Card Placa de som integrada na placa-mãe, vale a pena?
Índice:
- Como o som de um PC funciona e a importância da placa de som
- As placas de sonar integrado aprimoradas aproximam-se das dedicadas
- Vale a pena uma placa-mãe com uma placa de som integrada atualizada?
Neste artigo, tentamos abordar alguns dos benefícios de ter uma placa de som integrada aprimorada ou de alta qualidade em sua placa-mãe. Se você é novo no mundo das placas de som, talvez não saiba quais são as diferenças entre o som embutido em uma placa-mãe e uma placa de som dedicada.
Você também pode se perguntar se vale a pena o custo extra de obter uma placa de som dedicada. A realidade é que as placas de som integradas melhoraram muito e, a menos que você seja um jogador extremo ou esteja procurando entrar no mundo do áudio hardcore, as placas de som dedicadas não serão muito aprimoradas se você já tiver uma de alta qualidade integrada.
Índice de conteúdo
Como o som de um PC funciona e a importância da placa de som
O primeiro passo para entender a importância da placa de som é entender como o áudio do nosso PC funciona. O áudio vem em dois formatos diferentes: analógico e digital. Computadores são o que chamamos de sistemas digitais, o que significa que eles só podem produzir ou manipular som em formato digital. O problema é que, no mundo real, todo o áudio é encontrado ou criado em um formato analógico. Todos os alto-falantes produzem sinais analógicos. Os alto-falantes digitais, aqueles que usamos para computadores ou sistemas de home theater, são de fato alto-falantes analógicos que podem converter o sinal digital em um formato analógico. Para fazer a conversão digital para analógico, é usado um conversor digital para analógico (DAC), que é incorporado a muitos dos alto-falantes que vemos todos os dias.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as melhores placas - mãe do mercado
As placas de sonar integrado aprimoradas aproximam-se das dedicadas
Todas as placas-mãe têm um chip chamado codec, que inclui um codificador e decodificador, que pode converter sinais digitais em sinais analógicos e vice-versa. Em outras palavras, todas as placas-mãe têm um DAC que faz parte de sua placa de som integrada. Todas as placas-mãe no mercado vêm com placas de som ou áudio embutidos.
O problema é que, como as placas-mãe precisam ser pequenas o suficiente para caber na sua torre, elas têm espaço limitado para a placa de som. Como tal, o áudio incorporado não pode produzir a mesma qualidade de áudio que uma placa de som dedicada. Muitas das funções necessárias para produzir um som nítido e nítido simplesmente não podem ser adicionadas às placas de som embutidas. No entanto, as placas de som integradas melhoraram muito nos últimos anos, especialmente em placas-mãe de ponta que possuem o que chamamos de placas de som integradas aprimoradas.
Uma das principais vantagens do uso de áudio integrado é obviamente o custo. Você não apenas economiza dinheiro na sua placa de som, mas também economiza muito em novos alto-falantes ou fones de ouvido caros. Você ainda pode ouvir a mesma música ou jogar os mesmos jogos de alguém com uma placa de som dedicada. Você não terá o mesmo nível de qualidade de áudio, mas se você tiver uma boa placa de som integrada, a diferença não será muito grande, especialmente se você não tiver alto-falantes de várias centenas de euros.
As placas de som integradas de alta qualidade possuem vários recursos aprimorados ou adicionados, que por sua vez produzem melhor qualidade de som. Recursos como taxas mais altas de sinal / ruído, distorção harmônica mais baixa, taxas de amostragem de 24 bits e resoluções de 192 kHz, entre outros detalhes. Esses recursos adicionais são o que realmente faz uma placa de som integrada de ponta valer o dinheiro extra que os fabricantes nos cobram pelas placas-mãe. Uma coisa a ter em mente é que você precisará de um bom conjunto de alto-falantes ou um bom fone de ouvido para apreciar a diferença.
Vale a pena uma placa-mãe com uma placa de som integrada atualizada?
Comprar uma placa-mãe com uma placa de som integrada aprimorada ou de alta qualidade é mais caro do que uma placa de som integrada mais básica, mas será mais barato do que comprar uma placa de som dedicada; portanto, no final e no final, economizaremos dinheiro. Essas placas de som embutidas aprimoradas não correspondem exatamente às dedicadas, mas são muito próximas.
Placas de som dedicadas não são para todos. Você não apenas precisa comprar a placa de som, mas também precisa de equipamento adicional para tirar o máximo proveito dela. Para a maioria dos usuários, é mais importante escolher uma boa placa de som integrada na placa-mãe. Obviamente, você deve ter alto-falantes ou fones de ouvido de boa qualidade para poder tirar proveito de uma placa de som integrada aprimorada, porque será inútil tê-la se o seu equipamento de áudio não estiver em conformidade.
Recomendamos a leitura de nossos artigos sobre:
- Melhores alto-falantes do momento para PC Os melhores fones de ouvido Gamer para PC
Este é o nosso artigo Placa de som nas placas-mãe Vale a pena melhorar? Você concorda com a gente?
Fonte CrutchfieldNotebook ou ultrabook? Qual dispositivo vale a pena comprar
Ultimamente, os Ultrabooks estão roubando o espaço dos Notebooks e conquistando cada vez mais usuários. Com a promessa de portabilidade,
Placa gráfica integrada ou placa gráfica dedicada?
Explicamos as diferenças entre uma placa gráfica integrada e uma placa gráfica dedicada. Além disso, mostramos seu desempenho em jogos em resolução HD, Full HD e que vale a pena por sua aquisição.
Vale a pena resfriar a placa gráfica com água?
O arrefecimento a água da nossa placa gráfica pode ser exatamente o que precisamos. Às vezes, seus fãs não são suficientes.