridos para conectar todos os tipos de periféricos de iluminação ou ventilação compartilháveis. Eles não são cabeçalhos típicos de 4 pinos, mas integram iluminação e energia; portanto, verifique a lista de compatibilidade nas instruções.
Bloco de resfriamento
A primeira coisa a observar no X299X AORUS XTREME Waterforce é precisamente isso: o bloco de água é totalmente desmontado em uma caixa separada. O motivo é óbvio: primeiro precisamos instalar a CPU no soquete e os SSDs nos slots M.2.
Bem, este bloco tem um design peculiar para integrar o VRM, soquete da CPU, slots M.2 e até o chipset ao sistema de refrigeração. O bloco é feito de cobre e acrílico transparente para revelar o sistema completo de iluminação que ele integra. Seu design foi simplificado em comparação com a versão Z390 e agora é muito mais gerenciável, elegante e minimalista. O sistema de rega é dividido em dois circuitos, um para M.2 e chipset e outro mais curto para CPU e VRM. A entrada e a saída são compatíveis com sistemas personalizados, como Corsair ou Cooler Master, qualquer problema.
A superfície ocupada por ele é de 250 cm 2 e possui blocos térmicos pré-instalados para os MOSFETS e Chokes do VRM, chipset e, é claro, para o M.2. A placa fria para CPU possui um bom polimento no revestimento de zinco com o qual a placa é revestida para otimizar a transferência de calor a partir dela. Um sistema de detecção de vazamento de água foi instalado e seu peso é de 3, 1 kg.
VRM e fases de energia
O VRM que foi instalado neste X299X AORUS XTREME Waterforce difere daquele usado na versão TRD40 da AMD.
Nesse caso, temos uma configuração de 16 fases de energia com os MOSFETS 70A Infineon TDA21472 que garantirão uma intensidade total de 1120A para o V_Core e SoC. Este sistema conversor DC-DC será gerenciado por uma EPU com PWM digital IoR 35217 C804P. Mas a principal mudança ocorre porque, entre os dois elementos, eles usaram duplicadores de 8 fases para duplicar o sinal PWM nos 16 MOSFETS. A julgar pela opção implementada para as placas AMD, estamos bastante surpresos que este sistema tenha sido escolhido.
Na segunda fase, como sempre, encontramos os estranguladores ou estranguladores 70A correspondentes, juntamente com os capacitores sólidos que serão responsáveis por suavizar o sinal. Mas também temos uma quarta etapa que é claramente visível através dos capacitores POSCAP ou SP para otimização adicional. Deles, teremos um total de 24, 12 para cada face do prato.
Finalmente, para fornecer energia, temos dois conectores de CPU de 8 pinos, cada um junto com um terceiro PCI de 6 pinos, para aprimorar o sinal de corrente nos slots PCIe. Faltamos apenas o conector MOLEX usado por outras placas, como a Asus ou a MSI.
Soquete, chipset e RAM
Toda essa energia fornecida pelo VRM do X299X AORUS XTREME Waterforce irá diretamente para gerenciar o principal suporte de hardware.
Novamente, não confunda o chipset X299X com uma nova geração do South Bridge que usa a plataforma entusiasta da Intel porque não. Permanece exatamente o mesmo X299 que está conosco há alguns anos. A única coisa que foi feita foi otimizar seu microcódigo para torná-lo compatível com o novo i9-10000. Devido à nova reformulação dos processadores lançados pela Intel, foi necessária uma atualização de instruções, e isso não foi totalmente possível com os X299s "normais", pois perderam a compatibilidade com arquiteturas anteriores. E o resultado foi uma nova gama de placas otimizadas para a Intel de 10ª geração.
No entanto, o soquete permanece como o LGA 2066 com a mesma configuração das placas anteriores. Isso significa que, além do Intel Cascade Lake-X, esta placa oferece compatibilidade perfeita com o Intel Core i7-78xx Skylake-X e o Core i9-9000 Kaby Lake-X. A única diferença que temos a esse respeito é que essas novas CPUs têm um total de 48 pistas PCIe 3.0, juntamente com as 24 disponíveis no chipset, em comparação com 44 ou 28 das gerações anteriores.
A capacidade da RAM também foi aprimorada, suportando um total de 256 GB de memória DDR4, graças aos 8 slots DIMM de 288 pinos, com suporte para configurações de canal quádruplo. Além disso, a compatibilidade do perfil XMP aumenta as frequências suportadas em até 4333 MHz para o Intel Core i9 10000 X-Series. Se o que temos é um Intel Core 9000 ou 7000 X-Series, a velocidade será limitada a 4200 MHz e 128 GB com módulos de 16 GB. Embora todos saibamos que isso também dependerá de quais módulos instalamos.
Slots de armazenamento e PCIe
Vamos à seção sobre as possibilidades de expansão e armazenamento desta placa X299X AORUS XTREME Waterforce. E, neste caso, pode-se dizer que não oferece tanta capacidade quanto as outras placas de topo da gama competitiva.
Começamos com os slots de expansão, dos quais temos um total de 3 PCIe 3.0 x16. Junto com eles, não temos x1 ou x4 por sua vez, embora tudo tenha sua razão de ser. Para iniciantes, com 4 slots, excedemos a capacidade da CPU, e esses também estariam bastante juntos. O que a AORUS decidiu é colocar dois slots com espaço suficiente para instalar duas placas gráficas com uma espessura de três slots para suportar as multiGPUs AMD CrossFireX de duas vias e os SLIs de duas vias com placas topo de gama com essa espessura.
Vamos ver como esses slots funcionam, já que não existem 4, teremos certas vantagens de velocidade:
- Os três slots PCIe 3.0 x16 serão conectados diretamente à CPU e sem compartilhar um barramento com qualquer outro elemento. Quando instalamos uma CPU de 48 pistas (caso do i9-10000), elas funcionam em x16 / x16 / x16. Quando instalamos uma CPU de 44 faixas (caso do i9-9000), eles funcionam em x16 / x16 / x8 E quando instalamos uma CPU de 28 faixas (caso do i7-7800X) eles funcionam em x16 / x8 / x0
Parece lógico para nós que um usuário compre esta placa para usá-la com o 10980XE; portanto, a vantagem de ter três slots é que todos eles podem funcionar em x16. Pareceria um pouco mais normal que eles pudessem ser compartilhados com GPU tripla em vez de dupla, por exemplo, para usuários que já têm essa configuração ou desejam atualizar sua plataforma.
Da mesma forma, seremos forçados a usar o resfriamento personalizado; portanto, o melhor seria instalar nossas GPUs no circuito de resfriamento que montamos.
Seguimos em frente para ver a configuração de armazenamento do X299X AORUS XTREME Waterforce, que inevitavelmente será bastante breve. E é que só temos dois slots M.2 PCIe 3.0 x4 que também podem ser compartilhados com a SATA. Junto com eles, temos um total de 8 portas SATA de 6 Gbps, sem nenhum controlador extra com chip ASMedia. Tudo isso será compatível com o conector Intel VROC para configurações RAID 0, 1, 5 ou 10 rapidamente e sem um controlador dedicado.
Vamos ver como eles estão conectados:
- O primeiro slot M.2 PCIe x4 (M2P) é o localizado na parte superior da placa. Ele suporta os tamanhos 2242, 2260 e 2280 e está conectado ao chipset sem compartilhar um barramento com ninguém. O segundo slot M.2 PCIe x4 (M2Q) é o localizado na parte inferior. Ele suporta os tamanhos 2242, 2260, 2280 e 22110 e está conectado ao chipset, embora compartilhe um barramento com as portas SATA 4, 5, 6 e 7. Isso significa que, se estivermos usando um M.2 nesse slot, as portas SATA serão desativadas. As 4 portas SATA 0, 1, 2 e 3 restantes serão conectadas ao chipset independentemente ou a qualquer outro barramento.
Pode-se chamar a atenção que, mesmo tendo apenas dois slots, um deles compartilha um barramento com 4 SATA, mas é que no chipset as placas de rede serão conectadas e também as 2 estações Thunderbolt 3 que esta placa inclui e que elas ocupam sozinho 10 pistas.
Não devemos esquecer que a placa de expansão foi incluída com 4 M.2, portanto, no total , teremos 6 slots disponíveis, para que não possamos reclamar.
Conectividade de rede com 10G e Wi-Fi 6
A conectividade do X299X AORUS XTREME Waterforce já pode ser considerada típica em um nível superior, com um link de rede triplo e uma placa de som topo de linha, embora não no nível do instalado pelo TRX40.
O link com fio mais poderoso é de 10 Gbps, graças a um chip Aquantia AQC-107 encontrado sob o escudo EMI. O segundo link fornece uma largura de banda de 1000 Mbps com o chip Intel I219V típico. Finalmente, para conectividade sem fio, o chip Intel AX200 Wi-Fi 6 foi instalado, com uma largura de banda de 2, 4 Gbps a 5 GHz e 733 Mbps a 2, 4 GHz e Bluetooth 5.0. Todos esses elementos serão conectados ao chipset que consome cerca de 6 pistas PCIe.
A placa de som é composta por um codec Realtek ALC1220-VB. Isso nos fornece uma sensibilidade máxima na entrada de 108 dB SNR e até 120 dB SNR na saída, com uma capacidade de 8 canais de áudio de alta definição. Dessa forma, temos suporte para reprodução de áudio de 32 bits a 192 kHz. Ao lado, foi instalado um DAC ESS SABER9218 que suporta fones de qualidade profissional de até 600Ω.
Portas de E / S e conexões internas
Por incrível que pareça, este X299X AORUS XTREME Waterforce é um dos poucos a ter a conectividade Thunderbolt 3 já incorporada na fábrica e não disponível em uma placa de expansão, o que também seria perfeitamente válido.
Começando com o painel de E / S traseiro, temos:
- 2x saídas de antena 2T2R2x DisplayPort2x Thunderbolt 3 via USB 3.2 Gen2 Tipo-C2x USB 3.2 Gen2 tipo-A2x USB 3.2 Gen1 tipo-A2x USB 2.02x RJ-45 S / PDIF Conector óptico Conector de áudio de 3, 5 mm
É verdade que não temos um grande número de portas Tipo A, pois elas são reduzidas para 6, mas na falha encontramos um controlador Intel Thunderbolt com conectividade padrão dos dois DiplayPort e os dois USB-C. Tudo isso será conectado ao chipset em 4 pistas PCIe.
A ausência do botão BIOS FlashBack e Clear CMOS é notória, e é por isso que já os vimos no início desta revisão que estão dentro da placa. Na porta traseira, notaremos que uma das portas USB é branca, é aí que teremos que entrar no USB com o BIOS para atualizar.
Como conectividade interna, encontramos:
- 4x cabeçalhos de faixa de LED (2 ARGB e 2 RGB) 8x cabeçalhos de bomba ou de ventilador (expansível com controlador externo) Intel VROC2x USB 3.2 Gen2 tipo C2x USB 3.1 Gen1 (4 portas USB) 3x USB 2.0 (6 portas USB) Conector Cabeçalho frontal do sensor de ruído de áudio 2x conectores para sensores de temperatura PTM
O USB 3.2 Gen2 do painel de E / S e esses internos são gerenciados por dois controladores ASMedia e, em seguida, conectados ao barramento PCIe.
Banco de ensaio
A bancada de testes é composta pelo seguinte hardware:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-10980XE |
Placa de base: |
X299X AORUS XTREME Waterforce |
Memória: |
G-Skill Royal X de 32 GB a 3200 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair H100i V2 |
Disco rígido |
Samsung 860 EVO |
Placa gráfica |
Nvidia RTX 2060 FE |
Fonte de energia |
Corsair RM1000 |
Como podemos ver, optamos por um equipamento de teste de última geração. Nesse caso, montamos esta placa X299X AORUS XTREME Waterforce com o sistema personalizado Corsair Hydro X, que já analisamos há pouco tempo e que veio como pérola para esta análise.
No caso da placa de vídeo, como é evidente, mantivemos a mesma com seu resfriamento padrão, pois não faria sentido modificá-la porque ela não estava sujeita a análise.
X299X AORUS XTREME Waterforce BIOS
O BIOS é definitivamente o mesmo que o usado para o restante das placas do fabricante, pelo menos essa é sua base estética e especificações de firmware. Diferentemente da plataforma AMD, na plataforma Intel, o fabricante possui as bases mais estabelecidas e nos oferece estabilidade perfeita.
Usamos o mesmo Corsair Dominator na configuração de 32 GB e não tivemos problemas em ativar o perfil XMP em seus 3200 MHz. Nesse caso, parece que a plataforma AMD ainda possui uma pequena margem para melhorias nesse sentido. Não evitamos ter a sensação de enfrentar um BIOS com um aspecto bastante tradicional, um pouco distante do MSI ou da Asus em serviço, mas as funções de que precisamos são garantidas. Além disso, suporta atualização USB como as anteriores.
Teste de temperatura VRM e overclock no X299X AORUS XTREME Waterforce
Em seguida, enfatizamos a montagem para ver as temperaturas de toda a montagem, que neste caso será de vital importância para ver como esse bloco de resfriamento peculiar funciona. Na imagem térmica, podemos observar as temperaturas que um i9-10980XE atinge durante 12 horas de estresse em sua configuração de estoque.
Aqui é difícil ver em detalhes quais são as temperaturas da superfície do VRM, pois o bloco está completamente integrado à placa. Vemos como a superfície está sensacional a 25 ⁰C e, no interior do HWiNFO, obtivemos uma temperatura de 36 ⁰C. Sem dúvida, usar uma refrigeração personalizada é uma das melhores experiências que um hobby pode ter, uma vez que seu desempenho é excelente. E parte da culpa está nesse grande bloco AORUS, com uma base de cobre consistente que resfria todos os elementos críticos.
E, se quiséssemos fazer algo, estava fazendo um overclock do i9-10980XE. Neste caso, conseguimos alcançar 5 GHz a 1.4V sem problemas. Porém, devido à construção desta CPU, vimos temperaturas subirem para 100 ° C, como aconteceu em outras placas. O clique de nossa unidade está nos 4, 9 GHz a 1, 3 V que nesta placa sob estresse obtivemos uma temperatura de 64 praticamente praticamente constante e com poucos picos. Não sabemos se isso ocorre em outras unidades, mas a Intel deve otimizar a construção do IHS desses processadores com tantos núcleos um pouco.
Palavras finais e conclusão sobre o X299X AORUS XTREME Waterforce
Antes de ver qualquer um dos recursos que esta placa nos fornece, o que sem dúvida se destaca é o design espetacular que possui e o sistema de refrigeração personalizado que se integra aos slots VRM + CPU + Chipset + M.2. Além disso, possui muita iluminação, além de sua área lateral, marcando um estilo que muitos seguirão em breve.
Concentrando-se mais no desempenho deste bloco, ele vem de pérolas para montagem no Corsair Hydro X e na integração com a placa gráfica que possuímos. As temperaturas de todo o conjunto com uma 18C / 36T como a 10980XE foram espetaculares. Baixo estresse na freqüência de estoque de apenas 36 ⁰C e no overclock em 4, 9 GHz a 64 , C, portanto, está no nível daqueles fornecidos pelo mesmo fabricante do líquido.
Não entendemos exatamente o motivo de colocar dobradeiras nas 16 fases de alimentação, mas a verdade é que as sensações que eles nos deixaram são de um bom desempenho. Conseguimos alcançar 5 GHz sem grandes problemas e o bloco de resfriamento não mudou. O limite nesse caso foi definido pela própria CPU e sua construção.
Recomendamos o nosso guia para as melhores pranchas do mercado
A priori, poderíamos pensar que, em termos de conectividade, está um passo atrás, ver que ele suporta apenas GPUs duplas em paralelo ou que possui dois slots M.2. O que vemos é uma otimização da conectividade que ela possui, porque também inclui duas LAN Thunderbolt 3 integradas, 10G LAN e Wi-Fi 6, uma das poucas que é tão completa. Uma placa PCIe com 4 M.2 também está incluída para aqueles que pensam que duas são poucas.
É hora de dar uma olhada e o susto será monumental. Este X299X AORUS XTREME Waterforce pode ser encontrado por apenas 1699 euros. Bobagem completa apenas ao alcance de muito poucos e muito menos se considerarmos que precisamos de uma RL personalizada. Você vai pedir para o Natal?
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DESIGN BRUTAL E RGB INOVADOR |
- PREÇO |
+ COM ARREFECIMENTO LÍQUIDO INTEGRADO | |
+ POTÊNCIA PARA SOBRECLOCAR A 5 GHZ |
|
+ THUNDERBOLT 3 + 10G + WIFI 6 |
|
+ CARTÃO PARA 4 M.2 |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:
X299X AORUS XTREME Waterforce
COMPONENTES - 100%
REFRIGERAÇÃO - 97%
BIOS - 93%
EXTRAS - 100%
PREÇO - 87%
95%
Revisão de Aorus gtx 1080 xtreme edition em espanhol (análise completa)
Revisão completa da placa de vídeo Aorus GTX 1080 Xtreme Edition assinada pela Gigabyte: recursos, benchmark, jogos, disponibilidade e preço.
Revisão do Z390 aorus xtreme waterforce em espanhol (análise completa)
Analisamos o Gigabyte Z390 AORUS Xtreme WaterForce: características técnicas, design, desempenho, temperaturas, disponibilidade e preço.
X299x aorus xtreme waterforce para núcleo
X299X O Aorus Xtreme Waterforce é uma das novas placas-mãe que serão compatíveis com os processadores Intel Core Core-X.