Notícia

Ryzen 3000 matisse, detalhes mais técnicos

Índice:

Anonim

Sabemos que os processadores Ryzen 3000 com o codinome "Matisse" (Matías, do francês) são compostos por três módulos semi-independentes. A questão é que, na ausência de dados oficiais, os rumores sobre a natureza dessas três partes se espalharam e agora a AMD foi incentivada a revelar a realidade.

Ryzen 3000 "Matisse" , o processador de três pilares

Como vimos em outras notícias, o chip interno dos processadores Ryzen 3000 é composto por três "módulos de processamento", um dos quais é consideravelmente maior.

Imagem comercial da AMD Ryzen 3000 dentro

Bem, obviamente, dois deles são unidades Zen 2 de 7 nm e 8 núcleos, mas a natureza da terceira unidade era desconhecida. Especulou-se ter 14 nm, mas a empresa texana confirmou recentemente que o último deles é uma unidade com transistores de 12 nm .

Obviamente, um avanço de 14nm para 12nm é uma melhoria significativa, pois significa que teremos mais eficiência e menos calor. Outros componentes que montam esses transistores são o "Pinnacle Ridge" e o "Polaris 30" . Sabemos que este chip é responsável pelo controle de E / S (entrada / saída) , responsável por coordenar e habilitar tecnologias como:

  • Ponte de E / S integrada DDR4 PCIe Gen 4 de canal duplo para suportar até:
    • 2 SATA 6Gbps 4 USB 3.1 Gen 2 LPCIO Chip SPI Comunicação

Junto com essa revelação, a AMD publicou outros dados muito interessantes sobre a estrutura interna do Ryzen 3000 "Matisse". Entre eles, conseguimos discernir seu método para permitir compatibilidade com as gerações anteriores do AM4, como "Pinnacle Ridge" e "Raven Ridge", como eles são construídos e as conexões entre eles.

Maior tolerância

Mapeamento de conexão do Ryzen 3000 “Matisse”

Imagem teórica da estrutura básica do chip

Estrutura do transistor

Como você pode ver, a informação é boa. Nem muito extenso e denso, nem muito conciso e comercial, por isso aprendemos muito sobre os componentes que usamos, algo que é sempre bom. Se você estiver interessado em saber mais sobre a AMD, aguarde, pois em breve enviaremos análises sobre o novo Ryzen .

O que mais chamou sua atenção sobre esses processadores? Que tecnologia você está perdendo no Ryzen 3000 "Matisse" ? Conte-nos suas idéias abaixo.

Fonte TechPowerUp

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button