▷ Tipos de memória nand em ssd: slc, mlc, tlc e qlc
Índice:
- Memórias SLC, MLC, TLC e QLC
- SLC (célula de nível único)
- MLC (célula de vários níveis)
- TLC (nível de célula tripla)
- QLC (nível quádruplo de células)
Um dos componentes mais importantes de um SSD é a memória NAND que ele inclui por dentro, da qual o desempenho e as características do SSD dependem amplamente. Neste artigo, analisamos os quatro principais tipos de memória NAND que podemos encontrar nos SSDs.
Índice de conteúdo
Memórias SLC, MLC, TLC e QLC
A memória flash NAND é composta de muitas células que contêm bits, e esses bits são ativados ou desativados por uma carga elétrica. A maneira como essas células são organizadas representa os dados armazenados no SSD. O número de bits nessas células também determina a nomeação NAND, por exemplo, SLC (Single Level Cell Flash) contém um único bit em cada célula.
A razão pela qual o SLC está disponível apenas em capacidades mais baixas é devido ao grande tamanho do flash NAND na placa de circuito impresso (PCB). Não esqueça que a placa de circuito deve ter o controlador, a memória DDR em cache e a memória NAND onde os dados do usuário serão armazenados. A memória MLC duplica o número de bits por célula, enquanto a TLC a triplica e a QLC multiplica por quatro.
Existem razões particulares pelas quais os fabricantes criam memória flash com apenas um bit por célula como o SLC. O SLC tem a vantagem de ser a memória mais rápida e durável, mas possui as desvantagens de ser mais caro e não está disponível em capacidades de armazenamento mais altas. É por isso que o SLC é preferido para uso comercial pesado.
As memórias MLC, TLC e QLC são mais baratas de produzir em comparação com o SLC e estão disponíveis em capacidades de armazenamento maiores, mas têm uma vida útil relativamente menor e velocidades de leitura / gravação mais lentas. MLC e TLC são preferidos para o uso diário do consumidor.
Aqui, revisamos as características mais importantes dos quatro principais tipos de memória flash NAND:
SLC (célula de nível único)
O NAND SLC é nomeado por seu bit exclusivo que pode ser ativado ou desativado quando carregado. Esse tipo de NAND tem a vantagem de ser o mais preciso ao ler e gravar dados, além de ter a vantagem de durar os ciclos mais longos de leitura e gravação de dados. O ciclo de vida de leitura / gravação do programa deve estar entre 90.000 e 100.000. Esse tipo de NAND teve um desempenho excepcional no mercado comercial devido à sua vida útil, precisão e desempenho geral. Você não verá muitos computadores domésticos com esse tipo de NAND devido ao seu alto custo e baixa capacidade de armazenamento.
Prós:
- Possui a maior vida útil e ciclos de carga do que qualquer outro tipo de flash.Quarto menor e mais confiável para erros de leitura / gravação.Pode operar em uma faixa de temperatura mais ampla.
Contras:
- O tipo de flash NAND mais caro do mercado, geralmente disponível apenas em capacidades menores.
Recomendado para:
Uso industrial e cargas de trabalho que exigem ciclos intensos de leitura / gravação, como servidores.
MLC (célula de vários níveis)
MLC, como o próprio nome sugere, armazena vários bits de dados em uma célula. A grande vantagem disso é o menor custo de fabricação, comparado à fabricação de memória NAND SLC. O menor custo na produção de flash geralmente é repassado ao consumidor e, por esse motivo, é muito popular entre muitas marcas. A NAND MLC é preferida para SSDs de consumo por causa de seus custos mais baixos, mas a vida de leitura / gravação de dados é mais curta em comparação com a SLC.
Prós:
- Os custos de produção mais baixos são repassados ao consumidor e são mais confiáveis que o flash TLC.
Contras:
- Não é tão durável e confiável quanto um SLC ou SSD da empresa.
Recomendado para:
Uso diário do consumidor, jogadores e entusiastas.
TLC (nível de célula tripla)
Armazenando 3 bits por célula, o TLC é uma maneira muito barata de fabricar NAND. A maior desvantagem desse tipo de flash é que ele é adequado apenas para uso do consumidor e não pode atender aos padrões de uso industrial. Os ciclos de vida de leitura / gravação são consideravelmente mais curtos, de 3.000 a 5.000 ciclos por célula.
Prós:
- Mais barato de fabricar, o que, por sua vez, leva a um SSD mais barato no mercado.
Contras:
- As células sobreviverão consideravelmente menos ciclos de leitura / gravação em comparação com o MLC NAND. Isso significa que o flash TLC é bom apenas para uso do consumidor.
Recomendado para:
Uso diário do consumidor, máquinas de web / e-mail, netbooks e tablets.
QLC (nível quádruplo de células)
Esse tipo de memória dá um novo passo ao armazenar 4 bits por célula, tornando a memória com a maior densidade de armazenamento e a que possibilita a fabricação dos SSDs mais baratos. A desvantagem é que sua vida útil é ainda menor que a do TLC. Esse tipo de memória é muito recente, portanto, praticamente não existem dispositivos que o usem.
Prós:
- A memória mais barata a ser fabricada, o que leva a um SSD mais barato.
Contras:
- As células sobreviverão a menos ciclos de leitura / gravação em comparação com o TLC NAND.
Recomendado para:
Uso diário do consumidor, máquinas de web / e-mail, netbooks e tablets.
Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:
- Melhor SSD do mercado
Isso termina nosso artigo sobre os tipos de memória NAND no SSD. Visualização do mais completo como o SLC ao menos durável como TLC ou QLC.
Toshiba xs700, um ssd externo com memória nand 3d bics tlc
Anunciou o novo SSD externo Toshiba XS700, com memória flash 3D BiCS TLC NAND fabricada pela própria Toshiba e um controlador Phision S11.
Tdk anuncia seu novo ssd m.2 e integrado às memórias slc e mlc
A TDK apresenta seus novos dispositivos de armazenamento flash baseados em NAND SLC e MLC, todos os recursos desses novos SSDs.
Adata im2p33f8, novo ssd industrial baseado em memória nand tlc
A Adata anunciou o lançamento de um novo conjunto de unidades de armazenamento ADATA IM2P33F8 de nível industrial, com chips de memória NAND TLC.