Laptops

O que é o formato m.2 no ssd? E para que é usado?

Índice:

Anonim

O formato M.2 se tornou o mais popular para a construção de SSDs de alto desempenho, pois permite a construção de modelos muito rápidos, com alta capacidade e tamanho muito pequeno, mas qual é exatamente o formato? M.2? E o que significa M.2 2242, 2260 e 2280?

As chaves do formato M.2 e seu significado

Para entender a importância do formato M.2 , precisamos voltar às origens dos discos SSD, que chegaram ao mercado há alguns anos e usavam um formato de disco de 2, 5 polegadas com uma interface SATA III de 6 GB / s, com Eles eram quase idênticos em tamanho aos discos mecânicos usados ​​nos notebooks.

A grande evolução da tecnologia SSD tornou a interface SATA III não mais suficiente, já que seu limite de transferência de 600 MB / s é muito menor do que o que os melhores SSDs de hoje podem alcançar. Nessa situação, foi decidido usar a interface PCI Express para conectar os SSDs ao processador, pelo menos o mais rápido, já que hoje existem também SSDs baseados em SATA III. A interface Express 3.0 X4 permite uma largura de banda de 4000 MB / s, o que deixa as possibilidades da interface SATA III em sua infância .

Recomendamos a leitura sobre os melhores SSDs do momento SATA, M.2 NVMe e PCIe

Mas o avanço da tecnologia SSD não apenas os tornou mais rápidos, mas os componentes usados ​​para fabricá-los estão ficando cada vez menores, de modo que o tamanho dos discos também pode ser bastante reduzido enquanto tornar mais rápido

É aqui que nasce o formato M.2, ainda é um fator de forma muito pequeno que utiliza uma interface PCI Express 3.0 X4 para se comunicar com o processador. Esse formato permite a fabricação de discos SSD muito mais rapidamente do que os tradicionais baseados na interface SATA III e também muito menores. Outra vantagem do M.2 é que o conector é removido da energia, pois os SSDs exigem tão pouca energia que podem ser alimentados diretamente do slot PCI Express 3.0 X4.

Os discos baseados em M.2 se conectam diretamente à placa-mãe, portanto, não é necessário usar cabos, tornando o PC montado muito mais limpo para os olhos e melhorando o fluxo de ar no computador. A economia de espaço é especialmente importante em notebooks, onde é uma mercadoria muito escassa.

No formato M.2, existem vários tipos, por exemplo M.2 2242, M.2 2260 e M.2 2280, que se referem às dimensões do dispositivo; no primeiro caso, elas têm 22 mm de largura x 42 mm de comprimento enquanto no segundo ele tem 60 mm de comprimento e o último e mais comum tem 22 mm de largura por 80 mm de comprimento. Os inversores M.2 2280 são os mais comuns e são os que têm maior capacidade e velocidade. Por exemplo, o famoso Samsung 960 EVO ou o Corsair MP500.

Concluindo, podemos dizer que o formato M.2 é um novo fator de forma que nasceu para permitir a fabricação de discos SSD de nova geração, muito mais rápidos e menores do que aqueles que podem ser fabricados usando a interface SATA III e um fator de Forma de 2, 5 polegadas.

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button