Tutoriais

▷ O que é o msconfig windows 10 e como é usado

Índice:

Anonim

O Windows 10 possui muitos comandos muito úteis para acessar configurações que não são tão visíveis quanto deveriam, porque não estão interessadas nelas ou porque entendem que foram projetadas para usuários mais avançados. Hoje vamos estudar em profundidade o comando MSConfig Windows 10 para ver o que ele nos oferece.

Índice de conteúdo

Este comando conhecido está presente em nosso Windows desde o Windows 98, portanto já choveu muito. Está implementando funções e também reduzindo outras, embora ainda seja muito útil para executar determinadas tarefas. Vamos ver o que o MSConfig nos oferece.

Para que serve o MSConfig?

As coisas começam do começo e isso não é exceção. MSConfig é um comando que, como o nome indica, fornece opções de configuração do sistema. Foi criado para solucionar problemas relacionados à configuração de inicialização do Windows, por exemplo, habilitar uma reinicialização no modo de segurança, desativar ou ativar determinados serviços e a opção mais conhecida de todas: a de desativar os programas de inicialização do Windows.

Esta última é precisamente a função suprimida desse comentário e redirecionada para o gerenciador de tarefas, em nossa humilde opinião, um sucesso. Desta forma, é mais visível.

Caso contrário, sua principal funcionalidade permanece para gerenciar a maneira como nosso sistema operacional será iniciado.

Como executar o MSConfig Windows 10

A execução deste comando é muito simples e, como sempre, teremos várias opções disponíveis para fazê-lo:

Pressionar "Iniciar" e digitar "MSConfig" aparecerá no mecanismo de pesquisa para executá-lo diretamente

Outra maneira é pressionar simultaneamente as teclas "Windows + R" no teclado. Isso abrirá a janela de execução. Em seguida, escrevemos "MSConfig" e pressione Enter.

De qualquer forma, a janela de opção de configuração do sistema será exibida.

MSConfig Windows 10 opções

Vamos ver quais opções temos disponíveis no MSConfig

Geral

Com essa guia, podemos configurar a maneira como o Windows inicia.

  • Inicialização normal: modo de inicialização padrão, o Windows carrega todos os drivers de dispositivo instalados no computador. Inicialização de diagnóstico: é um modo de inicialização muito semelhante ao modo de segurança do Windows, se você o inserir fisicamente. Nesse caso, o Windows carregará apenas a configuração básica do sistema sem levar em consideração os dispositivos conectados a ele. Este método pode corrigir erros de inicialização do Windows. Inicialização seletiva: Este modo é usado para personalizar o modo de inicialização. Podemos escolher se queremos que o sistema carregue os serviços configurados em outra guia que veremos agora. Se quisermos também carregar os programas configurados na inicialização do Windows. E se também queremos que a configuração de inicialização seja a original. Se desativarmos todas as opções, a opção anterior será ativada automaticamente, que é a inicialização no modo de diagnóstico.

Se queremos um início normal e atual, ativaremos a primeira opção ou deixaremos a terceira, que é a que vem por padrão.

Boot

Nesta guia, encontramos opções mais avançadas de inicialização do Windows no caso anterior. Na verdade, são opções que podem realmente afetar significativamente a maneira como o Windows é inicializado.

A primeira coisa que encontramos é uma janela no topo com o nome do nosso sistema operacional. se tivéssemos mais de um instalado, nessa guia, poderíamos escolher qual sistema operacional iniciar. Dessa forma, não precisaríamos configurar manualmente a inicialização.

  • Opções avançadas: logo abaixo desta caixa ou lista, encontramos um botão de opções avançadas. Por meio desses quatro novos, podemos configurar o número de processadores que queremos iniciar, a quantidade de RAM, se queremos que os dispositivos instalados nos slots PCI sejam iniciados ou não e um modo de depuração. É recomendável não tocar em nada nesta janela, pois podemos limitar os recursos de hardware do sistema. Essas opções são orientadas para máquinas ou servidores virtuais.

  • Opções de inicialização: nesta seção, podemos configurar ativamente o modo de inicialização segura, remover a interface gráfica (sem a inicialização da GUI), se quisermos fazer um registro de inicialização para diagnóstico ou se queremos inicializar com drivers de vídeo básicos.

Basicamente, são opções destinadas a resolver problemas com a inicialização do Windows, portanto, em princípio, não há necessidade de tocá-los se o computador funcionar bem.

Para iniciar o Windows no modo de segurança a partir daqui e de outros lugares, você pode visitar o seguinte tutorial:

Serviços

Através desta guia, podemos ver todos os serviços que estão instalados e em execução ou não em nosso sistema. Serviços são programas executados em segundo plano e fora de vista dos usuários. Eles são responsáveis ​​por executar funções para outros aplicativos, como atualizações ou drivers de dispositivo.

Nesta lista, podemos encontrar os serviços do sistema, que não devemos desativar, a menos que saibamos para que servem cada um. E também serviços dos aplicativos que instalamos. Se quisermos apenas visualizar os serviços que estão sendo executados nos aplicativos, podemos ativar a caixa "Ocultar todos os serviços da Microsoft".

Dessa forma, podemos desativar os serviços de aplicativos que sabemos que não estão influenciando diretamente o sistema. Para desativar qualquer serviço, basta desativar a caixa do serviço em questão, localizada à esquerda de cada serviço.

Iniciar do Windows

Essa guia é um mistério. Ele nos envia diretamente ao gerenciador de tarefas, para que, a partir daí, desativemos os programas de inicialização do Windows que desejamos.

Se você deseja saber como desativar um programa de inicialização do Windows, visite nosso tutorial:

Ferramentas

O que esta última guia faz é criar uma lista de atalhos para outras ferramentas de configuração do sistema. Muitos deles são baseados na execução de certos comandos. Se, por exemplo, não lembrarmos qual é o comando para executar o prompt de comando, esta lista o incluirá para que possamos executá-lo.

Para executar uma tarefa, basta selecioná-la e pressionar o botão "Iniciar". Desta forma, vamos acessá-lo sem nenhum problema.

Como você pode ver, o MSConfig é um comando realmente útil, porque nos permitirá configurar aspectos básicos do sistema de inicialização e também acessar outras ferramentas através de seus comandos. Se você tiver alguma dúvida ou esclarecimento, deixe-o nos comentários. Esperamos que o artigo tenha sido útil.

Também recomendamos nosso tutorial sobre:

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button