Revisão do Toshiba rc500 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas Toshiba RC500
- Desembalagem
- Projeto SSD
- Características e características
- Equipamento de teste e referências
- Palavras finais e conclusão sobre o Toshiba RC500
- Toshiba RC500
- COMPONENTES - 84%
- DESEMPENHO - 75%
- PREÇO - 85%
- GARANTIA - 84%
- 82%
A concorrência no mercado de SSD NVMe está ficando mais difícil, e isso é bom para o usuário, encontrando mais e mais opções a preços mais razoáveis. O SSD que estamos analisando hoje é o Toshiba RC500 500GB, a um preço de apenas 75 euros. Uma unidade de excelente relação custo / benefício com memórias BiCS TLC de 96 camadas e garantia de 5 anos.
É a versão mais recomendada em comprimento, já que o modelo de 250 GB fica apenas 25 euros abaixo. Nesse caso, temos um desempenho em torno de 1700/1600 MB / s em leitura e gravação seqüencial, trabalhando no NVMe 1.3c no formato 2280, ideal para laptops e desktops.
Veremos que esta unidade cede por si mesma, mas não antes agradecendo à Toshiba por confiar em nós, dando-nos esta unidade para realizar sua análise.
Características técnicas Toshiba RC500
Desembalagem
Este Toshiba RC500 utiliza uma boa apresentação na forma de uma caixa de papelão flexível de pequenas dimensões, como é habitual pelo fabricante. Nunca negligenciando a estética, pois lá fora temos uma foto do produto acompanhada pelas cores corporativas e especificações mínimas na parte de trás.
No interior, temos um molde sanduíche plástico semi-rígido transparente para armazenar o SSD. Além do Toshiba RC500, encontramos apenas uma pequena folha de instruções de montagem e um livreto com mais instruções.
Projeto SSD
Como marca registrada deste novo SSD, seria o Toshiba OCZ RC500, uma nova série que muda de nome devido à mudança de nome da Toshiba na Europa como Kioxia Memory Europe GmbH. Para nós, a Toshiba permanecerá por toda a vida, um fabricante que renova sua série de SSDs NVMe de baixo custo com unidades que dobram o desempenho de um SSD SATA por praticamente o mesmo preço, o que é muito positivo para os usuários.
De fato, existe uma forte concorrência nessa faixa de preço com o WD Blue, Crucial P1 e Kingston A200, sendo este último um pouco mais caro. O mais interessante sobre o modelo proposto pela Toshiba é que ele implementa componentes excelentes, como as memórias BiCS do tipo TLC, em vez do QLC, e uma garantia maior de até 5 anos. Você já sabe que muitos outros fabricantes usam precisamente as memórias desse fabricante, por exemplo, AORUS ou Corsair em alguns modelos.
Focando um pouco mais no design do Toshiba RC500, não temos notícias excessivas em relação a outros modelos como é normal, nem que um SSD tenha muito desempenho nesse aspecto. Assim, uma PCB no formato 2280 foi usada, ou seja, mede 80 mm de comprimento, 22 mm de largura e apenas 2, 23 mm de espessura. Parece bobagem, mas ter uma espessura menor que 1 mm em comparação com outros fabricantes indica que essas memórias de 96 camadas são altamente otimizadas no espaço graças ao empilhamento vertical.
Ele usou um conector do tipo M.2 M sob a interface NVMe e sem nenhum tipo de encapsulamento ou dissipador de calor. Sendo uma unidade com desempenho longe do máximo da interface, teremos excelentes temperaturas de seu controlador. Isso também é útil para uso em placas-mãe com dissipadores de calor integrados, a grande maioria atualmente, e em laptops onde o espaço é visível por sua ausência.
Além deste modelo de 500 GB, só temos outra versão de 250 GB a um preço não muito distante, portanto recomendamos essa versão com o dobro do armazenamento. Um detalhe interessante que vemos é que o controlador não foi coberto com o adesivo superior; portanto, o pouco calor gerado será transferido para possíveis dissipadores de calor sem grandes problemas. Além disso, facilita o trabalho de descobrir qual modelo foi montado.
Características e características
Assim, veremos com mais detalhes as características técnicas do Toshiba RC500, que serão extensíveis a ambos os modelos em sua maioria.
Nesta nova família de SSD, instalamos uma memória fabricada pelo Toshiba BiCS4 NAND 3D de 96 camadas e tipo TLC. Aqui temos a primeira vantagem do preço, não sendo o QLC e, portanto, dando-nos uma melhor durabilidade. Eles são chips muito finos, graças ao seu empilhamento vertical e têm uma capacidade individual de 128 GB; portanto, encontramos 4 chips na unidade de 500 GB e 2 na unidade de 250 GB.
O fabricante forneceu a essas unidades nada menos que 5 anos de garantia, algo típico da linha high-end e útil para superar a concorrência. Embora também seja verdade que o limite de TBW não foi alto, possui 200 TBW (ou 183 GB / dia) para a unidade de 500 GB e 100 TBW (91 GB / dia) para a unidade de 250 GB.
Por sua vez, o controlador já foi utilizado em outras unidades, sendo um Toshiba TC58NC versão 12026ST-00-BB. Um controlador que trabalha em conjunto com um cache DDR4 de 512 MB a 2400 MHz e sob a interface PCIe 3.0 x4 e o protocolo NVMe 1.3c. A taxa de transferência especificada pelo fabricante é de 1700 MB / s para leitura seqüencial e 1600 MB / s para gravação sequencial para a versão de 500 GB e 1700/1200 MB / s para a versão de 250 GB. Da mesma forma, as taxas de leitura e gravação aleatória de 4KBQ8T8 são IOPS de 290K e 390K, respectivamente, para a versão de 500 GB e IOPS de 190K / 290K para a versão de 250 GB.
Outras características importantes são seu MTTF de 1, 5 milhão de horas, seu consumo de 3, 8 W com operação típica e a possibilidade de gerenciamento com o software SSD Utility v3.4 da Toshiba.
Equipamento de teste e referências
Passamos agora à bateria de testes correspondentes a este Toshiba RC500 500 GB. Para fazer isso, usamos a seguinte bancada de testes:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel i9-9900K |
Placa de base: |
Asus Maximus Formula XI |
Memória: |
16GB DDR4 T-Force |
Dissipador de calor |
Corsair H100i Platinum SE |
Disco rígido |
Toshiba RC500 500GB |
Placa gráfica |
Gigabyte RTX 2080 Super |
Fonte de energia |
Cooler Master V850 Dourado |
Os testes aos quais enviamos este SSD são os seguintes:
- Marca de disco de cristalSamsung SSD BenchmarkATTO Disk Benchmark Armazenamento da bigorna
Todos esses programas estão nas versões atuais. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois o tempo de vida é reduzido.
Nos registros fornecidos pela CristalDiskmark, vemos que o SSD está realmente atingindo os valores prometidos e até excedendo-os em leitura e gravação seqüencial, quase 1800 e 1700, respectivamente. Da mesma forma, o restante dos valores é muito bom.
A Anvil também nos dá alguns registros próximos, embora sempre inferiores ao Cristal. O que não importa mais neste software são as latências, que em todos os casos estão abaixo de 0, 05 milissegundos, exceto em blocos de 4 MB, e o IOPS, que neste caso alcançamos um máximo de 398K por escrito e 159K na leitura, No lado SSSD, o registro máximo de IOPS foi obtido pelo teste 4K-64T com mais de 400 mil IOPS em leitura e gravação. Curiosamente, no ATTO Disk, vemos valores anormalmente altos na leitura, pois estamos excedendo 3200 MB / se não é exatamente o que o fabricante estipula para esta unidade. Talvez seja devido ao uso do cache DDR4, mas não consideramos os valores do último programa como valores reais .
Palavras finais e conclusão sobre o Toshiba RC500
Acabamos com uma nova análise de um SSD ideal em termos de qualidade, desempenho e preço, e foram poucos os que analisamos neste início de 2020. Nesse caso, é um SSD de nova geração que aposta em desempenho discreto para a interface, mas preços próximos aos SSDs SATA.
Pelo menos as especificações do fabricante estão sendo atendidas e até superadas, com taxas de quase 1800/1700 MB / s em leitura e gravação seqüencial e registros IOPS muito bons em certos casos.
É ideal para instalar sistemas operacionais e programas, e não tanto para armazenamento em massa ou para instalar um grande número de jogos, já que temos versões de 250 e 500 GB. Talvez uma versão de 1 TB tenha sido uma ótima decisão.
Recomendamos a leitura dos melhores SSDs do mercado
A Toshiba aposta em não menos de 5 anos de garantia, embora a quantidade de TBW permaneça um pouco abaixo dos concorrentes, como a Western Digital, sendo 100 e 200 TBW para cada modelo. Uma coisa positiva é que temos novas memórias TLC de 96 camadas BiCS4. Para isso, adicionamos um cache DDR4 de 512 MB de alta velocidade.
Para finalizar, temos este Toshiba RC500 disponível por 75 euros na versão de 500 GB e 50 euros na versão de 250 GB na Amazon. Uma unidade altamente recomendada para todos os tipos de cenários, desktop e laptop.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ QUALIDADE / PREÇO |
- TBW LIMIT PODE SER UM POUCO POUCO |
+ TLC MEMÓRIAS DE 96 CAMADAS E 512 MB DE CACHE | - NÃO TEMOS VERSÃO DE 1 TB |
+ 5 ANOS DE GARANTIA |
|
+ COMPATÍVEL COM TODOS OS TIPOS DE EQUIPAMENTO |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:
Toshiba RC500
COMPONENTES - 84%
DESEMPENHO - 75%
PREÇO - 85%
GARANTIA - 84%
82%
Análise do Toshiba ocz rc100 em espanhol (análise completa)
Revisão do SSD Toshiba OCZ RC100 com formato M.2 2242: características técnicas, design, controlador, memórias TLC, desempenho, disponibilidade e preço.
Revisão do Toshiba tr200 em espanhol (análise completa)
Depois de muito tempo no mercado, temos em mãos o popular Toshiba TR200 SSD para submetê-lo a todos os testes de nossa bancada de testes e ver o que
Revisão do Toshiba n300 em espanhol (análise completa)
Revisão do disco rígido Toshiba N300: características técnicas, desempenho, disponibilidade e preço deste disco rígido NAS ✅