Tutoriais

Wine: como executar aplicativos windows no linux

Índice:

Anonim

Pode haver diferentes circunstâncias pelas quais devemos instalar um aplicativo Windows em nossa distribuição Linux. Por exemplo, o aplicativo não está disponível para Linux, a versão do Windows fornece recursos maiores, você deve atender a um padrão de mão-de-obra ou é simplesmente uma preferência. A realização desta instalação pode ser bastante simples com o uso do Wine. A seguir, mostramos a você o que é isso e como usá-lo.

Wine: Como executar aplicativos Windows no Linux: O que é Wine?

Basicamente, o Wine é responsável por reimplementar a interface dos aplicativos nos sistemas operacionais baseados em Win16 e Win32 para Unix. Além disso, é Software Livre, aproximadamente metade do seu código fonte foi escrito por voluntários, o restante foi patrocinado pelos interesses comerciais de algumas organizações.

Podemos destacar duas funcionalidades, o fato de fornecer um grupo de ferramentas de desenvolvimento para converter o código-fonte dos aplicativos Windows no Linux. Por outro lado, fornecer um carregador de aplicativos, o que facilita a execução de muitos aplicativos Windows (em suas várias versões), sem modificações, em outros sistemas operacionais, como o Linux.

Recomendamos a leitura das dicas do Ubuntu após a instalação.

Inicialmente, seu nome, Wine, era um acrônimo para WIN Dows E mulator. No entanto, com o tempo, esse significado mudou e tornou-se, em inglês, " Não sou um comentarista", em espanhol, o vinho não é um emulador. Consequentemente, é relevante mencionar que alguns aplicativos podem ser muito mais leves quando executados no Linux através do Wine.

Benefícios de seu uso

Existem muitos fóruns nos quais é comentado que a última coisa que o Linux precisa é do Wine ou que isso não é importante. No entanto, existem várias razões pelas quais seu uso é benéfico.

A primeira, a diversificação da oferta, sabe-se que uma alta porcentagem da população possui Windows em seus computadores. Mas, suponha que uma organização queira implementar terminais no Linux para salvar o licenciamento, sem sacrificar o uso de certos aplicativos, apontar para o Wine.

Segundo aspecto, ao permitir que os usuários reutilizem aplicativos Windows, diminui drasticamente a barreira que impede os usuários de migrar para o Linux, aumentando sua participação de mercado nesse segmento. Por sua vez, fornece valor para empresas que produzem versões de seus aplicativos para Linux e para novos produtos.

E por último mas não menos importante. Atualmente, ele pode oferecer vantagens sobre o Windows em comparação com:

  • Aproveite todos os pontos fortes do Unix (estabilidade, flexibilidade, administração remota) enquanto ainda usa aplicativos Windows, pois permite chamar aplicativos Windows a partir de scripts, o que torna possível tirar proveito do ambiente Unix em sua totalidade. thin clients. Portanto, é suficiente instalar o Wine em um servidor Linux e pronto, esses aplicativos podem ser acessados ​​a partir de qualquer terminal X. Sendo de código aberto, ele pode ser expandido para atender às necessidades de cada organização.

Instalação no Linux

No Ubuntu

sudo dpkg --add-architecture i386 sudo add-apt-repository ppa: wine / wine-builds sudo apt-get update sudo apt-get install - instala-recomenda winehq-devel

No Debian

sudo dpkg --add-architecture i386 wget https://dl.winehq.org/wine-builds/Release.key sudo apt-key add Release.key deb https://dl.winehq.org/wine-builds/debian / DISTRO main sudo apt-get update sudo apt-get install winehq-devel

No Fedora 23

dnf config-manager --add-repo https://dl.winehq.org/wine-builds/fedora/23/winehq.repo dnf install winehq-devel

Para outras distribuições, você pode conferir o site oficial, seção de downloads.

Instale e execute aplicativos

Uma vez instalado, você pode executar qualquer arquivo. EXE, como se fosse o Windows. Além disso, permitirá criar atalhos, na categoria Vinho.

RECOMENDAMOS O que é CMOS e para que serve

Provavelmente, ao executar um instalador, você verá esta mensagem:

Este não é um grande problema, é porque o Linux trabalha sob gerenciamento de privilégios. Para resolvê-lo, você acessa as propriedades do arquivo, clicando com o botão direito do mouse e habilita sua execução como um programa.

Conte-nos sobre a sua experiência com o Wine. Recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button