Tutoriais

▷ Quero fazer um projeto de criação: por onde começar?

Índice:

Anonim

Com mais ou menos conhecimento e habilidades tecnológicas, ao iniciar um projeto Maker pela primeira vez, muitas dúvidas aparecem. Que hardware eu vou usar? Como faço para programá-lo? Onde vou aprender os conceitos de que preciso, tanto teóricos quanto práticos? Quem e onde você vai me ajudar quando tiver dúvidas ou problemas? Essas perguntas geralmente nos causam insegurança quando propomos fazer um projeto Maker (projetos que variam da simples satisfação pessoal à criação de uma solução personalizada para o nosso problema), e muitas vezes não quebramos o gelo, perpetuando a distância com a tecnologia.

Este artigo pretende ser o primeiro de uma série que visa orientar o leitor que deseja iniciar o desenvolvimento de hardware e software pela primeira vez, independentemente de seu nível tecnológico. Portanto, assumiremos uma falta de conhecimento suficiente para aprofundar em artigos mais específicos.

Índice de conteúdo

Hardware? Isso não é utensílios de cozinha ingleses?

Bem, vamos ver, não vamos explicar tudo, mas vamos apresentar brevemente. O hardware é o circuito que vamos usar e configurar, composto pelos diferentes componentes e como os conectamos. Quando discutirmos quais componentes de hardware podemos usar e suas características, levaremos em conta o módulo de controle e processo (o "computador"), os sensores e atuadores relacionados ao mundo e quais comunicações usaremos. Esse processo é importante porque, para colocar uma analogia, todos nós chegamos à casa de um amigo com um disco rígido e um filme para descobrir que ele não sabe qual conector de imagem sua TV e laptop possuem e, ao descobrir, descobre que ele não tem o cabo para conectá-los.

Hora de escolher o hardware

Os sensores e atuadores são mais ou menos flexíveis e, ao mesmo tempo, dependem do processo e da placa de controle que usamos. Portanto, o primeiro passo será escolher qual kit de placas é melhor para nós.

Por que um kit? Portanto, a soldagem e a eletrônica discreta (componentes) não são uma complicação a princípio. Muitos dos fatores a serem levados em consideração já foram resolvidos pelo fabricante e a etapa da dificuldade será muito menor.

Esse microfone fica bem em mim?

Não existe um micro ou prato perfeito, o mais adequado dependerá principalmente de dois fatores: para que o usaremos e que experiência teremos.

É verdade que o hardware e o software quase nunca são separados, da mesma forma que teremos que trabalhar nos nossos projetos. A diferença entre placas será em que medida colocaremos a complexidade em uma ou outra parte. Em microcontroladores como o Arduino, somos mais limitados em termos de software, mas a conexão e o controle de hardware externo são mais diretos. Por outro lado, miniPCs como o Raspberry Pi têm muito mais fãs de software, mas o hardware exigirá um pouco mais de componentes e configuração para funcionar.

Isso não é um problema quando temos pouca experiência, mas nos miniPCs uma camada de complexidade é adicionada para que o software se comunique com o hardware externo que pode fazer com que um usuário que está iniciando e que não tem experiência no Linux desista.

Arduino

Conjunto de iniciantes intermediários compatível com ELEGOO Arduino IDE com tutorial em espanhol e conjunto de relés 5V, módulo de fonte de alimentação, servomotor, placa de desenvolvimento de protótipo UNO R3 A maneira mais econômica de começar a programar para iniciantes. O módulo LCD1602 inclui um conector (não é necessário soldá-lo). 31, 99 EUR

O Arduino é talvez o quadro de projeto DIY mais conhecido, já que tem sido bem-sucedido por muitos anos. Essa posição faz com que seus fóruns e muitas outras páginas apresentem projetos explicados e resolvam dúvidas sobre o Arduino.

Para os iniciantes em hardware e software, é a placa de microcontrolador recomendada, pois será muito mais fácil encontrar ajuda sobre o Arduino na Internet e conhecidos.

Desenvolvimento no Arduino é basicamente em C. É uma linguagem fácil de aprender e com a qual começaremos com boas práticas de programação. Existem também versões de outros idiomas que permitem a programação no Arduino, como o Scratch4Arduino, o que traz ainda mais facilidade para o aprendizado da programação.

Lembre-se de que não existe apenas o Arduino original, e outras marcas tornam suas versões do Arduino totalmente compatíveis e de boa qualidade. Com a versão Adafruit Trinket Pro do arduino, criei um projeto, porque é muito pequeno e economiza espaço no corpo do nosso projeto.

Raspberry Pi

Kit oficial para iniciantes em desktops Raspberry Pi 3 (16GB, branco)
  • Mais recente Raspberry Pi 3 modelo B (64 bits quad core, 1 GB de RAM) Classe 10 microSD (pré-visualizado com NOOBS) Carregador oficial do Raspberry Pi 5.1V 2.5A internacional Caso oficial do Raspberry Pi 3
Compre na Amazon

O Raspberry Pi é a outra grande plataforma de desenvolvimento e educação, não secundária ao Arduino, porque é de outro tipo. Enquanto o Arduino é um microcontrolador que não possui um sistema operacional, o Raspberry Pi 3 é um minicomputador para executar nossos programas em distribuições Linux e até Windows (em sua versão integrada, sem uma interface gráfica para ver na tela).

Embora muitos projetos possam ser realizados no Raspberry Pi e no Arduino (e similares), com o minicomputador, podemos ir muito além. Mas também, para os iniciados recentemente, às vezes implica lutar com elementos do sistema operacional que ele não conhecia e que não aparecem em microcontroladores como o Arduino.

Alguns artigos interessantes com os quais você pode fazer o raspberry pi:

Configure o Wi-Fi em IP fixo, programe remotamente sem um monitor ou teclado no Raspberry, importe mal o caminho de um arquivo para o nosso programa… Esses são problemas típicos que todos nós sofremos no começo, mas não se preocupe, porque na Professional Review nós protegemos suas costas.

Recomendamos o uso do Raspberry Pi para seus primeiros projetos, se você estiver curioso sobre como um sistema operacional e seus programas funcionam.

Outras plataformas

Existem outras plataformas como Beaglebone, ODROID, BananaPie, OrangePi, ESP8266, Adafruit Trinket, Pyboard e muitos outros. Cada um deles oferece suas vantagens para um determinado tipo de usuário, mas o usuário iniciante que não tem muito conhecimento de eletrônica e programação encontrará mais facilmente ajuda e recursos para os mais conhecidos, Arduino e Raspberry Pi.

Onde comprar?

O melhor lugar para comprar eletrônicos, se você é iniciante, é em uma loja especializada em sua cidade, se houver um vendedor amigável. Eles podem ser muito úteis, porque são pessoas muito conhecedoras e fazem parte do seu trabalho. Um bom vendedor entende que ajudá-lo a entrar no mundo da eletrônica terá conquistado um comprador satisfeito e motivado pelos produtos que comercializa. Você também está ajudando empresas locais em sua área, o que pode ser importante para você.

Se preferir comprar on-line, algumas páginas também incluem tutoriais, fóruns e blogs mostrando idéias de projetos e notícias relacionadas (que você pode usar e ler de qualquer maneira). Adafruit, Sparkfun e Pimoroni e Bricogeek na Espanha são os que eu uso, com ótimos recursos e notícias. Também pode ser comprado na Amazon e RS-online.


Palavras finais e conclusões sobre um projetor Maker

Começar no desenvolvimento do Maker pode ser um pouco frustrante e confuso se não procurarmos ajuda, mas as satisfações que teremos em muitos pontos valem a pena. Recomendamos que você escolha o modelo que mais gosta em uma das plataformas mais populares e siga os tutoriais básicos, onde perderá o medo e começará a entender os principais conceitos.

Na revisão profissional, recomendamos que você desperte sua curiosidade e criatividade. Diga-nos: você tem algum projeto em mente? Podemos ajudá-lo a decidir por onde começar com base em seus interesses?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button