▷ O que são faixas de processador e a importância em multi
Índice:
- O que é a interface PCI Express e como ela funciona?
- Topologia ponto a ponto
- O que são as LANES do Processador PCI Express
Neste artigo, explicaremos quais são as LANES do processador. Porém, antes de sabermos o que é o PCI Express (Peripheral Component Interconnect Express), oficialmente abreviado como PCIe ou PCI-e, é um padrão de barramento de expansão de computador de alta velocidade, projetado para substituir os padrões de barramento mais antigos, como o PCI, PCI-X e AGP.
Índice de conteúdo
O que é a interface PCI Express e como ela funciona?
O PCIe possui inúmeras melhorias em relação aos padrões mais antigos, incluindo maior desempenho máximo do barramento do sistema, menor contagem de pinos de E / S e menor presença física, melhor escalabilidade de desempenho para dispositivos Mecanismo de detecção e relatório de erros mais detalhado (Advanced Error Reporting, AER e funcionalidade nativa de troca a quente. Além disso, as últimas revisões do padrão PCIe fornecem suporte de hardware para virtualização de E / S.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre os melhores processadores do mercado
Definida pelo número de faixas, a interface elétrica PCI Express também é usada em vários outros padrões, especialmente a interface da placa de expansão para notebook ExpressCard e as interfaces de armazenamento SATA Express e M.2. As especificações de formato são mantidas e desenvolvidas pelo PCI-SIG (PCI Special Interest Group), um grupo de mais de 900 empresas que também mantêm as especificações PCI convencionais. O PCIe 3.0 é o padrão mais recente para placas de expansão, que está em produção e disponível em PCs convencionais.
Topologia ponto a ponto
Conceitualmente, o barramento PCI Express é uma substituição serial de alta velocidade do barramento PCI / PCI-X anterior. Uma das principais diferenças entre o barramento PCI Express e o PCI mais antigo é a topologia do barramento; O PCI usa uma arquitetura de barramento paralelo compartilhado, na qual o host PCI e todos os dispositivos compartilham um conjunto comum de endereços, dados e linhas de controle. Por outro lado, o PCI Express é baseado em uma topologia ponto a ponto, com links seriais separados que conectam cada dispositivo ao complexo raiz. Devido à sua topologia de barramento compartilhado, o acesso ao barramento PCI mais antigo é arbitrado e limitado a um mestre por vez, em uma direção. Além disso, o esquema de clock PCI mais antigo limita o clock do barramento ao periférico mais lento do barramento. Por outro lado, um link de barramento PCI Express suporta comunicação full-duplex entre dois pontos de extremidade, sem limitação inerente ao acesso simultâneo através de vários pontos de extremidade.
Em termos de protocolo de barramento, a comunicação PCI Express é encapsulada em pacotes. O trabalho de empacotamento e descompactação de dados e o tráfego da mensagem de status são tratados pela camada de transação da porta PCI Express. Diferenças radicais na sinalização elétrica e no protocolo de barramento requerem o uso de um fator de forma mecânico diferente e conectores de expansão. Os slots PCI e PCI Express não são intercambiáveis. No nível do software, o PCI Express mantém compatibilidade com versões anteriores das versões anteriores do PCI.
O que são as LANES do Processador PCI Express
O link do PCI Express entre dois dispositivos pode consistir em uma a 32 faixas. Em um link de várias faixas, os dados do pacote são divididos em linhas e a taxa de transferência máxima de dados é dimensionada com a largura geral do link. A contagem de faixas é negociada automaticamente durante a inicialização do dispositivo e pode ser restringida por qualquer um dos pontos de extremidade. Por exemplo, uma placa PCI Express de faixa única (× 1) pode ser inserida em um slot de várias faixas (× 4, × 8, etc.), e o ciclo de inicialização negocia automaticamente a maior contagem de faixas com suporte mútuo.. O link pode ser configurado dinamicamente para usar menos faixas, fornecendo tolerância a falhas em caso de faixas defeituosas ou não confiáveis. O padrão PCI Express define slots e conectores para várias larguras: × 1, × 4, × 8, × 12, × 16 e × 32. Isso permite que o barramento PCI Express atenda a aplicativos sensíveis ao custo em que não é necessária uma gama alta desempenho, bem como aplicativos críticos de desempenho, como gráficos 3D, redes e armazenamento corporativo.
Uma pista consiste em dois pares de sinalização diferencial, sendo um par para receber dados e outro para transmitir. Portanto, cada pista é composta de quatro cabos ou traços de sinal. Conceitualmente, cada pista é usada como um fluxo de bytes full-duplex, transportando pacotes de dados no formato "byte" de oito bits simultaneamente nas duas direções entre os pontos finais de um link. Os links físicos do PCI Express podem conter de uma a 32 faixas, mais precisamente de 1, 2, 4, 8, 12, 16 ou 32 faixas. A contagem de faixas é escrita com o prefixo “×” (por exemplo, “× 8” representa um cartão ou slot de oito faixas), com × 16 sendo o maior tamanho em uso comum. Os tamanhos das faixas também são mencionados nos termos "largura" ou "através", por exemplo, um slot de oito faixas pode ser chamado de "por 8" ou "8 faixas de largura".
As faixas PCIe são usadas em alguns lugares dentro do seu PC. Sua CPU possui um certo número deles, pelo menos 16, conectados entre ela e pelo menos um slot 16x na placa-mãe. Essas faixas geralmente são usadas para placas gráficas, seja com uma placa que use o canal inteiro ou com várias placas, cada uma com parte do canal. Algumas CPUs têm mais faixas de placas gráficas, algumas das CPUs da série Intel X têm até 40 ou mais.
Algumas faixas conectam sua CPU ao Platform Controller Hub (PCH). A Intel chama essas pistas de DMI, mas na verdade são as mesmas do PCIe. Do PCH, as faixas PCIe vão para o controlador SATA, o slot M.2 compatível com NVMe, os drivers USB e os vários slots PCIe na placa-mãe para adaptadores de rede, placas de TV e muito mais. A PCH serve como um multiplexador e, finalmente, todos esses dispositivos precisam compartilhar as faixas DMI disponíveis ao se comunicar com a CPU ou a memória principal.
Recomendamos que você leia nosso post sobre os melhores processadores do mercado
Isso termina nosso artigo sobre LANES do processador e para que servem. Espero que tenha sido útil para você.
Cards Placas gráficas de baixo perfil ou baixo perfil, o que são e por que são importantes?
O que são placas gráficas de baixo perfil e para que são usadas, preparamos este post para explicar da maneira mais simples possível. ✅ Como evoluiu durante todos esses anos e como eles alcançaram o mundo dos jogos para o chassi ITX.
Quais são os núcleos da nvidia cuda e qual a sua importância
O que são os núcleos CUDA e qual a sua importância? Neste artigo, explicamos a você de uma maneira muito simples e compreensível.
▷ O que são redes lan, man e wan e para que são usadas
Mostramos a você quais são as redes LAN, MAN e WAN. ? Características, topologias de rede, padrões e utilidade das redes que nos cercam