Tutoriais

Tipos de slots de memória: do passado ao presente

Índice:

Anonim

Ao longo da história da computação, encontramos diferentes tipos de slots de memória RAM. Neste post, vamos dar uma olhada em todos eles.

A RAM passou por uma evolução lógica para os tempos da computação. Para fazer uma breve análise, essa entrada é de 2020, então essa tecnologia está por trás dela há muitos anos. Graças a isso, conseguimos ver diferentes tipos de slots de memória. Abaixo, você verá que a AMD e a Intel tiveram algumas dificuldades para inovar nesse sentido.

Índice de conteúdo

História da memória RAM e seus slots

Segundo os registros, a primeira RAM que apareceu na computação foi a SRAM ( Static Random-Access Memory ), e faria isso em 1963 pela Fairchild. Essas abreviações significavam “ memória estática de acesso aleatório ” e essa tecnologia de memória RAM era baseada em semicondutores que mantinham os dados, se eles recebessem energia elétrica. Esta RAM foi descontinuada em 1995.

Logo depois, em 1965, a memória DRAM ( Dynamic Random-Access Memory ) emergia da Toshiba. Diferente da anterior, essa RAM precisava de um circuito de atualização dinâmica. Você sabe disso muito mais, porque tem muito a ver com o que usamos nos PCs hoje. Era uma memória assíncrona; Em outras palavras, eles operavam a uma velocidade diferente do sistema.

No início dos anos 1970, o movimento dos computadores pessoais começou a tomar forma, iniciado pela Microsoft, Apple e IBM. Os primeiros computadores pessoais incorporaram essa memória RAM. Essa memória saiu do mercado em 2001.

Demos um grande salto até os anos 90, especificamente para 1992, para descobrir a RAM que marcaria uma era para a computação: SDRAM ( Memória Síncrona Dinâmica de Acesso Aleatório ). Seu primeiro fabricante foi a Samsung, que indiretamente deu uma pista sobre quem seria um de seus maiores fabricantes. No caso deles, eles estavam rodando na mesma velocidade do sistema (síncrona) e eram muito mais rápidos que as DRAMs.

Vamos nos concentrar na memória SDRAM que foi a que deu origem aos famosos slots de memória RAM que conhecemos hoje. No seu caso, Os primeiros módulos de memória utilizados foram SIMMs ( Single In-line Memory Module ). Os contatos estavam apenas de um lado e passaram de 30 pinos para 72 pinos. Por outro lado, os módulos usados ​​atualmente são DIMMs ( Dual In-line Memory Module ). Estes têm contatos de ambos os lados.

Para que você não mexa entre terminologias, as memórias SDRAM são estas:

  • SDR. RDRAM. DDR. eDRAM. RDRAM. DDR2. LPDDR2. DDR3. DDR4. LPDDR4. LPDDR5. DDR5 (em breve).

Tipos de slots de RAM

Em seguida, falaremos sobre os diferentes slots de memória RAM que encontramos nos computadores pessoais. Nesse caso, focamos nos slots SDRAM, que vemos abaixo.

SDR

Os primeiros slots foram SDR RAM, comumente chamados SDRAM. Os módulos eram do tipo DIMM e tinham 168 pinos ou contatos. A velocidade do barramento de memória subiu para 133 MHz. Em computadores pessoais, eles acompanhavam o Pentium II e continuariam sendo usados até o Athlon XP da AMD e o Pentium 4s da Intel.

Seu nome estava relacionado à frequência que eles tinham: PC66, PC100 e PC133. Para se ter uma ideia, sua voltagem era de 3, 3v. Quanto aos seus horários ou sinais de comando, eles eram: RAS, CAS e WE ( gravação habilitada ).

Sua fabricação começou em 1992 e cessou em 2002.

DDR

Vimos essas memórias de RAM pela primeira vez em 1998 e adivinha quem fez isso ? Sim Samsung. As iniciais DDR SDRAM significavam Double Data Rate SDRAM e eram a evolução natural das coisas. Eles substituíram os módulos SDR e tinham 184 pinos e 64 bits. Sua velocidade de barramento de memória atingiu 200 MHz, mas apenas para esse dobro, eles conseguiram atingir 400 MHz. Isso ocorreu porque eles fizeram dois acessos por ciclo de clock.

Eles começam com as mesmas CPUs que terminaram com o SDR: Pentium 4 e Athlon XP. Seria bom mencionar que a Intel optou pelos módulos RIMM, que foram uma falha completa. Continuando com a voltagem, eles poderiam ter uma voltagem de 2, 5v, que hoje é escandalosa. O normal era ver 64 MB de RAM DDR, que era a capacidade padrão, embora mais tarde tenha chegado a 1 GB.

Durou pouco tempo no mercado, desde que saiu em 1998 e terminamos de vê-lo em 2004. Foi substituído pelo DDR2.

DDR2

Com a chegada da DDR2, o ninho de vespas começou a se agitar: o mundo da computação estava começando a ter muito destaque em casa. Eles foram fabricados pela primeira vez em 2001 por… sim, a Samsung novamente. No entanto, nós os vimos pousar em 2003 globalmente.

Então, eles eram DIMMs, tinham 240 pinos e 64 bits. As frequências eram de até 266 MHz, mas os módulos DDR2 podiam fazer quatro acessos por ciclo de clock, então a velocidade teve que ser multiplicada por 4. Dessa forma, a velocidade aumenta duas vezes em comparação com o DDR. Por outro lado, a latência também foi dupla.

Quanto à tensão, vimos no máximo 1, 8V, que foi um avanço total, sabendo que o DDR atingiu 2, 5V. Conseguimos ver memórias de até 800 MHz e 2 GB de capacidade.

DDR3

As coisas começaram a ficar interessantes com a chegada da DDR3. Esse slot foi visto em novos equipamentos ou entusiastas, pois o desempenho foi muito maior. Chegou ao mercado em 2003 das mãos da Samsung, mas a veríamos padronizada em 2007, época em que ter 1 GB de DDR3 praticamente não era nada.

RECOMENDAMOS Intel LGA 1366: história, modelos e usos em 2019

Também temos 240 pinos e 64 bits aqui, mas eles não suportam DDR2. Prova disso é o entalhe ao lado. A frequência dessas memórias atingiu 2133 MHz, mas o padrão era 1333 MHz e 1600 MHz.

Não foi possível reduzir muito o consumo, atingindo no máximo 1, 5 volts. Algo que se repete nas diferentes tecnologias é que, à medida que a velocidade aumenta, a latência aumenta. A remoção desses detalhes, obviamente, é uma tecnologia muito mais rápida.

Naquela época, a era do núcleo dual, quad-core e hexa-core estava em pleno andamento. No caso do setor de PCs, os primeiros a "provar" o DDR3 foram os chips Intel Core i7, graças à Kingston, mas outras informações garantem que o primeiro foi a AMD com seu soquete AM2 +.

O ciclo DDR3 terminaria em 2011. Até então, conseguimos ver módulos de 16 GB de RAM. Como o mundo mudou, certo?

DDR4

A RAM DDR4 chegaria em 2011, mas não graças à Samsung, mas graças à Hynix. Dito isto, foi lançado no mercado em 2014 e a frequência mais baixa seria 1600 MHz, atingindo até 3200 MHz, número que já foi ultrapassado hoje: hoje podemos encontrar módulos operando a 4400 MHz. Eles vêm em um formato DIMM de 288 pinos.

Corsair Vengeance LPX - Módulo de memória XMP 2.0 de 64 Gb (2 X 8 Gb, DDR4, 4400 MHz, C19), Preto
  • Cada módulo Vengeance LPX é fabricado com um dissipador de calor de alumínio puro para uma dissipação térmica mais rápida Disponível em várias cores para combinar com sua placa-mãe, seus componentes ou apenas com seu estilo O Vengeane LPX é otimizado e compatível com as mais recentes placas da série X99, 100 e 200, e oferece frequências mais altas, maior largura de banda e menor consumo de energia.A altura dos módulos Vengeance LPX foi projetada mesmo para pequenos espaços.Compatível com: Asus Maximus X Apex
425.88 EUR Compre na Amazon

São as memórias atuais, embora em breve veremos a memória RAM DDR5. A tensão foi reduzida, sendo o máximo 1, 45v, um valor muito pequeno. Essa mudança não apenas significou um aumento na frequência, mas agora vimos a tecnologia Triple e Quad Channel. Sem mencionar que começaríamos a ver módulos individuais de 32 GB.

No início de 2020, é o padrão da RAM porque o DDR3 morreu há quase 10 anos. Agora, podemos encontrar refrigeração de memória RAM, porque muitos fazem overclock de seus módulos.

Até agora, o tutorial dos diferentes tipos de slot de memória RAM que encontramos. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em nos perguntar.

Recomendamos a melhor memória RAM do mercado

O que esses slots lembram? Que experiência você teve?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button