O que são periféricos e para que servem?

Índice:
- Guias para os melhores periféricos do mercado
- Tipos de periféricos
- Dispositivos de entrada
- Teclado
- Mouse ou mouse
- Lápis optico
- Toque ou tela de toque
- Digitalizador
- Dispositivos de leitura
- Scanner
- Detector de tarja magnética
- Leitor de cartão inteligente
- Leitores de marcas e códigos de barras
- Sensores
- Dispositivos de saída
- Monitorar ou exibir
- Impressora
- Periféricos sem fio ou com fio
- Quais aspectos focar em um mouse
- Palm Grip (palm grip):
- Garra (garra):
- Aperto da ponta do dedo (punho com as pontas dos dedos):
- Um tapete de rato vale a pena?
- Como escolher um teclado, membrana ou mecânica
- Que tipo de teclado mecânico eu compro para tocar?
- Diferentes tipos de fones de ouvido e qual deles me interessa
- Conexão USB ou 3, 5 mm
- Vale um fone de ouvido ou uma combinação de fone de ouvido e microfone?
- Recursos mais importantes dos monitores
- Diferentes tipos de painéis:
- Tamanho e resolução são importantes
- Taxa de refrigerante é o último ingrediente importante
Os periféricos são uma parte essencial de um PC, pois depende deles para ter uma boa experiência de uso. Devido à sua grande importância, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre eles.
Índice de conteúdo
Periféricos são os dispositivos através dos quais o computador se comunica com o mundo externo e também com os sistemas que armazenam as informações, servindo como memória auxiliar para a memória principal, esteja ele externo ou interno. dentro do computador. Não devemos confundir periféricos com dispositivos de suporte de informações, que são meios físicos nos quais as informações são gravadas, por exemplo, CD, DVD, disquete…
As unidades funcionais do computador e os periféricos se comunicam pelos barramentos serial (COM, USB…) e paralelo (LPT1, LPT2). A conexão destes ao barramento do sistema pode ser feita diretamente ou através de circuitos chamados interfaces. A grande diversidade de características diferenciadas requer a presença de interfaces especiais para adaptar as características dos periféricos às do barramento do sistema.
Guias para os melhores periféricos do mercado
Abaixo, deixamos os melhores guias que preparamos (com muito cuidado e amor) nos periféricos e que atualizaremos em qualquer lugar:
Tipos de periféricos
Podemos classificar os periféricos em: unidades de entrada, unidades de saída e unidades de memória de massa auxiliar.
Dispositivos de entrada
Os dispositivos de entrada são aqueles que permitem a inserção de informações no computador, os mais importantes são:
Teclado
É um dispositivo semelhante ao de uma máquina de escrever, no qual cada tecla corresponde a um ou mais caracteres, funções ou comandos. Para selecionar um dos caracteres de uma tecla, pode ser necessário pressionar duas ou mais teclas simultaneamente. Entre as características técnicas de um teclado, destacam-se o número de caracteres e símbolos básicos, a sensibilidade à pulsação, o tipo de contato de teclas (membrana ou mecânica), peso, tamanho, portabilidade, ergonomia, recursos extras, como um leitor de tarja magnética, leitor e gravador de cartões inteligentes, etc).
A interface entre o teclado e o computador pode ser cabeada ou sem fio usando sinais de infravermelho ou de frequência de rádio. Para nós, juntamente com o mouse, um dos periféricos mais importantes.
Mouse ou mouse
O mouse original consistia em uma bola livremente rotativa que era operada rolando-a em uma superfície plana. Os atuais substituíram a bola por um diodo óptico ou sistema de laser infravermelho. A ativação do mouse associa sua posição à do cursor na tela, fazendo com que ele siga os movimentos do mouse ao se mover sobre uma superfície.
O conceito de mouse foi expandido com a introdução de outros dispositivos semelhantes, como o trackball, que consiste em uma bola fixa que é rotacionada com os dedos, o touchpad, que usa um painel sensível à pressão suave dos dedos ou do stick indicador., um pequeno cilindro vertical. Todos eles são usados em teclados de laptop e usam interfaces de conexão semelhantes às dos teclados.
Lápis optico
A caneta é um dos periféricos mais modernos, pelo menos no setor doméstico. É um dispositivo associado a telas sensíveis ao toque. A ativação da caneta na frente de um ponto na tela fornece as coordenadas do local para onde a caneta foi apontada.
Toque ou tela de toque
São telas que podem detectar as coordenadas da área da tela que é tocada com um ponteiro. Esses tipos de telas podem ser capacitivos ou resistivos, dependendo da necessidade ou não de condutividade elétrica no ponteiro para funcionar.
Digitalizador
Esses dispositivos permitem que uma representação digital de gráficos, figuras, planos, mapas ou desenhos em geral seja transferida para o computador. Isso é feito deslizando manualmente uma parte móvel sobre a linha a ser digitalizada, que transfere as coordenadas dos pontos que compõem a imagem.
Dispositivos de leitura
Essas são alternativas ao teclado usadas quando é necessário fornecer uma grande quantidade de informações ao computador rapidamente e reduzir o risco de erros. Entre os mais comuns, encontramos o seguinte.
Scanner
São dispositivos que permitem o rastreamento de imagens ou documentos impressos, processados com um programa de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e o texto original é gerado no formato dos editores de texto mais comuns.
Detector de tarja magnética
Ele usa sinais eletromagnéticos para gravar e codificar informações em uma banda magnetizada, que pode ser lida por uma máquina. Eles estão presentes em um grande número de objetos da vida cotidiana, como cartões de crédito, cartões de saúde, passagens aéreas e muito mais.
Leitor de cartão inteligente
Os cartões inteligentes são de tamanho semelhante aos cartões de crédito, mas que incorporam um circuito eletrônico e uma pequena memória capaz de armazenar muito mais dados do que uma tarja magnética.
Leitores de marcas e códigos de barras
Permite ler códigos de barras ou marcas predefinidas. Eles são os leitores típicos que podemos encontrar em todos os supermercados na seção de caixas.
Sensores
Sensores são dispositivos eletrônicos criados para capturar medições de propriedades físicas, como temperatura, pressão, umidade, etc. Eles são amplamente utilizados na indústria, laboratórios, instrumentação médica e meteorologia. Entre eles, destacam-se os sistemas biométricos, utilizados para aplicações de controle de acesso e segurança, que utilizam informações sobre alguma característica fisiológica como meio de identificação pessoal.
Dispositivos de saída
Os dispositivos de saída servem como uma janela unidirecional do computador para o usuário.
Monitorar ou exibir
Uma tela é uma superfície plana, lisa e branca, feita de tecido ou plástico, na qual são projetadas imagens cinematográficas ou fotográficas. São utilizadas várias tecnologias e recursos, dentre os quais se destacam:
- Tubo de raios catódicos (CRT). Cristal líquido (LCD: tela de cristal líquido).Plasma.OLED.
Todos eles têm em comum que a imagem não é contínua, mas é formada por uma infinidade de pontos de imagem chamados pixels. Esses pixels são agrupados, formando uma matriz regular de pontos de imagem. A resolução de uma tela é o número de pontos de imagem que uma tela possui; é um valor independente do tamanho da tela. Outro periférico importante ao escolher um bom computador.
Impressora
As telas mostram os resultados temporariamente; portanto, precisamos ter um sistema de impressão se quisermos ter uma cópia permanente dos dados. As impressoras podem ser classificadas de acordo com algumas de suas características:
Dependendo da qualidade da impressão:
- Normal: impressoras de linha, roda e térmicas, qualidade média: algumas impressoras matriciais, alta qualidade: impressoras margarida, tinta e laser.
De acordo com o sistema de impressão:
- Impressoras de impacto. Tradicionalmente amplamente utilizado, mas eles são barulhentos e não são mais utilizados. Entre eles estão as impressoras de roda, bola, margarida, matriz, cilindro e corrente. Impressoras sem impacto. eles formam caracteres sem a necessidade de traços e usam outros princípios físicos para transferir imagens para o papel. São os usados hoje, entre eles o jato de tinta, o eletrostático, o LED e o laser.
- Impressoras jato de tinta. São impressoras de caracteres e seu problema é a relativa lentidão. Impressoras eletrostáticas. São impressoras de linha muito rápidas. Impressoras a laser. Eles são amplamente utilizados por sua alta velocidade, qualidade de impressão, preço relativamente baixo e capacidade de usar papel comum. Impressoras LED. Eles são análogos aos lasers, com a única diferença de que a imagem é gerada a partir de uma linha de diodos, em vez de um laser.
Todas as impressoras são caracterizadas por uma série de parâmetros, dos quais os mais importantes são os seguintes:
- Velocidade de gravação Caracteres por linha Largura do papel ou comprimento do carro em polegadas Densidade da linha por polegada e espaço entre eles Tipos de letra que a impressora pode usar Cores ou escala de cinza Resolução
As impressoras são um dos periféricos mais utilizados no escritório e em casa.
Periféricos sem fio ou com fio
Uma primeira pergunta que pode surgir na compra de um novo periférico é se escolhemos um modelo sem fio ou com fio. A priori, um periférico sem cabo é mais confortável, pois não teremos o problema de enredar com cabos e desfrutaremos de maior liberdade de movimento.
Mas nem tudo é rosa na tecnologia sem fio, esses tipos de periféricos são mais propensos a interferências, sua autonomia é limitada devido à bateria ou capacidade limitada da bateria e a comunicação com o PC é mais atrasada., o que chamamos de latência. Nos últimos anos, todos esses problemas foram minimizados e já podemos encontrar mouses e teclados que duram um ano e meio com duas ou três baterias, têm uma latência igual a um modelo com fio e não sofrem interferências.
O problema da autonomia em ratos está começando a ser resolvido agora, com tapetes que fornecem energia ao mouse para que ele carregue continuamente, um exemplo disso é o Razer Mamba Hyperflux ou o Corsair Corsair Dark Core RGB, a desvantagem Um desses dois é que o conjunto de mouse + mat é de cerca de 200 euros ou mais.
Os periféricos sem fio podem funcionar com a tecnologia bluetooth ou um receptor de frequência de rádio dedicado que se conecta via USB. Os modelos bluetooth consomem menos energia e podem ser usados em vários computadores com mais conforto, embora tenham desvantagens, como não podem ser usadas até que o sistema operacional carregue o driver bluetooth, impossibilitando o gerenciamento do BIOS com eles devido a exemplo. Isso não acontece com os de frequência de rádio, pois eles não dependem de nenhum driver.
Quais aspectos focar em um mouse
Existem três tipos de mouse em traços largos, todos com um perfil de uso muito diferenciado:
- Mouses para jogos: são os mouses mais avançados com os melhores recursos, mas também são os mais caros pelas mesmas razões. A maioria deles inclui botões com funções programáveis por software, um design muito confortável na mão e um sensor de precisão máxima para não perdermos nenhum tiro, ou pelo menos não é culpa do mouse se falharmos. Camundongos ergonômicos: esses tipos de camundongos nascem para evitar o problema da síndrome do túnel do carpo, um problema que ocorre em algumas pessoas que passam muitas horas por dia usando o mouse. O design desses ratos torna a posição da mão durante o uso muito mais natural. Ratos para viajantes: são pequenos em tamanho e leves para transportá-los de uma maneira mais confortável, geralmente também são todos sem fio. A desvantagem é que eles são mais desconfortáveis de usar e seus recursos geralmente não são os melhores.
Além do acima, todos os ratos têm as seguintes características:
Sensor óptico ou laser: o sensor do mouse pode ser laser ou óptico, embora os primeiros sejam usados cada vez menos. Os primeiros sensores ópticos tiveram problemas ao trabalhar em superfícies como madeira ou vidro; esses problemas foram resolvidos à medida que evoluíam, oferecendo precisão superior aos lasers. Hoje quase todos os ratos são ópticos.
Sensibilidade do sensor: determina quanto o cursor se moverá para cada unidade de espaço em que movemos o mouse, quanto maior a sensibilidade, mais o cursor se moverá, embora tenhamos menos precisão. Os valores atuais costumam variar de 1.000 a 16.000 DPI ou até mais. Você dificilmente precisará de mais de 2000-3000 DPI, os valores mais altos são causados por uma razão de marketing, para acreditar que eu sempre contei melhor, o que não precisa ser verdade.
Peso do mouse: O peso do mouse é outro fator importante; um mouse leve será mais fácil de deslizar, embora possa ser menos preciso. Em geral, tendemos a procurar ratos o mais leve possível, 100 gramas ou menos.
Recomendamos que você leia nosso post sobre Os melhores mouses para PC: jogos, sem fio e os mais baratos
Existem três tipos diferentes de alças de mouse, são elas; Aperto na palma da mão, aderência na garra e aderência na ponta dos dedos.
Palm Grip (palm grip):
É a empunhadura mais comum para o mouse, o peso da mão repousa diretamente sobre o mouse. A grande vantagem deste tipo de aderência é que evita o desconforto que pode ocorrer no pulso no movimento do periférico, sendo especialmente recomendado para os jogadores. Sua desvantagem é que não permite movimentos tão rápidos quanto os outros manípulos. O Razer DeathAdder é um dos melhores mouses para esse agrarro.
Garra (garra):
Nesse tipo de aderência , os dedos se arqueiam e a palma da mão repousa na parte de trás do mouse. Essa aderência será curta ou longa, dependendo do tamanho da mão, pois os dedos devem estar curvados. A vantagem dessa empunhadura é que ela é mais precisa e rápida do que a palma nos movimentos, embora tenha a desvantagem de que o punho sofre mais durante longas sessões. A maioria dos ratos se adapta muito bem a esse tipo de aderência, o Razer DeathAdder e o Logitech G603 são opções muito boas.
Aperto da ponta do dedo (punho com as pontas dos dedos):
É a empunhadura mais estranha das três, sua peculiaridade é que a palma da mão não repousa sobre o mouse, apenas as pontas dos dedos. Essa aderência é a mais rápida de todas e permite que você reaja mais rapidamente, já que o movimento é feito pelo pulso e não pelo braço. Suas desvantagens são menos precisão e maior fadiga do pulso. É ideal para ratos pequenos.
Um tapete de rato vale a pena?
O tapete visa oferecer a melhor superfície possível para deslizar o mouse. Os ratos evoluíram muito e são capazes de trabalhar em uma enorme variedade de superfícies, o que torna o tapete menos importante do que era anos atrás. Para ser sincero, não uso um tapete regularmente e meu mouse funciona perfeitamente na madeira da minha mesa.
Nenhuma necessidade não significa que um tapete não possa nos ajudar a melhorar o uso do mouse, por isso vale a pena tentar. Atualmente, podemos encontrar tapetes com tamanhos que variam de modelos em miniatura de 24, 89 x 21, 08 centímetros a modelos XXL de 91 x 45 centímetros ou mais. A escolha do tamanho do tapete dependerá basicamente do espaço disponível, Os tapetes mais avançados incluem sistemas de carregamento sem fio para ratos sem fio, juntos formam uma dupla perfeita para que o mouse nunca fique sem energia. Alguns exemplos são o Corsair Corsair MM1000 e o Razer Firefly Hyperflux, sua desvantagem é que seu preço é muito alto, oscilando em torno de 100 euros ou mais.
O tapete pode ser especialmente recomendado se você jogar jogos competitivos ou usar o mouse muito intensamente, pois poderá danificar o periférico ou a superfície abaixo dele. Um tapete padrão pode custar de 10 a 20 euros, não é um esforço muito grande.
Como escolher um teclado, membrana ou mecânica
A primeira pergunta que surge ao comprar um teclado é se é melhor optar por um modelo mecânico ou de membrana, a resposta não é tão simples como pode parecer à primeira vista. É verdade que os teclados mecânicos são os periféricos que oferecem a melhor sensação de uso e são muito mais duráveis, mas lembre-se de que são muito mais altos e muito mais caros. Você pode imaginar digitando em um teclado mecânico em um escritório com outras dez pessoas? Não deve ser uma coisa agradável. Os teclados de membrana são muito mais silenciosos, embora sua durabilidade seja menor e a experiência de uso seja consideravelmente pior do que com um teclado mecânico. Para responder a essa pergunta, você deve esclarecer que é mais importante para você, seja em silêncio ou com a melhor experiência de uso, se esqueça das possibilidades econômicas de cada uma.
Que tipo de teclado mecânico eu compro para tocar?
No caso de optar por um teclado mecânico, temos a questão de quais switches escolher. Quanto ao fabricante, o Cherry MX é o líder incontestável em qualidade, por isso deve ser sua escolha se você deseja o melhor. A próxima pergunta é qual variante de opção escolher, pois a Cherry nos oferece as versões Azul, Vermelho, Marrom, Preto, Prata e muito mais. Os interruptores vermelhos são os mais usados para jogos, e os interruptores marrons são geralmente os mais apreciados como uma opção off-road.
Você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de comutadores em nosso guia sobre comutadores Cherry MX: vermelho, preto, azul, marrom...
A próxima pergunta é: se optarmos por um teclado de formato completo ou um modelo TKL, este último eliminará o bloco numérico à direita para oferecer um produto mais compacto. Os teclados TKL são melhores para tocar, já que as mãos estão mais próximas e uma posição mais natural.
Recomendamos a leitura do nosso post sobre Os melhores teclados para PC (Mecânico, de membrana e sem fio)
Diferentes tipos de fones de ouvido e qual deles me interessa
Para escolher novos fones de ouvido, primeiro precisamos diferenciar os diferentes tipos que existem:
- Fone de ouvido: os mais comuns e mais baratos são os chamados fones de ouvido, e geralmente vêm com celulares e outros dispositivos baratos. Esse design tem a desvantagem de emitir muito som; portanto, você precisará de um nível de volume mais alto. Fone de ouvido: eles são muito populares hoje em dia, sua característica mais importante é que eles incluem uma almofada de silicone inserida no ouvido externo, o que produz uma boa vedação e melhor isolamento do ruído externo. Eles oferecem um som de qualidade mais alta que os anteriores, embora pressionem mais a orelha interna, para que possam ser mais prejudiciais se usarmos um volume alto. Supra-auricular: são chamados de capacetes, fones de ouvido que são colocados acima da cabeça e cobrem toda a orelha. São os mais confortáveis de usar e os que oferecem o melhor som e isolamento, embora sejam grandes e pesados, são ideais para uso em casa, mas não na rua.
Conexão USB ou 3, 5 mm
Tendo decidido o tipo de fone de ouvido, devemos pensar em outras características, como o tipo de conexão. Os fones de ouvido atuais podem funcionar com uma conexão USB ou uma conexão de 3, 5 mm. Os fones de ouvido USB carregam sua própria placa de som e não usam os PCs; portanto, se tivermos uma placa de som topo de linha em nosso computador, estaremos desperdiçando.
Os fones de ouvido com conector de 3, 5 mm se conectam à placa de som do PC, para que eles façam uso dela. Isso é ideal se tivermos uma placa de som de ponta, pois as que integram os fones de ouvido USB geralmente são de baixa qualidade.
Vale um fone de ouvido ou uma combinação de fone de ouvido e microfone?
A próxima pergunta é se um fone de ouvido vale a pena. Os fones de ouvido são fones de ouvido que integram um microfone, são modelos focados nos jogadores, pois permitem que eles se comuniquem com os companheiros de brincadeira de uma maneira muito mais confortável. Sua desvantagem é que, com todas as modas de jogos existentes hoje em dia, a maioria dos fabricantes se concentra mais em designs ousados do que no que realmente importa, na qualidade do som.
Em geral, uma combinação de fones de ouvido + microfone de mesa oferece uma qualidade de som muito melhor do que a de um fone de ouvido e, muitas vezes, mesmo com menos dinheiro, o problema é que ele ocupa mais espaço. Outro dos periféricos super importantes e que muitas vezes não tomamos
Para ajudar você a escolher novos fones de ouvido para jogos, leia nosso guia sobre os melhores fones de ouvido para PC para jogadores
Recursos mais importantes dos monitores
Finalmente, falamos sobre as características B mais importantes que você deve levar em consideração em um monitor ao escolher uma. A primeira coisa que devemos observar é o tipo de painel montado, o principal determinante de suas propriedades e características. Os principais tipos de painéis nos monitores de PC são os seguintes.
Diferentes tipos de painéis:
- Nematic trançado (TN): são os painéis mais rápidos e os mais adequados para jogos ou vídeos com muito movimento. A desvantagem é que a gama de cores é a mais pobre e os ângulos de visão são baixos. Alinhamento vertical (VA): Eles foram desenvolvidos para aliviar os pontos fracos do TN, tornando a representação das cores muito mais alta e os ângulos de visão muito mais amplos. IPS (In Plane Switching): Surgiram após o VA para melhorar ainda mais a representação das cores, e essa é sua principal força, além de ângulos de visão perfeitos.
Um bom painel em um monitor, que é um periférico fundamental em nossa configuração de PC, é essencial. Recomendamos sempre a escolha de IPS de qualidade muito boa.
Tamanho e resolução são importantes
Depois de escolher o tipo de painel, temos que pensar no tamanho, geralmente os mais comuns são os de 27 polegadas que se tornaram muito populares nos últimos anos por oferecer uma superfície de visualização bastante grande e seu tamanho na tela. a área de trabalho não é excessiva.
O próximo passo é escolher a resolução, algo que depende do tamanho do nosso monitor. Quanto maior o tamanho de um monitor, maior será a resolução necessária para manter a nitidez da imagem. Em um monitor de 22 polegadas, será difícil ver a diferença entre uma resolução de 1080p e uma resolução de 2K ou 4K, uma situação é muito diferente da que teremos em um monitor de 27 polegadas, porque já existe a diferença entre 1080p e 2K ou 4K é muito apreciável.
Taxa de refrigerante é o último ingrediente importante
Por fim, a taxa de atualização representa o número de vezes que o monitor atualiza a imagem por segundo, medida em Hertz (Hz). Quanto maior a taxa de atualização, mais fluida será a sensação de um monitor em jogos com mais movimento. 60 Hz é o mínimo exigido em um monitor de jogos, embora se vamos jogar muito jogos de tiro, estamos mais interessados em ir para um monitor de 120 Hz, os de 240 Hz serão muito difíceis de tirar proveito.
Aqui termina nosso guia sobre periféricos para PC, se você tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário.
Aplicações portáteis: para que servem e para que servem?

Aplicativos portáteis são softwares que você pode executar e usar no seu computador sem ocupar espaço adicional.
O melhor cdn para o seu site ou wordpress: o que são e para que servem?

Explicamos o que é uma CDN e quais são as melhores CDNs atualmente. Entre eles estão CloudFlare, Amazon AWS / Cloudfront e MaxCDN.
Conn Conectores de alimentação atx e 8 pinos eps de 24 pinos para que servem e para que servem?

Neste artigo, veremos a importância da fonte de alimentação e de seus conectores mais importantes para a placa-mãe, o ATX e o EPS ✅