Tutoriais

▷ Teste o PC: melhores aplicativos para verificar seu PC?

Índice:

Anonim

Você está procurando os melhores programas para fazer um teste no PC ? Aqui, você encontrará os 12 aplicativos essenciais para verificar seu sistema.

Muitos de vocês nos perguntam sobre quais aplicativos são ideais para um teste de PC. Por isso , decidimos trabalhar para oferecer uma compilação dos melhores programas para verificar o desempenho ou o estado do nosso PC.

Se você quiser conhecê-los, basta rolar para baixo e se sentir confortável. Vamos começar!

Índice de conteúdo

Monitoramento

Toda instalação de PC requer uma verificação subseqüente para detectar falhas ou concluir que está tudo bem. É possível encontrar problemas de temperatura no computador, por isso seria perfeito saber, em tempo real, as temperaturas de todos os componentes do nosso PC.

Se você concorda com o parágrafo anterior, o que procura é um aplicativo para monitorar todo o computador.

Abaixo, mostramos nossos aplicativos preferidos para monitorar o PC. Dito isto, existem aplicativos específicos da AMD / Intel ou do fabricante da placa-mãe para controlar e monitorar. Um dos que eu mais gosto é o MSI Command Center .

Quando se trata de controle de placas gráficas, o MSI Afterburner é uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado. Agora, não podemos apenas controlar nossos gráficos, mas podemos ajustar seus valores para fazer overclock , como aumentar a velocidade de seus fãs.

Alguns de vocês vão dizer "tolos!" É exatamente o oposto. Às vezes, o modo "Auto" pode ser insuficiente, exigindo controle manual da temperatura. Com as placas gráficas mais recentes, não há problema, mas com as placas mais antigas seria bom ter um controle mais exaustivo.

Podemos modificar o seguinte:

  • Limite de potência. Basicamente, se você deseja definir (como porcentagem) algum limite de energia específico. Limite de temperatura. Assim que essa temperatura for excedida, o gráfico será desligado. É uma medida de segurança que podemos alterar com o Afterburner, podendo reduzi-la ainda mais. Relógio do núcleo. Mergulhamos no overclock para aproveitar ao máximo nossos gráficos. A partir daqui, sempre dizemos para tornar um OC o mais suave possível, desde que a placa gráfica esteja pronta para isso. Relógio de memória. É a velocidade da memória, que podemos modificar. Velocidade do ventilador. Aqui vemos o desempenho dos fãs expresso em porcentagem. Nós podemos fazer duas coisas:
    • Deixe no carro. Inicialmente, usaremos a configuração padrão do MSI Afterburner. Por outro lado, podemos configurar o modo automático para programar a velocidade dos ventiladores em determinadas temperaturas. Eu recomendo esta última opção, desde que seja uma programação ascendente, de acordo com a temperatura e com sentido, ajuste-a manualmente. Se observarmos que o gráfico está no modo automático, a 75 graus e seus ventiladores estão com baixo desempenho, é aconselhável ajustar a velocidade manualmente. Não coloque em 100%, você nunca precisará dele. Faça experimentos com tentativa e erro para ver como a temperatura cai. Para referência, nunca ajustei a velocidade dos fãs de gráficos para mais de 60%.

A outra faceta deste aplicativo é que ele possui um menu brilhante de opções. Podemos personalizar quase tudo, incluindo a aparência ou interface do programa. De fato, podemos fazer um benchmark rápido, embora para esse fim tenhamos outras aplicações.

CPU-Z

Quanto ao monitoramento da CPU, um dos melhores é o CPU-Z. Graças a isso, podemos saber tudo o que queremos sobre nosso processador, placa mãe e memória RAM. Nele podemos consultar os multiplicadores, velocidade do barramento , velocidade do núcleo, cache, tensões, frequências de RAM, quantidade de RAM e até a placa gráfica.

Saberemos quais componentes temos em nosso computador. Além disso, possui uma pequena referência para fazer um teste de PC rápido e fácil. Mas, abaixo, encontraremos soluções específicas para esse fim.

Para nos dizer, ele nos diz até a versão do sistema operacional que temos, como o DirectX. Absolutamente tudo! É como a "fazenda" dos componentes: sabe tudo.

By the way, se você quiser usar um mais simples (ainda), você pode dar uma olhada no Speccy.

TechPowerUp GPU-Z

É um programa específico para monitorar nossa placa gráfica. É praticamente o mesmo que o CPU-Z, mas nas placas gráficas. Nesse sentido, é a ferramenta que nos fornece mais informações sobre nossa placa gráfica, pois nos diz o que está acontecendo em tempo real.

É altamente recomendável, embora você possa não precisar de tanta informação porque não é muito útil.

CrystalDiskInfo

Da empresa Crystal Dew World, este aplicativo promete solenemente nos contar toda a verdade sobre o nosso disco rígido. Parece-me a melhor ferramenta para monitorar um disco rígido, especialmente se você comprar um recondicionado.

Por que estou dizendo isso? Porque com o CrystalDiskInfo podemos saber tudo sobre o nosso disco rígido:

  • As vezes em que foi ligado Quantas horas foi ligado O estado de saudação Sua temperatura

Não apenas isso, mas podemos saber até o firmware ou o modo de transferência ao qual está conectado. É uma aplicação simples, mas muito útil.

Testes de referência ou de estresse

Nesse caso, encontramos muitos aplicativos que prometem fornecer um desempenho aproximado de nosso processador, placa gráfica ou RAM. São programas que avaliam o desempenho do componente por meio de um teste de estresse que exige que ele dê tudo de si.

Há muito mais do que encontramos aqui, por isso não se preocupe, pois não são as únicas ferramentas de referência no mercado.

AIDA64 Extreme

Um dos nossos favoritos. Este sistema de diagnóstico é um dos mais completos que encontramos; de fato, é amplamente utilizado no setor profissional por engenheiros ou cientistas da computação. Nesse sentido, ele nos oferece a possibilidade de fazer um teste de PC confiável e verdadeiro, no qual escolhemos que está sujeito a exame:

  • CPU. Cache Memória do sistema Discos rígidos Placa gráfica.

Finalmente, o AIDA64 fará o teste e, com o resultado obtido, colocará seu processador em um tipo de classificação de desempenho em que muitos processadores estão. Isso é feito para ter uma idéia de qual processador o desempenho da CPU é equivalente.

Se você quer minha opinião, recomendo que este programa faça um benchmark de CPU ou memória. O motivo é que existem ferramentas mais específicas para placas gráficas, como memória RAM.

A propósito, essa ferramenta é paga, mas possui uma versão de avaliação gratuita. Por outro lado, também corrigimos o PassMark para um benchmark abrangente. Se você não ficar tranqüilo, sempre poderá usar o Cinebench como outro teste de estresse adicional.

Caso você tenha um processador Intel, recomendamos a Ferramenta de diagnóstico do processador Intel, que é um programa gratuito focado nos processadores Intel.

Furmark

Furmark é um programa gratuito que serve para estressar e testar nossa placa gráfica. Com este teste de PC, podemos saber quanto desempenho podemos obter de nossa GPU, pois cria gráficos 3D super complexos que colocam nossos gráficos na corda bamba.

Muitos profissionais dizem que é melhor do que iniciar um videogame e controlar o FPS, porque nenhum oferece imagens tão complexas para processar. Obviamente, insistimos em que você use o HWMonitor junto com essa referência para que sua placa de vídeo não sofra danos ou problemas de aquecimento. De qualquer forma, seria estranho se nada acontecesse com sua GPU.

Por outro lado, você sempre pode complementar esse diagnóstico com Unigine Heaven ou 3D Mark. Esses são dois aplicativos altamente recomendados (como o Furmark) que se concentram no desempenho gráfico.

Por fim, temos um disco rígido que não funciona tão rápido quanto deveria e que leva muitas vezes para abrir uma pasta. É esse o seu caso? Não se preocupe, porque nosso amigo "Mark" vem ao resgate com sua ferramenta CrystalDiskMark.

É aquele que todo mundo usa para fazer um teste rápido do PC de discos rígidos para conhecer seu comportamento, como as velocidades com que podem trabalhar. Inicialmente, teremos três guias:

  • O primeiro, por padrão, vem com um 5, que indica os ciclos ou aprovações que o programa fará.O segundo, por padrão, vem com um 1GiB, como o tamanho do teste que vamos executar.O terceiro, o disco rígido principal. Se você tiver vários discos rígidos, poderá selecionar o que deseja.

Teremos que pressionar o botão " Todos " para ver as velocidades de leitura e gravação do nosso disco rígido. Consideramos uma ferramenta verdadeiramente útil conhecer o estado dos nossos discos rígidos.

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:

Já teríamos terminado nossa coleção de aplicativos para verificar nosso PC. Esperamos que ele tenha sido útil e, se você tiver algum que não tenhamos publicado, não hesite em comentar abaixo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button