Tutoriais

▷ Comando sfc: o que é e para que pode ser usado

Índice:

Anonim

Já em muitos de nossos tutoriais, o comando SFC do Windows apareceu, procurando o reparo de erros típicos em nosso sistema, como problemas de inicialização, erros que causam mau funcionamento do sistema e outros similares. É por isso que vale a pena aprofundar-se neste comando útil do sistema nativo e ver todos, ou pelo menos, os recursos mais importantes que ele possui.

Índice de conteúdo

SFC é um comando importante para tentar recuperar nosso sistema em combinação com outros como CHKDSK ou DISM. Já tentamos em um artigo anterior explicar o comando CHKDSK, para que serve e como usá-lo; portanto, agora será a sua vez de fazer o mesmo com o comando SFC. Vale a pena conhecer mais detalhadamente o que estamos fazendo quando chegar a hora de usá-lo.

O que é o comando SFC

Vindo do acrônimo em inglês System File Checker, que é o mesmo que dizemos no espanhol System File Checker, é um comando nativo do sistema Windows desde as versões do Windows 98 e Windows 2000. Sua principal função é pesquisar e repare danos nos arquivos do sistema, como chaves e pastas do registro, e arquivos críticos para a operação do sistema.

Não devemos confundir isso com comandos como o CHKDSK, que é um utilitário usado para analisar, verificar e reparar as unidades de armazenamento do nosso computador. Seus diferentes objetivos, embora no caso de erros no sistema, quase sempre sejam usados ​​juntos para verificar a estabilidade do disco rígido e recuperar arquivos de sistema danificados.

Sua operação é baseada na funcionalidade de proteção de recursos do Windows ou WRP, através da qual um tipo de cache de dados é criado com o estado original dos arquivos críticos do sistema. O SFC pode detectar alterações nos arquivos críticos do Windows e extrair uma cópia desse cache para restaurar a ordem do sistema. Nas versões anteriores do Windows até a entrada do Windows Vista, esse cache era armazenado com o nome "dllcache" no caminho C: \ Windows \ System32. Atualmente, podemos encontrar um diretório inteiro em que essas cópias de arquivos críticos e chaves do Registro são armazenadas no caminho C: \ Windows \ WinSxS.

Esse sistema de proteção impedirá que aplicativos externos modifiquem os arquivos armazenados aqui, sendo necessários arquivos dll e chaves do Registro para o sistema.

Como usar o SFC

Para usar esse comando, precisaremos abrir um terminal de comando, ele pode ser Prompt de Comando ou PowerShell. Em ambos os casos, precisaremos ter permissões de administrador para executá-lo.

Se abrirmos o menu Iniciar e escrevermos "PowerShell" ou "CMD", podemos acessar os terminais onde este comando pode ser executado. No resultado da pesquisa, teremos que clicar com o botão direito do mouse na opção para escolher " Executar como Administrador ".

Se escrevermos no terminal qualquer um desses dois comandos e pressionar Enter:

sfc

sfc /?

Obteremos informações sobre esse comando, bem como toda a lista de opções que, localizadas atrás do comando principal, nos fornecerão certas funcionalidades.

No topo, veremos sua sintaxe básica, que será simplesmente o comando principal, seguido por uma barra e a opção, minúscula ou maiúscula.

CFS

Essas opções serão as seguintes:

  • / SCANNOW: principal utilidade para salvar nossas bundas. Ele examina os arquivos do sistema protegido (aqueles localizados em C: \ Windows \ WinSxS) e os repara, se possível. / VERIFYONLY: com esta opção, apenas verificamos a integridade dos arquivos. É útil verificar mais rapidamente do que usar a opção anterior, se os arquivos estão danificados, caso em que não o notificará. / SCANFILE: verifica a integridade de um determinado arquivo que colocamos nele e o repara, se possível. Sua sintaxe é “/ SCANFILE = " / VERIFYFILE - Verifica a integridade do arquivo, mas não executa nenhuma ação de reparo. Sua sintaxe é "SFC / VERIFYFILE = " / OFFBOOTDIR: opção para reparar a inicialização do Windows offline. Off-line significa que acessaremos um disco rígido que não está funcionando, portanto, essa opção deverá ser usada em um DVD de instalação do Windows, por exemplo. Sua sintaxe seria: “SFC / OFFBOOTDIR = " / OFFWINDIR: será o mesmo que acima, mas para um diretório específico no disco rígido. / OFFLOGFILE: reparo de um arquivo de log nas mesmas condições do caso anterior.

Na maioria dos casos, simplesmente usaremos o SFC / SCANNOW, pois é a opção que abrange todos os outros e que executa uma varredura completa e o reparo subsequente dos arquivos protegidos do sistema a partir do próprio sistema (online) ou com o disco em operação..

Execute o SFC se não pudermos acessar o Windows

Para fazer isso, a primeira coisa que precisamos fazer é criar uma instalação inicializável em DVD, USB ou Windows.

Visite este tutorial para criar uma instalação USB do Windows 10

O próximo passo é aprender a configurar o BIOS para modificar a sequência de inicialização do computador.

Bem, visite este tutorial para modificar a sequência de inicialização do BIOS

Feito tudo isso, teremos que colocar o dispositivo em nosso computador e ligá-lo. Pressionaremos qualquer tecla para iniciar o USB / DVD, e essa janela deverá aparecer.

Em seguida, clique em " Avançar " e, na área inferior, clique em " Reparar equipamentos ".

Agora escolhemos a opção " Solucionar problemas ".

Para finalizar, clicaremos em " Prompt de Comando ".

Abriremos o prompt de comando para colocá-lo. Devemos ter em mente que, ao inicializar a partir de uma instalação USB, a unidade C não será a partição do disco rígido em que o sistema está instalado.

Na maioria dos casos, ele se tornará a unidade D:. Isso pode ser verificado melhor tentando acessar a unidade em questão. Escrevemos:

D:

dir

Para listar os arquivos na unidade, se nada aparecer, não é a unidade que estamos procurando. Estamos testando até encontrá-lo.

No nosso caso, encontramos no drive E:. Entramos e criamos um diretório para ver se ele contém efetivamente os arquivos típicos do sistema.

Agora podemos executar o comando dentro desta unidade.

Isso é basicamente tudo o que precisamos saber sobre o comando SFC para explorar suas possibilidades quando problemas de funcionamento aparecem em nosso sistema.

Também recomendamos:

Você sabia a verdadeira utilidade desse comando? Se precisar de ajuda sobre outros comandos, escreva-nos nos comentários sobre qual deles.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button