Processadores

Tudo o que você precisa saber sobre kaby lake

Índice:

Anonim

A chegada da nova plataforma Intel LGA 2066 é um pouco confusa, pois temos duas famílias de processadores diferentes, por um lado, o Skylake-X e, por outro, o Kaby Lake-X. Lidamos com o primeiro há alguns dias, então agora temos que focar nossa atenção no último.

Principais diferenças entre Kaby Lake-X e Skylake-X

Kaby Lake-X são os processadores de entrada para a nova plataforma HEDT da Intel, a LGA 2066. Especificamente, existem dois processadores Kaby Lake-X, o Core i5 7640X e o Core i7 7740X; esses processadores são muito diferentes do Skylake-X e pertencem a uma faixa mais baixa; foi um movimento um tanto estranho da Intel ao lançar processadores da mid-range para sua plataforma entusiasta. A idéia, especialmente com o Core i5 7640X, é fornecer uma entrada "barata" para a plataforma LGA 2066 e, em seguida, saltar para um processador mais poderoso e caro, pouco sentido, na verdade, já que é mais lucrativo esperar e ir diretamente para o que você quer.

Tudo o que você precisa saber sobre o novo Intel Core i9 (Skylake-X)

Menos pistas PCIe e mais memória limitada

O Core i5 7640X e o Core i7 7740X ainda são versões modificadas do Intel Core i5 7600K e Core i7 7700K que foram adaptados para funcionar no soquete LGA 2066. Como tal, incluem limitações muito importantes, como um controlador de memória Dual Chanel e Apenas 16 pistas PCI Express, o Skylake-X tem memória Quad Chanel e até 44 pistas PCI Express. O último significa que, em algumas placas, o usuário encontra um slot PCI Express ou M.2 desativado ao montar um chip Kaby Lake-X. Por exemplo, no caso das placas Gigabyte X299, elas incluem cinco slots PCI Express, dos quais três são da CPU e os outros dois do chipset da placa-mãe. Se colocarmos um processador com apenas 16 pistas PCI Express , não conseguiremos aproveitar todos os slots disponíveis e os que funcionam serão mais limitados.

Caches menos otimizados sem o Turbo Boost Max 3.0

No cache, também existem grandes diferenças. O Skylake-X aumentou o cache L2 para 1 MB por núcleo, pois o modo como ele foi alterado ao reduzir o L3 e aumentar o L2, teoricamente isso beneficia os programas que fazem cálculos muito intensivo e depende do cache. No Kaby Lake-X, essa modificação não foi feita e o cache L2 ainda tem 256 KB.

O Kaby Lake-X também não possui a exclusiva tecnologia Turbo Boost Max 3.0 do Skylake-X, permite detectar os dois núcleos da mais alta qualidade para que sejam usados ​​em aplicativos que não tiram proveito de todos os núcleos do processador, graças a isso eles podem ser alcance frequências operacionais máximas mais altas e, portanto, melhor desempenho. Os jogos são aplicativos que podem se beneficiar do uso de núcleos muito rápidos, portanto o Skylake-X tem uma vantagem importante sobre o Kaby Lake-X.

Um pouco mais de overclock do que o Z270 a um preço muito alto

Finalmente, observamos que o Core i5 7640X e o Core i7 7740X têm um potencial de overclock ligeiramente maior que o Core i5 7600K e o Core i7 7700K, em parte devido ao fato de serem fabricados com um processo de 14 nm um pouco mais polido e otimizado e, por outro lado, na ausência de gráficos integrados, isso permite um melhor uso da tensão. Com esses Kaby Lake-X 5 GHz, são quase garantidos e, se você tiver sorte, pode atingir 5, 2 GHz. São frequências cerca de 200 MHz mais altas do que as que podem ser alcançadas com o Core i5 7600K e o Core i7 7700K, não É uma enorme diferença, mas é uma melhoria, afinal.

Certamente você está interessado em ler o nosso guia para os melhores processadores do mercado

A maior desvantagem do Core i5 7640X e do Core i7 7740X sobre o Core i5 7600K e o Core i7 7700K é que as placas-mãe do primeiro são bem mais caras, enquanto por cerca de 120 euros podemos ter uma placa Z270 muito boa, no caso de X299 o mais barato pode ir para 250-300 euros.

Fonte: pcgamer

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button