Revisão do Toshiba n300 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas Toshiba N300
- Desembalagem
- Design e encapsulamento
- Características e características técnicas
- Equipamento de teste e referências
- Palavras finais e conclusão sobre o Toshiba N300 14 TB
- Toshiba N300
- COMPONENTES - 95%
- DESEMPENHO - 95%
- PREÇO - 90%
- GARANTIA - 80%
- 90%
Os discos rígidos mecânicos estão longe de terminar, e fabricantes como Toshiba ou WD inovam e aprimoram essas unidades para fornecer a eles incríveis capacidades de armazenamento como a que vemos hoje. Analisaremos o Toshiba N300 14 TB, uma unidade otimizada para uso em NAS e operação 24/7, graças ao uso de hélio na câmera interna de pratos e um cache de 256 MB. Não é tudo, porque podemos encontrar unidades de 4 TB a 16 TB.
Tudo isso e muito mais é o que esta unidade nos fornecerá, que conheceremos hoje em profundidade e analisaremos seu desempenho. Vamos começar!
Antes de começarmos, agradecemos a confiança que a Toshiba deposita em nós transferindo esse disco rígido para análise.
Características técnicas Toshiba N300
Desembalagem
Um aspecto positivo deste Toshiba N300 é que ele chegará em uma caixa de papelão muito boa com informações bastante completas nas faces externas. Ele também vem com fotos do interior do produto e uma boa apresentação.
No interior, um molde foi usado para garantir a integridade da unidade para sua transferência do Extremo Oriente para as nossas mãos. Por sua vez, o disco virá em uma sacola antiestática tradicional. Em uma caixa individual, encontraremos apenas a unidade e absolutamente nada com o único objetivo do guia do usuário.
Design e encapsulamento
O Toshiba N300 não se trata apenas de um disco rígido mecânico em uso, como é afirmada a condição de design, especialmente para o NAS, especialmente em unidades de maior capacidade como essas. Devemos saber que são discos rígidos criados para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, continuamente e sem pausa, em dispositivos NAS, servidores e configurações RAID, nuvens privadas, serviços de multimídia e para armazenar dados em pequenas empresas.
O que estamos analisando é o drive de 14 TB, mas será importante saber que as configurações de 12, 14 e 16 TB vêm com uma câmara interna pressurizada com hélio em vez de ar. A vantagem é que se trata de um gás de menor densidade, o que reduz consideravelmente os danos causados pela turbulência durante a rotação das placas e a interação das cabeças de leitura. Ser menos denso também reduz o consumo de energia, pois a resistência à rotação é reduzida. E, finalmente, permite adicionar mais placas de armazenamento e mais próximas umas das outras, reduzindo essa turbulência na curva.
Esse encapsulamento sempre será hermético para garantir o gás interno. O fabricante garante em suas especificações um ruído no modo ocioso de 20 dB para unidades com hélio. Enquanto as unidades com ar interno geram 33 dB, a diferença é importante, especialmente quando temos discos suficientes instalados em um NAS.
Esses recursos foram aprimorados graças à incorporação de sensores de RV que são capazes de detectar a vibração rotacional das unidades e compensá-las em tempo real para melhorar a durabilidade da unidade. Vamos pensar que esses Toshiba N300 certamente estão instalados juntos nos compartimentos de NAS ou servidor, e sua operação conjunta causará alguma instabilidade quando as cabeças estiverem se movendo ao mesmo tempo. Os sensores de temperatura também estão incluídos precisamente para garantir a integridade em ambientes fechados. Sua temperatura operacional máxima confiável é de 65 o C em atividade.
Quanto ao encapsulamento externo, não temos diferenças notáveis com outros discos rígidos, uma vez que o alumínio e o metal foram usados principalmente. Por um lado, teremos o adesivo correspondente das características da unidade, enquanto, por outro lado, a PCB é deixada nua com os componentes eletrônicos sempre com os componentes internos para que não sejam danificados. Lembre-se de que essas unidades são relativamente frágeis; portanto, é melhor tratá-las com cuidado e não fazer movimentos bruscos com elas. Nelas podemos encontrar até 7 placas com uma espessura de apenas 26 mm, especificamente serão 6 para o modelo de 14 TB, ou seja, 12 cabeças de leitura.
Características e características técnicas
Já vimos muitas das diferenças características deste Toshiba N300 em relação aos discos rígidos para consumo geral, porque, apesar de ser um HD, temos notícias suficientes sobre ele.
Esta unidade Toshiba N300 está disponível em várias configurações de armazenamento, embora todas com grandes capacidades. De 4 TB a 10 TB, teremos pressurização do ar, enquanto de 12 a 16 TB de hélio. Em todos os casos, são unidades que operam em 7200 RPM, com uma latência média de 4, 17 ms.
Uma das características mais diferenciais em relação às unidades de consumo geral é que seu buffer de memória é de maior capacidade. Para esses N300, temos 128 MB de cache de 4 a 8 TB, 256 MB de 10 a 14 TB e, finalmente, 512 MB para unidades de 16 TB. Eles também têm sua própria tecnologia Dynamic Cache, que é basicamente um algoritmo que otimiza o uso do cache para leitura ou gravação em tempo real. Por fim, eles suportam a função NCQ (Native Command Queing) para gerenciamento de dados na leitura e gravação.
Se observarmos os dados de desempenho fornecidos pelo fabricante para essas unidades, veremos que eles estão um pouco acima dos de outros fabricantes. Embora vejamos isso em nossa seção de testes abaixo. O número de pratos influencia logicamente seu desempenho e, neste disco de 14 TB, temos 260 MB / s de leitura / gravação seqüencial. Os valores começam em 204 MB / s para unidades de 4 TB e sobem para 274 MB / s para unidades de 16 TB.
Algo importante sobre eles será a garantia e suas figuras escritas em sua vida útil. Nesse caso , temos uma garantia ilimitada de 3 anos para a TBW em todas as unidades. Talvez um número mais alto, como 5 anos, tivesse sido mais vantajoso para o usuário. De qualquer forma, o fabricante estima como válida uma carga de trabalho de 180 TB / ano e entre 1 milhão e 1, 2 milhão de horas no tempo médio até a falha (MTTF).
Por último, mas não menos importante, a Toshiba data os valores de consumo desta unidade em cerca de 4, 54W sem atividade de disco e 6, 77W em operação. Dessa forma, se tivermos um NAS com cerca de 8 baias ocupadas (112 TB), teremos um consumo de 54W, valores muito bons. Podemos ver que as unidades com câmara de ar têm um consumo notavelmente mais alto, atingindo quase 10W no disco rígido de 10 TB, devido à maior resistência do ar à rotação das placas.
Equipamento de teste e referências
Agora voltamos para a bateria de teste deste Toshiba N300. Para fazer isso, usamos a seguinte bancada de testes:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel i9-9900K |
Placa de base: |
Asus Maximus Formula XI |
Memória: |
16 GB DDR4 |
Dissipador de calor |
Corsair H100i Platinum SE |
Disco rígido |
Toshiba N300 |
Placa gráfica |
EVGA RTX 2080 Super |
Fonte de energia |
Cooler Master V850 Dourado |
Os testes aos quais enviamos este SSD são os seguintes:
- Marca de disco de cristalSamsung SSD BenchmarkATTO Disk Benchmark Armazenamento da bigorna
Todos esses programas estão nas versões atuais e também usamos nossa plataforma usual para conhecer os dados de desempenho em vez de um NAS. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois isso afeta o tempo de vida útil da unidade, especialmente no SSD.
A Toshiba lançou seu drive de 16 TB na IFA 2019.
Palavras finais e conclusão sobre o Toshiba N300 14 TB
Ao comprar um bom disco rígido para o seu NAS, aderimos aos fabricantes Western Digital ou Seagate. Mas a Toshiba mostra nesta análise que está no auge da concorrência e supera-a com a incorporação de hélio no interior nas versões de 12, 14 e 16 TB.
Como principais características, encontramos a interface SATA III, uma velocidade de rotação de 7200 RPM e um tamanho de buffer de 256 MB. Seu MTTF é de 1.200.000 milhões de horas e temos uma garantia de três anos.
Recomendamos a leitura do nosso guia sobre os melhores discos rígidos do mercado
Em nossa bancada de testes, obteve um ótimo resultado com uma leitura / gravação seqüencial próxima dos 260 MB / s teóricos e com um volume muito baixo. Depois de instalá-lo em um NAS como o QNAP TS-332X, ele fornece 14 TB para armazenar informações em um único disco e perfeita compatibilidade com o QTS.
Para finalizar, podemos encontrar este Toshiba N300 de 14 TB a um preço na Amazon de aproximadamente 427 euros, sendo um pouco mais barato que, por exemplo, o IronWolf da Seagate e muito mais que o NAS vermelho da Western Digital. Especificamente, estamos pagando 3, 05 centavos de dólar por GB de armazenamento, sendo muito barato.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DE 4 TB A 16 TB |
- ESPERAMOS PELO MENOS 5 ANOS DE GARANTIA |
+ MODELOS, 12, 14 E 16 COM HÉLIO DENTRO = MENOS RUÍDO E MAIS CONFIABILIDADE NO HDD COM MUITOS PRATOS | |
+ IDEAL PARA NAS |
|
+ DESEMPENHO |
|
+ MUITO SILENCIOSO |
A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de platina e o produto recomendado:
Toshiba N300 3, 5 "14000 GB Serial ATA III - Disco rígido (3, 5", 14000 GB, 7200 RPM)- O disco rígido interno N300 de 3, 5 polegadas da Toshiba oferece confiabilidade sem precedentes para NAS e outros sistemas de armazenamento de alto desempenho. Ele é otimizado para atender às demandas de confiabilidade, robustez, desempenho e escalabilidade do armazenamento de alta capacidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uso doméstico, doméstico e de pequenas empresas. O N300 está disponível em capacidades de até 14 TB. Graças aos seus contatos com os fabricantes de NAS, a Toshiba reconhece a necessidade de unidades altamente confiáveis para atender às demandas modernas de armazenamento e recuperação de dados, como leitura contínua, backup e arquivos A unidade pode suportar sistemas multiRAID com até 8 discos rígidos, armazenar grandes volumes de dados de maneira confiável e acessar vários clientes 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Toshiba N300
COMPONENTES - 95%
DESEMPENHO - 95%
PREÇO - 90%
GARANTIA - 80%
90%
Análise do Toshiba ocz rc100 em espanhol (análise completa)
Revisão do SSD Toshiba OCZ RC100 com formato M.2 2242: características técnicas, design, controlador, memórias TLC, desempenho, disponibilidade e preço.
Revisão do Toshiba tr200 em espanhol (análise completa)
Depois de muito tempo no mercado, temos em mãos o popular Toshiba TR200 SSD para submetê-lo a todos os testes de nossa bancada de testes e ver o que
Revisão do Toshiba rc500 em espanhol (análise completa)
Análise do SSD Toshiba RC500 500 GB NVME ✔️ características técnicas, desempenho, CDM, temperaturas e preço em Espanha