Tutoriais

Conn Conectores de alimentação atx e 8 pinos eps de 24 pinos para que servem e para que servem?

Índice:

Anonim

Uma unidade de fonte de alimentação (ou PSU) converte energia CA em uma fonte de alimentação CC de baixa tensão regulada para os componentes internos de um PC. Os PCs pessoais modernos usam universalmente fontes de alimentação comutadas. Neste artigo, veremos a importância da fonte de alimentação e de seus conectores mais importantes para a placa-mãe, o ATX e o EPS.

Como uma fonte de alimentação funciona e seus principais conectores para a placa-mãe

A fonte de alimentação do computador de mesa altera a energia CA de uma tomada de parede para energia CC de baixa tensão para operar o processador e os dispositivos periféricos. São necessárias várias tensões de corrente direta e devem ser reguladas com alguma precisão para fornecer uma operação estável do computador.

Os microcomputadores de primeira geração e as unidades de fonte de alimentação para computadores domésticos usavam um transformador abaixador pesado e uma fonte de alimentação linear, como usado, por exemplo, o Commodore PET introduzido em 1977. O Apple II, também introduzido em 1977, destacou-se por sua fonte de alimentação comutada, que era mais leve e menor que uma fonte de alimentação linear equivalente e não possuía ventilador de refrigeração. A fonte de comutação usa um transformador de alta frequência com núcleo de ferrite e transistores de potência que trocam milhares de vezes por segundo.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Quanto o nosso computador realmente consome? | Fonte de alimentação recomendada

Todos os PCs modernos agora usam fontes de alimentação comutadas, que são mais leves, menos caras e mais eficientes do que as fontes lineares equivalentes. Nas PSUs de saída de 200 a 350 W, foram utilizados transformadores principais com enrolamento de entrada de 19 a 28 por 115V e 3 ou 4 enrolamentos de saída por 6V. As fontes de alimentação para PC podem ter proteção contra curto-circuito, proteção contra sobrecarga, proteção contra sobretensão, proteção contra sobretensão, sobrecarga e proteção contra temperatura excessiva.

O padrão ATX seguiu o design de alguns fabricantes, para que as fontes de alimentação também fornecessem uma voltagem de reserva, para que a maior parte do sistema do computador pudesse ser desligada após a preparação para hibernação ou desligamento e reativada por um evento. Quando o PC está desligado, mas a fonte de alimentação ainda está ligada, pode ser iniciada remotamente via Wake-on-LAN e Wake-on-ring ou localmente via Keyboard Power ON (KBPO) se a placa-mãe admite isso. Essa tensão de reserva é gerada por uma fonte de alimentação menor dentro da unidade.

A maioria das fontes de alimentação modernas para PCs desktop cumprem a especificação ATX, que inclui tolerâncias de fator de forma e tensão. Enquanto uma fonte de alimentação ATX está conectada à rede elétrica, ela sempre fornece uma tensão de espera de 5 volts (5VSB) para funções de espera e certos periféricos a serem ligados. As fontes de alimentação ATX são ligadas e desligadas por um sinal da placa-mãe. Eles também fornecem um sinal para a placa-mãe para indicar quando as tensões CC estão nas especificações, para que o computador possa iniciar e iniciar com segurança.

ATX de 24 pinos e conectores EPS de 8 pinos, diferenças e importância

O cabo ATX de 24 pinos ou o conector principal na placa - mãe é um dos cabos que você precisa conectar à placa-mãe do seu PC. Este cabo usa um conector grande de 24 pinos, que é o maior conector encontrado na fonte de alimentação. A maioria das fontes de alimentação permite converter esse conector de 24 pinos em um conector de 20 pinos, geralmente removendo os 4 pinos adicionais, que é o padrão usado pelas placas-mãe mais antigas.

As placas-mãe que usam o conector de 24 pinos são chamadas ATX12V 2.x, enquanto as placas-mãe que usam o conector de 20 pinos podem ser ATX12V 1.x ou uma placa-mãe ATX. Observe que esses nomes se referem à conexão elétrica da placa-mãe e não ao tamanho físico da placa-mãe. ATX também é um nome usado para descrever o tamanho da placa-mãe, o que pode ser confuso para alguns usuários. Você pode ter uma placa-mãe ATX com um conector ATX12V 2.x. Por exemplo, neste caso, ATX refere-se ao tamanho da placa-mãe, 12 "x 9, 6" ou 30, 5 cm x 24, 4 cm.

Quanto ao conector EPS12V, é um conector de 8 pinos que tem a mesma função que a anterior, ou seja, fornecer energia elétrica à CPU do sistema. Como possui oito pinos em vez de quatro, é capaz de fornecer mais corrente. Nem todas as fontes de alimentação e todas as placas-mãe vêm com este conector. Em algumas fontes de alimentação, o conector EPS12V é obtido juntando dois conectores ATX12V. Se sua placa-mãe e fonte de alimentação tiverem esse conector, use-o em vez de usar o ATX12V.

As placas-mãe que acompanham esse conector geralmente vêm com metade do conector coberto com um adesivo ou uma cobertura plástica, permitindo que o conector ATX12V na fonte de alimentação seja usado no conector EPS12V na placa-mãe. Você pode instalar o conector ATX12V na fonte de alimentação e o conector EPS12V na placa-mãe; no entanto, isso não é recomendado.

Recomendamos que você leia as melhores fontes de energia

Diferenças entre o conector ATX de 24 e 20 pinos

O padrão ATX original suportava um conector de 20 pinos com uma pinagem muito semelhante ao atual conector de 24 pinos, mas com os pinos 11, 12, 23 e 24 omitidos. O conector de 20 pinos pertence ao padrão ATX mais antigo, enquanto o conector de 24 pinos segue o padrão ATX mais recente. O conector de 24 pinos é apenas o cabo de 20 pinos com 4 cabos adicionais para fornecer energia elétrica adicional. Enquanto sua fonte de alimentação fornecer energia suficiente à placa-mãe, você ainda poderá usar uma fonte de 20 pinos.

Isso significa que a fonte de alimentação mais recente de 24 pinos é útil para placas-mãe que requerem mais energia e, portanto, elimina a necessidade de fontes de alimentação ATX 12V para fornecer um cabo de alimentação auxiliar, embora algumas ainda possam faça isso. Os quatro pinos adicionais são geralmente removíveis, permitindo que seja usado em uma conexão de placa-mãe de 20 pinos. O bloco de pinos adicional paira sobre o conector na placa-mãe, eles não se conectam a nada. Algumas placas-mãe permitem o contrário: use o cabo de alimentação de 20 pinos mais antigo em uma conexão de placa-mãe de 24 pinos. Se você precisar usar um conector de força de 24 pinos não removível em uma placa-mãe que aceite apenas um cabo de 20 pinos, há várias lojas on-line onde você pode comprar um adaptador de 24 pinos a 20 pinos.

Fontes de alimentação AT, já fora de serviço

A primeira fonte de alimentação IBM PC AT forneceu duas tensões principais: +5 V e +12 V. Ele forneceu duas outras tensões, -5 V e -12 V, mas com quantidades limitadas de energia. A maioria dos microchips da época trabalhava com 5 V de potência. Dos 63, 5 W que essas PSUs poderiam fornecer, a maioria estava neste trilho de +5 V. A fonte de + 12V foi usada principalmente para operar motores como unidades de disco e ventiladores de refrigeração. À medida que mais periféricos foram adicionados, mais energia foi fornecida ao barramento de 12V.

No entanto, como a maior parte da energia foi consumida pelos chips, o trilho de 5V ainda forneceu a maior parte da energia. O trilho de −12 V foi usado principalmente para fornecer tensão de alimentação negativa às portas seriais RS-232. Um trilho de −5 V foi fornecido para periféricos no barramento ISA (como placas de som), mas não foi usado pela placa-mãe. Um cabo adicional chamado 'Power Good' foi usado para impedir que o circuito digital funcionasse durante os milissegundos iniciais de ativação da fonte de alimentação, em que as tensões e correntes de saída aumentam, mas ainda não são suficientes ou estáveis, para a operação correta do dispositivo Quando a energia de saída estiver pronta para uso, o sinal de energia correto indica aos circuitos digitais que ela pode começar a operar.

As fontes de alimentação IBM AT PC originais incluíam um interruptor de tensão de linha, que se estendia pela lateral da caixa do PC. Em uma variante comum encontrada em caixas de torre, o comutador de voltagem da linha foi conectado à fonte de alimentação com um cabo curto, permitindo que fosse montado separadamente da fonte de alimentação.

Uma fonte de alimentação inicial estava totalmente ligada ou desligada, controlada pelo interruptor mecânico de tensão de linha, e os modos inativos de baixo consumo de energia não eram uma consideração do projeto das fontes de alimentação iniciais. Essas fontes de alimentação geralmente não eram capazes de modos de economia de energia. Devido ao design sempre ativo, no caso de um curto-circuito, um fusível queimaria ou uma fonte de alimentação comutada cortava a energia repetidamente, aguardava um curto período de tempo e tentava reiniciar. Para algumas fontes de alimentação, a redefinição repetida é audível como um ruído rápido e silencioso emitido pelo dispositivo.

Até agora, nosso artigo sobre conectores de alimentação de 24 pinos e EPS Para que servem e para que servem? Esperamos que você tenha gostado e ajudado a entender melhor a importância da fonte de alimentação do seu PC.

Fonte Playtool

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button