Qualcomm: todas as informações que você precisa saber

Índice:
- Quem é a Qualcomm?
- Qualcomm
- Produtos portáteis
- Modems
- Bluetooth
- Tecnologia Wi-Fi
- Outras soluções da Qualcomm
- Snapdragon para celular
- Palavras finais na Qualcomm
A empresa americana Qualcomm é uma das grandes conhecidas no mundo móvel por criar os famosos processadores Snapdragon . No entanto, parece que esses mesmos componentes não são tão populares no mercado de laptops. Hoje, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre os próximos processadores da empresa e o que podemos esperar da marca.
Índice de conteúdo
Quem é a Qualcomm?
Antes de começarmos a falar sobre outros tópicos relacionados à tecnologia Qualcomm , sempre gostamos de começar com um pouco de história. Portanto, vamos nos aprofundar um pouco nas origens dessa marca famosa e em sua carreira como empresa de tecnologia.
A história da Qualcomm não é particularmente recente. A marca nasceu em 1 de julho de 1985 das mãos de sete ex-funcionários da empresa Linkabit e o nome foi escolhido por "Quality Communications" .
Inicialmente, a empresa trabalhou principalmente para o governo e outros projetos relacionados ao Ministério da Defesa dos EUA. Pode não parecer estranho para você, mas é bastante peculiar, uma vez que a empresa era composta por 7 a 8 funcionários até 1986.
Mais tarde, em 1991, a Qualcomm mudou de vista e se concentrou muito mais no mercado móvel e de telecomunicações. Por esse motivo, a empresa passou por uma expansão incrível, atingindo 620 funcionários nos anos seguintes.
Durante os anos seguintes, a empresa teve uma influência de eventos que a desestabilizariam, mas em 1996 as coisas melhorariam significativamente. Após a adoção bem-sucedida dos padrões CDMA (espanhol, acesso múltiplo por divisão de código) , sua coleção anual continuou a aumentar.
Assim, em 1999, após um corte de pessoal, a empresa viveu os melhores anos de sua história, sofrendo um crescimento de 2621% na presença de mercado em um único ano.
Nos próximos anos, dois novos CEOs se sucederam e a empresa iniciou diferentes projetos focados em diferentes campos da tecnologia.
- O Dr. Irwin Jacobs concentrou-se no desenvolvimento e crescimento da Qualcomm . Paul E. Jacobs (filho do Dr. Irwin) concentrou-se em pesquisar e desenvolver a Internet das Coisas . Steven Mollenkopf (atual CEO) menciona que a empresa agora se concentrará na expansão do mercado e na pesquisa de tecnologias sem fio.
Qualcomm
Apesar de a Qualcomm nascer nos Estados Unidos, hoje é uma empresa com mais de 200 escritórios espalhados por todo o mundo. De fato, em 2001 , 65% das coleções da empresa vinham de fora de seu país natal.
Não surpreendentemente, podemos concordar que é uma das empresas mais populares em tecnologia.
A maioria dos produtos da empresa pode ser dividida em quatro grupos principais: produtos portáteis, Bluetooth, modems e Wi-Fi.
Produtos portáteis
Nesse primeiro e mais importante grupo, temos os processadores Qualcomm Snapdragon , unidades para telefones celulares e, em menor grau, para laptops.
No mercado móvel, a relevância desses processadores é indiscutível, e é por isso que está na maioria dos telefones de ponta. No entanto, por outro lado, os processadores para laptops não são tão populares quanto não oferecem desempenho diferenciado.
Aqui encontramos o Snapdragon 8, 7, 6 Series e outras famílias para telefones celulares, bem como o Snapdragon 8cx, 850 e 835 para computadores.
Entre as características que a empresa nos garante, destacamos:
- Tecnologia Qualcomm Quick Charge Alta gama de tecnologias sem fio, como LTE, 5G e outras Boa eficiência energética Suporte para tecnologias de ponta, como retoques usando Inteligência Artificial Boa potência gráfica
Modems
A seção de modems é algo relativamente novo para a marca. Como mostramos a você no início, o novo CEO da Qualcomm está focado na expansão do mercado e na oferta de serviços em outros níveis.
Os processadores mais recentes que compõem esse grupo são os Snapdragon X55 e X50 , que se destacam por oferecer suporte à tecnologia sem fio 5G . Por outro lado, temos outros modelos mais antigos que apresentam as tecnologias típicas de qualquer máquina dessa natureza.
Esses modems oferecem a tecnologia LTE como padrão e estão sob o nome de Snapdragon X24, X20, X16, X12 e X5 .
Bluetooth
Bluetooth é algo que acho que não precisamos aprofundar muito. Afinal, é uma tecnologia e um padrão adotados por marcas em todo o mundo, tornando-o praticamente conhecido por todos.
Em relação à Qualcomm , devemos atribuir o design, a construção e a implementação de alguns dos componentes que compõem muitos dos dispositivos que usamos. Embora a maioria das pessoas os conheça por seus processadores móveis e laptops, a empresa possui uma grande participação em outros mercados como este.
Para este grupo, temos uma grande variedade de processadores, que são divididos em diferentes subgrupos de acordo com a sua finalidade:
- Dispositivos de modo duplo (dispositivos com modo de desempenho ou modo econômico, como jogos) Dispositivos de baixo consumo Solução de processador focada em som nítido e equilibrado para a tecnologia 'Automotive' dos audiófilos ou focada no uso da voz no modo mãos-livres.
Como você pode ver, todos os usos que vemos nesta lista se referem a fones de ouvido sem fio de algum tipo.
Tecnologia Wi-Fi
Embora muitas vezes seja falada de leve, toda vez que uma tecnologia entra no mercado, disponibilizá-lo nos dispositivos mais recentes é uma tarefa difícil.
Às vezes, comentamos que um celular tem 5G ou suporta Wi-Fi 6 , mas na verdade o que isso implica é que o processador ou outro componente o suporta. E a verdade é que a Qualcomm é uma das empresas que mais investiga nesse campo.
Quando falamos de tecnologia Wi-Fi , a empresa dragão é um nome que se repete bastante. Muitos dos processadores criados estão entre os melhores roteadores, celulares e assim por diante e, por isso, recebem tecnologias muito interessantes.
Como na seção anterior, essas CPUs são divididas em dois pequenos subgrupos:
- Processadores com componentes Wi-Fi 6 para processadores ' Automotive ' dos roteadores, capazes de suportar conexões com um grande número de componentes 'Mesh Networking' de dispositivos projetados para ajudar os fabricantes a desenvolver e testar novos produtos
Outras soluções da Qualcomm
Aqui falaremos sobre outras seções nas quais a empresa americana também está envolvida.
Alguns desses projetos são menos relevantes ou até suportam tarefas menos pesadas. No entanto, é provável que vejamos um crescimento neles no futuro próximo, pois as novas tecnologias parecem estar caminhando nessa direção.
Entre eles, encontramos:
- Tecnologia de câmera, onde a Inteligência Artificial está começando a ser introduzida para retocar e melhorar imagens. Os dispositivos inteligentes e robóticos interconectados, que fazem parte dos primeiros passos da Internet das Coisas. E wearables, peças em miniatura de tecnologia que são complementadas por outros dispositivos para nos oferecer funcionalidades avançadas.
Nestas três seções, podemos encontrar componentes internos que alimentam um grande número de produtos de diferentes ramos. Por exemplo, câmeras de última geração, geladeiras, condicionadores de ar e, é claro, relógios inteligentes.
É notável que todos esses produtos sejam relativamente desconhecidos. Apesar de necessitarem da mesma pesquisa ou mais do que outros campos que a empresa estuda, eles dificilmente recebem atenção dos anunciantes. Não surpreendentemente, esses pequenos avanços são o que fazem a diferença com suas pequenas mudanças e melhorias na vida cotidiana
Não sabemos qual será a direção específica que a empresa tomará no futuro, embora saibamos que sempre será para a evolução da tecnologia. Além disso, sempre esperamos grandes coisas dessa empresa americana, pois elas geralmente nos oferecem peças de ótima qualidade e desempenho.
Snapdragon para celular
Por fim, queremos conversar com você sobre o produto pelo qual a empresa ganhou sua maior fatia da fama: processadores Snapdragon .
Com o nascimento dos smartphones no início dos anos 2000, os designs eram bem diferentes entre as marcas. Teclados em miniatura, menus suspensos, botões grandes, telas secundárias… No entanto, o modelo de algumas empresas abriu o caminho para o resto.
Graças à Apple, o padrão do que era um smartphone foi estabelecido e, assim, muitos outros modelos menos populares floresceram.
No entanto, as marcas que o precederam tiveram que encontrar suas próprias opções na ausência de seu incrível sistema operacional e de seus próprios componentes. Foi lá que a Qualcomm se posicionou com seus processadores Snapdragon de alto desempenho.
No início, eles não eram componentes muito poderosos e a baixa otimização do Android pesava ainda mais. Felizmente, ao longo dos anos, as coisas mudaram e temos telefones cada vez mais elegantes e também poderosos.
É assim que hoje temos os Snapdragon 855 e 855+ , posicionados como uma das principais CPUs do mercado móvel. Ao seu lado, temos o Kirin da Huawei , que costumava atingir potências inferiores e o quase invencível Bionics AX da Apple .
Mas, como esperado, a tecnologia não parou por um único momento e a Qualcomm já está preparando o lançamento do seu próximo componente.
Boatos, vazamentos e dados sobre o Snapdragon 865 estão na ordem do dia e os resultados são consideravelmente positivos. Por exemplo, a última coisa que sabemos sobre o assunto são alguns vazamentos de referência interna, embora tudo seja conhecido quando os testarmos pessoalmente.
Se você deseja conhecer a computação e a tecnologia atuais, recomendamos que você fique de olho em nosso site. Cobrimos todos os vazamentos que ocorrem na Web, bem como publicamos análises dos produtos mais relevantes para a mídia.
Palavras finais na Qualcomm
Como você pode ver, a Qualcomm é uma das empresas mais importantes do mundo de tecnologia e periféricos. Com mais ou menos sucesso, ele está sempre no topo da onda e é por isso que geralmente se une a grandes marcas.
Sua seção móvel é sem dúvida o seu maior patrimônio no mercado, e é por isso que alimenta muitos dos celulares de gama média e alta. No entanto, ultimamente, estamos vendo como a empresa muda sua visão e se concentra em outros campos.
Tecnologias como Bluetooth , Wi-Fi ou até mesmo Inteligência Artificial são cada vez mais importantes. É por isso que a empresa americana investe cada vez mais em profissionais, pesquisas e projetos de vanguarda.
Ninguém sabe como o futuro se desenrolará e tudo indica que a Qualcomm continuará a atingir novos mercados emergentes.
Atualmente, uma de suas maiores apostas são os notebooks leves de alto desempenho para estudantes e trabalhadores. Infelizmente, apesar dos esforços, a marca não teve muito sucesso.
Não é de surpreender que a marca do dragão tenha muitas outras fontes para investigar e isso é algo que elas conhecem bem. Com passos lentos e muita paciência, eles estão expandindo o mercado e pesquisando novas maneiras de inovar e , embora nem sempre tenham sido os primeiros, estão sempre na linha de frente.
Agora, conte-nos o que você acha da Qualcomm como empresa? Quantos dispositivos de marca você acha que usa? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Thunderbolt: todas as informações que você precisa saber

Explicamos em detalhes como o Thunderbolt funciona: características, compatibilidade, tipos de conexões, compatibilidade e preço.
Ata Sata: todas as informações que você precisa saber e qual é o seu futuro

Ajudamos você a conhecer todas as informações sobre a conexão SATA: características, modelos, compatibilidade e qual é o seu futuro.
Chipset Intel: todas as informações que você precisa saber

Se você está procurando informações sobre o chipset Intel, está com sorte porque criamos um artigo para você. Deseja vê-lo?