Hardware

▷ Melhores aplicativos qnap para android. gerenciar o seu nas do seu celular

Índice:

Anonim

Hoje, temos um artigo um pouco mais especial, onde analisamos os aplicativos QNAP mais relevantes para Android, embora eles também estejam disponíveis para iOS, é claro. Com eles, podemos gerenciar tudo relacionado ao nosso NAS, se precisarmos usar um PC, e também podemos fazê-lo remotamente, com VPN ou acesso remoto seguro.

Índice de conteúdo

A QNAP nos oferece uma ampla gama de ferramentas para dispositivos móveis com os quais podemos acessar nosso servidor NAS de maneira fácil e simples. A empresa, sem dúvida, se orgulhará de ser uma das referências neste campo, com opções inovadoras agora também de um Smartphone.

QVPN: O cliente para se conectar via VPN ao nosso NAS

Sem dúvida, um dos aplicativos mais úteis em nossa opinião é o que nos permite conectar ao servidor NAS QNAP por meio de uma rede VPN de qualquer lugar do mundo. Essa é a maneira perfeita de acessar com segurança nosso servidor através de túneis, sem precisar estar em uma LAN.

Com esse aplicativo em conjunto com os outros, podemos gerenciar nosso dispositivo NAS e fazer upload e download de arquivos de uma maneira bastante simples. Podemos fazer isso de duas maneiras diferentes, diretamente da nossa LAN sem a necessidade de encaminhamento de porta ou remotamente, embora para isso tenhamos que abrir as portas correspondentes do nosso roteador, servidor ou firewall.

O que eu preciso para criar uma VPN com meu NAS?

Como um breve guia de início, veremos o que precisamos fazer para fazer essa conexão.

A primeira coisa que precisamos é instalar o aplicativo QVPN em nosso NAS, para isso o encontraremos facilmente na lista de aplicativos. Depois de abri-lo, teremos as opções e protocolos de autenticação típicos de uma VPN.

O aplicativo móvel QVPN funciona usando o protocolo QBelt da própria empresa, portanto, acessamos sua seção e simplesmente ativamos a opção " Ativar servidor QBelt"

Aqui, podemos configurar o intervalo de endereços IP para distribuir para os clientes, número de clientes, DHCP e, claro, a porta UDP que devemos abrir se quisermos acessar remotamente nosso servidor NAS.

Podemos ativar os outros protocolos, PPTP, L2TP ou usar o Open VPN, se quisermos fazê-lo a partir de um PC. Recomendamos o QBelt para Android e iOS.

Instale o aplicativo móvel

Agora, sim, instalamos o aplicativo em nosso celular e o iniciamos. O processo de configuração é tão simples quanto ir de janela em janela. Encontraremos um assistente para adicionar nosso servidor NAS à lista; portanto, na primeira conexão, recomendamos estar em uma rede local.

De qualquer forma, o aplicativo nos dá a possibilidade de adicionar um NAS através de uma varredura da rede interna, manualmente com o ID do dispositivo ou da QNAP Cloud, se tivermos um NAS na nuvem.

Uma vez detectado, estaremos em condições de conectar. Um mapa-múndi coloca-nos fisicamente e ao servidor NAS, tudo muito gráfico e agradável. Resta apenas clicar em " Conectar ". O aplicativo solicitará a criação de uma nova conexão, na qual clicaremos em " Aceitar ", e isso ocorrerá. E agora podemos usar alguns dos outros aplicativos para trabalhar remotamente através da VPN com nosso NAS.

Talvez seja necessário reiniciar o aplicativo antes de conectar para que ele funcione corretamente. Lembre-se de que as portas correspondentes devem ser abertas remotamente, dependendo do protocolo usado (neste caso, 443 UDP)

Nesta aplicação, teremos um LOG que notifica os eventos que ocorreram, além de um gráfico que monitora o volume de dados que usamos. Além disso, teremos alguns menus de opções para estabelecer certos parâmetros de conexão que consideramos necessários.

Mas ainda podemos acessar nosso NAS e, na seção " Informações gerais " do aplicativo QVPN Service, podemos ver quais usuários estão conectados ao NAS e sob qual protocolo eles o fazem.

É altamente recomendável este aplicativo para conexões remotas.

QManager: para gerenciar seu NAS a partir do seu celular

Agora, passamos a outro dos aplicativos essenciais que não poderiam faltar em nosso smartphone se queremos oferecer o utilitário que nosso servidor NAS merece. Com o aplicativo QManager, podemos configurar muitos aspectos de nosso data warehouse, além de ver rapidamente o status operacional e o RAID que criamos.

O QManager é, por assim dizer, o painel de controle condensado em um aplicativo móvel, embora certamente com menos opções. Se já tivermos o aplicativo VPN instalado, será uma tarefa fácil conectar-se ao nosso NAS remotamente para gerenciá-lo. Vamos ver quais opções temos nesta aplicação.

Assim que o aplicativo é iniciado, podemos pesquisar nosso NAS na rede interna onde está localizado, sempre dentro dele ou em uma VPN. Também podemos anexá-lo à lista fazendo login no novo QNAP para gerenciá-lo remotamente através dele, uma opção interessante se não quisermos usar VPN ou SSH.

Vamos configurar as credenciais de acesso, bem como o método de autenticação. Recomendamos fazê-lo usando SSL para maior segurança. Tão simples como isso, já estaremos dentro do servidor NAS, embora antes ele nos pergunte se queremos sincronizar com o serviço de notificação para que todos cheguem ao nosso celular. Para isso, teremos que ativá-lo no sistema operacional NAS.

À primeira vista, poderemos ver um monitor desse estado do equipamento, com CPU, RAM, status RAID configurado, parâmetros de nosso hardware básico e o status dos backups, se os ativarmos. Tudo muito intuitivo e fácil de usar, mas vamos ver as diferentes opções que teremos à nossa disposição.

Opções de configuração

Começamos exibindo a lista de opções, que não são poucas no botão no canto superior esquerdo.

Uma das opções mais úteis que temos deste aplicativo é a possibilidade de criar usuários e gerenciar permissões das diferentes pastas que armazenamos. No menu superior direito, podemos criar usuários diretamente e, clicando em qualquer um deles, teremos acesso à modificação dos parâmetros relacionados a ele.

Da mesma maneira, podemos modificar as permissões de usuário para cada uma das pastas listadas em nosso NAS. É muito útil, por exemplo, do ponto de vista das organizações, onde não será necessário que um administrador esteja fisicamente no local para registrar usuários ou modificar suas credenciais.

Outra opção que teremos disponível é a exibição das tarefas que estão em segundo plano no firmware do NAS. Se detectarmos uma carga de processamento anormal, a partir dessa opção, podemos matar processos que estão em segundo plano.

Continuamos com outra opção interessante, caso desejemos ativar determinados serviços fornecidos pelo servidor, por exemplo, ativar o acesso via SSH, protocolos VPN e as diferentes funções operacionais deste último voltadas para serviços de multimídia.

Como não poderia ser de outro modo, também podemos gerenciar os aplicativos que estão instalados em nosso NAS, embora não tenhamos acesso à sua configuração avançada; para isso, teremos que acessar fisicamente o NAS, a partir de um terminal conectado na mesma rede, ou através da VPN e de um navegador.

A partir da aplicação, também podemos executar funções básicas, como reiniciar, desligar ou verificar se há atualizações do servidor, algo simples, mas extremamente útil em certos casos. E relacionado a isso, há também a opção que mostra o log de eventos do nosso sistema, algo básico para um administrador é examinar os eventos que ocorrem em um sistema e interpretá-los para garantir a operação correta.

Também podemos ver a presença de dispositivos de armazenamento conectados, mas podemos apenas ejetar, não teremos acesso a eles ou a seus arquivos. E, finalmente, podemos configurar o logon com o QNAP ID, se tivermos um NAS na nuvem.

Em geral, vemos que ele traz opções bastante úteis do ponto de vista da administração, embora , por exemplo, não consigamos gerenciar com mais detalhes a configuração do nosso RAID, e até ter acesso à criação de um.

QSync: para sincronizar pastas entre dispositivos

Também consideramos que este aplicativo é interessante se queremos compartilhar nossos arquivos de telefone celular em uma pasta e acessíveis pelo próprio NAS ou por um PC com o aplicativo instalado. Essas e outras opções estarão disponíveis através deste aplicativo. Sem dúvida, na era atual, a sincronização entre dispositivos é sinônimo de acessibilidade e versatilidade.

Vamos ver como esse aplicativo funciona através de um exemplo no qual compartilharemos uma pasta do nosso PC com o QSync instalado e outra pasta do QSync em nosso celular.

Compartilhamento de pastas Qsync do PC

Para torná-lo mais elegante e diferenciar bem os elementos, criaremos uma pasta "Meu Computador" em nosso NAS e compartilharemos com o QSync Central.

Em seguida , baixamos e instalamos o Qsync em nosso PC com Windows e entramos na opção " Gerenciar pastas emparelhadas " na janela central, uma vez que seguimos as etapas de configuração inicial.

Só precisamos clicar em " Adicionar " para que a pasta "Meu computador" apareça na área esquerda e, pressionando na área direita, adicionaremos uma pasta do nosso PC para que eles sejam emparelhados.

Agora clicamos em "OK" e a sincronização começará para que possamos vê-los em outros dispositivos. Dessa forma, a configuração no Qsync no Windows será concluída, agora vamos para o nosso celular.

Compartilhamento de pasta Qsync do Smarphone

Em seguida, instalaremos o aplicativo rapidamente em nosso celular e a operação será muito semelhante às outras visualizações, embora a opção de onde compartilhar nossa pasta esteja um pouco oculta.

Primeiro, colocamos as configurações de credenciais para nos autenticar em nosso dispositivo NAS. O processo de descoberta do servidor é exatamente o mesmo que os outros aplicativos.

Entraremos nas opções, localizadas no canto superior esquerdo para selecionar " Configuração"

A próxima coisa que precisamos fazer é clicar na opção " Configurar agora " na seção de sincronização de pastas móveis. Imediatamente após a exibição do navegador, podemos encontrar a pasta que queremos compartilhar no Qsync.

Depois de escolhido, selecionamos o NAS e a pasta será automaticamente compartilhada em uma pasta chamada Qsync, criada por padrão no aplicativo e no Qsync Central.

Após alguns avisos relacionados ao uso de sincronização e bateria, o processo será iniciado da mesma maneira que em nosso PC.

Exibir pastas compartilhadas no Qsync e nas opções offline

Agora, passamos a ver as pastas compartilhadas que são do nosso aplicativo móvel. Para isso, voltamos à configuração e depois gerenciamos as pastas emparelhadas. Aqui, selecionamos todos os que aparecem para que fiquem visíveis.

Selecionamos a pasta Meu computador, onde os arquivos do nosso PC estão localizados, vemos que de fato todos eles estão lá, para que a sincronização entre nossos dispositivos funcione perfeitamente.

Vamos selecionar qualquer um e abriremos suas opções no botão superior direito. Aqui, podemos selecionar o status " offline " para que, mesmo que não tenhamos Internet no celular, tenhamos acesso ao arquivo.

Obviamente, selecionando as opções de um arquivo, também podemos copiá-lo, colá-lo ou modificá-lo, se assim o desejarmos, desde que tenhamos permissão para fazê-lo.

Se agora formos às opções e à seção " Off-line ", podemos ver que nosso arquivo está completamente disponível para nós.

Se fizermos o mesmo em nosso PC, veremos que também podemos acessar a pasta que compartilhamos do nosso celular diretamente dele através do Qsync.

Como você pode ver, é um aplicativo bastante útil se tivermos vários computadores e desejarmos conectá-los. Obviamente, vemos que as opções no aplicativo móvel são um pouco limitadas, em termos de compartilhamento de pastas, no futuro, certamente será muito mais extenso em opções, para não ter que intervir muito com o Qsync Central.

QFile: Para gerenciamento de arquivos do seu NAS

Se falamos sobre NAS, deve haver necessariamente um aplicativo que cuide de tudo relacionado ao gerenciamento de arquivos, upload e download de arquivos e acesso ao conteúdo de nosso servidor, remotamente através da nuvem ou VPN ou local.

O sistema de autenticação é exatamente o mesmo que os aplicativos anteriores, isso é importante para que o usuário se sinta confortável e familiarizado com todos eles por ter o mesmo sistema.

Ao inserir o que veremos, estão todas as pastas que nosso NAS e seu RAID5 contêm para o nosso exemplo, e não é tudo, porque se clicarmos na área superior direita, podemos acessar diretamente os dispositivos conectados às portas de expansão do NAS.. No nosso caso, não temos nada, exceto uma unidade USB 3.1, que será perfeitamente acessível por nós a partir do Smartphone.

As ações que podemos realizar com este aplicativo e os arquivos serão típicas, além da possibilidade de compartilhá-lo diretamente com outros aplicativos. Muitas e opções interessantes.

Porém, também teremos acesso à pasta Qsync armazenada no NAS e também às outras compartilhadas, como a que configuramos anteriormente em nosso PC com o Qsync Central. Dessa forma, temos praticamente metade das opções Qsyn também disponíveis no Qfile.

Se implantarmos as opções do aplicativo, teremos um bastante interessante, que nos oferece a possibilidade de carregar automaticamente os arquivos que criamos em nosso dispositivo. Por exemplo, podemos dizer ao nosso celular que toda vez que tirarmos uma foto ou vídeo, ele fará o upload automaticamente para o NAS ou para qualquer pasta que decidirmos.

Isso é muito interessante e também é praticamente o mesmo que podemos fazer, por exemplo, com o Google Drive ou o One Drive no Windows, por isso teremos nossa própria nuvem em casa.

Na seção de opções, teremos muitas delas, por exemplo, as ações a serem realizadas com os arquivos, a configuração do upload automático ou ativar apenas seu uso por Wi-Fi, essa opção é muito importante. Da mesma forma, teremos opções para configurar o reprodutor de vídeo, compartilhando de outro aplicativo, e mais deles que cada um precisará ver e usar quando apropriado.

Capacidade de reproduzir conteúdo multimídia

Embora seja verdade que tenhamos aplicativos específicos para isso na QNAP, com o Qfile poderemos reproduzir todo o nosso conteúdo multimídia diretamente do NAS, uma vez que incorpora uma galeria, música e player de vídeo.

Também podemos abrir arquivos compactados e até imagens ISO, sem dúvida um navegador QNAP muito completo.

QRM +: o painel para computadores Windows e Linux

O QRM + é um aplicativo útil para monitorar os computadores conectados a um NAS pela rede. Para isso, precisaremos instalar o aplicativo QRM + em nosso NAS, bem como o QRM Agent nos computadores que queremos monitorar.

Tudo começa adicionando os computadores ao QRM em nosso NAS, embora neste caso devamos dizer que apenas detectam corretamente computadores Windows e Linux com o QRMAgent. De qualquer forma, para monitorar o próprio NAS, já temos o aplicativo QManager.

Após a adição do equipamento, podemos acessar o aplicativo QRM + no Android ou iOS e monitorar remotamente esses equipamentos. Teremos informações sobre o uso da CPU, RAM, rede e discos rígidos, que são os parâmetros básicos de um servidor.

Também podemos configurar alertas, monitorar períodos e executar ações básicas, como um ping. É uma aplicação muito simples, mas útil, para monitorar todos os nossos equipamentos em seus aspectos básicos.

Talvez a informação seja um pouco básica, por exemplo, em termos de temperatura, etc., para que você ainda tenha muito escopo e possibilidades para explorar.

Qget: faça o download da Internet diretamente para o NAS

O Qget é um aplicativo muito interessante para os usuários que desejam baixar arquivos da Internet diretamente para o NAS e, portanto, usá-lo como um centro de download centralizado. Dessa forma, nem precisaremos usar espaço no disco rígido do nosso PC ou dados e Wi-Fi em nosso Smartphone.

O processo é muito simples, pois temos até um navegador no aplicativo. Nós o acessamos e, quando encontramos um link de download, ele detectará automaticamente que ele será adicionado à fila de download do aplicativo. Será nesse momento que você iniciará o download para o NAS.

Mas não apenas podemos baixar arquivos para download direto, mas também podemos adicionar torrents para baixar conteúdo massivo da Internet.

Com o aplicativo HappyGet 2 instalado em nosso NAS e Qget, também podemos baixar vídeos do YouTube e de outras plataformas de maneira simples e direta.

Consideramos que é uma proposta muito interessante para quem não deseja encher seus computadores com lixo e usar seu NAS como um centro de download. Interessante, não é?

Vcam: para criar uma câmera IP com nosso celular

A QNAP também possui aplicativos voltados à vigilância por vídeo, dois deles são muito interessantes, estamos falando do QVR Pro Client e do Vcam, com os quais podemos monitorar e gerenciar câmeras IP conectadas à rede em nosso NAS e também transformar nosso próprio Smartphone em uma câmera IP.. Vamos dar uma olhada no Vcam primeiro.

Vcam para transformar o celular em uma câmera

Com o Vcam, teremos a possibilidade de transformar nosso celular em uma câmera IP. Obviamente, antes teremos que instalar os aplicativos correspondentes em nosso celular e NAS.

Começaremos instalando o aplicativo do nosso celular Vcam, com ele teremos que fazer login no NAS da mesma maneira que sempre e acessaremos diretamente o modo de gravação da câmera.

Somente teremos que inserir o nome de usuário e a senha para nos comunicar com o Surveillance Station e memorizar a porta em que a transferência de dados ocorrerá.

Estação de Vigilância

Para o NAS, precisaremos do aplicativo Surveillance Station, que estará disponível na lista de aplicativos. Será aquele que atua como um servidor de dispositivo e é onde teremos que configurar as câmeras IP conectadas. Também podemos usar o QVR Pro.

Depois de instalar o aplicativo em nosso NAS, iremos à seção " Configurações da câmera " para adicionar uma nova câmera, que será o nosso celular. Precisamos desativar a opção de procurar câmeras automaticamente, pois teremos que adicioná-lo manualmente.

Na lista de parâmetros, teremos que colocar o endereço IP do nosso celular (mostrado no canto superior direito da câmera) e a porta de conexão. Além disso, teremos que escolher " QNAP " e " QNAP VCAM " como marca.

Concluiremos o assistente e agora clicaremos no botão " Monitor " e instalaremos um programa de extensão para monitorar as visualizações das câmeras em nosso PC, denominadas QVR Client.

Ao acessá-lo, já teremos um sistema de vigilância por vídeo montado em nosso PC através do NAS e de nosso celular.

QVR Pro Client: configure seu centro de vigilância móvel

O QVR Pro Client é o aplicativo cliente para transformar nosso celular em um espaço de monitoramento para o nosso sistema de câmeras IP. Para executar o processo de configuração, precisaremos instalar o QVR Pro em nosso NAS para torná-lo a estação principal onde podemos monitorar nossas câmeras.

Configuração do QVR Pro

Após instalar o aplicativo, precisaremos inicializá-lo por meio de um assistente, que levará alguns minutos e, em seguida, devemos fazer duas coisas:

  • Atribua um espaço de gravação em nosso RAID, acessando o subaplicativo “ Record storage ” e configurando-o de maneira simples em algumas etapas. Adicione a câmera IP ao QVR Pro. O processo será praticamente o mesmo da Vigilância vista acima. Vamos ao subaplicativo " Configurações da câmera " e colocamos exatamente os mesmos parâmetros que a vigilância para conectar nosso celular transformado em uma câmera.

Depois que o espaço for atribuído e a câmera tiver sido adicionada, iremos para o aplicativo Android.

Cliente QVR Pro no Android

O uso deste aplicativo será muito simples quando o servidor da câmera estiver configurado em nosso NAS. Teremos apenas que registrar - se com nosso usuário e teremos acesso direto às câmeras disponíveis no sistema.

Vemos como podemos visualizar e controlar diretamente a câmera que acabamos de configurar com o primeiro celular anteriormente. Além disso, podemos configurar a qualidade do vídeo e até formar uma planta baixa para localizar estrategicamente a distribuição de nossas câmeras.

Obviamente, você pode tirar o máximo proveito desse aplicativo com uma câmera IP real, não com um telefone celular, mas sentimos que, se você realmente está interessado nesse aplicativo, é porque possui câmeras IP em casa.

Obviamente, se tivermos a porta correspondente do nosso roteador aberta, podemos acessá-la remotamente com nosso Smartphone e ver o que está acontecendo no local em que as câmeras estão localizadas. Esta é precisamente a sua verdadeira utilidade e poder.

Conclusão e opinião sobre aplicativos QNAP para Android

Como vemos, a QNAP possui aplicativos muito úteis e praticamente necessários para todos os usuários que desejam tirar o máximo proveito de seu NAS. Seria uma pena perder as possibilidades que ele nos oferece como centro multimídia e armazenamento massivo de arquivos.

Além desses quatro, há mais aplicativos que também podem ser úteis, dependendo de quais usuários. São as seguintes:

  • Qsirch: aplicativo específico para pesquisar arquivos em nosso NAS ou em vários NAS simultaneamente, esse é o seu verdadeiro interesse. Qnotes3: Este aplicativo é usado para criar anotações e compartilhá-las entre usuários conectados ao NAS. Também podemos criar etiquetas e colaborar em equipe com os membros. Isso será interessante para empresas com equipes de trabalho. QmailClient: basicamente é um cliente de email gerenciado através do NAS, no qual podemos enviar emails e anexos. É claro que serão interessantes quando tivermos um servidor de correio ou servidor da Web implementado em casa ou na empresa. Aplicativos multimídia Qmusic, Qvideo: para acessar e reproduzir conteúdo diretamente do NAS. Cliente DJ2: usado para transmitir ou visualizar transmissões ao vivo através do NAS:

Esses e outros compõem uma incrível variedade de aplicativos que poucos fabricantes possuem no mercado, para que seus usuários e clientes possam tirar o máximo proveito do NAS.

Se você quiser ver alguns de seus produtos, visite nossas análises detalhadas:

  • Revisão QNAP TS-453Bmini (usada para ensinar essas aplicações) QNAP TS-1277 (uma das melhores da marca) Revisão QNAP HS-453DX (ideal para multimídia, ocupa pouco e é elegante)

Qual desses aplicativos mais chama sua atenção? Você está atualmente usando algum deles ou outro?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button