Tutoriais

▷ O que são redes lan, man e wan e para que são usadas

Índice:

Anonim

Se alguma coisa mudou durante esses anos, é a evolução da tecnologia. Graças aos meios atualmente disponíveis, a implementação de novas tecnologias explodiu em praticamente todas as áreas do conhecimento. E com isso, é claro, as redes de transmissão de dados. A criação de redes LAN, MAN e WAN é algo necessário na sociedade atual, pois, graças a elas, poderemos realizar transmissões e trocas de dados onde quer que estejamos.

Índice de conteúdo

Praticamente todos estão interconectados graças às redes e à Internet. O que antes era uma prática restrita às grandes empresas para se comunicar ponto a ponto, hoje é necessário que todos nós possamos chegar a informações de praticamente qualquer ponto do planeta. Nesse sentido, as redes LAN, MAN e WAN desempenham um papel fundamental. Hoje vamos explicar em que consistem esses tipos de redes, qual é a extensão e o uso deles.

Topologia de rede LAN, MAN e WAN

Por falar em redes, somos obrigados a falar sobre topologias de rede. Topologias de rede é a maneira pela qual os nós se interconectam para realizar a troca de dados. Cada uma das topologias é orientada para o propósito e oferecerá certas vantagens e desvantagens, dependendo de seu uso. Onde podemos ver melhor esse tipo de topologia está em uma rede LAN, devido à sua extensão menor. Nas redes MAN e WAN, esse aspecto é difícil de ver e, sobretudo, definir, pois, devido à sua extensão, existe um grande número de topologias interconectadas entre si para formar o conceito de rede global.

Normalmente, uma rede MAN ou WAN geralmente funciona em uma topologia de rede com uma estrutura de malha. Dessa maneira, os nós serão interconectados, proporcionando redundância no roteamento de pacotes. Dessa forma, garantiremos que existem muitas maneiras alternativas para que, se uma rota de transmissão falhar, seja possível fazer isso em outro lugar. Podemos dizer que esta é a rede da Internet.

De qualquer forma, as topologias de rede mais usadas serão as seguintes:

ÔNIBUS

A primeira configuração disponível é a topologia de barramento. Isso se caracteriza por ser composto de um cabo ou tronco central do qual os diferentes nós aos quais os dados devem chegar ficam suspensos. Em caso de falha do tronco, a parte da rede conectada posteriormente será inutilizável. O cabo coaxial ou cabo de fibra óptica é normalmente usado para esse tronco, e é possível conectar outros ramos a ele para formar uma rede em forma de árvore.

Ring

Basicamente, é uma rede em forma de barramento que se fecha sozinha. Nesse caso, se uma parte do tronco quebrar, podemos acessar o restante dos nós através da outra metade do anel. Esses tipos de redes podem usar quase qualquer tipo de cabo de rede e são usados ​​para redes Token Ring

Estrela

Atualmente, é o mais usado. Essa topologia consiste em um elemento central que pode ser um hub ou comutador que serve como ponte para os outros terminais ou nós conectados a ele. Com essa estrutura, cada elemento da falha pode ser isolado dos outros, embora, se o elemento central falhar, toda a rede cairá.

Malha

Essa é a topologia mais segura, mas consideravelmente mais completa e cara que as demais. Trata-se de unir todos os elementos da rede, formando uma estrutura na qual existem mais de duas maneiras de acessar cada nó o tempo todo. Essa rede é usada pelas redes MAN e WAN para que um grande setor da rede nunca caia em caso de falha de qualquer elemento.

Rede LAN

Uma LAN ou rede local é uma rede de comunicações criada pela interconexão de nós usando cabos ou meios sem fio que operam através de software de acesso médio. O escopo da conexão é limitado por meios físicos, seja um prédio, andar ou sala.

Em cada rede LAN, há uma série de elementos compartilhados e disponíveis para os usuários que estão conectados nessa rede interna. Somente eles podem dispor desses recursos sem intervenção ou acesso externo.

Em teoria, as redes LAN devem fornecer uma alta velocidade de transmissão, de 10 Mb / sa 10 Gb / s. Além disso, a taxa de erro deve ser a mais baixa possível, na ordem de 1 bit errado para cada 100 milhões de bits enviados.

Outra característica que uma rede LAN deve ter é fornecer a possibilidade de ser gerenciada pelo usuário ao qual pertence. Toda rede LAN deve ser composta pelos seguintes elementos:

  • Modo de transmissão / modulação: pode ser por banda base ou banda larga. Protocolo de acesso à mídia: CSMA / CD, FDDI, passagem de token, TCP, TDMA. Suporte físico: cabos UTP, fibra ótica ou cabo coaxial. Topologia: barramento, anel, estrela e malha

Rede MAN

O termo MAN vem de " Metropolitan Area Network " ou em espanhol, rede de área metropolitana. Esse tipo de rede é a etapa intermediária entre uma rede LAN e uma rede WAN, pois a extensão desse tipo de rede cobre o território de uma cidade grande. As redes MAN são redes de alta velocidade capazes de cobrir uma geografia relativamente grande, embora nunca excedendo as dimensões de uma cidade.

As topologias usadas neste tipo de rede geralmente são mescladas com alguns elementos configurados na forma de redes de backbone, que normalmente derivam em sub-redes menores. Utiliza principalmente conexões usando cabos de par trançado e cada vez mais fibras ópticas.

Uma rede MAN pode atingir velocidades de até 10 Gb / s (Gigabit por segundo) com o uso de fibra ótica.

Rede WAN

Uma rede WAN é definida como uma rede com cobertura sem um limite predefinido, como é o caso da rede MAN. É por isso que topologias e infra-estruturas não podem ser estritamente definidas, pois essas redes dependem dos meios fornecidos pelas operadoras de telecomunicações em diferentes países. Quando for necessário interconectar vários países, será necessário estabelecer comunicação direta entre diferentes mídias, o que torna essa rede uma extensão mundial.

Como é normal, nesse tipo de rede as tecnologias utilizadas podem ser praticamente as existentes em cada país. Embora para obter o melhor desempenho possível, o método de comutação de pacotes é usado, pois, dessa maneira, o roteamento das informações pode ser adaptado por qualquer tipo de padrão pelo qual ela seja transmitida.

Internet é uma rede WAN que fornece cobertura mundial usando o protocolo IP. Outro exemplo claro de uma rede WAN é o ISDN, usado para comunicação de voz e dados.

Tecnologias usadas em uma rede LAN, MAN e WAN

Os seguintes padrões de tecnologia foram usados ​​para uma rede de área metropolitana:

EFM de colagem

Adotada e certificada em 2004, é uma tecnologia que permite serviços Ethernet em distâncias de aproximadamente 5 km e em latências muito baixas, entre 1 e 5 milissegundos. Ele usa comutação de pacotes usando pares trançados. Pode ser usado para o transporte de vídeo, voz e dados.

SMDS

SMDS ou Switched Multi-megabit Data Service, é o serviço implementado nos Estados Unidos. É capaz de fornecer serviços não orientados a conexão, ou seja, sem a necessidade de estabelecer uma sessão e um circuito fechado para transmissão.

Os documentos que o definem são TA 772, 773, 774 e 775. Eles fornecem os requisitos genéricos, físicos, operacionais, de administração, rede e preços para os elementos interconectados. Com o SMDS, as redes locais são interconectadas por meio de uma rede de extensão nacional geral em forma de tronco.

Quanto ao formato dos dados e acesso do ponto de vista do assinante, ele é idêntico ao padrão 802 definido pelo IEEE para redes MAN, e a interface de rede é denominada SIN ou Subscriber Network Interface.

FDDI

É o acrônimo de Interface de dados distribuídos por fibra ou interface de dados distribuída por fibra. Essa tecnologia é a mais utilizada na era dos 100 Mb / s e também é usada na Europa e é um conjunto de padrões ISO e ANSI para transmissão de dados em redes de área ampla, como a MAN usando cabos de fibra óptica.

Atualmente, opera sob o padrão IEEE 802.8 do órgão europeu e o ANSI X3T9.5 do órgão americano. Essa rede é composta de uma topologia de Token Ring ou anel de fibra óptica dupla para garantir a transmissão de dados nas duas direções. Ele também possui uma implementação de fio de cobre chamada CDDI.

As tecnologias Fast Ethernet a 100 Mb / s ou também chamadas 100BASE-FX e 100 BASE-TX são baseadas em FDDI. Teoricamente, eles têm a capacidade de conectar até 500 nós (1000 acessos MAC na configuração de anel duplo) com uma separação de até 2 KM entre os nós. Isso faz com que a extensão total de um anel seja de até 100 KM ou 200, se considerarmos que é bidirecional.

O protocolo de acesso à mídia foi aprimorado do padrão 802.5 para fornecer a capacidade de usar vários tokens. Isso melhora o roteamento de informações, fornecendo aos nós a capacidade de trabalhar simultaneamente com vários tokens.

Ethernet rápida

Esse padrão é derivado diretamente do anterior, de fato, algumas tecnologias são herdadas diretamente do FDDI. Este padrão é controlado pela IEEE 802.3 e é capaz de trabalhar a 100 Mb / s.

O padrão surgiu devido à necessidade de melhorar a velocidade das transmissões entre equipamentos, devido à melhoria na tecnologia de hardware e à capacidade de transmitir dados multimídia de maior qualidade e tamanho. Graças a esse padrão, nos anos seguintes surgiram outras evoluções que multiplicaram por dez a anterior. Até hoje estarmos em 10Gb / s

Os padrões de suporte para esta tecnologia são, para cobre 100BASE-TX, 100BASE-T4 e 100BASE-T2. E para fibra ótica 100BASE-FX, 100BASE-SX e 100BASE-BX

Ethernet Gigabit

É a evolução do padrão Ethernet para fornecer maior velocidade de transmissão às redes. Nesse caso, a velocidade aumenta para 1000Mb / s. Opera sob os padrões IEEE 802.3ab e 802.3z.

Graças à implementação de cabos UTP de alto desempenho e também ao uso de fibra ótica, foi possível aumentar a velocidade para 1000Mb / s. Os padrões que operam para este modo são 1000BASE-SX, 1000BASE-LX, 1000BASE-EX, 1000BASE-ZX, 1000BASE-CX

10Gigabit Ethernet

Finalmente, esse é o padrão atualmente usado para transmissão de dados em redes LAN, MAN e WAN. Ele está sob o padrão IEEE 802.3ae e é capaz de velocidades de 10 Gb / s.

O meio de transmissão usado é, obviamente, cabos UTP de fibra ótica e par trançado da categoria 6 ou superior. Os padrões que operam neste modo Ethernet são 10GBASE-CX4, 10GBASE-LX4, 10GBASE-LR, 10GBASE-ER, 10GBASE-LRM, 10GBASE-T, entre outros.

Conclusões e notícias

Sem dúvida, as tecnologias de comunicação avançaram dramaticamente nos últimos dez anos. Atualmente, temos uma velocidade de transmissão de até 10 Gb / s nas redes mais avançadas e disponíveis em grandes empresas com grandes recursos.

Mas isso permanece lá, já que as próprias marcas abordam o usuário doméstico com roteadores e switches capazes de trabalhar nessas velocidades e a preços relativamente acessíveis. É uma questão de tempo para ter equipamentos domésticos normais capazes de trabalhar nessas velocidades sem a necessidade de comprar hardware de ponta para isso.

Embora seja verdade que ainda há muito o que fazer, especialmente em centros populacionais onde nem sequer é possível ter ADSL. Isso ocorre porque o público em geral e a fonte de renda não estão exatamente nesses pequenos núcleos, mas nas grandes cidades, então amigos, melhoram a infraestrutura geral para que todos possam desfrutar de pelo menos uma conexão de dados estável.

Também recomendamos estes itens:

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Para qualquer apreciação sobre o que está escrito, deixe-nos suas informações nos comentários

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button