Hardware

Notebook ou ultrabook? Qual dispositivo vale a pena comprar

Índice:

Anonim

Ultimamente, os Ultrabooks estão roubando o espaço dos Notebooks e conquistando cada vez mais usuários. Com a promessa de portabilidade, esses dispositivos prometem ser ideais para quem precisa levar o básico em equipe para todos os locais, mas não gosta de tablets. Se você estiver em dúvida se vale a pena investir em um Ultrabook ou comprar um Notebook simples, na ProfessionalReview, oferecemos uma comparação com os prós e contras dos dispositivos.

O que é um Ultrabook?

O conceito do Ultrabook ainda é confuso para muitos usuários e é importante definir antes de iniciar a análise. Criado pela Intel em 2011, o termo é usado para nomear laptops Windows com um design portátil comparado aos convencionais.

Em comparação, os ultrabooks são concorrentes do Macbook Air, da Apple, enquanto os notebooks competem com o Macbooks Pro.

Portabilidade e design

Por serem mais finos e leves, os ultrabooks são uma opção mais adequada para profissionais que precisam levar seus computadores para qualquer lugar. Esses dispositivos cabem facilmente em uma mochila e não devem causar desconforto quando transportados por várias horas.

Quem usa computadores apenas no escritório ou em casa, sem grandes deslocamentos, pode optar por um notebook. Com um peso que varia entre dois e três quilos, esses dispositivos oferecem maior liberdade quando se trata de computadores de mesa e não devem ser incomodados em viagens curtas e esporádicas.

Existem duas categorias de ultrabooks híbridos que precisam ser considerados. O 2-em-1 consiste em modelos com a possibilidade de exibir suas telas e a função do teclado na forma de tablets. O conversível já pode ser girado e dobrado, convertendo-o em um tablet ou pode ser usado como uma barraca ou cabine.

Desempenho

Embora seja fornecido com chips de última geração, como o Core i7 e o Core M, os ultrabooks tendem a decepcionar quando se trata de energia. Por serem muito mais finos, os fabricantes optam por não incluir hardware importante, como placas de vídeo. Isso pode causar decepção para os usuários.

Em geral, os ultrabooks, como edição de documentos do Office, navegação na Web e Adobe Photoshop, por exemplo, se saem bem nas tarefas diárias. As atividades que exigem muita máquina, como jogos gráficos e edição de vídeo em HD, prometem ser inferiores ao esperado.

Portanto, opte por um ultrabook apenas se você não tiver grandes pedidos de jogos e programas de edição muito avançados. Caso contrário, ele prefere um laptop mais poderoso voltado para o público gamer, que traz todo o hardware necessário para tarefas pesadas.

Armazenamento de informações

Outro ponto em que os ultrabooks "escorregam" é o armazenamento. Para o uso de SSDs, esses dispositivos trazem de 64 GB a 512 GB de armazenamento. Isso não deve ser um problema se você normalmente não instala muitas coisas no computador e também não possui muitos arquivos. Um disco rígido externo ou cartão SSD deve ajudar, mas eles representam custos adicionais.

O SSD ultrabook ainda tem a vantagem de ser mais rápido que um HD comum. Com isso, o Windows tende a iniciar rapidamente nesses dispositivos, chegando a três segundos em alguns casos.

Já um Notebook é a melhor alternativa para quem deseja armazenar filmes, jogos, fotos e músicas em seus computadores. Atualmente, é possível encontrar dispositivos acessíveis com discos rígidos que variam de 500 a 700 GB. Além disso, os modelos mais avançados têm discos híbridos SSHD, que combinam a velocidade do SSD com a capacidade dos discos rígidos tradicionais.

Bateria

Se você precisar trabalhar por horas, os Ultrabooks tendem a ser a melhor opção. Esses dispositivos foram projetados para reduzir o consumo de energia e podem chegar a 10 horas contínuas sem solicitar a cobrança. No entanto, devemos estar cientes dos processadores presentes nele.

Os Ultrabooks com os processadores Core i5 ou i7 de quarta ou quinta geração prometem oferecer um melhor equilíbrio entre energia e duração da bateria. Aparelhos como os novos chips Core M, como o Lenovo Yoga Pro 3, são os melhores em portabilidade e consumo de energia, sem ventoinhas, mas perdem em desempenho.

RECOMENDAMOS você MSI GS63VR 7RF Review em espanhol (Análise completa)

Se você optar por um notebook, dê preferência a modelos com chips i-line Intel Core i-line de quarta ou quinta geração, além de componentes atualizados. Assim, você pode garantir que eles tenham autonomia.

Driver de CD / DVD

CDs, DVDs e Blu-Rays que chegaram a ser usados ​​em desuso nos últimos anos após a popularização de serviços como Netflix e programas e jogos de lojas online. No entanto, se esses componentes ainda forem importantes para você, se você optar por um Notebook.

Para ficarem magros e portáteis, os tocadores de disco que acompanham o Ultrabooks, como o Macbook Air da Apple. Uma alternativa para os proprietários desses dispositivos, no entanto, é comprar um disco rígido externo, que pode ser conectado ao computador através da porta USB. Mais uma vez, outra despesa adicional.

Preço

Toda inovação como os Ultrabooks tem um preço, de fato muito pesado. Atualmente, é possível encontrar modelos ultrabook mais simples de US $ 800 em lojas on-line. No entanto, esses dispositivos têm mais peso e espessura quase idênticos aos dos laptops convencionais, o que elimina sua principal vantagem.

Por outro lado, os notebooks são muito mais acessíveis. Um modelo simples e com ajustes muito modestos pode ser encontrado a partir de US $ 600. Dispositivos mais completos podem ser encontrados com o preço inicial de US $ 850, o que não é ruim se comparado aos Ultrabooks.

Conclusão

Se você é um usuário que procura portabilidade e bateria de longa duração, opte por um Ultrabook. A nova categoria de produtos é ideal para transportar todos os lugares, mas temos que preparar o bolso. Afinal, um bom modelo vai facilmente ultrapassar US $ 800.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button