Tutoriais

▷ O que fazer quando o Windows 10 não inicia

Índice:

Anonim

Se você está aqui, é porque, como muitos de nós, já aconteceu antes, o Windows 10 não inicia. Este evento não é causado apenas por uma coisa específica, pode estar relacionado a muitos fatores. Neste tutorial, explicaremos quais podem ser as causas mais comuns para que isso aconteça.

Às vezes, as causas do não início do Windows 10 podem ser triviais, como ter um dispositivo USB conectado ou tão graves quanto uma falha do sistema que apagou certos arquivos ou a inicialização do Windows.

Índice de conteúdo

O Windows 10 não inicia e temos um dispositivo conectado ao computador

Antes de tentar qualquer outra coisa, a primeira coisa que devemos fazer é verificar nosso equipamento para ver se algum pen drive, CD ou DVD está inserido nele. Se, em qualquer caso anterior, tivermos modificado a sequência de inicialização do nosso computador, é possível que esteja tentando inicializar esses dispositivos antes do disco rígido. Nesse caso, se nada for encontrado neles, a sequência de inicialização poderá parar e não iniciará o disco rígido.

Tudo o que precisamos fazer é remover os dispositivos e tentar novamente.

Se pressionar o botão Iniciar, a tela permanece preta

Se, quando pressionamos o botão físico da torre, a tela não acende ou o equipamento executa uma sequência de bipes sonoros, o erro não ocorre no Windows, mas nos dispositivos físicos instalados no equipamento.

Para resolver esse tipo de erro, trataremos disso em um artigo separado, pois pode ser devido a alguns fatores, como CPU, RAM, Placa Mãe, etc.

Iniciar no modo de segurança do Windows

Se você já tentou o caso anterior e não conseguiu resolver o problema, podemos tentar iniciar no modo de segurança. O início no modo de segurança inicializa o Windows 10 sem a necessidade de carregar os drivers não essenciais de nossos dispositivos. Dessa forma, podemos verificar se a falha que o Windows 10 não inicia é nos nossos dispositivos conectados. Também poderemos verificar se alguma das últimas configurações que fizemos pode ser a responsável por isso.

Nenhuma instalação USB ou DVD

Com o Windows 10, a maneira de entrar no modo de segurança mudou e agora não é possível fazê-lo usando a tecla F8. Mas há uma maneira de forçar a aparência de opções avançadas para o Windows 10.

Vamos reiniciar a classificação várias vezes consecutivas com a combinação de teclas "Crtl + Alt + Del". Eventualmente, o Windows detectará que algo está errado e as opções avançadas de solução de problemas aparecerão automaticamente.

  • Escolheremos a opção para "solucionar problemas". Depois disso, escolheremos a opção "Opções avançadas" Escolheremos a opção "Configuração de inicialização"

Uma janela aparecerá com uma lista de opções e modos de inicialização. Recomendamos a opção "4". Então, pressionamos essa tecla e acessaremos o modo de segurança do Windows 10.

Com instalação USB ou DVD

Existem mais opções para acessar o modo de segurança, é o caso do uso de uma instalação USB ou DVD do Windows.

Para saber mais, visite nosso tutorial:

Opções avançadas de recuperação

Se tentamos iniciar no modo de segurança e o Windows 10 não iniciar, teremos que tomar outros tipos de medidas, como tentar as diferentes opções de recuperação do sistema.

Com o método anterior do próprio sistema ou através de uma instalação inicializável de USB ou DVD e configurando a sequência de inicialização do BIOS para que você possa iniciar esses dispositivos, podemos obter essas opções.

No caso de fazê-lo através da instalação USB ou DVD, devemos escolher a opção "Reparar" em vez de "Instalar"

Atendendo novamente à imagem anterior, temos várias opções interessantes:

  • Restauração do sistema: se já configuramos nossa equipe para executar pontos de restauração, essa pode ser a solução para seus problemas. Reverter para a versão anterior: esta opção poderá ser executada se tivermos atualizado o Windows 10 recentemente e não tivermos excluído a pasta da cópia antiga do sistema. Muitas vezes, o motivo pelo qual o Windows 10 não inicia é precisamente uma falha em alguma atualização importante. Reparo de inicialização: Se o Windows 10 não iniciar, pode ser devido a algum erro ao carregar o arquivo ou a uma configuração incorreta. Aconselhamos que a primeira opção que tentamos seja essa. Prompt de comando: usando esta opção, podemos fazer modificações no sistema usando comandos. Obviamente, ele é destinado a usuários avançados com conhecimentos de programação.

Modo de desativação: início rápido

Os computadores mais recentes que implementam o UEFI BIOS têm um modo "Inicialização rápida" para permitir que o computador inicialize mais rapidamente pré-carregando drivers de dispositivo. Se recentemente realizamos uma atualização do sistema, podemos ter danificado a compatibilidade do sistema com este modo de inicialização.

O que precisaremos fazer é direcionar o BIOS do nosso sistema para desativar temporariamente esse parâmetro até que o sistema esteja estável.

Depois de iniciar o computador, pressionamos rapidamente a tecla que nos permitirá entrar no BIOS.

Pode ser: F2, Del, F12 ou algum outro. Olhe logo no início de uma mensagem que diz "Pressione Supr para entrar na instalação" ou similar. Dessa forma, você saberá quais chaves são as que acessam seu BIOS.

Em seguida, localize esta opção. Se disponível, ele estará localizado nas Opções de inicialização ou Opções de inicialização ou em um local semelhante. Desligue-o e tente inicializar.

Em equipamentos anteriores a 2013, esta opção pode não estar disponível

Reparo de arquivo com o comando SFC

Uma opção que também teremos disponível para reparar os arquivos em nosso sistema, se o Windows 10 não iniciar, é usar a opção "prompt de comando" vista anteriormente. Para isso, usaremos o utilitário integrado no Windows SFC.

O SFC é usado para verificar a integridade dos dados do nosso sistema operacional. Além disso, ele tentará restaurar os arquivos danificados para restaurar o Windows. Para usá-lo, escolhemos a opção "Prompt de Comando" nas opções avançadas.

A primeira coisa que teremos que fazer é nos localizar em nosso disco rígido, onde o Window10 está instalado. Nós fazemos o seguinte procedimento:

Escreveremos a letra do disco rígido neutro e, para verificar se é isso, listaremos os arquivos que ele contém. Se eles corresponderem aos do Windows, será o destino correto, procuraremos outra carta. As letras normalmente usadas são C: D: F:, etc. Para isso, escreveremos os seguintes comandos: (depois de inserir um, pressione Enter).

  • C: ou D:… dir

No nosso caso, encontramos o disco na unidade D: então executaremos o seguinte comando:

  • sfc / scannow

Reparar MBR ou registro de inicialização

Outra opção ao nosso alcance para tentar resolver esse problema é reparar ou reinstalar o Windows MBR ou o Master Boot Record.

Experimente esse método apenas quando tivermos apenas um sistema operacional em nosso computador. pois você pode perder o menu de inicialização dos sistemas operacionais Linux.

Portanto, nas opções avançadas do ponto anterior, escolhemos a opção "Prompt de Comando"

Aqui, teremos que inserir o seguinte comando: (depois de inserir um, pressione Enter).

  • BOOTREC / fixmbr

Graças a eles, possíveis problemas no Windows MBR serão analisados ​​e estes serão reparados.

Restaurar completamente o Windows 10

Se mesmo com todos esses procedimentos o Windows 10 não iniciar, o que certamente será necessário é finalmente reinstalar o sistema operacional.

Para mais informações sobre como instalar o Windows 10, visite o tutorial:

Lembre-se de que esta ação apagará todos os arquivos no disco rígido se você optar por executar uma instalação limpa. Aconselhamos antes de escolher a opção "atualizar" durante a instalação para que seus arquivos não sejam excluídos.

As causas que fazem com que o Windows 10 não seja iniciado podem ser muitas. Aqui, fornecemos as soluções possíveis, do mais leve ao mais sério, para resolver esses problemas. Esperamos que eles o ajudem; caso contrário, escreva nos comentários quais problemas você teve.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button