Tutoriais

▷ Tipos de memória ram e encapsulada que existem atualmente

Índice:

Anonim

As memórias de computador são abundantes e precisamos conhecer os tipos de RAM existentes no mercado e os pacotes disponíveis. A RAM é um componente necessário para operar nosso equipamento, e seu desempenho depende em grande parte dele. É por isso que veremos e explicaremos todos esses tipos de memórias, suas características, bem como os diferentes pacotes ou formatos que podemos encontrar.

Índice de conteúdo

Como podemos supor, existem muitos tipos de memórias e também formatos, pois não há o mesmo espaço em um laptop e em um PC de mesa. Existem também as memórias de dispositivos móveis, como Smartphone e Tablet, que também terão suas próprias, e também as veremos.

O que é RAM

RAM ou memória de acesso aleatório é um componente físico do nosso computador, disponível em formato modular para instalação na placa-mãe do computador. Em alguns casos, ele será inserido de forma fixa no equipamento, como nos casos móveis.

A memória RAM é responsável por carregar todas as instruções executadas no processador para poder acessá-las. Essas instruções vêm do sistema operacional, nossa interação com o computador e dispositivos de entrada / saída. Dentro da memória RAM, todos os programas em execução no momento são armazenados para poder enviar suas instruções muito mais rapidamente do que se tivessem feito a partir do disco rígido.

É chamado de memória de acesso aleatório porque é possível ler e gravar em qualquer um dos seus locais de memória sem ter que respeitar uma ordem seqüencial de acesso. Também é volátil, o que significa que, quando desligarmos o computador, todo o seu conteúdo desaparecerá e ficará vazio.

Construção da memória RAM: tipos de encapsulamentos para PC

Antes de examinar as diferentes tecnologias e tipos de RAM, informe-nos os tipos de pacotes que temos disponíveis para eles. Esses termos aparecem na lista de tipos de memórias RAM, portanto, é bom conhecê-las com antecedência e conhecer as diferenças de cada uma delas.

Os pacotes consistem em um PCB em que os chips ou módulos de memória estão instalados. Além disso, possui a conexão necessária para instalá-lo na placa-mãe e tornar eficaz a comunicação com o processador.

  • RIMM: esses módulos montaram memórias RDRAM ou Rambus DRAM que veremos mais adiante. Esses módulos possuem 184 pinos de conexão e um barramento de 16 bits. SIMM: Este formato foi usado por computadores mais antigos. Teremos 30 e 60 módulos de contato e barramento de dados de 16 e 32 bits. DIMM: este é o formato usado atualmente para as memórias DDR nas versões 1, 2, 3 e 4. O barramento de dados é de 64 bits e pode ter: 168 pinos para RAM SDR, 184 para DDR, 240 para DDR2 e DDR3 e 288 para DDR4. SO-DIMM: será o formato DIMM específico para computadores portáteis. É menor e mais compacto que os anteriores e terá vários pinos de conexão de 144 para RAM SDR (32 bits), 200 para RAM DDR e DDR2, 204 para RAM DDR3 e 260 para RAM DDR4. Mini DIMMs: eles têm o mesmo número de pinos que os SO-DIMMs, mas são ainda menores, estamos falando de 82 mm de comprimento por 18 mm de altura. Eles são orientados para a instalação em NUC ou Mini PC. FB-DIMM: formato DIMM para servidores.

Memórias SRAM

Eles também são memórias de acesso aleatório, embora neste caso sejam estáticos. Esses tipos de memórias são mais rápidas e confiáveis ​​do que as memórias DRAM, pois precisam ser atualizadas menos vezes que as memórias DRAM para manter seu conteúdo.

A construção dessas memórias RAM é baseada em um circuito flip-flop para permitir que a corrente flua de um lado para o outro, dependendo de qual transistor é ativado dos dois que compõem o circuito. Dessa forma, os dados podem ser armazenados neste circuito sem precisar ser constantemente atualizado. Essas memórias exigem mais energia, mas são mais rápidas, mas também mais caras de fabricar. Eles são normalmente usados ​​para construir a memória cache do processador.

Memórias DRAM

O nome significa Dinamic RAM. Essas seriam as primeiras memórias baseadas em semicondutores de silício e eram originalmente assíncronas. A característica mais importante introduzida por essas memórias foi sua estrutura de transistor e capacitor. Era possível armazenar dados dentro de uma célula de memória alimentando o capacitor centenas de vezes por segundo, para que esses dados permanecessem armazenados.

Esse tipo de memória é volátil e, portanto, perde seu conteúdo quando é desligado. As DRAMs eram do tipo assíncrono, portanto, não havia elemento que sincronizasse a frequência do processador com a frequência da própria memória. Consequentemente, houve menos eficiência de comunicação entre os dois elementos. Mas algum tempo depois, apareceram memórias SDRAM (memórias RAM síncronas), que implementavam um relógio encarregado de sincronizá-las com o processador.

Essa memória é a que é usada para criar as memórias RAM do nosso computador. Eles são mais baratos e fáceis de construir que as SRAMs, mas também mais lentos. Existem os seguintes tipos de memórias DRAM:

  • FPM-RAM (RAM de modo de página rápida): essas memórias foram usadas para o primeiro Intel Pentium. Seu design consistia em poder enviar um único endereço e, em troca, receber vários desses endereços consecutivos. Isso permite uma melhor resposta e eficiência, pois você não precisa enviar e receber continuamente endereços individuais.

  • EDO-RAM (RAM de saída de dados estendida): é a melhoria do design anterior. Além de poder receber endereços contíguos simultaneamente, a coluna anterior de endereços está sendo lida, portanto, não há necessidade de aguardar endereços quando um é enviado.

  • BEDO-RAM (RAM estendida de dados estendidos): aprimoramento da EDO-RAM, essa memória foi capaz de acessar vários locais de memória para enviar rajadas de dados (Burt) em cada ciclo de clock para o processador. Essa memória nunca foi comercializada.

  • Rambus DRAM: foram a evolução das memórias DRAM assíncronas. Isso melhorou a largura de banda e sua frequência, atingindo até 1200 MHz e uma largura de barramento de 64 bits. Eles usaram um pacote RIMM e estão atualmente obsoletos.

  • SDRAM (memória do tipo síncrona): A grande diferença das versões anteriores da DRAM é que ela possui um relógio interno capaz de sincronizar a frequência da memória com o processador para melhorar os tempos de acesso e a eficiência da comunicação.. Esse é o tipo de RAM que é usado hoje e existem várias versões dele que veremos agora.

  • RAM SDR: esses foram os antecessores da conhecida RAM DDR e são síncronos. Eles foram construídos sob um encapsulamento DIMM de 168 contatos e, há cerca de 10 anos, eram os nossos computadores, pois eram usados ​​no AMD Athlon e Pentium 2 e 3. Eles suportavam apenas um tamanho por módulo de 512 MB.

Memória DDR SDRAM (Atual)

Por serem memórias de RAM atuais, decidimos colocá-las em uma seção separada, pois existem algumas variantes nessa família de memórias de RAM. Todos eles são do tipo síncrono e foram utilizados durante esses anos até hoje.

As memórias DDR permitem a transferência de informações através de dois canais diferentes simultaneamente no mesmo ciclo de clock (Double Data), algo que nos permite obter maior desempenho e velocidades de acesso. Obviamente, existem várias versões dessas memórias de RAM usadas nos computadores de hoje.

SDRAM DDR (primeira versão)

Esta é a primeira versão da RAM DDR que conhecemos atualmente. Eles são montados em DIMMs de 182 pinos e SO-DIMMs de 200 pinos. Essas memórias operam a 2, 5 Volts e têm uma velocidade de clock entre 100 MHz e 200 MHz.

As RAMs DDR foram as primeiras a implementar a tecnologia Dual Channel, que permite que os módulos de memória RAM sejam divididos em dois bancos ou slots para trocar dados com o barramento em dois canais simultâneos. Por exemplo, se os módulos forem de 64 bits, teremos uma largura de barramento de troca de 128 bits. As seguintes configurações de memória RAM existem em relação à velocidade:

Nome padrão Freqüência de relógio Frequência de barramento Velocidade de transferência Nome do módulo Capacidade de transferência
DDR-200 100 MHz 100 MHz 200 MHz PC-1600 1, 6 GB / s
DDR-266 133 MHz 133 MHz 266 MHz PC-2100 2, 1 GB / s
DDR-333 166 MHz 166 MHz 333 MHz PC-2700 2, 7 GB / s
DDR-400 200 MHz 200 MHz 400 MHz PC-3200 3, 2 GB / s

DDR2 SDRAM (segunda versão)

Eles são a segunda versão da memória DDR e têm a novidade em comparação com as anteriores, pois são capazes de duplicar os bits transferidos para 4 em vez de 2 para cada ciclo de clock.

O encapsulamento usado também é do tipo DIMM, mas com 240 contatos e o pulso em um local diferente para diferenciá-los dos anteriores. Esses módulos funcionam em 1, 8 V, portanto, consomem menos que DDR. Também existem variantes nos pacotes So-DIMM e Mini DIMM para notebooks e versões DDR2L para notebooks com consumo de 1, 5 V. Uma memória DDR2 não pode ser instalada em um slot DDR ou vice-versa, pois eles não são compatíveis entre si.

As configurações que existem são as seguintes:

Nome padrão Freqüência de relógio Frequência de barramento Velocidade de transferência Nome do módulo Capacidade de transferência
DDR2-333 100 MHz 166 MHz 333 MHz PC2-2600 2, 6 GB / s
DDR2-400 100 MHz 200 MHz 400 MHz PC2-3200 3, 2 GB / s
DDR2-533 133 MHz 266 MHz 533 MHz PC2-4200 4, 2 GB / s
DDR2-600 150 MHz 300 MHz 600 MHz PC2-4800 4, 8 GB / s
DDR2-667 166 MHz 333 MHz 667 MHz PC2-5300 5, 3 GB / s
DDR2-800 200 MHz 400 MHz 800 MHz PC2-6400 6, 4 GB / s
DDR2-1000 250 MHz 500 MHz 1000 MHz PC2-8000 8 GB / s
DDR2-1066 266 MHz 533 MHz 1066 MHz PC2-8500 8, 5 GB / s
DDR2-1150 286 MHz 575 MHz 1150 MHz PC2-9200 9, 2 GB / s
DDR2-1200 300 MHz 600 MHz 1200 MHz PC2-9600 9, 6 GB / s

DDR3 SDRAM (terceira versão)

Nesse caso, a eficiência energética é aprimorada, trabalhando a uma voltagem de 1, 5 V na versão desktop. O encapsulamento ainda é do tipo DIMM de 240 pinos e a capacidade por módulo de memória é de até 16 GB. Eles também não são compatíveis com o restante das especificações.

Um aspecto negativo das versões subseqüentes do DDR é que, embora a velocidade aumente, o mesmo ocorre com a latência, embora em essência elas sejam mais rápidas desde a geração anterior.

Nesta nova versão da RAM, algumas variantes foram introduzidas, dependendo das necessidades dos computadores portáteis e da invenção dos Mini PCs (NUC), que são basicamente computadores de mesa, mas com dimensões muito pequenas e consumo muito baixo.

  • DDR3: são os computadores de mesa tradicionais no encapsulamento DIMM e trabalham a 1, 5 V. DDR3L: nesse caso, trabalham a 1, 35 V e destinam-se a laptops, NUCs e servidores sob So-DIMM, SP-DIMM e Mini DIMM. DDR3U: eles diminuem para 1, 25 V e não são excessivamente usados. LPDDR3: essa memória consome apenas 1, 2 V e se destina ao uso em tablets e smartphones. Além disso, eles consomem muito pouca voltagem quando não estão em uso, tornando-os muito eficientes. Esses tipos de chips são soldados diretamente ao PCB do dispositivo.

Vamos ver agora as configurações que temos no mercado:

Nome padrão Freqüência de relógio Frequência de barramento Velocidade de transferência Nome do módulo Capacidade de transferência
DDR3-800 100 MHz 400 MHz 800 MHz PC3-6400 6, 4 GB / s
DDR3-1066 133 MHz 533 MHz 1066 MHz PC3-8500 8, 5 GB / s
DDR3-1200 150 MHz 600 MHz 1200 MHz PC3-9600 9, 6 GB / s
DDR3-1333 166 MHz 666 MHz 1333 MHz PC3-10600 10, 6 GB / s
DDR3-1375 170 MHz 688 MHz 1375 MHz PC3-11000 11 GB / s
DDR3-1466 183 MHz 733 MHz 1466 MHz PC3-11700 11, 7 GB / s
DDR3-1600 200 MHz 800 MHz 1600 MHz PC3-12800 12, 8 GB / s
DDR3-1866 233 MHz 933 MHz 1866 MHz PC3-14900 14, 9 GB / s
DDR3-2000 250 MHz 1000 MHz 2000 MHz PC3-16000 16 GB / s
DDR3-2133 266 MHz 1066 MHz 2133 MHz PC3-17000 17 GB / s
DDR3-2200 350 MHz 1100 MHz 2200 MHz PC3-18000 18 GB / s

DDR4 SDRAM (quarta e versão atual)

Essas memórias operam com uma frequência mais alta e são montadas em um pacote DIMM de 288 pinos. Apesar de a frequência aumentar consideravelmente, essas memórias são ainda mais eficientes, pois funcionam a 1, 35 V em PCs de mesa e 1, 05 nos casos de laptops. As versões mais poderosas até 4600 MHz funcionam a 1, 45 V.

Outra novidade que o DDR4 implementa é que eles são capazes de operar em canais triplos e quádruplos (canal triplo e canal quádruplo). Além disso, já temos a possibilidade de montar um módulo de até 16 e 32 GB em um único pacote.

Da mesma forma, essas memórias são divididas em 4 tipos diferentes, dependendo de seu uso:

  • DDR4: são aqueles usados ​​em computadores desktop, eles vêm em um DIMM com 288 contatos e operam em voltagens entre 1, 35 e 1, 2 V. DDR4L: Essas memórias são projetadas para laptops e servidores e são montadas em um módulo So-DIMM de 1, 2 V. DDR4U: Como nos anteriores, eles são usados ​​principalmente para servidores e também operam a 1, 2 V. Seu uso é escasso e o DDR4L é mais difundido. LPDDR4: Eles são projetados para dispositivos móveis e funcionam com 1, 1 ou 1, 05 V, embora sejam menos rápidos que o DDR4 de mesa normalmente. Eles funcionam a cerca de 1600 MHz, embora também exista outra versão chamada LPDDR4E que alcance 2133 MHz.

Veremos o tablet correspondente:

Nome padrão Freqüência de relógio Frequência de barramento Velocidade de transferência Nome do módulo Capacidade de transferência
DDR4-1600 200 MHz 800 MHz 1600 MHz PC4-12800 12, 8 GB / s
DDR4-1866 233 MHz 933 MHz 1866 MHz PC4-14900 14, 9 GB / s
DDR4-2133 266 MHz 1066 MHz 2133 MHz PC4-17000 17 GB / s
DDR4-2400 300 MHz 1200 MHz 2400 MHz PC4-19200 19, 9 GB / s
DDR4-2666 333 MHz 1333 MHz 2666 MHz PC4-21300 21, 3 GB / s
DDR4-2933 366 MHz 1466 MHz 2933 MHz PC4-32466 23, 4 GB / s
DDR4-3200 400 MHz 1600 MHz 3200 MHz PC4-25600 25, 6 GB / s
... ..
DDR4-4600 533 MHz 2133 MHz 4600 MHz PC4-36800 36, 8 GB / s

Memórias GDDR

Além das memórias RAM DDR tradicionais, há também a variante GDDR (Graphics Double Data Rate), que se refere às memórias projetadas para placas gráficas.

Essas memórias também funcionam sob o padrão DDR especificado pelo JEDEC, enviando dois bits ou 4 para cada ciclo de clock, embora, nesses casos, sejam otimizados para atingir frequências mais altas e maior largura de barramento para reduzir os tempos de acesso às instruções armazenadas em seu interior.

É claro que o preço deles também tem muita influência, uma vez que são muito mais caros de fabricar do que os DDRs normais. Como a DDR, existem diferentes evoluções que aumentaram consideravelmente o desempenho de nossas placas gráficas.

  • GDDR: Eles foram os primeiros a chegar ao mercado e são baseados na memória DDR2. A frequência efetiva destes estava entre 166 e 950 MHz com latência de 4 a 6 ns. Essas memórias foram montadas nas placas mais antigas da série ATI Radeon 9000 e na Nvidia GeForce FX. GDDR2: Também é baseado na memória DDR2 e, basicamente, eles eram uma otimização das anteriores para atingir uma frequência entre 533 e 1000 MHz e uma largura de banda entre 8, 5 e 16 GB / s. Eles foram montados no A MD HD 5000 e no Nvidia GT 700, entre outros. GDDR3: Essas memórias foram projetadas pela ATI para suas placas Radeon X800, embora a primeira a usá-la tenha sido a Nvidia GeForce FX 5700. Além disso, eles foram usados ​​para construir os consoles PlayStation 3 e Xbox 360. Essas memórias operam entre 166 e 800 MHz. GDDR4: Essas memórias foram baseadas na tecnologia DDR3, apesar de sua existência ser bastante curta e serem rapidamente substituídas pelo GDDR5. Essa memória foi usada por algumas placas gráficas da AMD, como a AMD HD3870 e similares que enfrentavam a Nvidia 8800 GT com GDDR3. GDDR5: vimos isso bastante nos últimos anos, sendo usados ​​até hoje por placas como a Nvidia GTX 1000 e uma série de placas AMD, como a Radeon HD, R5, R7, R9 e até a Mais novo RX Polaris. As larguras de barramento dessas memórias estão entre 20 GB / s em um barramento de 32 bits e 160 GB / s em um barramento de 256 bits, e a frequência de memória efetiva chega a 8 Gbps. Eles também são montados nos consoles mais recentes, como o PS4 e o Xbox One X. GDDR5X: É uma evolução extrema do GDDR5 usado pela Nvidia para seus cartões 1080, 1080 Ti e Titan X, capazes de atingir uma freqüência efetiva de 11 Gbps e largura de banda não inferior a 484 GB / s em um barramento de 352 bits. GDDR6: Chegamos à era atual das placas gráficas da Nvidia, montadas exclusivamente na nova linha RTX Turing da marca. Essas memórias têm um alto custo e são capazes de atingir uma frequência de 14 Gbps com uma largura de banda de 672 GB / s em um barramento de 384 bits, usado pelo Nvidia Titan RTX, a placa de desktop mais poderosa já criada até data.

Bem, isso é tudo sobre os tipos de RAM que foram usados ​​nos últimos tempos, bem como suas principais características. A idéia é atualizar este artigo com as novas tecnologias implementadas.

Também recomendamos estes itens:

Além disso, também recomendamos o nosso guia de memória RAM no mercado

Esperamos que você tenha achado este artigo interessante. Se faltar informação, escreva-nos nos comentários, estaremos cientes. Que memória RAM possui seu computador e placa gráfica?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button