Processadores

Placa gráfica integrada ou placa gráfica dedicada?

Índice:

Anonim

Ao adquirir um computador para jogos ou laptop, um dos componentes de hardware mais importantes a serem considerados é a placa gráfica dedicada ou uma placa gráfica integrada. A GPU é o componente que determina como os jogos serão executados e a qualidade visual que você obterá.

Se você pedir conselhos a qualquer jogador de computador interessado, eles provavelmente lhe pedirão para encontrar a melhor GPU (placa gráfica dedicada) que você pode pagar e cortar custos de outras maneiras (sempre com bom senso). Infelizmente, obter um processador gráfico de excelente qualidade geralmente exige uma boa despesa (e mais ainda agora com o aumento dos preços da criptomoeda).

Então, o que acontece se o seu orçamento não permitir? Isso significa que você deve desistir dos seus sonhos de ser um grande jogador? Quais são as suas opções? Um gráfico integrado vale a pena?

Índice de conteúdo

Placas gráficas integradas vs GPUs dedicadas

As unidades de processamento gráfico são tipicamente classificadas em dois tipos: GPUs integradas e GPUs dedicadas. Você pode ter ouvido a palavra " cartão discreto " também ao falar sobre cartões, para apagar qualquer confusão, discreta e dedicada, referir-se à mesma coisa.

Placas gráficas integradas têm a vantagem de serem mais baratas, o que por sua vez leva a um computador mais barato. Eles também dissipam muito menos calor do que as GPUs dedicadas e, portanto, permitem máquinas compactas com sistemas de refrigeração relativamente pequenos.

Além disso, um laptop que depende apenas de gráficos integrados será mais eficiente em termos de energia para maior duração da bateria.

Compensação é, obviamente, o desempenho que você obtém. As GPUs integradas são perfeitas para tarefas casuais, como assistir a vídeos e processar documentos gráficos. Qualquer coisa além disso, e seu sistema começará a ter problemas.

As unidades dedicadas ou discretas, por outro lado, vêm com sua própria memória de vídeo, usada exclusivamente para processamento gráfico. Essa memória de vídeo dedicada, ou VRAM, não é apenas mais rápida que a RAM do sistema, mas também deixa a RAM livre para outras funções. Ou seja, o famoso GDDR5, GDDR5X, o novo GDDR6 ou o caro HBM2.

Ou seja, as poderosas placas gráficas custam mais e exigem fontes de alimentação e sistemas de refrigeração elaborados, mas se você planeja usar seu novo computador para jogos intensos, elas são a melhor opção.

Desempenho da placa gráfica integrada vs. dedicada

Vamos usar o novo AMD Ryzen como exemplo para medir o desempenho da placa de vídeo integrada em relação à dedicada. Já sabemos com antecedência que as GPUs dedicadas são bastante superiores, mas nunca é demais ver a diferença real entre elas.

AMD Integrada vs Intel Integrado

Usamos um Intel Core i5 4300M que temos em um dos notebooks do escritório (Thinkpad T440p), um Intel Core 8700K de nosso banco de testes e as APUs de última geração Ryzen 3 e Ryzen 5. A diferença é bastante palpável, Onde é mais perceptível é na confusão da Intel contra a nova APU da AMD. Mas cuidado, estamos com resolução de 720p (HD) e filtros com nível médio. Mas se você não é muito exigente, é válido o suficiente como um sistema ocasional?

Integrado vs dedicado

Nesse caso, se você vê uma grande diferença em um jogo que não é muito exigente, mas com resolução de 1920 x 1080 pixels e qualidade gráfica média / alta, as APUs (placas integradas) estão a anos-luz de distância das placas dedicadas .

Conclusão final sobre placas gráficas integradas

Atualmente, não existe uma placa gráfica integrada com o mesmo desempenho que uma GPU dedicada de gama média ou alta. Principalmente devido a dois fatores: o primeiro é que ele está encapsulado no mesmo processador e o segundo e possivelmente o mais importante para você… é que ele usa a RAM do seu sistema.

Sabe-se que a AMD e a Intel estão trabalhando em processadores que integram uma GPU semelhante a uma Nvidia GTX 1060 , portanto, certamente tudo isso mudará em breve. Mas já avisamos que o preço será muito maior do que o esperado. Mas parece ótimo!

Atualmente, temos duas opções bastante decentes para jogar muitos jogos com boa qualidade gráfica em 720p. Os novos AMD Ryzen 3 2200G e AMD Ryzen 5 2400G que analisamos recentemente nos convenceram de usuários pouco exigentes ou de quem deseja esperar pelas novas gerações de placas gráficas dedicadas.

Finalmente, podemos resumir tudo em:

  • Processador com placa gráfica integrada: usuários ocasionais de jogadores que não se importam em diminuir a resolução (720p) e seus filtros (qualidade baixa ou média), tarefas básicas: automação de escritório, navegação na web, assistindo a vídeos ou retoques no nível amador, retoques de fotos. Placa gráfica dedicada: usuários que desejam jogar sem problemas, com boa resolução e graficamente ao máximo em seu computador. Ele também aumenta a renderização de vídeo ou aplicativos que tiram o máximo proveito da sua placa gráfica. Sem esquecer, os usuários que desejam estar sempre atualizados.

O que você achou do nosso artigo sobre placas gráficas integradas e dedicadas? Você sente falta de alguma coisa? Queremos saber sua opinião!

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button