Escritório

Xavier: novo malware presente em 800 aplicativos na play store

Índice:

Anonim

A quantidade de malware que afeta os dispositivos Android continua a crescer este ano. Hoje é a vez de um novo. Este é Xavier, este é o nome dado a esse novo malware que já está à vontade na Play Store.

Xavier: Novo malware presente em 800 aplicativos na Play Store

Geralmente, quando um vírus ou malware surge, solicitamos que você baixe aplicativos de sites confiáveis, como a Play Store. Agora, o problema está precisamente em um site confiável. Já se sabe que existem 800 aplicativos em que Xavier está presente. Qual é a origem desse novo malware?

Xavier: Malware introduzido pela publicidade

Muitos dos aplicativos em que está presente são gratuitos, mas incluem publicidade. Foi assim que esse malware chegou à loja de aplicativos mais popular. Os primeiros casos de detecção de Xavier começaram em setembro de 2016. No momento, nada foi dito sobre seu fim, portanto esse malware ainda está presente nos aplicativos.

Recomendamos: O que a Xiaomi me comprou

O que Xavier pode fazer? É um malware que possui algumas características que o tornam muito interessante e perigoso ao mesmo tempo. Ele tem a capacidade de evitar sistemas de detenção, sejam eles da Play Store ou Android e antivírus para smartphones. Além disso, ele também pode executar remotamente o código nos dispositivos infectados. Por fim, você pode ocultar um módulo usado para coletar informações pessoais dos usuários. Também a partir dos dados do telefone infectado e os envia para um servidor remoto.

As principais áreas em que esses casos foram relatados são o sul da Ásia (Indonésia e Vietnã). Embora existam alguns casos na Europa e também nos Estados Unidos. Atualmente, não há como ser protegido contra esse ataque. Cuidado com os aplicativos que você baixa, os suspeitos nunca baixam. Verifique também as permissões solicitadas ao instalá-lo.

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button