Vírus do roteador: tudo o que você precisa saber
Índice:
- O vírus do roteador pode infectar de duas maneiras
- Aplicações do kit: geradores de senhas fortes
- O que acontece com uma rede Wi-Fi infectada
- Por que alguém faria isso?
- Como evitar ou se livrar do vírus do roteador?
- Como alterar o nome e a senha da sua rede Wi-Fi
- Um pesadelo para todos os usuários
Roteador de vírus ? Tecnicamente, não é um malware. No entanto, assusta pelo nome. O vírus aplica golpes principais, sem que o proprietário da máquina saiba, e "fica" disfarçado em um dispositivo fundamental para a sua conexão à Internet, mas totalmente vulnerável: o roteador Wi-Fi. Com o poder de alterar endereços DNS e navegação direta para sites falsos, os objetivos são múltiplos, desde anúncios gráficos em massa a tirar proveito de sistemas como os anúncios do Google, até a instalação de software malicioso para roubar dados pessoais e bancários de as vítimas.
O vírus do roteador pode infectar de duas maneiras
O vírus trabalha com dois tipos de ataques. Um deles é remoto, sem interação com o proprietário do roteador. O computador deve estar ligado e não precisa clicar em nada. As mudanças ocorrem em todo o dispositivo de distribuição de rede para funcionar, ele usa software, firmware, cheio de falhas.
É tão pouco invasivo que passa despercebido, mas pode controlar a navegação de todos os dispositivos domésticos
O segundo tipo é um ataque pela Internet e consiste em interação. O usuário recebe um email com qualquer tópico, com um link para um site. Imagens de diferentes formatos de arquivo são frequentemente usadas para executar scripts em mensagens de email. Precisamente por esse motivo, muitas das caixas de mensagens não abrem e lançam cifras de fontes desconhecidas por padrão.
No momento em que o usuário da Internet clica nesse URL (em uma fotografia ou em texto), uma série de scripts entra em cena e dá uma ordem para alterar o DNS do roteador usando senhas padrão, que já são está configurado. Muitas pessoas ainda fazem isso, não alteram a senha, acreditando que têm uma senha forte.
Aplicações do kit: geradores de senhas fortes
O script tenta adivinhar a rede de acesso e alterar o DNS do roteador do computador. Se o usuário alterou a senha padrão, há mais uma etapa. A vítima recebe um email, clica no link e o script tenta adivinhar a senha e não pode. Isso abre uma pequena janela pop-up solicitando a senha do roteador. Se você der, seu DNS será infectado e alterado, redirecionando sites.
O que acontece com uma rede Wi-Fi infectada
Com a mudança do DNS, o roteador direciona toda a navegação na Internet para sites fraudulentos. Isso significa que você não notará nenhum vírus ativo no computador. Afeta todos os dispositivos conectados, incluindo o seu telefone celular, conectados ao mesmo dispositivo de rede.
“Não há vírus ativos na máquina. Portanto, tecnicamente, não classifica isso como malware. ”
Os antivírus possuem recursos que podem detectar alterações no DNS, mas principalmente quando o usuário acessa sites bancários e de pagamento de contas on-line, que possuem uma camada adicional de proteção. Há, no entanto, um sintoma Stark e universal. O sinal mais confiável de que o usuário está com problemas é que a trava de segurança do site https desaparece. O DNS encaminha a navegação para um site falso, sem segurança, e rouba suas informações bancárias, email ou o que os hackers quiserem.
Outro sintoma é a navegação lenta, porque você está compartilhando uma rede com várias outras vítimas. Em alguns ataques, o criminoso pode evitar isso, enquanto o computador permanece lento. Quando existe uma estrutura mais ampla, o criminoso pode gerenciar um grande número de pessoas na mesma rede sem impacto.
Por que alguém faria isso?
Tudo depende do objetivo. O hit pode incluir banners, anúncios e links maliciosos. Como resultado, você começará a ver outros sites nos anúncios que eles visitam, em páginas que tradicionalmente não têm anúncios, como Wikipedia, etc.
Além de roubar dados financeiros e causar prejuízos às vítimas, os golpistas aproveitam recursos como o AdSense, criam sites falsos cheios de publicidade e lucram com os cliques fornecidos.
É fácil ver quando o objetivo é aproveitar os anúncios. Normalmente, o bolo de anúncios aparece na versão para computador. Ou, no telefone, o proprietário do telefone pode ver os sites com a versão para computador de publicidade e não para celular. Smart TV, videogame, tudo é vulnerável se um dispositivo estiver conectado.
"É tão silencioso e tão fatal que pode controlar a navegação de todos os dispositivos", a ponto de todos os dispositivos domésticos geralmente estarem conectados ao mesmo roteador.
Como evitar ou se livrar do vírus do roteador?
Lembra dos dois tipos de ataque citados anteriormente no texto? Eles fazem toda a diferença. No primeiro tipo, o criminoso está explorando uma vulnerabilidade e só há uma maneira de resolvê-lo atualizando o firmware do roteador. As alterações trazem correções de bugs e falhas de segurança.
RECOMENDAMOS SUbbey NEXT: Um cubo de armazenamento modular chamado para revolucionar o mercadoNo entanto, atualizar o firmware é incomum, não é muito fácil. Se mal realizado, pode tornar o roteador ainda mais vulnerável. A primeira coisa a se fazer sem pensar no firmware é trocar o dispositivo de rede por um novo.
No segundo caso, onde houve interação do usuário (tentando lembrar de algo), basta que o usuário altere a senha. No momento em que você estiver navegando, se um pop-up aparecer e solicitar uma senha, não se arrisque. A aparência da tela é como o Windows, não se lembra de um navegador ou sites.
Como alterar o nome e a senha da sua rede Wi-Fi
Ainda de acordo com especialistas, um bom programa antivírus pode alertá-lo quando algo estiver errado. Ao entrar em uma página da web falsa do banco, o antivírus informa e proíbe o acesso ao site. Nenhum sistema, no entanto, impede que isso aconteça com o roteador doméstico.
Os especialistas recomendam, além de um bom antivírus, plug-ins que usam o navegador que controla a execução de scripts, como o No-Script. Outra dica de especialista é trocar o IP do modem / roteador por um IP "não padrão", o que pode exigir a presença de um técnico para que tudo corra bem.
Um pesadelo para todos os usuários
Esse tipo de ataque afeta qualquer sistema operacional: Mac OS, Windows, Linux, Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, todos eles. Também não é possível instalar um antivírus no roteador, ainda, e todos os dispositivos na rede falham. Alguns fabricantes se preocupam mais, outros não se preocupam. A partir desse atendimento, eles recebem uma notificação de falha para fazer a correção do firmware. No entanto, os usuários nem sempre estão cientes deles ou sabem como carregá-los com segurança e corretamente.
“Na dúvida, procure sempre os grandes nomes, o maior. Evite comprar marcas desconhecidas e baratas ", as" grandes marcas "tendem a se preocupar mais com esses riscos.
O que são jogos moba e mmo: tudo o que você precisa saber
Nós explicamos tudo sobre os jogos MOBA e MMOG em detalhes. Onde títulos como League Of Legend e Dota 2 são os reis dos jogos grátis.
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
Você deve comprar uma cadeira de jogos? tudo o que você precisa saber
Ao comprar uma nova cadeira, muitos usuários se perguntam se devem comprar uma cadeira de jogos. A resposta é sim, e estas são as razões