Rocket lake, intel para adaptar núcleos de enseada de salgueiro à arquitetura
Índice:
A Intel está tentando introduzir um novo design do núcleo da CPU após um intervalo de quase cinco anos. No entanto, parece que os desafios de 10 nm da empresa podem limitar significativamente suas opções de design e implantação. A nova microarquitetura da Intel, conhecida internamente como 'Willow Cove', pode ser implementada em uma CPU como o Rocket Lake com um nó mais antigo como 14nm, indica um Tweet de uma fonte confiável.
"Rocket Lake" é essencialmente uma adaptação de 14nm de "Tiger Lake"
'Sunny Cove' da Intel será em breve substituído pelo supostamente novo núcleo da CPU 'Willow Cove'. É desnecessário dizer que essa nova microarquitetura para as CPUs Intel de próxima geração deve ser um grande marco. De fato, o design de Willow Cove será o primeiro projeto de núcleo de CPU verdadeiramente novo da empresa em quase 5 anos. No entanto, a Intel tem problemas com 10 nm que atrasaram todo o processo de implementação.
Embora o design do núcleo de Willow Cove seja bem-sucedido em Sunny Cove, parece que a Intel está trabalhando para adaptar os núcleos da CPU de Willow Cove a uma microarquitetura de 14nm. A microarquitetura Sunny Cove será implementada em 10 nm "Ice Lake". E todos esperávamos que Willow Cove estrearia com os processadores de 10nm + Tiger Lake. Mas parece que isso pode não acontecer, pelo menos no futuro próximo.
Um usuário bastante confiável do Twitter, @chiakokhua, tentou entender alguns documentos altamente técnicos. O usuário do Twitter, um engenheiro aposentado de VLSI com um histórico comprovado de notícias de microarquitetura de CPU, afirma que "Rocket Lake" é essencialmente uma adaptação de 14nm de "Tiger Lake". Além disso, o iGPU nesta suposta nova geração de CPUs foi significativamente reduzido. Aparentemente, a Intel escolheu o design para acomodar núcleos de CPU maiores. Em outras palavras, a incapacidade da Intel de mudar para tamanhos de 10 nm está forçando a empresa a tomar algumas decisões desfavoráveis de design.
Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
É por isso que o iGPU Gen12 em "Rocket Lake-S" terá apenas 32 unidades de execução (UEs). Escusado será dizer que isso é excepcionalmente menor do que nas CPUs Tiger Lake. Com 96 UEs, as CPUs Tiger Lake têm três vezes mais potência gráfica. Aliás, "Rocket Lake" também substitui o "Tiger Lake" FIVR (Regulamento de tensão totalmente integrado) por uma arquitetura VRM SVID convencional. Esses são sacrifícios que a Intel deve fazer para mover Willow Cove para uma arquitetura de 14nm.
Finalmente, foi relatado anteriormente que o silício “Rocket Lake-S” tem até 8 núcleos de CPU no máximo. Até o antecessor desta CPU, o "Comet Lake-S", tem até 10 núcleos, outro dos sacrifícios que a Intel fez para essa arquitetura. Vamos mantê-lo informado.
Fonte TechpowerupAmd whitehaven é o processador de 16 núcleos com arquitetura zen, novos detalhes
Whitehaven será o novo processador Zen da AMD, com uma configuração monstruosa de 16 núcleos e 32 threads de processamento.
Intel trabalha em processadores de 22 núcleos para lga 2066 e 8 núcleos para lga 1151
A Intel está trabalhando nos novos processadores de 22 núcleos para LGA 2066 e 8 núcleos no LGA 1151 quando os novos processadores AMD chegarem.
As próximas gerações de intel serão maiores que a enseada ensolarada
As próximas gerações da Intel garantem que terão uma área de superfície de transistores consideravelmente maior que Sunny Cove.